sexta-feira, 16 de julho de 2010

CAMINHO DAS ÁGUAS - ARAÇUAÍ/MG

Núcleo Olinto Ramalho

Aconteceu
- 01/07 - Duas Mães Cuidadoras participaram da Oficina Bola de Meia, no Ser Criança.Elas queriam aprender as novas tecnologias e aprimorar o conhecimento.

- 06/07 - Foram feitas dez bordaduras para proteger as plantas, nas mudas frutíferas da casa de Verônica. Dessa forma, as plantas também permanecem adubadas.

- 07/07 - Fizemos irrigação, usando garrafas pet, nas mudas de acerola, manga, graviola e limão, da casa de Clemência, pois falta água no solo. Na casa de Hilda, também fizemos a irrigação nas mandalas usando garrafa pet. Dessa maneira, o solo permanece adubado.

- 08/07 - Experimentamos a receita “Armadilha para pegar mosquito”, na casa de Maria Vieira e Fatinha. O intuito era capturar os mosquitos usando ingredientes naturais. Sete famílias fizeram a experiência.

- 09/07 - Preparamos trinta e oito mudas de café, vinte e quatro mudas de urucum e trinta e oito mudas de leucena, na casa de Carmelita. Já na casa de Fatinha, preparamos cento e trinta e nove mudas de café.

- 10/07 - Na casa da educadora Regina, construímos o fogão usando a lata de tinta de 18 litros (dezoito litros). Para tanto, recebemos a ajuda de Celso, funcionário do Sitio Maravilha. Foi uma experiência bastante criativa e econômica.

- 13/07 - Oficina Comunitária, na casa de Mariza, na Comunidade Vargem João Alves. Durante a Oficina, um detergente caseiro foi feito com a ajuda de 15 (quinze) pessoas.

- 15/07 - Construção do fogão de lata, na casa de Maria Emilia, na comunidade de Olinto Ramalho e realização de Oficina Comunitária com a produção de xarope e farinha enriquecida, na casa de Laércio, na comunidade São João do Setúbal.

Acontece
- 16/07 - Oficina de Agrofloresta, na comunidade Vargem João Alves, com a participação de Celso.

Acontecerá
- 21/07 - Pedagogia do biscoito na casa de Inês, com as crianças.

- 22/07 - Oficina comunitária com fibra de bananeira, na comunidade.

Núcleo Cruzinhas

Aconteceu
- 06/07 - Irrigação, usando latas de óleo, em 24 (vinte e quatro) pés de café, no quintal de Zene e Socorro. A irrigação tem o objetivo de manter a raiz da planta úmida por mais tempo, favorecendo a produção. Essa prática ensinou-nos uma maneira de utilizar as latas, que muitas
vezes eram jogadas nos matadouros.

- 08/07 - Viveiro de mudas, no quintal de Áurea e Dona Vanda, na comunidade do Palmital. Foram produzidas 1.200 (mil e duzentas) mudas de café, para serem plantadas nos quintais das famílias.

- 09/07 - Gotejamento, com garrafas pet, em 14 (quatorze) mudas frutíferas, no quintal de Terezinha. Usamos o biofertilizante para melhorar a qualidade das mudas e do solo.

Acontece
- 15 e 16/07 - Experiências com as novas tecnologias propostas pelo livro “Arquiteto Descalço”. Na casa de Dona Vanda será construído um filtro com brita, carvão vegetal e areia, para limpar água da pia. A intenção é reutilizar a água para molhar as plantas existentes no quintal.

Acontecerá
- 19/07 - Clube do vídeo, com o grupo de Mães Cuidadoras e Guardiões das Águas, na casa de Zene, na comunidade Pequi.

Núcleo Alfredo Graça

Aconteceu
- 07/06 - Roda de conversa com o grupo de Mães Cuidadoras. O tema da roda foi a realização das experiências encontradas no livro “Arquiteto Descalço” e as novas propostas para trabalharmos a sustentabilidade na comunidade.

- 08/07 - Pedagogia do biscoito, com alunos da Escola Brincando e Aprendendo. A professora Keila e mais 12 (doze) crianças participaram da atividade. Todos tiveram a oportunidade de escrever o nome e aprender de forma lúdica e prazerosa.

- 08/07 - Construção de irrigação com latas de óleo, no quintal de Anália. A experiência foi feita no canteiro de cenouras.

- 09/07 - Na casa de Maria, o grupo de Mães Cuidadoras construiu uma armadilha contra mosquito da dengue. Para a receita, utilizou-se açúcar mascavo e levedura.

- 09/07 - Oficina comunitária, para experimentar uma nova tecnologia: uma receita de sabão de milho. A Oficina aconteceu na casa da Mãe Cuidadora Marilda. Tivemos a participação de 10 (dez) pessoas na Oficina.

- 12/07 - Construção de gotejamento com garrafas pet, no espaço de agrofloresta. Fizemos gotejamento em 20 (vinte) mudas de caju e jenipapo.

- 13/07 - Produção de 200 (duzentas) mudas de café, no viveiro da Horta Semente da Esperança. As mudas de café serão doadas para as famílias, para que as mesmas possam produzir café na própria comunidade.

- 14/07 - Folia da Água, na Comunidade de Alfredo Graça.

- 15/07 - Construção de filtro com areia e brita, no Quintal Maravilha de Beti. Essa é mais uma experiência do livro “Arquiteto Descalço”.

Acontece
- 16/07 - Construção de fogão com lata de tinta, na casa de Lílian, Mãe Cuidadora.

Nenhum comentário: