segunda-feira, 17 de novembro de 2008

Circulando Arassussa


FABRIQUETA DE SOFTWARE


Aconteceu
- 07 e 08/11 - Eliandro Nascimento, da Fabrirqueta de Software, junto com Advete e Mirlane do Cinema Meninos de Araçuaí, participaram do Festival Anima Mundi, que aconteceu em Belo Horizonte.

Link para assistir aos vídeos:
http://www.animamundi.com.br/

Acontecerá

- 18/11 - 13h:30 no Cinema Meninos de Araçuaí Workshop de Animação, organizado por Advete e Mirlane do Cinema e Eliandro, da Fabriqueta de Software.

PROJETO CAMINHO DAS ÁGUAS - ARAÇUAÍ

NÚCLEO OLINTO RAMALHO
Aconteceu
- 28 e 31/10 - Encontro de aproximadamente 15 pessoas, (grupos de produção), um na comunidade Barra do Gravatá, onde foi feito doce de manga e outro na comunidade São João do Setúbal, onde fizeram doce de banana.


Comunidade Barra do Gravatá

Aconteceu
- 01/11 -
Construção de mandala na casa de Dona Lindalva. .

- 02/11 - Plantio de mudas de tomate no quintal maravilha de Dona Lina. A atividade aconteceu na comunidade Barra do João Alves.

- 03 e 05/11 - Encontro da celebração da vida. Neste encontro as mães contribuíram na organização, brincadeiras, construção de brinquedos e na pesagem das crianças. O encontro aconteceu em duas comunidades: Barra do Gravatá e São João do Setúbal.

- 06/11 - Mutirão de limpeza no Rio Gravatá, na comunidade São João do Setúbal. Participaram do mutirão 25 pessoas. Foram retirados 04 sacos de lixo do leito do rio.

- 06/11 - Entrega das mudas produzidas no sítio. Elas serão plantadas nas valas de infiltração. Foram entregues 360 mudas entre elas bambu, jatobá, moringa e Nim indiano, dentre outras.

Núcleo Cruzinhas

Aconteceu
- 29/10 - Atividade com dez crianças da comunidade do Palmital, que fizeram 21 mudas de manga espada e 09 de bico de ouro. As sementes foram preparadas nos saquinhos de leite; com essa iniciativa, diminuiu a quantidade de sacolas expostas nos quintais das famílias.

- 30/10 - Visita de dois representantes da Petrobrás, a Fabiana e o Paulo Baltazar, que conheceram algumas ações que vêm sendo desenvolvidas nos quintais das famílias.

- Foram feitos 40 litros de biofertilizante, utilizando esterco de vaca e folhas verdes. O tônico natural que passa por um processo de fermentação, depois de quatro semanas é dissolvido na água e pulverizado nas plantas em estado de regressão; além de recuperar as mesmas é um ótimo fortificante para o solo.

- O composto orgânico também foi feito no quintal maravilha do seu Dé, com matéria seca, verde e esterco de vaca. O composto ajuda a recuperar o solo e contribui para o desenvolvimento das plantas.

- Cinco mandalas do quintal da Maria José receberam cobertura seca, para manter a umidade das plantas e o solo sempre fértil, para as próximas plantações.

- Com o intuito de reduzir os litros vazios de conhaque, expostos nos fundos das vendas e manter os quintais mais bonitos, foram feitas Bordaduras, utilizando os mesmos.

- 30/10 - Cinema itinerante nas Cruzinhas, com exibição do filme A Menina e o Porquinho. O evento contou com um público de sessenta e sete pessoas.

- 04/11 -
“Celebração da Vida”, onde 52 crianças foram pesadas e participaram de brincadeiras durante o encontro. A parceria que acontece entre o CPCD e a Associar tem como objetivo trabalharmos juntos para melhor desenvolvimento da comunidade. Nesse dia as mães, guardiões e o grupo de apoio, se dividiram para colocar em prática o programa Educação Essencial, que tem como foco principal o desenvolvimento de cada criança da comunidade.

- Neste dia aconteceu também uma Oficina de Bonecas de Pano, para as mães das crianças e coordenada por Dona Cota, moradora da comunidade do Mucambo.Foram confeccionadas cinco bonecas.

Acontece
- Mutirão entre as famílias para dar continuidade à construção das caixas para captar água da chuva. Dessa vez mais 15 caixas vão ser construídas e oferecer as famílias água de boa qualidade para o consumo no período da seca. Cada mutirão conta com o mínimo de dez pessoas que ajudam em todo o processo de construção. Ao todo dez comunidades foram atendidas e até agora, 75 famílias já foram beneficiadas.

- Práticas de permacultura no quintal maravilha da Judite. Esta semana o grupo irá embelezar a entrada da casa com litros vazios de conhaque e garrafa peti, além de mudas de rosas que serão plantadas, para dar um aspecto de beleza ao lugar.

FABRIQUETA - ARAÇUAI

Acontece
-
A Dedo de Gente apresenta sua Coleção de Natal 2008


Em Curvelo, dia 17/11 - 20 horas
Em Araçuaí, dia 06 /12 - 19h30


CINEMA MENINOS DE ARAÇUAI





PROJETO SER CRIANÇA - ARAÇUAI

Aconteceu
- 05/11 -
Estiveram visitando e acompanhando as atividades do ser Criança, 06 estagiárias do curso de magistério, da Escola Frei Rogato.

- 06/11 - A nossa roda esteve ainda mais alegre, com a apresentação dos livros: A Vida de Dona Margarida, A Mulher Rica e Mulher Pobre, O Rei e o Pescador, atividade do curso de mediação de leitura, realizado no mês de outubro. Os livros contam a história de vida de Dona Margarida, Barandina e Jesuína que também participaram da atividade.

Presente em nossa roda também, Clarice, do Projeto “Favela é Isso Aí”, de Belo Horizonte, participando da cantoria, discussões, brincadeiras e apresentações.

- 14/11 - Apresentação teatral do texto “A ilha do Sentimento” de Reinilson Câmara, na roda, pelas crianças do projeto.

Acontece
- Monitores fazem uma pesquisa sobre a história do CPCD em Araçuaí, para apresentação, no encerramento das atividades do projeto, em dezembro próximo.

EM FOCO

- 23/10 - Tião Rocha participou do evento realizado pela Secretaria de Cultura de São Paulo, com o tema “Um Brasil Possível”, onde apresentou sua experiência sobre educação popular, contando também sobre a experiência exitosa do CPCD em Araçuaí.
Outras(reportagens):
- Estado de Minas - Bornal de Jogos
- Chat Portal Pró Menino
- TV Futura - Ser ou Não Ser, da Viviane Mosé

Confira no site
www.cpcd.org.br

quarta-feira, 12 de novembro de 2008

COLABORAÇÃO DE...

Dora, Washington Rodrigues, Luciana Jardim, Gislane, Advete Santana, Viviane Neiva, Ana Paula, Jorge Luiz e Ana Paula.

segunda-feira, 3 de novembro de 2008

CINEMA MENINOS DE ARAÇUAÍ



Aconteceu



-20, 22 e 24/10 -Oficina com Diego Alves e Grace Matos, monitores de teatro. O objetivo da oficina foi trabalhar o respeito mútuo, desenvolvendo a imaginação e a criatividade, através de exercícios cênicos individuais e coletivos, fazendo com que os jovens descubram seu potencial expressivo. Os conteúdos abordados foram: consciência e preparação corporal, contato e confiança, concentração, coletividade, imaginação, expressão corporal e criação de cenas.



- Segunda etapa do Projeto Cidades Invisíveis, em Cataguases. O Agente Comunitário Cleber Ribeiro apresentou os dispositivos de criação, produzidos pelo grupo dos Agentes Comunitários de Cultura do Cinema Meninos de Araçuaí. O grupo fará o roteiro a partir dos dispositivos criados: “Os Cortadores de Cana “(os sentimentos das mulheres que convivem com a ausência de seus maridos e filhos) e Sá Luiza Benzedeira, também relatando sentimentos das pessoas em relação às lembranças de suas rezas.



- A filmagem para produção do vídeo está marcada para a segunda quinzena do mês de Janeiro 2009.



- Encerrada a segunda etapa da Oficina de áudio visual com a AIC -Associação Imagem Comunitária, ONG de Belo Horizonte, que atua na promoção do acesso público aos meios de comunicação. Desde 1993 realiza oficinas de comunicação para a cidadania e promove a criação de meios de comunicação comunitária. Sua atuação se dá junto aos mais diversos públicos: população de rua, usuários de serviço mental, crianças de projetos sociais e culturais, ONGs.

Essa oficina está sendo muito construtiva para mim,pois amplia mais o meu conhecimento sobre audio-visual.


Marcelo Barreto, Agente comunitário de Cultura



Uma experiência nova, porque eu não tinha noção de edição de vídeo e sim de áudio, com isso adquiri novos conhecimentos.


Lucrécio Borges, Agente comunitário de Cultura



PROJETO CAMINHO DAS ÁGUAS - ARAÇUAI

Núcleo Olinto Ramalho

Aconteceu

- 15 a 24/10 - Cadastro das famílias atendidas pelo projeto Caminho das Águas no núcleo Olinto Ramalho.

- 21/10 - Duas reuniões para discutir a parceria do CPCD e Associar, nas comunidades Barra do Gravatá e São João do Setúbal, com programação de atividades a serem desenvolvidas com as mães e com as crianças. Tivemos uma média de 20 pessoas em cada uma das reuniões.

Acontece

- 28/10 - Produção de doce de manga com melado e doce de laranja, na casinha da Cultura, comunidade Barra do Gravatá.

- 31/10 - Produção de doce de banana, na creche da comunidade São João do Setúbal.

- 31/10 - Cinema na comunidade Barra do João Alves às 18:00 horas; filme” Crônicas de Narnia”.
Núcleo Cruzinhas

Acontece

- Mutirão nas comunidades para furar os buracos das caixas de placas; participam dos mutirões famílias que já foram beneficiadas e as que estão sendo beneficiadas.

-Continuidade das práticas de permacultura no quintal maravilha do Beto e da Judite, na comunidade do Palmital. Os dois espaços vão receber cuidados, tornando-se pontos de aprendizagem para as outras pessoas da comunidade.

Aconteceu

-16/10 -
Avaliação das ações realizadas e planejamento do restante do mês de outubro. Durante o encontro trabalhamos com a dinâmica e o texto “Quem é Quem”, com o objetivo de refletirmos melhor sobre nossas atitudes cotidianas e melhorar nossa convivência no trabalho.

- Reunião com 15 novas famílias que serão beneficiadas com as caixas para captar água da chuva.Nesse dia contamos com o Nenos, representante do Sindicato dos trabalhadores rurais de Araçuaí, que contribuiu muito,
reforçando a importância da troca da moeda ambiental, compromisso de cada família, para melhoria do meio ambiente.

- 22/10 - Capacitação de 56 famílias que já receberam a caixa para captar água da chuva. Durante o encontro, o foco principal foi discutir com as mesmas sobre os cuidados com a água que será consumida. A capacitação foi coordenada pela Associar e CPCD, com participação de dois estagiários da Escola Família Agrícola de Itaobim.

- 29/10 -Visita da Petrobrás, juntamente com Tião Rocha, na comunidade, para conhecer as tecnologias replicadas nos quintais maravilhas e construções de cisternas de placas.

- 30/10 -Cinema itinerante, com exibição do filme “As Crônicas de Nárnia.”
Núcleo Alfredo Graça

Aconteceu

- 17/10 -Gincana com o tema Preservação Ambiental e participação de 35 crianças e também 6 pessoas da comunidade.

- 20/10 - Oficina para produção de cestinhas feitas com vidros plásticos e papéis de bala. O objetivo da atividade é reduzir a quantidade de lixo, estimulando a reciclagem.

- 24/10 - Ensaio de músicas para a folia com o Coral da Igreja Perpétuo Socorro e moradores da comunidade.

- 29/10 -Oficina comunitária na casa de Maria Emilia para produção de biofertilizante de manga, visando o aproveitamento da fruta, tão abundante na região, na melhoria da qualidade do solo.

- 30/10 - Oficina para confecção de embalagens com caixas de leite e filtro de café, com alunos da E.E.Hilário Pinheiro Jardim. Participaram da atividade alunos do tempo integral na escola, com a professora Marilia Barbosa.

- 31/10 - Folia da Água na comunidade de Alfredo Graça; durante o percurso serão apresentados teatros, músicas voltadas à preservação ambiental e plantio de mudas. A folia saiu da casa de Sirlene até a casa de Maria Valquirene.
FABRIQUETA DE SOFTWARE - ARAÇUAÍ

- 21 a 23/10 - Participação na 24ª INFORCON INFORUSO,
em Belo Horizonte.
Palestras assistidas: Prodabel (Inclusão Digital), Microsoft (Interoperabilidade dos sistemas - Windows e Linux), Decisões em projetos de Software e Fatores críticos para um projeto de suceso - PMP, GOOGLE (As oportunidades que a web proporciona), AWAYA (A nova era das comunicações inteligentes).
Saiba mais sobre o evento acessando o site: http://www.infoconinforuso.com.br/



- 22/10 - Visita a ATT/ps - empresa que presta consultoria e desenvolve projetos de desenvolvimento de sistemas. Esta visita foi organizada pelo Cristiano, funcionário da empresa e proprietário da PCline Informática (nossa parceira)
O grupo foi recebido pelo presidente, Élcio Mansur que contou a história da empresa e pontuou alguns valores, como a importância do capital humano. Ouvimos também a Alessandra Michelle, que falou sobre relacionamento com os clientes, propostas, contratos e o acompanhamento do trabalho. E o Lauro Henrique, coordenador da Fábrica de Software, que contou como é o dia-a-dia dos desenvolvedores, os testes dos softwares e a conversa com os clientes.
Por último, em pequenos grupos, visitamos as instalações da empresa, onde trabalham aproximadamente 500 funcionários.
Conheça um pouco mais: Acesse o link:http://www.attps.com.br/



Acontece

-Blog do Circulando Arassussa, com enquete sobre permacultura e uma galeria de fotos do Projeto Caminho das Águas. Acessem o link abaixo e avaliem: circulandoarassussa.blogspot.com

- Trabalho de finalização do site” Caminho das Águas” e início do trabalho de diagramação do site do BESA Banco de exitos S/A.

Confiram no link:
www.bancodeexitos.org.br/Caminho/tarde/
SÍTIO MARAVILHA - ARAÇUAI

- 10/10 -Oficina com 22 indios da região de Araçuai, com Celso, coordenador das atividades do Sítio Maravilha.

- 23/10 - Visita de 183 alunos, de 6 a 12 anos, do povoado Taquaral.

- 28/10 - Oficina com 20 pessoas da Pastoral da Juventude, com Celso, coordenador das atividades do Sítio Maravilha.
PEDAGOGIA DO ABRAÇO - ARAÇUAI

- 13 a 16/10 - Oficina de formação para equipe do Projeto Pedagogia do Abraço, em Santo André/SP, coordenado por Vânia Coutinho, com participação de 20 pessoas entre os educadores e coordenadores que atuarão no projeto.

- 11 a 13/11 - Formação para equipe do Projeto “Pedagogia do Abraço” em Araçuaí, incluindo a equipe de Curvelo.
CIDADE CRIANÇA - ARAÇUAI

Aconteceu

- 12 a 15/10 - Comemoração do dia das crianças com brincadeiras e presentes de material reciclável, confeccionados pelas educadoras.

- 14/10 - Oficina Mediação de Leitura, com participação das Mães Cuidadoras, na Ação Social.

- 15/10 - Oficina comunitária nos bairros e comunidades da Zona rural, confeccionando sabão e produtos de beleza.

- 15/10 - Reunião das Mães-cuidadoras da comunidade do Schnoor, com a Associar, afinando a parceria em trabalhos que promovam o CUIDADO com a infância.

- 17/10 - Cinema Itinerante na Comunidade Baixa Quente, com o filme “Caminho das Nuvens” e um público aproximado de 80 pessoas.

- 26/10 - “Folia do Livro” saindo do Bairro Piabanha para o Nova Esperança, presentes aproximadamente 70 pessoas.
Acontecerá

- 31/10 - Folia do Livro - Baixa Quente e Schnoor.
SER CRIANÇA - ARAÇUAÍ
Aconteceu

- 13 a17 - Para comemorar o dia das crianças, iniciamos a semana com muitas brincadeiras, passeios, sorteios, cardápios variados e oficina de música com os pais.

- 14/10 - Encontro de educadores para avaliação do trabalho da equipe. Foi um momento de descontração, aproximação e reflexão sobre as nossas ações, que vêm fazendo a diferença na vida de todos os envolvidos.

- 16/10 - Passeio na AABB (Associação Atlética Banco do Brasil), que sempre abre suas portas para os nossos projetos).

- 23/10 -Visita de 20 crianças das escolas da comunidade de Alfredo Graça, com participação na roda e ida ao Cinema Meninos de Araçuaí assistir o filme Harry Potter.

- 24/10 - Visita de 22 crianças da Escola Bom Jesus, da comunidade Guarda Nova. A nossa roda ficou enriquecida com a participação das crianças nas brincadeiras, cantigas de rodas e batuques, além do acompanhamento das atividades dos grupos.

- 29/10 - As crianças envolvidas no Projeto; “Crianças do Brasil”, em parceria com a STEPS (São Paulo) receberam mais cartas e responderam, além de enviarem o jogo Dando Nomes de presente e duas brincadeiras, como troca de saberes e experiências.

Ps:
Este informativo contou com a contribuição de Dora, Washington Rodrigues, Luciana Jardim, Advete Santana, Viviane Neiva, Vânia Coutinho, Ana Paula, Jorge Luiz e Eliane Luiz.


CAMINHO DAS ÁGUAS - ARAÇUAÍ

Núcleo Alfredo Graça

Aconteceu

- 03/10 -
Mutirão para a cobertura das valas com o bagaço de cana. Participaram da atividade Ronaldo presidente do Grupo, Maria Emilia e Sr. Beu e outras pessoas da comunidade.

- 03/10 - Plantio de dez mudas de Gameleira e duas de Ingá nas margens do Rio Gravatá. Participaram da atividade o senhor Beu, Seu João das Graças e Senhor Francisco do Grupo Para Terra. O objetivo é reflorestar toda a mata ciliar para proteção das margens evitando assoreamento.



- 06/10 - Pinturas com tinta de Terra na casa de dona Tereza. As pinturas embelezam a comunidade, que a cada dia valoriza mais o trabalho que é feito. Na atividade o grupo de mães-cuidadoras fez a pintura de seu muro, que ganhou cores mais vivas. - 09/10 -Reunião de equipe de mães-cuidadoras da água para planejamento da Folia da Água, programada para 02/10. Acontecerá - 18/10 - Apresentação de cinema itinerante na Praça em frente à igreja. Será apresentado o filme: As Crônicas de Narnia.
Núcleo Cruzinhas

Aconteceu

- 01/10 -
Reunião de planejamento e avaliação das ações desenvolvidas nas comunidades do núcleo. Os encontros têm como objetivo continuar a formação das mãescuidadoras e guardiões das águas, definir prioridades e tornar as pessoas aptas a desenvolver um trabalho de boa qualidade.

- 02/10 -Mais duas casas da comunidade foram embelezadas com a pintura natural das cores da terra. Dessa vez a casa da Patrícia na comunidade Pequi e a casa da Alaíde no Alferidor receberam cuidados que encantam os olhares das pessoas.

- 06/10 - Recebemos na comunidade a equipe de reportagem da Globo Rural que filmou o quintal maravilha da Maria José, fazendo o perfil de toda sua família, as construções das caixas para captar água da chuva, que acontecem através de mutirões das pessoas beneficiadas.
- 08 e 10/10 -56 famílias que receberam a caixa para captar água da chuva receberam visitas dos guardiões e das mães-cuidadoras. Através dessas trocas, o grupo irá orientar as pessoas como cuidar dos seus quintais e monitorar as mesmas para avaliar melhor as moedas ambientais.
Acontecerá

- 15/10 - Reunião com as mães-cuidadoras, guardiões das águas, grupo de apoio e animadoras da comunidade para discutirmos o plano de ação resultante da parceria Associar e CPCD. A reunião será coordenada pela educadora Graça, da Associar e Luciana, do CPCD. O objetivo é planejar as ações conjuntas, em benefício das comunidades.

- 16/10 - reunião com 56 famílias que receberam as caixas de placas para planejamento da capacitação sobre os cuidados e conservação das caixas. A oficina, que acontecerá no próximo dia 22, tem como objetivo orientar as famílias a cuidar da água que será consumida. Nesse dia vamos contar com a participação do Adilson, técnico ambiental da Associar que aproveitará a oportunidade para incentivar as famílias a cuidar melhor do meio ambiente.

- 17/10 - Reunião com mais 15 famílias que serão beneficiadas com as caixas de placa, para captarem água da chuva.
Núcleo Olinto Ramalho

Aconteceu


- 03/10 -
Biscoitada na casa de Dona Marizette. Participaram 12 crianças da comunidade.

- 06/10 -
Oficina de permacultura na comunidade do São João do Setubal com a presença do Celso. Na oficina fizemos algumas práticas, composto orgânico, biofertilizante, mandala e o repelente. Participaram 16 pessoas entre mães-cuidadoras, guardiões e pessoas da comunidade.



- 07/10 - As mães-cuidadoras participaram da oficina de educação essencial, promovida pela Associar. Na ocasião elas fizeram brincadeiras com as crianças.



- 08 e 09/10 - Oficina de bioconstruindo na Escola Estadual Industrial São José. Inicialmente aconteceu uma conversa com os alunos do terceiro e segundo ano, no anfiteatro da escola a respeito da bioconstrução. Na parte prática construímos um banco de superadobe que vai servir para reuniões e aulas. A oficina teve a participação de 10 alunos.

CIDADE CRIANÇA - ARAÇUAÍ

Aconteceu


- 04/10 - Cinema Itinerante na comunidade Engenheiro Schnoor, cerca de 180 pessoas reuniram na praça para assistir o filme “Tapete Vermelho”.

-
07/10 - Cerca de 12 crianças reuniram no bairro Nova Esperança para fazer a atividade do Guisado.

-10/10 - Reunião da equipe Mães-cuidadoras e Agentes Comunitários de Educação em Araçuaí para planejamento e avaliação das atividades desenvolvidas.

- 10/10 - Roda de Viola no Engenheiro Schnoor com a participação de cerca de 60 pessoas.

- 01 a 10/10 - Visitas domiciliares para o acompanhamento das crianças de 0 a 3 anos e gestantes.

Acontece

-15 e 16/10 - Oficinas comunitárias nos bairros: Nova Esperança, Arraial e Lazaredo.
Acontecerá

- 17/10 - Cinema Itinerante na comunidade Baixa Quente.
-26 e 31/10 - Folia do Livro (Cidade, Baixa Quente e Schnoor).

SÍTIO MARAVILHA - ARAÇUAI

Aconteceu

- 01 a 10/10 -
Foram construídos 2.240 adobes que serão usados na construção do galpão e da cozinha no Sítio Maravilha. O galpão será utilizado para acontecer oficinas e palestras sobre permacultura.

-
02/10 - Coleta de 6 m3 de esterco de vaca e outros materiais orgânicos que serão usados para fazer composto. Este composto será usado posteriormente na produção de mudas frutíferas e árvores nativas.

- 08/10 - Realizamos uma reunião com a Dora, com o objetivo de avaliar os trabalhos realizados pela equipe e planejar os serviços que tem prioridade até o final do ano.

- 09/10 - Foram colhidas 282 kg de verduras no Sítio Maravilha, dentre elas beterraba, cenoura, abóbora, mamão verde, cheiro verde, alface e rabanete. 50% da produção foi destinada a Ação Social.

- 10/10 - Recebemos a visita de 20 pessoas que fazem parte da comunidade indígena – Krenac e Pataxós -moradores na comunidade Cinta Vermelha no município de Araçuaí. É uma comunidade ribeirinha do Rio Jequitinhonha. Realizamos uma roda de conversa sobre os trabalhos realizados no sítio e trilhagem para visualização das práticas.
FABRIQUETA DE SOFTWARE

Aconteceu

- 06 a 10/10 - Workshop coordenado por Cláudio (escritório BH). Neste evento foram repassados para a equipe as regras de:
- Trabalho com cores
- Trabalho com tipografia
- Diagramação
Webdesign
- Planejamento, conteúdo e estruturação do site
- Logotipo e Marca
- Identidade visual
Acontecerá
- A equipe da Fabriqueta de Software participará da 24ª Inforuso em Belo Horizonte, nos dias 21 e 22 de outubro. Site do evento: www.infoconinforuso.com.br
Dois layouts que foram produzidos durante o workshop.
SER CRIANÇA - ARAÇUAÍ

Aconteceu

-16/09 - Roda de conversa com Tião Rocha, equipe Ser Criança e Cidade Criança, o tema abordado foi o Projeto que se inicia, “Pedagogia do Abraço”. Foi apresentada a proposta de trabalho, alguns esclarecimentos a respeito do MPRA e também um pouco da história da pedagogia do sabão.

-17/09 - Roda de batuque, com muita cantoria, brincadeiras, danças apresentadas pelas crianças e adolescentes do Ser Criança e pelas mães-cuidadoras. As mães-cuidadoras do Cidade Criança entregaram ao Tião um livro artesanal produzido por elas e que conta a sua história de vida. Ele recebeu também um carroceiro, produzido pela Cooperativa Dedo de Gente e entregue em nome dos projetos. Encerramos nossa animada roda de batuque com Tião, agradecendo a alegria e a emoção de poder está numa roda alegre e cheia de significado. Para finalizar nosso encontro servimos um delicioso caldo de feijão e de sobremesa doce de mamão. -19/09 - Desfile das escolas, em comemoração ao aniversário da cidade, 137 anos. Cada escola, desde as da cidade às da zona rural ficaram com um tema, este ano foi relacionado a família. É uma tradição que acontece todos os anos e que fomos prestigiar junto à comunidade.

- 07 a 09/10 - Primeira capacitação de mediação de leitura em Araçuaí, coordenada pela Talita e Paula do Ser Criança e Patrícia do Cidade Criança, com o objetivo de multiplicar os conhecimentos adquiridos, à prática educativa realizada pelo CPCD. Participaram da capacitação, professores da Ação Social, ASSOCIAR, monitores, educadores do Ser Criança e mães-cuidadoras do Cidade Criança. Foram 24 horas de oficina. Foi elaborado um plano de ação a partir do MDI, para que possamos dar continuidade aos aprendizados adquiridos na capacitação, somando essa prática ao trabalho que já realizamos. Firmamos também o compromisso de ampliar este intercâmbio, através de novos encontros para trocas de experiências.

- 08/10 - A roda do Ser Criança esteve mais uma vez repleta de animação, alegria numa roda de batuque para comemorarmos, mesmo já passado alguns dias, o aniversário de Dora que foi presenteada com um grande abraço das crianças e educadores mostrando um pouco do que fazemos de melhor que é cantar e brincar. Também recebeu um presente do artista João Alves, de Taiobeiras que faz peças que representa as pessoas em seu cotidiano e o livro Caminhos da Arte Vale Jequitinhonha.
CINEMA MENINOS DE ARAÇUAÍ
Aconteceu

- Nesta semana das crianças aconteceu algumas sessões com as escolas estaduais Professora Aparecida Dutra, Frei Rogato e Bom Jesus da Guarda Nova. Os filmes exibidos foram: “As Crônicas de Nárnia”, “A Era do Gelo 2”, “A Babá Encantada” e “O Carteiro e o Poeta”, participaram 355 pessoas. -Durante a semana das Crianças, os Agentes Comunitá-rios de Cultura fizeram pesquisa sobre a festa do Rosário. No dia 11, sábado, foram feitas filmagens da novena e alguns depoimentos das pessoas que fazem parte da festa. No Domingo foi celebrada a missa e a homenagem ao rei e rainha mirins que é festejada no dia das crianças.

- 26/10 - Será festejada a festa do rei e rainha adultos. Os Agentes finalizarão as filmagens que serão utilizadas para a produção de um documentário sobre a tradicional Festa do Rosário.
Acontecerá:



EM FOCO

- 03 a 06/10 - A equipe de filmagem do programa Globo Rural, da Rede Globo, visitou os projetos de Araçuai, o objetivo era filmar as atividades diversas desenvolvidas nos projetos, contação de histórias, as tecnologias replicadas no Sitio Maravilha, os jogos, a brinquedoteca, tinta de terra e uma retrospectiva de como tudo começou, contata por Tião Rocha.

Ps:

Este informativo contou com a contribuição de Dora, Ana Paula, Luciana Jardim, Washington
CINEMA MENINOS DE ARAÇUAÍ

Aconteceu

- Nesta semana das crianças aconteceu algumas sessões com as escolas estaduais Professora Aparecida Dutra, Frei
Rogato e Bom Jesus da Guarda Nova. Os filmes exibidos foram: “As Crônicas de Nárnia”, “A Era do Gelo 2”, “A Babá Encantada” e “O Carteiro e o Poeta”, participaram 355 pessoas.

- Durante a semana das Crianças, os Agentes Comunitá-
rios de Cultura fizeram pesquisa sobre a festa do Rosário. No dia 11, sábado, foram feitas filmagens da novena e alguns depoimentos das pessoas que fazem parte da festa. No Domingo foi celebrada a missa e a homenagem ao rei e rainha mirins que é festejada no dia das crianças.

- 26/10 - Será festejada a festa do rei e rainha adultos. Os Agentes finalizarão as filmagens que serão utilizadas para a produção de um documentário sobre a tradicional Festa do Rosário.

Acontecerá:

EM FOCO
- 03 a 6/10 - A equipe de filmagem do programa Globo Rural, da Rede Globo, visitou os projetos de Araçuai, o objetivo era filmar as atividades diversas desenvolvidas nos projetos, contação de histórias, as tecnologias replicadas no Sitio Maravilha, os jogos, a brinquedoteca, tinta de terra e uma retrospectiva de como tudo começou, contata por Tião Rocha.