quinta-feira, 13 de maio de 2010

CAMINHO DAS ÁGUAS - ARAÇUAÍ/MG

Núcleo Olinto Ramalho

Aconteceu
- 04/05 - Reunião de planejamento na comunidade Vargem João Alves, para avaliar as atividades realizadas e planejar o mês de Maio. Aproveitamos e assistimos ao vídeo do Caminho das Águas, que os meninos de Araçuai filmaram nas comunidades.

- 05/05 - Confeccionamos uma cerca viva, na casa de Neuza Borges. Usamos como matéria prima o mandacaru, que é uma planta típica da região e resistente ao sol.

- 06/05 - Na igreja da comunidade São João do Setubal, foi realizada uma conferência cujo tema era “Controle Social”. A palestra foi ministrada pela enfermeira Márcia. Nela, os direitos e os atendimentos que as mulheres têm na área da saúde pública foram esclarecidos a todos.

- 06 a 10/05 - Construção do viveiro de mudas na casa de Carmelita, na comunidade Olinto Ramalho. Foram plantadas 10 (dez) mudas de cajá manga, 10 (dez) mudas de pinha, 10 (dez) de laranja, 10 (dez) de leucena, 10 (dez) de rosas de jardins, 10 (dez) de maracujá e 10 (dez) de mamão. Todas essas mudas foram plantas nas embalagens, confeccionadas com a fibra da bananeira.

- 11/05 - Finalizamos as pinturas de terra nos banheiros. Pintamos o banheiro seco da casa de Manoel Sérgio, na comunidade Banco do Setubal.

Acontece
- 13 e 14/05 - Estão sendo feitas bordaduras nas plantas frutíferas, na casa de Vera Lúcia e Verônica.


Acontecerá
- 15/05 - Roda de Viola na comunidade Vargem de João Alves, com intuito de proporcionar momentos prazerosos à comunidade e resgatar as músicas regionais.

- 19/05 - Oficina Comunitária de Xarope, na casa de Maria Emilia Barbosa, na comunidade Olinto Ramalho.

- 20/05 - Oficina Comunitária, na comunidade São João do Setubal, para confeccionar bolsas. Usou-se como matéria-prima a fibra de bananeira.

Núcleo Cruzinhas

Aconteceu
- 03/05 - Adubação no espaço onde está sendo construída a horta, no quintal da Dona Vanda. Foram espalhados, no solo, 09 (nove) sacos de folhas secas e 05 (cinco) de esterco de vaca, para contribuir com a fertilidade do solo.

- 04/05 - Encontro com as Mães Cuidadoras e Guardiões das Águas, para realizar o planejamento do mês de Maio e avaliar as atividades de Abril.

- 05/05 - Construção de 03 (três) Mandalas, no quintal de Dona Vanda. Os canteiros foram cercados com litros de conhaque vazios, evitando-se que as garrafas fossem abandonadas nos lotes vagos.

- 06/05 - Participação de 04 (quatro) Mães Cuidadoras, integrantes do grupo de apoio pela Associar, em um Seminário na Diocese de Araçuaí. Foram ministradas nesse Seminário Palestras sobre o Meio Ambiente, sobre os Cuidados com a Saúde (Câncer de mana e Colo do útero), além da apresentação de teatros, poesias, músicas e mensagem para o Dia das Mães, criados pelos próprios participantes das comunidades.


- 07/05 - Produção de 144 (cento e quarenta e quatro) mudas de café no quintal da Maria José, na comunidade do Palmital. Foram feitos 81 (oitenta e um) copos com fibras de bananeira, para plantar as sementes. O restante das sementes foi colocado nos saquinhos de leite, agora utilizados para produção de mudas nos pequenos viveiros.

Acontecerá
- 17 a 18 - Ensaio dos cânticos, teatro e dança para a Folia da Água.

- 20/05 - Mutirão de limpeza, na praça da comunidade Cruzinhas, com a participação de uma turma de alunos da escola Irmã Maria Gema e moradores da comunidade.

- 21/05 - Folia da Água, na comunidade Cruzinhas, com apresentação de teatros, batuques, danças e exposição de livros.

Núcleo Alfredo Graça

Aconteceu
- 04/05 - Clube do Vídeo, com o grupo de Mães Cuidadoras. Assistimos ao filme “O Caçador de Pipas”.

- 06/05 - Participação do grupo de Mães Cuidadoras em um Seminário, realizado pela Associar, na Diocese de Araçuaí. Participaram de palestras com a Polícia Florestal, falando sobre os cuidados com o meio ambiente. Aconteceram também, oficinas de arte com o professor Ernane e palestra com as enfermeiras Deise e Aline.

- 06/05 - Pintura com tinta de terra, na casa de Marilda.

- 06/05 - Ensaios de músicas e teatros para a Folia da Água, com o grupo de Mães Cuidadoras e 06 (seis) jovens da comunidade.

- 07/05 - Folia da Água, na comunidade de Alfredo Graça. Durante o percurso, ocorreram apresentações de teatro, músicas e danças. Tivemos ainda a participação de 200 (duzentas) pessoas e 07 (sete) tocadores. A Folia saiu da casa de Maria Emília com a bandeira e Algibeiras
e foi até a casa de Edna.


- 12/05 - Construção de 05 (cinco) canteiros Mandala, na casa de Divânia. Para construir os canteiros, utilizamos litros descartáveis.

- 13/05 - Clube do Vídeo, com as crianças na casa de Sirlene, Mãe Cuidadora. O filme, “Os Sem Floresta”, teve como público cerca de 9 (nove) crianças.

Acontecerá
- 17/05 - Pintura com tinta de terra, na casa de Antônia.


- 17/05 - Grupo de produção, no Quintal Maravilha de Beti.

SER CRIANÇA - ARAÇUAÍ/MG

Aconteceu
- 30/04 - O Ser Criança teve o prazer de receber em sua Roda, o grupo Meninas de Sinhá, que contagiou a todos com muita alegria e simpatia. Suas canções e cantigas enriquecem cada vez mais a nossa Roda.

- 29,30/04 e 01/05 - Os educadores do Arassussa reuniram-se para organizar o Projeto Ser Criança e discutir sobre a construção de um jardim e sobre a pintura com tinta de terra nas paredes. Contamos também com a participação das crianças. Traçamos um novo perfil para Projeto. Fizemos vários ambientes no jardim, a área do banheiro, a recepção, enfim, o Projeto está muito bonito e de “cara nova”.


- 04 a 06/05 - Oficina de Música com o grupo Ponto de Partida. Todas as crianças tiveram a oportunidade de participarem da oficina. Muitos ficaram ansiosos para serem selecionados para o coro. Foram selecionadas 04 (quatro) crianças.

- Participação das crianças na comemoração do Dia das Mães, promovido pela Cooperativa. Os filhos cantaram para as mães e recitaram poesias embaladas por cantigas muito alegres.

- 07/05 - Oficina de Beleza, com o grupo Ponto de Carinho, promovida pelo grupo Unidos por um Ideal.


- 10/05 - Oficina de Xarope e Pomada Cicatrizante, realizada pelo grupo Projequipe e Unidos por um Ideal.

Acontece
- 14/04 - Entrega do caderno e diário do Abraço

Acontecerá
- 15/04 - No decorrer da semana, os grupos Projequipe e Desafios estarão desenvolvendo o supermercado educativo. Muitas crianças aprenderão com leitura das embalagens e pagamento dos produtos. A compreensão e observação na descrição de cada produto - composição, forma, características e validades - traz aprendizado para as crianças.

- 17/05 - Reunião de Equipe de Educadores Arassussa, para avaliação do trabalho. É importante mensurar o que já conseguimos, o que queremos e o que falta.

- 24/05 - Viagem do Coro, para gravação do DVD PRA INHA TERRA.

- 25/05 - Roda com os Pais do Coro

SITIO MARAVILHA - ARAÇUAÍ/MG

Aconteceu
- 03/05 - Colheita de 240 kg (duzentos e quarenta quilos) de banana, 103 Kg (cento e três quilos) de mandioca, 109 Kg (cento e nove quilos) de laranja, 30 Kg (trinta quilos) de abobrinha “menina brasileira”, 40 Kg (quarenta quilos) de abobrinha comum, 31 Kg (trinta e um quilos) de mamão verde, 05 (cinco) molhos de cebolinha, 10 (dez) molhos de salsa, 05 (cinco) molhos de rúcula e 20 (vinte) molhos de mostarda. Essa quantia foi dividida entre o Ser Criança e Ação Social, para complementar a alimentação das crianças dos dois projetos.

- 04/05 - Reforma de 25 (vinte e cinco) Mandalas. Nelas foram acrescentados adubo orgânico e fertilizante para o plantio de alho.

- 05/05 - Plantio de 97 (noventa e sete) mudas de pimentão, na zona 01.

- 06/05 - Plantio de 04 (quatro) Mandalas de rabanete, 02 (duas) Mandalas de rúcula, 04 (quatro) de cenoura, 02 (duas) de agrião, 01 (uma) de beterraba e 03 (três) de alface, aproveitando a área, já que estão sendo colhidas algumas hortaliças. Estamos triturando bagaço de cana para fazer cobertura nos canteiros, mantendo assim a umidade e protegendo as sementes dos pássaros.


- 07/05 - Compra de 50 (cinquenta) pintinhos e 50 (cinquenta) codornas, para aumentar o número de aves no Sitio. Essa compra favorece a produção de ovos e adubo.

Acontecerá
- 17/05 - Limpeza ao redor do açude. A limpeza facilita o tratamento dos peixes e a irrigação das mudas que foram plantadas ao redor do mesmo, com intuito de diminuir a evaporação da água e aumentar o sombreamento do Sitio.

- 18/05 - Capina nos Canteiros Mandalas, na zona 01.

PEDAGOGIA DO ABRAÇO - ARAÇUAÍ/MG

Aconteceu
- Preenchimento do Caderno do PA, com as observações do mês de Abril.

- Início do Caderno de Desenho no Ser Criança, com o tema “Meu melhor amigo na escola”.

- Levantamento do nome das crianças cujos pais estão no corte de cana, e que irão participar do Projeto das Cartas.

- O Sementinha, no Engenheiro Schnoor, recebeu a visita de Mariane, que fez para as crianças O Dia da Mágica, impressionando a todos.

- Foi realizada uma “Contação” de história com o fantoche da oncinha, atraindo todas as crianças do Sementinha.

- 06/05 - Realização de um Show de Calouros. Todos cantaram e se divertiram na comunidade Engenheiro Schnoor.

Acontece
- Entrega do material e do Diário do Abraço para a avaliação de quem será o Educador do Abraço, do mês de Maio.

- Avaliação na Roda e entrega dos corações para as crianças e educadores mais participativos, alegres e carinhosos.

Acontecerá
- Clube do Vídeo e grupo de estudo com os educadores.

- Homenagem para o Educador do Abraço, do mês de Maio.

- Inserção dos dados dos formulários no Banco de Dados do PA.

COOPERATIVA DEDO DE GENTE

- FABRIQUETA DE SOFTWARES - ARAÇUAÍ/MG -

Aconteceu
- 29/04 - Roda de Conversa com a Dora, para discutir proposta de trabalho da Cooperativa.

- 01/05 - Roda de planejamento e criação do MDI, juntamente com o grupo do Cinema.

- 03/05 - Visita ao mercado em busca de novos clientes.

- Finalização do Site da Fabriqueta de Softwares ( www.fabriquetadesoftwares.com.br )

Acontece
- Criação de panfletos para divulgação da Fabriqueta de Softwares.

- Criação de um Catálogo impresso e virtual para as visitas de clientes.

- Estudos, com Cláudio, para a Loja Virtual.


Acontecerá
- Planejamento de trabalhos com o Cinema Meninos de Araçuaí.

- Produção de cartas apresentando o trabalho, para serem enviadas às Empresas da cidade.

- FABRIQUETA DE CULTURA - CINEMA MENINOS DE ARAÇUAÍ-

Aconteceu
- Gravação do spot para divulgação da fabriqueta de artesanato.

- Filmagem na Associação dos Artesãos de Araçuaí, para os vídeos propagandas.

- Produção do vídeo das mães.

- Filmagem do trabalho de Raposos com a equipe do Cinema.

- Captura e edição do vídeo de Raposos.

Acontece
- Filmagem e Edição de vídeos propagandas.

- Pesquisa e filmagens de Pontos Culturais para produção de vídeo.

- Planejamento de divulgação para reabertura do Cinema.

- Produção de propagandas Arassussa.

Acontecerá
- 17, 18 e 19/05 - Cláudia Santos – Agente Comunitária de Cultura - participará de uma oficina de fotografia em Porteirinha. O convite foi feito pela Cáritas Diocesana. A oficina será integrada ao encontro de Comunicação da ASA de Minas e coordenada pelo fotógrafo Ripper, especializado em fotografia social.

- 27, 28 e 29/05 - Oficina de Introdução de Animação pelo Projeto Cine Aberta.

- FABRIQUETAS DE ARTESANATO - ARAÇUAÍ/MG -

Aconteceu
- 28/04 - Visita do Coral Meninas de Sinhá, para conhecer nossos trabalhos e metodologia.

- 03 a 08/05 - 11ª Feira de Artesanato do Vale do Jequitinhonha, na UFMG em Belo Horizonte. Os produtos se destacaram bastante pela divulgação e teve bons resultados de vendas.

- 06/05 - Exposição das peças no Restaurante Panela de Barro.

- 07 e 08/05 - Exposição e homenagem às Mães, com apresentação de poesias, música, cantoria e exibição de vídeo. O evento contou com a participação das mães e meninos do Ser Criança.

Acontece
- Planejamento e pesquisa para produção de peças para inauguração da loja.

- 12 a 14/05 - Participação de duas jovens da Moda Jequitinhonha, em Curvelo, no Curso promovido por consultoras de Barbacena, para aprimorar e aprender novas técnicas de bordados.

Acontecerá
- Criação de novas peças pelas diversas fabriquetas.

Colaboração de...

Advete Rodrigues, Edilúcia Borges, Hélia Viviane, Luciana Jardim, Celso Silva, Ana Paula, Regina Poluceno e Simone Cecília.

quinta-feira, 6 de maio de 2010

SITIO MARAVILHA - ARAÇUAÍ/MG

Aconteceu
- 15/04 - Colheita de 200 kg (duzentos quilogramas) de milho que serão usados na fabricação de ração para as aves. As palhas foram trituradas e usadas para fazer cobertura nas mandalas de hortaliças.

- 16/04 - Aplicação de fertilizante com urina de vaca em todas as mandalas da zona 01. Foram aplicados 200 litros (duzentos litros) desse fertilizante diretamente nas folhas e canteiros, para recuperar a qualidade dos mesmos.

- Compra de peixes para colocar no Lago do Sítio, sendo 3 (três) mil tambaquis e 1 (um) mil de pacus.

- 19/04 - Plantio de 115 (cento e quinze) mudas de tomate entre os espaços da zona 01.

- 20/04 - Colheita de 327 kg (trezentos e vinte e sete quilogramas) de verduras para o Ser Criança e Ação Social de Araçuaí. Cebolinha, rúcula, couve e coentro também foram enviados para complementar a qualidade da alimentação das crianças.

- 22/04 - Retirada de mudas frutíferas do viveiro para as comunidades Alfredo Graça e Cruzinhas; 110 (cento e dez) mudas de caju, 90 (noventa) mudas de jenipapo, 20 (vinte) mudas de jaca e 20 (vinte) mudas de maracujá.

- 03/05 - Plantio de alho em 25 (vinte e cinco) mandalas. O mesmo número será plantado em um terreno cujo solo está sendo adubado.

- 04/05 - Limpeza dos laguinhos. Neles serão colocados aguapés e lambaris, para contribuir com a limpeza das lavas germinadas pela própria água.

SER CRIANÇA - ARAÇUAÍ/MG

Aconteceu
- 22/04 - Encontro com a participação de 49 (quarenta e nove) pais. Em primeiro momento agradecemos ao retorno que nos deram em relação aos combinados feitos na última reunião - estimular o interesse pelo aprendizado escolar.

- Realizamos oficinas de jogos com os pais como uma forma de mostrar nossa prática em relação à
aprendizagem. As oficinas os deixaram eufóricos e participativos e através dessa atividade pudemos perceber algumas dificuldades dos pais.



- 23/04 - Último dia de Pama no Projeto. As crianças participaram de teatros, músicas adaptadas, cantoria e declamaram poesias.



- 24/04 - Encontro de Educadores para avaliação do trabalho. Nesse encontro foram discutidas as metas já atingidas e as que ainda serão alcançadas. As metas conquistadas refletem maior interesse pelas atividades, crianças mais afetivas e mais interessadas pelas atividades do Clubinho, maior número de pais no Projeto e nas reuniões, mais apropriação das novas crianças, mais protagonismo das crianças na roda. Também realizamos o MDI do Clubinho e a avaliação das histórias do Diário do Abraço.

Acontece
- Roda de avaliação das práticas de cada educador. Cada dia o grupo avalia o trabalho de um educador.
- Oficinas na comunidade, brincadeiras, pintura de rosto e Brinquedoteca.

- Com os adolescentes as rodas de conversa são diárias e conversamos sobre a convivência, do que é bom e o que é ruim, do que gostam e necessitam para que o dia seja mais harmonioso.

- Pesquisa sobre a Biografia de Paulo Freire com o grupo Unidos por um Ideal (Adolescentes).

- Maior utilização dos jogos pelas crianças em todos os momentos; grupo, Clubinho, brincadeiras, antes de começar as atividades dos grupos etc.

Acontecerá
- Roda de Batuque na Praça do Fórum.

- Construção de Cardápio com o grupo Águas e Borboletas, trabalhando com as vogais.

- Pesquisas de músicas e brincadeiras com os familiares ou vizinhos das crianças do Grupo
Carandeiros.

- Atividade de “Contação” de História e rodas de brincadeiras na casa de Sibele (Criança) do grupo Semente da Paz.


CAMINHO DAS ÁGUAS - ARAÇUAÍ/MG

Núcleo Olinto Ramalho

Aconteceu
- 15/04 - Foram construídas 3 (três) mandalas na casa de Emilia Barbosa e 2 (duas) na casa de Sebastião.

- 20/04 - Bordaduras nas plantas na casa de Laércio, foram feitas em 7 (sete) plantas frutíferas para proteger as plantas e assegurar adubação. O quintal recebeu um visual diferentes e as plantas se reproduzirão com mais vitalidade.

- 22/04 - Passeio ecológico com as crianças da Escola São Roque, nas margens do rio Gravatá e Setubal. Participaram 27 (vinte e sete) crianças, 4 (quatro) educadoras e 1 (um) morador antigo da comunidade. O nosso passeio se deu para estimular as crianças a saberem por que os rios receberam esses nomes, para elas perceberem como os rios estão sendo cada dia mais poluídos e as águas estão diminuindo com o desmatamento que o homem está causando em suas margens.

- 22/04 - Oficina Comunitária na Comunidade Vargem João Alves.

Núcleo Cruzinhas

Aconteceu
- 15/04 - Clube do Vídeo com o grupo de Mães Cuidadoras e Guardiões das Águas. Assistimos ao filme “O caçador de pipas”. No encontro, trabalhamos com a dinâmica do afeto, com intuito de melhorar a aproximação entre as pessoas.

- 16/04 - Construção do viveiro de mudas no Quintal Maravilha da Maria José. O espaço foi coberto com ramos e capim para proteger as mudas do sol quente.

- 20/04 - Entrega de mudas na comunidade para iniciar a floresta de alimentos. 150 (cento e cinquenta) mudas frutíferas foram retiradas do viveiro do Sitio Maravilha e serão plantadas entre as nativas, para produção de alimentos e reflorestamento da área.

- 22/04 - Grupo de produção na casa de Dona Teta, com a participação de 16 (dezesseis) pessoas. Cada mãe ficou responsável por levar um participante. Essa foi uma forma de envolver a comunidade nos encontros e incentivar as pessoas a produzirem as receitas alternativas em suas casas. Foram feitos 24 litros de sabão líquido e divido entre as pessoas.

- 23/04 - Construção de espiral de ervas na casa de Dona Seletrina, no Alferidor, aproveitando pedaços de tijolos. No espiral, foram plantadas mudas de hortelãzinha, alfavaca, losna e arruda para serem usadas nos chás e remédios caseiros.

- 26/04 - Troca do balde dos banheiros secos da casa de Laura, na comunidade Mucambo e de Rita, na comunidade Pequi. Nove baldes já estão cheios e passando por processo de decomposição ente as comunidades Palmital, Pequi e Mucambo.

- 03/05 - Passeio ecológico com as crianças da comunidade Mucambo.

- 04/05 - Pintura com tinta de terra na casa de Fatinha, na Comunidade Alferidor.

Núcleo Alfredo Graça

Aconteceu
- 19/04 - Construção de 01 (um) Espiral na casa de Maria Antônia, aproveitando restos de tijolos e entulhos no quintal. Em um pequeno espaço, foi construído o habitat para pequenos animais.

- 20/04 - Recebemos do Sitio Maravilha 125 (cento e vinte e cinco) mudas de caju, jaca, jenipapo e maracujá. As mudas serão plantadas na reserva próxima à horta Semente da Esperança, formando uma floresta de alimentos.

- 20/04 - Construção de 02 (dois) canteiros mandala, na casa do Senhor João. Contamos com a ajuda de Vítor, 7 anos, que nos ajudou na construção da mandala com litros descartáveis.

- 22/04 - Construção de 01 (uma) mandala com litros descartáveis na casa de Kênia. Na mandala foram plantadas ervas medicinais como hortelã, poejo e erva cidreira.

- 23/04 - Reunião com o grupo de Mães Cuidadoras, para planejamento da Folia da Água.

- 26/04 - Pintura com tinta de terra na caixa de captação de água, na casa do Senhor João das Graças.

- 30/04 - Passeio ecológico com a participação de 20 (vinte) crianças. O passeio aconteceu no Quintal Maravilha de Celso. As crianças também participaram do preparo de mudas frutíferas e visitaram o banheiro seco.

- 03/05 - Celebração da Vida com as crianças na creche da comunidade. A atividade é realizada pela Associar e tem como objetivo acompanhar o desenvolvimento da criança.

Acontecerá
- 08/05 - Folia da Água na Comunidade de Alfredo Graça.

PEDAGOGIA DO ABRAÇO - ARAÇUAÍ/MG

Aconteceu
- 12/04 - Oficina Comunitária com as mães das crianças da Comunidade Engenheiro Schnoor. Cerca de 10 (dez) mães reuniram-se na casa de Ana Maria, para experimentarem a receita do Xampoo contra piolhos, que será usado no Sementinha.

- 16/04 - Virgínia – Educadora do Ser Criança - foi homenageada na roda como a “Educadora do Abraço”, do mês de Abril. A ideia é que a educadora que escrever a melhor história no Diário do Abraço de cada mês, receba um presente e uma homenagem das crianças da roda.

- 19/04 - A equipe das Mães Cuidadoras participou de um curso sobre “Reaproveitamento dos produtos orgânicos e o não uso de agrotóxico”, coordenado pela Associar e Sindicato dos Trabalhadores Rurais. As práticas aconteceram na horta do Projeto Sementinha.

- 21/04 - Reunimos as crianças e as mães para participarem do Dia da Beleza. Tivemos a presença de 27 (vinte e sete) crianças e 08 (oito) mães da comunidade. Todas se embelezaram com penteados diversificados, unhas feitas, etc. No final, as crianças apresentaram um teatro Rosa Juvenil para as mães presentes.

- 22/04 - Roda de “Contação” de história na horta. As crianças do Sementinha usaram toda a sua imaginação e criatividade para contar histórias bonitas e interessantes umas às outras.

- Pontos fortes alcançados: a frequência das crianças no Clubinho da Matéria, o aumento da participação dos pais nas reuniões, aumento das crianças trazendo dever para o projeto, o aumento no uso dos jogos e a afetividade entre as crianças.

- 22 a 29/04 - Levantamento dos pais das crianças que foram para o corte de cana. O objetivo é que iniciemos o Projeto das Cartas.

- 27/04 - Clube do Vídeo com os educadores e estudo sobre os indicadores do PA.

- 03/05 - Entrega dos formulários do PA e do Diário do Abraço do mês de Abril.

Acontece
- Início do Caderno de Desenho no Ser Criança com o 1º tema "Meu melhor amigo na escola".

- Preenchimento do Caderno do PA.

- Início do Projeto das Cartas.

COOPERATIVA DEDO DE GENTE

- FABRIQUETAS DE ARTESANATO - ARAÇUAÍ/MG -

Aconteceu
- Pintura de tinta de terra na cozinha, com temas abstratos.

Acontece
- Criação e produção para os eventos do Dia das Mães.
- 01 a 08/05 - Participação na 11ª Feira de Artesanato na UFMG.
- Exposição Itinerante, com produtos artesanais para o Dia das Mães nos dias:

* 03/05 - Praça da Matriz.
*04 e 05/05 - Restaurante Panela de Barro.
* 06/05 - Colégio Nazareth.
* 07/05 - Exposição de produtos e Evento Comemorativo para o Dia das Mães no Kiosque, com apresentações e cantorias.

Acontecerá
- Queima de estoque dos produtos Dedo de Gente com até 50% de desconto.

- FABRIQUETA DE SOFTWARES - ARAÇUAÍ/MG -

Aconteceu
- 22/04 - Visita de Silvia, da Sorveteria Summer Ice, para negociação da construção de um web site para a sorveteria.

Acontece
- Finalização do site da Fabriqueta de Softwares.

Acontecerá
- Visita ao mercado, em busca de novos clientes.
- Visita das Meninas de Sinhá à Fabriqueta de Softwares.

- FABRIQUETA DE CULTURA - CINEMA MENINOS DE ARAÇUAÍ -

Aconteceu
- 15/04 a 19/04 - Acompanhamento da confecção do Cartão do Cinema na Fabriqueta de Softwares.

- Finalização da edição de áudio do vídeo da Van Leer.

- Roda de conversa com as meninas do projeto Caminho das Águas, com o objetivo de fazer um roteiro de filmagem com as mães da Zona Rural, para a produção do vídeo em homenagem às mães.

- Visita à sorveteria Summer Ice, ao restaurante Panela de Barro e ao Supermercado do Vale. A proposta inicial é estabelecer uma parceria, para exibição de vídeospropaganda nos pontos comerciais.

- 20/04 - Filmagem nas Cruzinhas para o vídeo das Mães.

Acontece
- Edição do vídeo da Van Leer.

- Edição do vídeo em homenagem às mães.

- Catalogação de todo o acervo bibliotecário do cinema.

- Manutenção e organização de todo o espaço do Cinema.

- Pesquisa de clientes para a produção de vídeospropaganda.

Acontecerá
- Visita aos comércios da região levando a eles a proposta das propagandas comerciais.

- Formalização do contrato de parceria junto aos pontos de referência.

- Filmagem nos pontos culturais da cidade, para a produção de vídeos a serem intercalados aos vídeospropaganda.

Colaboração de...

Advete Rodrigues, Edilúcia Borges, Hélia Viviane, Luciana Jardim, Celso Silva, Ana Paula, Regina Poluceno e Simone Cecília.