sábado, 9 de agosto de 2008

PROJETO CAMINHO DAS ÁGUAS

Núcleo Olinto Ramalho

Aconteceu


- 14/07 - Oficina com Jorge para a construção de um minhocário que contribuirá para a fertilização do solo. Dois jovens do Cinema Meninos de Araçuaí filmaram todo o processo.

- 14/07 - Oficina comunitária com a presença de 22 pessoas na comunidade São João Setúbal. O grupo experimentou as receitas de sabão e da pasta de brilho.

- 15/07 - Oficina comunitária na comunidade Barra do Gravatá com a presença de 13 pessoas. As receitas experimentadas foram o xarope de umbigo de banana e sabão caseiro.

- 16/07 e 18/07 - Foram feitas bordaduras ao redor dos jardins, nos Quintais Maravilha, nas casas de Dona Marizete e de Dona Fatinha.


- 16 a 25/07 - Revitalização dos Quintais Maravilha na comunidade São João Setúbal, para que possam contribuir
no convencimento e mobilização das pessoas a cuidar melhor da comunidade em que vivem. Construímos uma curva de nível, 60 litros de biofertilizante, organização do jardim e a construção de superadobes que impedirá a erosão do solo


- 17/07 - Oficina de tinta de terra, coordenada por Janice, da Dedo de Gente. Foram passadas as técnicas de como fazer a tinta e também de como utilizá-la.

- 17/07 -Sessão de Cinema Itinerante na comunidade Vargem do João Alves, com a participação de cerca de 40 pessoas. O filme exibido foi Tapete Vermelho.

Núcleo Cruzinhas

Aconteceu


- 14/07 - Grupo de produção na comunidade Palmital, com a participação de doze crianças que contribuíram com as ervas. No encontro, produzimos 4 litros de xarope, que
foram divididos entre os participantes.

- Plantio de mudas na comunidade Pequi: cinco mudas nativas da região, foram plantadas na beira de um antigo córrego, que já não possui água. Com isso, pretendemos reflorestar a comunidade e preservar alguns minadouros que ainda existem.

- 16/07 - O grupo de mães e guardiões das águas reuniu-se para reproduzir jogos ambientais. Ao todo sete jogos foram reproduzidos, para trabalhar com as crianças a importância de preservar o meio ambiente.

- 17 e 18/07 - Recebemos a visita da Carol da Giral, que veio conhecer de perto as atividades do Projeto Caminho das Águas. Durante a visita ela participou das ações, juntamente com o grupo e comunidade.
- Pintura de tinta de terra e espiral de ervas na comunidade Pequi na casa de Dona Rita. As atividades tiveram a
participação dos cinco filhos e da dona da casa.

- Dois compostos foram feitos, um no Quintal Maravilha da casa do Sr. Dé, no Palmital e outro na horta do Sr. Darcy, na comunidade Taioba. Os compostos têm uma função importantíssima na recuperação do solo e estão permitindo que as hortas cresçam com mais vitalidade.

- Atividade com treze crianças do Palmital. Foram plantadas 59 sementes de moringa, com o objetivo de serem utilizadas na limpeza da água barrenta, para substituir o uso do sulfato de alumínio e o cloro.

- Mais uma receita de biofertilizante foi experimentada no Quintal Maravilha da Maria José. Foram produzidos 40 litros do mesmo, com variedades de folhas verdes, para ser utilizado como tônico. A receita foi tirada do livro “Soluções Sustentáveis” de Lúcia Legan, do IPEC.

- 18/07 - Cinema Itinerante na comunidade Cruzinhas. Participaram 98 pessoas entre jovens, crianças e idosos, que foram assistir ao filme Tapete Vermelho.

- 25/07 - Reunião com 30 famílias das comunidades selecionadas para receber as caixas de captação da água da chuva. O principal objetivo é a contra partida da família em moeda ambiental – o arassussa -, que é água tratada, quintal bem cuidado, sem lixo, práticas da permacultura e mais ações que possam contribuir na recuperação do meio ambiente.

Acontece

- Mutirão nas comunidades Pequi, Taioba, Mucambo e Córrego das Cinzas, para furar os buracos das construções das caixas para armazenamento da água de chuva. A marcação dos buracos teve a participação do pedreiro Darcy, que contribuiu com a mobilização. Cinco buracos já estão prontos para que as montagens das caixas aconteçam.



Este informativo contou com a contribuição de Dora, Ana Paula, Luciana Jardim, Edilúcia Borges, Ednalda Aparecida, Washington Rodrigues, Jorge Luiz e Vascilene

Nenhum comentário: