segunda-feira, 17 de novembro de 2008

Núcleo Cruzinhas

Aconteceu
- 29/10 - Atividade com dez crianças da comunidade do Palmital, que fizeram 21 mudas de manga espada e 09 de bico de ouro. As sementes foram preparadas nos saquinhos de leite; com essa iniciativa, diminuiu a quantidade de sacolas expostas nos quintais das famílias.

- 30/10 - Visita de dois representantes da Petrobrás, a Fabiana e o Paulo Baltazar, que conheceram algumas ações que vêm sendo desenvolvidas nos quintais das famílias.

- Foram feitos 40 litros de biofertilizante, utilizando esterco de vaca e folhas verdes. O tônico natural que passa por um processo de fermentação, depois de quatro semanas é dissolvido na água e pulverizado nas plantas em estado de regressão; além de recuperar as mesmas é um ótimo fortificante para o solo.

- O composto orgânico também foi feito no quintal maravilha do seu Dé, com matéria seca, verde e esterco de vaca. O composto ajuda a recuperar o solo e contribui para o desenvolvimento das plantas.

- Cinco mandalas do quintal da Maria José receberam cobertura seca, para manter a umidade das plantas e o solo sempre fértil, para as próximas plantações.

- Com o intuito de reduzir os litros vazios de conhaque, expostos nos fundos das vendas e manter os quintais mais bonitos, foram feitas Bordaduras, utilizando os mesmos.

- 30/10 - Cinema itinerante nas Cruzinhas, com exibição do filme A Menina e o Porquinho. O evento contou com um público de sessenta e sete pessoas.

- 04/11 -
“Celebração da Vida”, onde 52 crianças foram pesadas e participaram de brincadeiras durante o encontro. A parceria que acontece entre o CPCD e a Associar tem como objetivo trabalharmos juntos para melhor desenvolvimento da comunidade. Nesse dia as mães, guardiões e o grupo de apoio, se dividiram para colocar em prática o programa Educação Essencial, que tem como foco principal o desenvolvimento de cada criança da comunidade.

- Neste dia aconteceu também uma Oficina de Bonecas de Pano, para as mães das crianças e coordenada por Dona Cota, moradora da comunidade do Mucambo.Foram confeccionadas cinco bonecas.

Acontece
- Mutirão entre as famílias para dar continuidade à construção das caixas para captar água da chuva. Dessa vez mais 15 caixas vão ser construídas e oferecer as famílias água de boa qualidade para o consumo no período da seca. Cada mutirão conta com o mínimo de dez pessoas que ajudam em todo o processo de construção. Ao todo dez comunidades foram atendidas e até agora, 75 famílias já foram beneficiadas.

- Práticas de permacultura no quintal maravilha da Judite. Esta semana o grupo irá embelezar a entrada da casa com litros vazios de conhaque e garrafa peti, além de mudas de rosas que serão plantadas, para dar um aspecto de beleza ao lugar.

Nenhum comentário: