sexta-feira, 16 de julho de 2010

SER CRIANÇA - ARAÇUAÍ/MG

Aconteceu
- 28/06 -
Chegada de Celso Pan e Lucas, do grupo Cia. Bola de Meia. Fizemos uma Roda de Conversa e entrevistas, falando do nosso trabalho. Os envolvidos falaram da parceria com o ponto de cultura, porque eles estavam aqui e qual era o objetivo principal de cada um.

- 30/06 - Participação de Josino Medina, na roda grande. No Projeto, em entrevista a Celso, Josino falou um pouco sobre o seu trabalho, de como começou aqui, quais eram os maiores desafios. Ele ainda falou sobre sua persistência, essa paixão pelas cantigas, as histórias do Boi de Janeiro e a admiração que tem pelos seus mestres, como Zé Padre, Lira Marques, Sá Luiza e Brandão.

- 01/06 - Oficina Direito de Brincar, com a Cia. Bola de Meia. A Oficina foi coordenada por Jacqueline Baumgratz, pedagoga e educadora. Dinâmicas, cantigas, catiras e brincadeiras, elementos básicos da linguagem musical e da cultura regional dinamizaram e colocaram o ECA – Estatuto da Criança e do Adolescente – em discussão. Participaram 67 (sessenta e sete) pessoas entre elas, integrantes da equipe CPCD e de escolas estaduais e municipais de Araçuaí.




- 02/07 - Show musical com a Cia. Bola de Meia. O espetáculo foi recheado de advinhações, trava-línguas e histórias cantadas. Durante o show, também foram utilizados bonecos e encenações. Foi um espetáculo dinâmico, pois as crianças também participaram.

Acontece
- 01 a 16/07 - Roda muito animada, com apresentações teatrais e brincadeiras típicas de nossa cultura. Todas as apresentações e brincadeiras foram preparadas pelas crianças e educadores.

- O cardápio do projeto Ser Criança está muito mais variado e saudável! Há diversas frutas, verduras, legumes, hortaliças e mais novidades: ovo de codorna e galinha caipira! Todos estes produtos vem do Sítio Maravilha.

Acontecerá
- 19/07 a 30/07 - Colônia de Férias com o tema “Aprendendo com os Mestres da Sabedoria Popular de Nossa Cultura”. Durante esse período, trabalharemos dentro da comunidade, através de trocas de saberes com os mestres de alguns bairros; aprenderemos com as tradições de cantigas e batuques, folias, histórias, brincadeiras, típicos de cada lugar.

Nenhum comentário: