sexta-feira, 16 de julho de 2010

SER CRIANÇA - ARAÇUAÍ/MG

Aconteceu
- 28/06 -
Chegada de Celso Pan e Lucas, do grupo Cia. Bola de Meia. Fizemos uma Roda de Conversa e entrevistas, falando do nosso trabalho. Os envolvidos falaram da parceria com o ponto de cultura, porque eles estavam aqui e qual era o objetivo principal de cada um.

- 30/06 - Participação de Josino Medina, na roda grande. No Projeto, em entrevista a Celso, Josino falou um pouco sobre o seu trabalho, de como começou aqui, quais eram os maiores desafios. Ele ainda falou sobre sua persistência, essa paixão pelas cantigas, as histórias do Boi de Janeiro e a admiração que tem pelos seus mestres, como Zé Padre, Lira Marques, Sá Luiza e Brandão.

- 01/06 - Oficina Direito de Brincar, com a Cia. Bola de Meia. A Oficina foi coordenada por Jacqueline Baumgratz, pedagoga e educadora. Dinâmicas, cantigas, catiras e brincadeiras, elementos básicos da linguagem musical e da cultura regional dinamizaram e colocaram o ECA – Estatuto da Criança e do Adolescente – em discussão. Participaram 67 (sessenta e sete) pessoas entre elas, integrantes da equipe CPCD e de escolas estaduais e municipais de Araçuaí.




- 02/07 - Show musical com a Cia. Bola de Meia. O espetáculo foi recheado de advinhações, trava-línguas e histórias cantadas. Durante o show, também foram utilizados bonecos e encenações. Foi um espetáculo dinâmico, pois as crianças também participaram.

Acontece
- 01 a 16/07 - Roda muito animada, com apresentações teatrais e brincadeiras típicas de nossa cultura. Todas as apresentações e brincadeiras foram preparadas pelas crianças e educadores.

- O cardápio do projeto Ser Criança está muito mais variado e saudável! Há diversas frutas, verduras, legumes, hortaliças e mais novidades: ovo de codorna e galinha caipira! Todos estes produtos vem do Sítio Maravilha.

Acontecerá
- 19/07 a 30/07 - Colônia de Férias com o tema “Aprendendo com os Mestres da Sabedoria Popular de Nossa Cultura”. Durante esse período, trabalharemos dentro da comunidade, através de trocas de saberes com os mestres de alguns bairros; aprenderemos com as tradições de cantigas e batuques, folias, histórias, brincadeiras, típicos de cada lugar.

PEDAGOGIA DO ABRAÇO - ARAÇUAÍ/MG

Aconteceu
- 30/06 - Roda de contação de história, com participação de 30 (trinta) crianças, na casa de Dona Maria Ducarmo, na comunidade Engenheiro Schnoor.

- 01/07 - Roda com Grecy, ACE de Virgem da Lapa, para a construção do cronograma de acompanhamento do PA e das ações a serem desenvolvidas na Biblioteca.

- 05/07 - Reunião de Coordenação da Equipe de Araçuaí com Eliane. Discutimos sobre os próximos passos do projeto, o Arassussa - Fase II - e o papel da coordenação.

- 07/07 - Dia de Beleza, com 16 (dezesseis) crianças, no projeto Sementinha, de Schnoor.

- 08/07 - Homenagem a Giani, educadora do Abraço, do mês de Junho.

Acontece
- Homenagem ao Educador do Abraço, na roda grande.

Acontecerá
- Visita a 12 (doze) crianças, na comunidade Engenheiro Schnoor, para tirar fotos para o Projeto das Cartas.

SITIO MARAVILHA - ARAÇUAÍ/MG

Aconteceu
- 01/07 -
Entrega de 37 (trinta e sete) dúzias de ovos de codorna e 5 (cinco) frangos caipiras, para serem usados na alimentação das crianças do projeto Ser Criança.


- 02 e 03/07 - Visita de 15 (quinze) integrantes da ONG Bola de Meia. Os visitantes participaram da roda de conversa sobre os conceitos e princípios da permacultura.

- Recebemos também a visita do técnico da Emater e de 8 (oito) jovens do município de Araçuaí, com o objetivo de conhecer os trabalhos realizados no Sitio.


- 05/07 - Plantio de 95 (noventa e cinco) mudas de pimentão, berinjela e jiló, para aumentar a produção das espécies de verduras e hortaliças já existentes no sítio.

- 06/07 -
Preparo no terreno na zona 03, para realizar o plantio de abóboras. O mato retirado do local será usado como matéria orgânica para adubar melhor a terra.


- 08/07 -
Construção do galinheiro móvel. Assim, as aves podem arar o terreno e, ao mesmo tempo, adubá-lo com o próprio esterco deixado no solo.


- 09/07 -
Construção de armadilhas com garrafas pet, para capturar moscas de pomar. Essas armadilhas foram desenvolvidas a partir do uso de ovo podre, cerveja quente e mel.


- 10/07 -
Construção de um fogão à lenha, usando uma lata de tinta de 18 litros (dezoito litros) e tijolos.


- 12/07 -
Colheita de mais de quatrocentos quilos de alimentos, para serem usados na alimentação das crianças do ser Criança e Ação Social. Foram colhidas verduras, frutas e hortaliças.


- 15/07 -
Experiência de novas tecnologias, como receitas caseiras contra mosquito da dengue e filtro com brita e areia, para limpeza da água da pia.


Acontece

- 16/07 - Plantio de hortaliças em oito mandalas na zona 01, com intuito de dar continuidade à produção de verduras.

CAMINHO DAS ÁGUAS - ARAÇUAÍ/MG

Núcleo Olinto Ramalho

Aconteceu
- 01/07 - Duas Mães Cuidadoras participaram da Oficina Bola de Meia, no Ser Criança.Elas queriam aprender as novas tecnologias e aprimorar o conhecimento.

- 06/07 - Foram feitas dez bordaduras para proteger as plantas, nas mudas frutíferas da casa de Verônica. Dessa forma, as plantas também permanecem adubadas.

- 07/07 - Fizemos irrigação, usando garrafas pet, nas mudas de acerola, manga, graviola e limão, da casa de Clemência, pois falta água no solo. Na casa de Hilda, também fizemos a irrigação nas mandalas usando garrafa pet. Dessa maneira, o solo permanece adubado.

- 08/07 - Experimentamos a receita “Armadilha para pegar mosquito”, na casa de Maria Vieira e Fatinha. O intuito era capturar os mosquitos usando ingredientes naturais. Sete famílias fizeram a experiência.

- 09/07 - Preparamos trinta e oito mudas de café, vinte e quatro mudas de urucum e trinta e oito mudas de leucena, na casa de Carmelita. Já na casa de Fatinha, preparamos cento e trinta e nove mudas de café.

- 10/07 - Na casa da educadora Regina, construímos o fogão usando a lata de tinta de 18 litros (dezoito litros). Para tanto, recebemos a ajuda de Celso, funcionário do Sitio Maravilha. Foi uma experiência bastante criativa e econômica.

- 13/07 - Oficina Comunitária, na casa de Mariza, na Comunidade Vargem João Alves. Durante a Oficina, um detergente caseiro foi feito com a ajuda de 15 (quinze) pessoas.

- 15/07 - Construção do fogão de lata, na casa de Maria Emilia, na comunidade de Olinto Ramalho e realização de Oficina Comunitária com a produção de xarope e farinha enriquecida, na casa de Laércio, na comunidade São João do Setúbal.

Acontece
- 16/07 - Oficina de Agrofloresta, na comunidade Vargem João Alves, com a participação de Celso.

Acontecerá
- 21/07 - Pedagogia do biscoito na casa de Inês, com as crianças.

- 22/07 - Oficina comunitária com fibra de bananeira, na comunidade.

Núcleo Cruzinhas

Aconteceu
- 06/07 - Irrigação, usando latas de óleo, em 24 (vinte e quatro) pés de café, no quintal de Zene e Socorro. A irrigação tem o objetivo de manter a raiz da planta úmida por mais tempo, favorecendo a produção. Essa prática ensinou-nos uma maneira de utilizar as latas, que muitas
vezes eram jogadas nos matadouros.

- 08/07 - Viveiro de mudas, no quintal de Áurea e Dona Vanda, na comunidade do Palmital. Foram produzidas 1.200 (mil e duzentas) mudas de café, para serem plantadas nos quintais das famílias.

- 09/07 - Gotejamento, com garrafas pet, em 14 (quatorze) mudas frutíferas, no quintal de Terezinha. Usamos o biofertilizante para melhorar a qualidade das mudas e do solo.

Acontece
- 15 e 16/07 - Experiências com as novas tecnologias propostas pelo livro “Arquiteto Descalço”. Na casa de Dona Vanda será construído um filtro com brita, carvão vegetal e areia, para limpar água da pia. A intenção é reutilizar a água para molhar as plantas existentes no quintal.

Acontecerá
- 19/07 - Clube do vídeo, com o grupo de Mães Cuidadoras e Guardiões das Águas, na casa de Zene, na comunidade Pequi.

Núcleo Alfredo Graça

Aconteceu
- 07/06 - Roda de conversa com o grupo de Mães Cuidadoras. O tema da roda foi a realização das experiências encontradas no livro “Arquiteto Descalço” e as novas propostas para trabalharmos a sustentabilidade na comunidade.

- 08/07 - Pedagogia do biscoito, com alunos da Escola Brincando e Aprendendo. A professora Keila e mais 12 (doze) crianças participaram da atividade. Todos tiveram a oportunidade de escrever o nome e aprender de forma lúdica e prazerosa.

- 08/07 - Construção de irrigação com latas de óleo, no quintal de Anália. A experiência foi feita no canteiro de cenouras.

- 09/07 - Na casa de Maria, o grupo de Mães Cuidadoras construiu uma armadilha contra mosquito da dengue. Para a receita, utilizou-se açúcar mascavo e levedura.

- 09/07 - Oficina comunitária, para experimentar uma nova tecnologia: uma receita de sabão de milho. A Oficina aconteceu na casa da Mãe Cuidadora Marilda. Tivemos a participação de 10 (dez) pessoas na Oficina.

- 12/07 - Construção de gotejamento com garrafas pet, no espaço de agrofloresta. Fizemos gotejamento em 20 (vinte) mudas de caju e jenipapo.

- 13/07 - Produção de 200 (duzentas) mudas de café, no viveiro da Horta Semente da Esperança. As mudas de café serão doadas para as famílias, para que as mesmas possam produzir café na própria comunidade.

- 14/07 - Folia da Água, na Comunidade de Alfredo Graça.

- 15/07 - Construção de filtro com areia e brita, no Quintal Maravilha de Beti. Essa é mais uma experiência do livro “Arquiteto Descalço”.

Acontece
- 16/07 - Construção de fogão com lata de tinta, na casa de Lílian, Mãe Cuidadora.

COOPERATIVA DEDO DE GENTE

- FABRIQUETAS DE ARTESANATO - ARAÇUAÍ/MG -

Acontece
- Oficina de técnicas de Serralheria e Marcenaria, ministradas por Ronaldo e Sérgio. Nessas oficinas, serão repassadas aos participantes informações importantes como: cuidados com maquinário; uso de EPI's; noções de produção, medidas, custo; material e montagem de peças.
- Participação de Vinícius, da Serralheria, no Encontro de Cooperativistas Mineiros, que acontece em Araxá.

- Montagem de planejamentos, baseados nas encomendas de Araçuaí e Curvelo.

Acontecerá
- Visita à casa de Lira, artesã de Araçuaí.

- FABRIQUETA DE SOFTWARES - ARAÇUAÍ/MG -

Aconteceu
- 05/07 - Envio, ao CPCD, da proposta de construção do Portal Cultural de Araçuaí.

- 05 a 09/07 - A equipe iniciou novas pesquisas sobre a cultura local, para facilitar o desenvolvimento do Portal.

- 07/07 - Envio do novo layout do Restaurante Panela de Barro para avaliação. Aguardamos a aprovação e o retorno do mesmo, iniciando, imediatamente, a construção do site.

- 09/07 - Roda para avaliação e planejamento do trabalho na Fabriqueta de Softwares. Buscamos uma forma mais eficaz de planejar e aproveitar melhor o tempo para o cumprimento do cronograma de trabalho, construído juntamente com o Cláudio.

Acontece
- Inscrições para o Curso de Informática da Fabriqueta de Softwares, destinado aos maiores de 18 anos.

- Cadastramento dos produtos no sistema Gerencial da Cooperativa Dedo de Gente.

- Criação de layouts para o Portal de Araçuaí.

- Recolhimento e organização do material para a inserção do Softwares no portfólio da Cooperativa Dedo de Gente.

Acontecerá
- Rafael Martins e Luiz Felipe aprenderão a cadastrar novos produtos na Loja Virtual da Dedo de Gente.

- FABRIQUETA DE CULTURA - CINEMA MENINOS DE ARAÇUAÍ

Aconteceu
- 01 a 15/07 - Captura e edição da filmagem do lançamento do CD “Sumidouro”, de Josino Medina.

- Filmagem com o grupo Bola de Meia.

- Gravação do spot da Fabriqueta de Softwares.

Acontece
- 15 e 16/07 - Visita à Secretaria da Cultura, para conversar sobre a possibilidade de fazer vídeos culturais da cidade.

- Elaboração do contrato de prestação de serviços para empresas.

- Visita ao comércio, para a produção das propagandas comerciais.

- Edição de 4 (quatro) propagandas do Arassussa.

- Manutenção dos equipamentos do cinema.

DEDO DE GENTE - EM FOCO -

Aconteceu
- 29/06 - Apresentação do Portfólio da Cooperativa Dedo de Gente para as equipes do Softwares, Artesanato e Cinema.

- 08/07 - Reunião da equipe de comercialização da Cooperativa Dedo de Gente - Araçuaí com os
representantes das Fabriquetas. Foi feito um MDI para divulgação do trabalho e aumento das vendas.

- 08/07 - Visita e filmagem na casa de Zefa, artesã. Zefa é considerada fonte de inspiração para a equipe Dedo de Gente.

- 08/07 - Entrega de Cartas de Apresentação da Dedo de Gente para os comerciantes da cidade. No total, foram entregues 20 (vinte) cartas.

- 09/07 - Filmagem da equipe da TV Azul. A equipe veio registrar as ações do Arassussa e, dentre elas, as Fabriquetas. A filmagem concentrou-se nos trabalhos feitos pelos jovens e na oportunidade, a equipe adquiriu alguns de nossos produtos.

- Visitas aos Hotéis, Pousadas e Supermercados, para apresentação dos produtos Dedo de Gente.

Acontecerá
- A equipe das fabriquetas fará o arquivo fotográfico das peças que compõem o acervo da Dedo de Gente, para a montagem do catálogo.

- Criação do catálogo para apresentação dos produtos do Cinema, Softwares e Artesanato.

EM FOCO

Arassussa
- 01 a 07/07 - Pesquisa realizada em 17 comunidades dos Núcleos Olinto Ramalho, Cruzinha e Alfredo Graça, para levantamento do número de homens que atualmente trabalham no corte de cana em São Paulo, as justificativas para esta migração e as sugestões das famílias para trazêlos de volta pra casa. Ao todo, foram entrevistadas 427 famílias.

Colaboração de...

Advete Rodrigues, Edilúcia Borges, Hélia Viviane, Luciana Jardim, Celso Silva, Ana Paula, Regina Poluceno, Dora, Eliane Luiz e Simone Cecília.

quarta-feira, 7 de julho de 2010


CAMINHO DAS ÁGUAS - ARAÇUAÍ/MG

Núcleo Olinto Ramalho

Aconteceu
- 15/06 - Entrega dos convites para a Folia da Água, nas comunidades São João do Setubal, Barra do Gravatá, Vargem João Alves, Banco do Setubal e Olinto Ramalho.

- 16/06 - Ensaio das músicas e teatro, para a Folia da Água.

- 16/06 - Preparação de biofertilizante e repelente, na casa de Mariza, para usar na horta, evitando as pragas nas hortaliças.

- 18/06 - Visita do Professor João Alves Natalino, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia – IFET - à comunidade Vargem, no intuito de conhecer as barraginhas.

- 20/06 - Folia da Água, na comunidade São João do Setúbal, com o objetivo de mobilizar as famílias a cuidar da água. Tivemos uma participação de setenta pessoas. Durante o percurso da folia, plantamos mudas frutíferas nas casas das famílias.

- 23/06 - Oficina comunitária, na comunidade Vargem João Alves, com a fabricação de xarope e mingau de abóbora. Participaram dezoito pessoas.

- 24/06 - Na comunidade São João do Setubal, foi realizada a oficina com a fibra da bananeira, para fazer os acabamentos finais nos objetos.

- 24/06 - Foi realizada uma pesquisa com as famílias que possuem filhos, maridos ou enteados no corte de cana.

- 28/06 - Construção de mandalas, na casa de Lina, usando garrafa pet.

- 29/06 - Reunião de planejamento com o grupo de Mães Cuidadoras, na comunidade Vargem João Alves.

- 01/07 - Manejo no viveiro de mudas, na casa de Carmelita.

- 02/07 - Bordadura nas plantas da casa de Maria Aparecida.

Núcleo Cruzinhas

Aconteceu
- 15/06 - Fabricação de composto orgânico, na casa de Áurea, na comunidade do Palmital e na casa de Zeni, na comunidade do Pequi. O objetivo é ter adubo natural para usar nas plantações.

- 16/06 - Produção de mudas, no quintal do Sr. De, na comunidade do Palmital. Foram produzidas 700 (setecentas) mudas de café, 40 (quarenta) mudas de laranja e 30 (trinta) mudas de mamão, visando ao aumento da produção nos quintais das famílias.

- 17/06 - Piquenique com o grupo de Mães Cuidadoras e Guardiões das Águas. O passeio aconteceu em uma pedreira, na comunidade Taioba. O encontro teve como objetivo melhorar a convivência entre o grupo de maneira prazerosa. O texto “Recomeçar” foi trabalhado com a
equipe levando as pessoas a refletirem sobre o dia a dia no trabalho e na vida como um todo.

- 18/06 - Plantio de mudas, na casa de Maria Moraes. Ao todo, plantamos quatorze mudas. Entre elas: mudas de goiaba, nim indiano, corante, mamão, acerola, angico e caju.

- 24/06 - Retirada de mais quatro tambores dos banheiros secos e encaminhados para o Sitio Maravilha.

- 25/06 - Curso de Agrofloresta, na comunidade do Palmital, com a participação do Celso. Na roda, o foco foi a discussão sobre a preservação do meio ambiente, a qualidade de vida e a saída dos homens para o corte de cana. A prática aconteceu no quintal de Judite, onde plantamos 23 (vinte e três) mudas frutíferas entre as nativas existentes, pretendendo consorciar uma espécie a outra, recuperando as matas e produzindo alimentos.

- 30/06 - Reunião de equipe, para avaliação das ações de junho e planejamento do mês de julho.

- 01/07 - Visita às famílias das comunidades do núcleo, para se diagnosticar a realidade dos homens que migram para o corte de cana. As visitas acontecem entre dez comunidades do núcleo Cruzinhas, onde mais de 150 (cento e cinquenta) famílias serão visitadas e entrevistadas.

- 02/07 - Grupo de produção, na casa de Terezinha, na comunidade Mucambo.

Núcleo Alfredo Graça

Aconteceu
- 18/06 - Curso de Agrofloresta, coordenado por Celso, na comunidade Alfredo Graça. No curso falamos sobre permacultura, sustentabilidade e floresta de alimentos. O grupo fez algumas perguntas sobre controle de pragas e o plantio propriamente dito. Celso ensinou algumas receitas
que utiliza no Sítio Maravilha. Participaram do curso o grupo de Mães Cuidadoras e 03 (três) pessoas da comunidade. Durante o curso, fizemos o plantio de 22 (vinte e duas) mudas de caju, jaca e maracujá no espaço reservado para a floresta de alimentos.


- 18/06 - Troca de 02 (dois) tambores do banheiro compostável. Com o uso do banheiro, estamos evitando o gasto de água e, ao mesmo tempo, reduzindo as fezes que contaminam o Rio Gravatá. Um tambor foi levado para o Sítio Maravilha, para iniciar a compostagem.

- 22/06 - Pintura com tinta de terra, na casa de Margarete e Dona Maria.

- 23/06 - Mutirão de limpeza, na comunidade Alfredo Graça. Esse mutirão tem como objetivo incentivar as famílias a ter mais cuidado com o lixo. Todo o lixo recolhido foi colocado em um buraco e aterrado.

- 24/06 - Pesquisa com as famílias da comunidade de Alfredo Graça, para determinar quantos homens da comunidade deixam suas casas e migram para o corte de cana em São Paulo, Rio de Janeiro, Goiás e outros estados do país.

- 25/06 - Doação de mudas para as famílias da comunidade. Foram doadas 15 (quinze) mudas de bambu, caju e jenipapo.

- 29/06 - Produção de mudas com os alunos da Escola Estadual Hilário Pinheiro Jardim. Foram produzidas mudas de figo, maracujá e amora, somando 25 (vinte e cinco) mudas frutíferas.

- 30/06 - Reunião para planejamento e avaliação das atividades, com o grupo de Mães Cuidadoras.

- 30/06 - Oficina comunitária, para confecção de boneca de pano e tapete com retalhos. Participaram da atividade o grupo de Mães Cuidadoras e 10 (dez) pessoas da comunidade.

- 01/07 - Organização de teatros e ensaios de músicas para a Folia da Água, que acontecerá no mês de julho.

- 02/07 - Pintura com tinta de terra, na casa de Sirley.

SER CRIANÇA - ARAÇUAÍ/MG

Aconteceu
- 18/06 - Cada educador acrescentou, no seu MDI, maneiras de deixar a roda mais prazerosa. Assim, a ideia é começar a roda com poesia, apresentação de teatro, dança, instrumentalização, apresentação das pesquisas de músicas do vale, principalmente batuques e versos, criação e resgate de danças e batuques que relatem a história do vale a partir do trabalho com a música.

- 21/06 - Com objetivo de compartilhar momentos de interação e aprendizagem entre os Grupos Projequipe e Semente da Paz, foi realizado um passeio ao campo Jadi, um espaço aberto, gramado, onde toda a comunidade utiliza a beira do rio Calhauzinho.

- 21/06 - 04 (quatro) professores da rede municipal e estadual e estagiárias da UFMG, do curso de Ciências Biológicas acompanharam nosso trabalho.

- 22/06 - Juntos, os grupos Unidos por um Ideal e Águas e Borboletas, realizaram uma ação do livro Manual Do Arquiteto Descalço - o uso da técnica de gotejamento. Utilizada para o controle da quantidade de água, essa técnica tem sido bastante eficiente e produtiva, pois estamos economizando água e as plantas estão sempre molhadas e bonitas.

- 24/06 - Nesta semana, recebemos no projeto, pais, avós e tios à procura de vagas para os filhos, sobrinhos e netos. Eles também vieram conhecer o espaço e ver como funciona o trabalho.

- 25/06 - Para encerrar a semana, aconteceram rodas de brincadeiras e pique esconde, na Praça do Fórum. Além disso, a apresentação de filmes e a dublagem deixaram as crianças muito felizes e concentradas.

- 28/06 a 02/07 - Entrevistas, oficina com os educadores, apresentações musicais e teatrais e show musical com integrantes da ONG Bola de Meia.

Acontece
- Toda semana, os grupos preparam uma atividade diferente para apresentar na roda. Dentre essas atividades, destacam-se a apresentação teatral, a dança, uma música interpretada durante a semana, uma nova brincadeira.

- Toda semana, uma criança é escolhida como coordenadora do jardim, dos jogos, do futebol do banheiro e da cozinha.

- Coleta de dados do PA

COOPERATIVA DEDO DE GENTE

- FABRIQUETAS DE ARTESANATO - ARAÇUAÍ/MG -

Aconteceu
- 12 a 20/06 - Exposição de produtos no restaurante Cabana Raízes.

- 23 e 24/06 - Visita de Aline, do setor administrativo da Dedo de Gente, para implantação do programa de controle e estoque de vendas. Na oportunidade, foi feita uma roda com os jovens para falar sobre o trabalho.

- 26/06 - Roda de conversa com jovens da Serralheria, para acertar os rumos a serem seguidos; e, dessa forma, melhorar a produção e atingir as metas propostas.

- 28/06 - Roda de conversa com a participação de todo o grupo, juntamente com a Advete, para discutir, avaliar e pontuar novos rumos para um melhor desenvolvimento do trabalho.

- 29/06 - Encontro dos três grupos - Artesanato, Softwares e Cinema - para apresentação do portfólio da Dedo de Gente e exibição do vídeo “Esculturas com Sucata”.

- 29/06 - Participação dos jovens da Fabriqueta de Artesanato, na palestra sobre Segurança no Trabalho, coordenada pelo Renato, da MadeirArte.

- 02/07 - Roda de avaliação da produção do mês de Junho.

- 03/07 - Visita do grupo Bola de Meia para conhecer o trabalho.

Acontece
- Exposição da peça “Violeiro”, na Pousada Araras.


- Visita às pousadas e supermercados, para apresentação de produtos. Já se encontram à venda, doces e licores no Supermercado Silveira.

- Planejamento do trabalho e avaliação da produção semanal, toda sexta feira.

- 05 a 17/07 - Oficina com Ronaldo e Sérgio, de Barbacena. Participação de novos jovens e dos integrantes das abriquetas de Marcenaria e Serralheria.

- FABRIQUETA DE CULTURA - CINEMA MENINOS DE ARAÇUAÍ

Aconteceu
- 15 a 30/06 - Finalização e gravação do DVD com o vídeo de Raposos e da Van Leer.

- Finalização de quatro vídeos comerciais dos pontos de divulgação. Os pontos são: Supermercado Vale, Restaurante Panela de Barro, Sorveteria Summer Ice I e II.

- Filmagem e entrevista da equipe do Programa Terra de Minas, da TV Globo.

- 24/06 - Visita nos comércios da cidade.

- 25/06 - Acordo de serviço, com dois clientes, para a produção de vídeo propaganda. Os clientes são Edy Moda e Salão Moderna.

- 29/06 - Palestra sobre segurança no trabalho, com o pessoal da MadeirArte e participação dos jovens da Fabriqueta de Artesanato.

- 01 e 02/07 - Filmagem na loja Edy Moda, para produção do vídeo comercial.

- Filmagem no Salão Moderna, para produção do vídeo comercial.

- 01/07 - Filmagem da oficina de educadores e professores, coordenada pelo grupo Bola de Meia.

- 02/07 - Filmagem do show infantil com o grupo Bola de Meia, na AABB e na Escola Estadual Professor Leopoldo Pereira.

- Edição das propagandas Arassussa.

- Manutenção dos equipamentos do cinema.

- Roda de Avaliação e Planejamento, todas as sextas – feiras.

- Sessão de cinema de sexta a domingo.

- 03/07 - Visita e filmagem no cinema, com o grupo Bola de Meia

- 06/07 - Planejamento para a Semana do Documentário.

Acontecerá
- Edição dos vídeos propagandas

- FABRIQUETA DE SOFTWARES - ARAÇUAÍ/MG -

Aconteceu
-14/06 a 18/06 - Visita de Cláudio, web designer, para dar apoio à Fabriqueta. Cláudio deu dicas e suporte para a criação da identidade visual da Fabriqueta de Softwares.

- Divisão do grupo na Fabriqueta de Softwares, para melhoramento do trabalho. A divisão vai ajudar no cumprimento das tarefas.

Acontece
- Pesquisas de Layout para o Portal de Araçuaí. Esses modelos servirão de referência para a criação do Portal.

- Luiz Felipe está fazendo treinamento com Aline, para aprender a usar o Sistema Gerencial da Dedo de Gente.

- Seleção de clientes para o envio de Cartas de Apresentação.

- Cadastramento de produtos na loja virtual da Dedo de Gente.

Acontecerá
- Construção de um novo Layout do Site Panela de Barro.

- Pesquisas das Categorias do Portal de Araçuaí.

- Montagem do Portal de Araçuaí.

- Manutenção dos computadores da Fabriqueta de Softwares.

PEDAGOGIA DO ABRAÇO - ARAÇUAÍ/MG

Aconteceu
- 10/06 - Reunião com a equipe da Biblioteca em Virgem da Lapa, para discussão do trabalho. Foi discutido como movimentar a biblioteca com ações educativas, interessantes e criativas e também a continuidade da observação do grupo Controle do Projeto PA.

- 14/06 - Confecção de xarope com a participação de 12(doze) crianças e 03(três) mães na comunidade Engenheiro Schnoor.

- 16/06 - Dia da Beleza com cerca de 10(dez) mães das crianças do Sementinha, no Schnoor.

- 17/06 - Clube do Vídeo com os educadores.

- 17/06 - Roda de Contação de História com 30(trinta) crianças no Sementinha de Engenheiro Schnoor.

- 21/06 - Reunião com a diretora e vice diretora da E. E. Catulo Cearense de Virgem da Lapa, a fim de propor a continuidade da observação do PA na escola.

- 22 e 23/06 - Levantamento das informações das crianças observadas na E. E. Catulo Cearense e organização dos horários de observação na escola.

- 22/06 - Participação da Edilúcia na reunião do Comitê da Bacia do Rio Araçuaí, em Minas Novas.

Acontece
- Preenchimento dos formulários e escrita do Diário do Abraço do mês de Junho.

- Homenagem ao Educador do Abraço do mês de Junho, na roda. A Giani foi a educadora que escreveu a melhor história.

Acontecerá
- Incío do preenchimento do Caderno do PA na E. E. Catulo Cearense..

- Reunião com as mães que possuem maridos no corte de cana. O objetivo é falar do Projeto Cartas.

EM FOCO

- 17/06 - Visita de alguns integrantes do Grupo Cultural AfroReggae aos projetos e comunidades. O grupo filmou atividades como a roda de batuques, cantigas e brincadeiras. Além de realizar entrevistas com a coordenação, o grupo conheceu os Quintais Maravilha, a cisterna de placa de captação de água e o banheiro compostável.

Eles buscam informações sobre o nosso trabalho, nossa cultura e a influencia do projeto na vida do educador e das crianças.

Colaboração de...

Advete Rodrigues, Edilúcia Borges, Hélia Viviane, Luciana Jardim, Celso Silva, Ana Paula, Regina Poluceno, Dora e Simone Cecília.