quinta-feira, 6 de maio de 2010

CAMINHO DAS ÁGUAS - ARAÇUAÍ/MG

Núcleo Olinto Ramalho

Aconteceu
- 15/04 - Foram construídas 3 (três) mandalas na casa de Emilia Barbosa e 2 (duas) na casa de Sebastião.

- 20/04 - Bordaduras nas plantas na casa de Laércio, foram feitas em 7 (sete) plantas frutíferas para proteger as plantas e assegurar adubação. O quintal recebeu um visual diferentes e as plantas se reproduzirão com mais vitalidade.

- 22/04 - Passeio ecológico com as crianças da Escola São Roque, nas margens do rio Gravatá e Setubal. Participaram 27 (vinte e sete) crianças, 4 (quatro) educadoras e 1 (um) morador antigo da comunidade. O nosso passeio se deu para estimular as crianças a saberem por que os rios receberam esses nomes, para elas perceberem como os rios estão sendo cada dia mais poluídos e as águas estão diminuindo com o desmatamento que o homem está causando em suas margens.

- 22/04 - Oficina Comunitária na Comunidade Vargem João Alves.

Núcleo Cruzinhas

Aconteceu
- 15/04 - Clube do Vídeo com o grupo de Mães Cuidadoras e Guardiões das Águas. Assistimos ao filme “O caçador de pipas”. No encontro, trabalhamos com a dinâmica do afeto, com intuito de melhorar a aproximação entre as pessoas.

- 16/04 - Construção do viveiro de mudas no Quintal Maravilha da Maria José. O espaço foi coberto com ramos e capim para proteger as mudas do sol quente.

- 20/04 - Entrega de mudas na comunidade para iniciar a floresta de alimentos. 150 (cento e cinquenta) mudas frutíferas foram retiradas do viveiro do Sitio Maravilha e serão plantadas entre as nativas, para produção de alimentos e reflorestamento da área.

- 22/04 - Grupo de produção na casa de Dona Teta, com a participação de 16 (dezesseis) pessoas. Cada mãe ficou responsável por levar um participante. Essa foi uma forma de envolver a comunidade nos encontros e incentivar as pessoas a produzirem as receitas alternativas em suas casas. Foram feitos 24 litros de sabão líquido e divido entre as pessoas.

- 23/04 - Construção de espiral de ervas na casa de Dona Seletrina, no Alferidor, aproveitando pedaços de tijolos. No espiral, foram plantadas mudas de hortelãzinha, alfavaca, losna e arruda para serem usadas nos chás e remédios caseiros.

- 26/04 - Troca do balde dos banheiros secos da casa de Laura, na comunidade Mucambo e de Rita, na comunidade Pequi. Nove baldes já estão cheios e passando por processo de decomposição ente as comunidades Palmital, Pequi e Mucambo.

- 03/05 - Passeio ecológico com as crianças da comunidade Mucambo.

- 04/05 - Pintura com tinta de terra na casa de Fatinha, na Comunidade Alferidor.

Núcleo Alfredo Graça

Aconteceu
- 19/04 - Construção de 01 (um) Espiral na casa de Maria Antônia, aproveitando restos de tijolos e entulhos no quintal. Em um pequeno espaço, foi construído o habitat para pequenos animais.

- 20/04 - Recebemos do Sitio Maravilha 125 (cento e vinte e cinco) mudas de caju, jaca, jenipapo e maracujá. As mudas serão plantadas na reserva próxima à horta Semente da Esperança, formando uma floresta de alimentos.

- 20/04 - Construção de 02 (dois) canteiros mandala, na casa do Senhor João. Contamos com a ajuda de Vítor, 7 anos, que nos ajudou na construção da mandala com litros descartáveis.

- 22/04 - Construção de 01 (uma) mandala com litros descartáveis na casa de Kênia. Na mandala foram plantadas ervas medicinais como hortelã, poejo e erva cidreira.

- 23/04 - Reunião com o grupo de Mães Cuidadoras, para planejamento da Folia da Água.

- 26/04 - Pintura com tinta de terra na caixa de captação de água, na casa do Senhor João das Graças.

- 30/04 - Passeio ecológico com a participação de 20 (vinte) crianças. O passeio aconteceu no Quintal Maravilha de Celso. As crianças também participaram do preparo de mudas frutíferas e visitaram o banheiro seco.

- 03/05 - Celebração da Vida com as crianças na creche da comunidade. A atividade é realizada pela Associar e tem como objetivo acompanhar o desenvolvimento da criança.

Acontecerá
- 08/05 - Folia da Água na Comunidade de Alfredo Graça.

Nenhum comentário: