quinta-feira, 6 de maio de 2010

PEDAGOGIA DO ABRAÇO - ARAÇUAÍ/MG

Aconteceu
- 12/04 - Oficina Comunitária com as mães das crianças da Comunidade Engenheiro Schnoor. Cerca de 10 (dez) mães reuniram-se na casa de Ana Maria, para experimentarem a receita do Xampoo contra piolhos, que será usado no Sementinha.

- 16/04 - Virgínia – Educadora do Ser Criança - foi homenageada na roda como a “Educadora do Abraço”, do mês de Abril. A ideia é que a educadora que escrever a melhor história no Diário do Abraço de cada mês, receba um presente e uma homenagem das crianças da roda.

- 19/04 - A equipe das Mães Cuidadoras participou de um curso sobre “Reaproveitamento dos produtos orgânicos e o não uso de agrotóxico”, coordenado pela Associar e Sindicato dos Trabalhadores Rurais. As práticas aconteceram na horta do Projeto Sementinha.

- 21/04 - Reunimos as crianças e as mães para participarem do Dia da Beleza. Tivemos a presença de 27 (vinte e sete) crianças e 08 (oito) mães da comunidade. Todas se embelezaram com penteados diversificados, unhas feitas, etc. No final, as crianças apresentaram um teatro Rosa Juvenil para as mães presentes.

- 22/04 - Roda de “Contação” de história na horta. As crianças do Sementinha usaram toda a sua imaginação e criatividade para contar histórias bonitas e interessantes umas às outras.

- Pontos fortes alcançados: a frequência das crianças no Clubinho da Matéria, o aumento da participação dos pais nas reuniões, aumento das crianças trazendo dever para o projeto, o aumento no uso dos jogos e a afetividade entre as crianças.

- 22 a 29/04 - Levantamento dos pais das crianças que foram para o corte de cana. O objetivo é que iniciemos o Projeto das Cartas.

- 27/04 - Clube do Vídeo com os educadores e estudo sobre os indicadores do PA.

- 03/05 - Entrega dos formulários do PA e do Diário do Abraço do mês de Abril.

Acontece
- Início do Caderno de Desenho no Ser Criança com o 1º tema "Meu melhor amigo na escola".

- Preenchimento do Caderno do PA.

- Início do Projeto das Cartas.

Nenhum comentário: