quarta-feira, 7 de julho de 2010

CAMINHO DAS ÁGUAS - ARAÇUAÍ/MG

Núcleo Olinto Ramalho

Aconteceu
- 15/06 - Entrega dos convites para a Folia da Água, nas comunidades São João do Setubal, Barra do Gravatá, Vargem João Alves, Banco do Setubal e Olinto Ramalho.

- 16/06 - Ensaio das músicas e teatro, para a Folia da Água.

- 16/06 - Preparação de biofertilizante e repelente, na casa de Mariza, para usar na horta, evitando as pragas nas hortaliças.

- 18/06 - Visita do Professor João Alves Natalino, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia – IFET - à comunidade Vargem, no intuito de conhecer as barraginhas.

- 20/06 - Folia da Água, na comunidade São João do Setúbal, com o objetivo de mobilizar as famílias a cuidar da água. Tivemos uma participação de setenta pessoas. Durante o percurso da folia, plantamos mudas frutíferas nas casas das famílias.

- 23/06 - Oficina comunitária, na comunidade Vargem João Alves, com a fabricação de xarope e mingau de abóbora. Participaram dezoito pessoas.

- 24/06 - Na comunidade São João do Setubal, foi realizada a oficina com a fibra da bananeira, para fazer os acabamentos finais nos objetos.

- 24/06 - Foi realizada uma pesquisa com as famílias que possuem filhos, maridos ou enteados no corte de cana.

- 28/06 - Construção de mandalas, na casa de Lina, usando garrafa pet.

- 29/06 - Reunião de planejamento com o grupo de Mães Cuidadoras, na comunidade Vargem João Alves.

- 01/07 - Manejo no viveiro de mudas, na casa de Carmelita.

- 02/07 - Bordadura nas plantas da casa de Maria Aparecida.

Núcleo Cruzinhas

Aconteceu
- 15/06 - Fabricação de composto orgânico, na casa de Áurea, na comunidade do Palmital e na casa de Zeni, na comunidade do Pequi. O objetivo é ter adubo natural para usar nas plantações.

- 16/06 - Produção de mudas, no quintal do Sr. De, na comunidade do Palmital. Foram produzidas 700 (setecentas) mudas de café, 40 (quarenta) mudas de laranja e 30 (trinta) mudas de mamão, visando ao aumento da produção nos quintais das famílias.

- 17/06 - Piquenique com o grupo de Mães Cuidadoras e Guardiões das Águas. O passeio aconteceu em uma pedreira, na comunidade Taioba. O encontro teve como objetivo melhorar a convivência entre o grupo de maneira prazerosa. O texto “Recomeçar” foi trabalhado com a
equipe levando as pessoas a refletirem sobre o dia a dia no trabalho e na vida como um todo.

- 18/06 - Plantio de mudas, na casa de Maria Moraes. Ao todo, plantamos quatorze mudas. Entre elas: mudas de goiaba, nim indiano, corante, mamão, acerola, angico e caju.

- 24/06 - Retirada de mais quatro tambores dos banheiros secos e encaminhados para o Sitio Maravilha.

- 25/06 - Curso de Agrofloresta, na comunidade do Palmital, com a participação do Celso. Na roda, o foco foi a discussão sobre a preservação do meio ambiente, a qualidade de vida e a saída dos homens para o corte de cana. A prática aconteceu no quintal de Judite, onde plantamos 23 (vinte e três) mudas frutíferas entre as nativas existentes, pretendendo consorciar uma espécie a outra, recuperando as matas e produzindo alimentos.

- 30/06 - Reunião de equipe, para avaliação das ações de junho e planejamento do mês de julho.

- 01/07 - Visita às famílias das comunidades do núcleo, para se diagnosticar a realidade dos homens que migram para o corte de cana. As visitas acontecem entre dez comunidades do núcleo Cruzinhas, onde mais de 150 (cento e cinquenta) famílias serão visitadas e entrevistadas.

- 02/07 - Grupo de produção, na casa de Terezinha, na comunidade Mucambo.

Núcleo Alfredo Graça

Aconteceu
- 18/06 - Curso de Agrofloresta, coordenado por Celso, na comunidade Alfredo Graça. No curso falamos sobre permacultura, sustentabilidade e floresta de alimentos. O grupo fez algumas perguntas sobre controle de pragas e o plantio propriamente dito. Celso ensinou algumas receitas
que utiliza no Sítio Maravilha. Participaram do curso o grupo de Mães Cuidadoras e 03 (três) pessoas da comunidade. Durante o curso, fizemos o plantio de 22 (vinte e duas) mudas de caju, jaca e maracujá no espaço reservado para a floresta de alimentos.


- 18/06 - Troca de 02 (dois) tambores do banheiro compostável. Com o uso do banheiro, estamos evitando o gasto de água e, ao mesmo tempo, reduzindo as fezes que contaminam o Rio Gravatá. Um tambor foi levado para o Sítio Maravilha, para iniciar a compostagem.

- 22/06 - Pintura com tinta de terra, na casa de Margarete e Dona Maria.

- 23/06 - Mutirão de limpeza, na comunidade Alfredo Graça. Esse mutirão tem como objetivo incentivar as famílias a ter mais cuidado com o lixo. Todo o lixo recolhido foi colocado em um buraco e aterrado.

- 24/06 - Pesquisa com as famílias da comunidade de Alfredo Graça, para determinar quantos homens da comunidade deixam suas casas e migram para o corte de cana em São Paulo, Rio de Janeiro, Goiás e outros estados do país.

- 25/06 - Doação de mudas para as famílias da comunidade. Foram doadas 15 (quinze) mudas de bambu, caju e jenipapo.

- 29/06 - Produção de mudas com os alunos da Escola Estadual Hilário Pinheiro Jardim. Foram produzidas mudas de figo, maracujá e amora, somando 25 (vinte e cinco) mudas frutíferas.

- 30/06 - Reunião para planejamento e avaliação das atividades, com o grupo de Mães Cuidadoras.

- 30/06 - Oficina comunitária, para confecção de boneca de pano e tapete com retalhos. Participaram da atividade o grupo de Mães Cuidadoras e 10 (dez) pessoas da comunidade.

- 01/07 - Organização de teatros e ensaios de músicas para a Folia da Água, que acontecerá no mês de julho.

- 02/07 - Pintura com tinta de terra, na casa de Sirley.

Nenhum comentário: