terça-feira, 12 de agosto de 2008

Escritório Araçuaí



Vascilene, secretária CPCD Araçuaí

sábado, 9 de agosto de 2008

FABRIQUETAS - ARAÇUAI

Aconteceu

- Visita ao Sitio Maravilha - Depois de fazer uma aula passeio no Sitio Maravilha, com Celso, os grupos de fabriquetas construíram um MDI, com pequenas propostas e atitudes para melhorar a nossa relação com o meio ambiente. Essas ações vão desde otimizar o uso de água, luz e telefone, até reciclar garrafas e outros materiais.

- 19/07 - Encontro Cooperativista - Foi repassado para todas as fabriquetas, o encontro de cooperativas jovens em BH, com a participação de 4 cooperados, dois de Araçuaí e dois de Curvelo. No encontro aconteceram palestras, dinâmicas, jogos e, é claro, muitos momentos lúdicos. Dentre as questões mais importantes, ficou a avaliação dos jovens de que nossa cooperativa está no rumo certo, que a forma como trabalhamos aqui ainda é pouco difundida, mas foi bastante apreciada pelos participantes.

Acontecendo

- 21 a 26/07 - Estamos organizando um Sarau Poético, como comemoração dos aniversários do mês de junho e julho. A idéia surgiu durante a última comemoração, que foi “O dia de Inspiração”. Essas atividades são muito importantes dentro do nosso trabalho, pois, além do lazer e da diversão aprendemos muito. Na programação, Carlos Drummond, Guimarães Rosa, poetas da cidade, Chico Buarque, até Shakespeare.

SÍTIO MARAVILHA - ARAÇUAI

Aconteceu

- 08/07 - Recebemos a visita técnica do Lúcio Ventania, que orientou os funcionários do sítio e os meninos das fabriquetas da bambuzeria e da serralheria, na construção da geodésica. O objetivo dessa construção é ter um espaço maior para realização das reuniões e rodas de conversa.

- 09/07 e 17/07 - Recebemos a visita de: 10 pessoas do Projeto Volta Mandi, da cidade de Brumadinho e 13 pessoas das cidades de Jordânia e Almenara que participaram de uma roda de conversa sobre o Projeto e fizeram uma caminhada para o conhecimento das práticas realizadas no Sítio.

- 12/07 - Visita-passeio no sítio, pelos jovens das Fabriquetas Dedo de Gente, da Fabriqueta de Software, do Cinema Meninos de Araçuaí. O objetivo é promover maior conhecimento de permacultura pelos jovens e fazer um intercâmbio entre os projetos do CPCD.


- Foram colhidas 504 kg de verduras no Sítio Maravilha, dentre elas abóbora, quiabo, mamão verde, cenoura, mostarda, salsa, cebolinha e banana. 50% da produção foi destinada a Ação Social.



- 14/07 - Cerca de 173 mudas de árvores nativas e frutíferas da região foram plantadas às margens do rio Jequitinhonha, com o intuito de refazer a mata ciliar e o habitat para os animais.

- 15/07 - Foram plantadas cerca de 25 mudas de plantas
ornamentais ao redor da casa para proporcionar um espaço bonito e agradável.

- 16/07 - Estão sendo feitos inseticidas naturais com plantas como o “neen indiano”, “confrei” e “arruda” para fazer o controle contra as pragas e pulgões.

SER CRIANÇA - ARAÇUAÍ

Aconteceu

- 14/07 - Iniciou-se a colônia de férias do Ser Criança com o tema Arte Vida. Na colônia, unimos muita empolgação, entusiasmo e alegria, com uma programação especial de férias, como a produção de três oficinas: teatro, dança e resgate de brincadeiras. Estão participando cerca de 108 crianças.

- 16/07 - Recebemos a visita de 4 professores da
faculdade UNOPAR de Almenara e 11 pessoas da área de
Assistência Social, também de cidade de Almenara e Jordânia, para conhecer os trabalhos do CPCD.

- 17/07 - Realizou-se a plenária das produções realizadas durante a semana, foi um dia muito agradável. As oficinas desenvolvidas surtiram ótimos resultados, as crianças muito interessadas e eufóricas deram o melhor de si, elas se soltaram na dança, se descobriram no teatro e divertiram muito, relembrando e descobrindo novas brincadeiras.

- 18/07 - Cerca de 108 crianças do projeto foram ao Estádio José Schmidt Pinto, onde participaram de várias
brincadeiras como peteca, queimada e futebol.

- 21/07 - Segunda semana de colônia de férias: reiniciamos com o “Amigo Carinhoso,” uma atividade interativa, onde trocamos cartãozinhos com mensagens carinhosas, proporcionando mais aproximação entre as pessoas, num clima de muita harmonia.

- 22/07 - Realizou-se uma animada gincana com 100 crianças, com o tema “Arte e Vida”, nela as provas eram diversificadas, possibilitando que diferentes questões fossem trabalhadas, como a cooperação, criatividade, atenção, raciocínio lógico, musicalidade, interpretação,de maneira lúdica e focando dimensões como aprendizagem,
compromisso ambiental e valores humanos e culturais.

- 24/07 - Desfile alternativo - Foram exibidas roupas de plástico (sacolinhas) jornal, retalhos, cds velhos e sementes. Todas as roupas e acessórios foram confeccionadas em grupos, divididos de acordo com cada material. A expectativa das crianças em entrar na passarela era grande, sentiam-se importantes, e com a auto estima bastante elevada.

- Estiveram presentes a Silvinha, do grupo de dança de Belo Horizonte, Corpo Cidadão, a Carol da Giral, Gislane, Assistente Social do Colégio Nazareth, Diego, formado em Artes Cênicas, que deu uma oficina de Teatro para um grupo de crianças e adolescentes.

- 24/07 - Encerramento da colônia de férias - Animada roda de batuque, brincadeiras, com pais, crianças, educadores e representantes da Price, que participaram da nossa roda. A comunidade parou para observar e também cantando nossas músicas, fez com que nossa roda crescesse e ficasse mais animada e descontraída. Estiveram presentes 90 pessoas.

Este informativo contou com a contribuição de Dora, Ana Paula, Luciana Jardim, Edilúcia Borges, Ednalda Aparecida, Washington Rodrigues, Jorge Luiz e Vascilene

CINEMA MENINOS DE ARAÇUAI

Aconteceu


- 08 e 09/7 - A equipe de cinegrafistas, foi para o Sítio Maravilha para filmar a construção da Geodésica. Foi filmado todo o processo da montagem.

- 14/7 - Dois cinegrafistas foram para a Comunidade do Setubal para filmar o Minhocário que foi construído pelas mães-cuidadoras e guardiões da água. A equipe aproveitou para filmar a oficina comunitária.

- 17/7 - Recebemos a visita de alguns professores da cidade de Almenara. Eles conheceram um pouco da história do cinema e puderam ver os vídeos produzidos pelos adolescentes.




Este informativo contou com a contribuição de Dora, Ana Paula, Luciana Jardim, Edilúcia Borges, Ednalda Aparecida, Washington Rodrigues, Jorge Luiz e Vascilene

PROJETO CAMINHO DAS ÁGUAS

Núcleo Olinto Ramalho

Aconteceu


- 14/07 - Oficina com Jorge para a construção de um minhocário que contribuirá para a fertilização do solo. Dois jovens do Cinema Meninos de Araçuaí filmaram todo o processo.

- 14/07 - Oficina comunitária com a presença de 22 pessoas na comunidade São João Setúbal. O grupo experimentou as receitas de sabão e da pasta de brilho.

- 15/07 - Oficina comunitária na comunidade Barra do Gravatá com a presença de 13 pessoas. As receitas experimentadas foram o xarope de umbigo de banana e sabão caseiro.

- 16/07 e 18/07 - Foram feitas bordaduras ao redor dos jardins, nos Quintais Maravilha, nas casas de Dona Marizete e de Dona Fatinha.


- 16 a 25/07 - Revitalização dos Quintais Maravilha na comunidade São João Setúbal, para que possam contribuir
no convencimento e mobilização das pessoas a cuidar melhor da comunidade em que vivem. Construímos uma curva de nível, 60 litros de biofertilizante, organização do jardim e a construção de superadobes que impedirá a erosão do solo


- 17/07 - Oficina de tinta de terra, coordenada por Janice, da Dedo de Gente. Foram passadas as técnicas de como fazer a tinta e também de como utilizá-la.

- 17/07 -Sessão de Cinema Itinerante na comunidade Vargem do João Alves, com a participação de cerca de 40 pessoas. O filme exibido foi Tapete Vermelho.

Núcleo Cruzinhas

Aconteceu


- 14/07 - Grupo de produção na comunidade Palmital, com a participação de doze crianças que contribuíram com as ervas. No encontro, produzimos 4 litros de xarope, que
foram divididos entre os participantes.

- Plantio de mudas na comunidade Pequi: cinco mudas nativas da região, foram plantadas na beira de um antigo córrego, que já não possui água. Com isso, pretendemos reflorestar a comunidade e preservar alguns minadouros que ainda existem.

- 16/07 - O grupo de mães e guardiões das águas reuniu-se para reproduzir jogos ambientais. Ao todo sete jogos foram reproduzidos, para trabalhar com as crianças a importância de preservar o meio ambiente.

- 17 e 18/07 - Recebemos a visita da Carol da Giral, que veio conhecer de perto as atividades do Projeto Caminho das Águas. Durante a visita ela participou das ações, juntamente com o grupo e comunidade.
- Pintura de tinta de terra e espiral de ervas na comunidade Pequi na casa de Dona Rita. As atividades tiveram a
participação dos cinco filhos e da dona da casa.

- Dois compostos foram feitos, um no Quintal Maravilha da casa do Sr. Dé, no Palmital e outro na horta do Sr. Darcy, na comunidade Taioba. Os compostos têm uma função importantíssima na recuperação do solo e estão permitindo que as hortas cresçam com mais vitalidade.

- Atividade com treze crianças do Palmital. Foram plantadas 59 sementes de moringa, com o objetivo de serem utilizadas na limpeza da água barrenta, para substituir o uso do sulfato de alumínio e o cloro.

- Mais uma receita de biofertilizante foi experimentada no Quintal Maravilha da Maria José. Foram produzidos 40 litros do mesmo, com variedades de folhas verdes, para ser utilizado como tônico. A receita foi tirada do livro “Soluções Sustentáveis” de Lúcia Legan, do IPEC.

- 18/07 - Cinema Itinerante na comunidade Cruzinhas. Participaram 98 pessoas entre jovens, crianças e idosos, que foram assistir ao filme Tapete Vermelho.

- 25/07 - Reunião com 30 famílias das comunidades selecionadas para receber as caixas de captação da água da chuva. O principal objetivo é a contra partida da família em moeda ambiental – o arassussa -, que é água tratada, quintal bem cuidado, sem lixo, práticas da permacultura e mais ações que possam contribuir na recuperação do meio ambiente.

Acontece

- Mutirão nas comunidades Pequi, Taioba, Mucambo e Córrego das Cinzas, para furar os buracos das construções das caixas para armazenamento da água de chuva. A marcação dos buracos teve a participação do pedreiro Darcy, que contribuiu com a mobilização. Cinco buracos já estão prontos para que as montagens das caixas aconteçam.



Este informativo contou com a contribuição de Dora, Ana Paula, Luciana Jardim, Edilúcia Borges, Ednalda Aparecida, Washington Rodrigues, Jorge Luiz e Vascilene

VISITAS RECEBIDAS - MÊS DE JULHO



- 03/07 - Visita ao Sítio Maravilha, Araçuai, de 45 pessoas dentre elas alunos pais e professores da Escola do Córrego da Velha, responsável Cleiton da Secretaria de Agricultura.

- 7 a 10/07 - Visita das educadoras da Escola Steps/SP: Priscila Lasso, Roberta Fabrini, Carolina Sandroni aos Projetos do CPCD, em Araçuaí.

- 09/07 - Recebemos no Sítio Maravilha, Araçuai, a visita de 10 pessoas do Projeto Volta Mandi, da cidade de Brumadinho.

- 11/07 - Estiveram na nossa roda, professoras e alunos
das turmas do primeiro e segundo períodos do Colégio Nazareth.

- 14/7 - Dois cinegrafistas foram para a Comunidade do Setubal para filmar o Minhocário que foi construído pelas mães-cuidadoras e guardiões da água. A equipe aproveitou para filmar a oficina comunitária.


- 14 a 28/07 - Visita ao projetos de Curvelo e Araçuaí de
Stan Hales(Estados Unidos) e Didier Ehret(Suiça), da Price Consultoria.

- 17/07 - Visita aos Projetos do CPCD, em Araçuaí, da equipe UNOPAR Almenara, dentre elas 4 pessoas da universidade e 12 das equipes das prefeituras de Jordánia e Almenara, que atuam em projetos sociais: Pets, Crás e assistência social.

- Recebemos no Projeto Ser Criança em Araçuai as visitas da Silvia do Corpo Cidadão, Belo Horizonte, Gislane Assistente Social, e da Irmã Marta do Colégio Nazareth.



Este informativo contou com a contribuição de Dora, Ana Paula, Luciana Jardim, Edilúcia Borges, Ednalda Aparecida, Washington Rodrigues, Jorge Luiz e Vascilene

FABRIQUETA DE SOFTWARE



Aconteceu

- 07/07 - Apresentação dos sites e logomarcas criadas pelos jovens da Fabriqueta de Software. Participaram desta apresentação 56 pessoas. Foram apresentados 7 sites e 9 logomarcas, o curso está sendo coordenado pela PCLine, de Belo Horizonte..

- 09/07 - Final do curso de lógica de Programação - O grupo continua tendo um ótimo aproveitamento. No curso de Lógica de programação a média foi de 99,5%.

- 10/07 - Início do Curso de Banco de Dados

- 12/07 - O grupo do Software fez uma visita ao Sítio Maravilha, junto com os outros grupos da Dedo de Gente e Cinema Meninos de Araçuaí. Os jovens participaram de uma aula passeio com Celso, permacultor. Os jovens puderam conhecer sobre as três éticas da Permacultura – Cuidado com a vida, Cuidado com a Terra, Cuidado com os excedentes. Em seguida foi feito um MDI de permacultura.

- 30/07 - Apresentação de 2 sites e alguns papéis de paredes criados durante o curso técnico para os Arassussas. LocaL da apresentação: Cinema Meninos de Araçuaí.

- Sugestões de links repassados pela Carol Rolin, da Giral - Abordam temas como: raciocínio, cidadania, lógica e outras experiências de projetos sociais.

http://http://www.inesc.org.br//author/jogodacidadania/jogo-da-cidadania
http://www.jogajogos.com
http://www.wellgames.com
http://flotub.gincanadomilenio.org.br/gdm/portal/home.action

Este informativo contou com a contribuição de Dora, Ana Paula, Luciana Jardim, Edilúcia Borges, Ednalda Aparecida, Washington Rodrigues, Jorge Luiz e Vascilene


sexta-feira, 8 de agosto de 2008

Novidade na Rede



A partir desse mês de agosto, os parceiros do Arassussa contam com uma nova ferramenta para acompanhar as novidades do projeto: é o blog Arassussa!
Trazendo o mesmo conteúdo do Circulando Arassussa, o blog oferece a vantagem da INTERATIVIDADE. Além de ler as notícias, agora todos podem comentar os assuntos direto no site. Outra melhoria será a organização do arquivo do projeto, uma vez que todas as notícias ficam armazenadas no blog e podem ser encontradas por tema ou palavras-chave.

Mas o mais bacana dessa história toda é que a nova experiência será administrada por um novo time: a equipe da Fabriqueta de Softwares! Os meninos, que já estão estudando programação desde maio passado, vão gerenciar a publicação de conteúdo, enviando as novidades diretamente de Araçuaí. Além das vantagens mencionadas, certamente eles irão descobrir muitas, muitas outras funcionalidades para esse tal de blog.

Com essa proposta, esperamos facilitar, por um lado, a comunicação entre esse bando de Arassussas espalhados Brasil a fora; e, por outro, provocar uma nova oportunidade de aprendizagem para a turma do Software.

Torcemos para que todos participem ativamente dessa nova experimentação!

Abraços
Carol