quinta-feira, 13 de maio de 2010

CAMINHO DAS ÁGUAS - ARAÇUAÍ/MG

Núcleo Olinto Ramalho

Aconteceu
- 04/05 - Reunião de planejamento na comunidade Vargem João Alves, para avaliar as atividades realizadas e planejar o mês de Maio. Aproveitamos e assistimos ao vídeo do Caminho das Águas, que os meninos de Araçuai filmaram nas comunidades.

- 05/05 - Confeccionamos uma cerca viva, na casa de Neuza Borges. Usamos como matéria prima o mandacaru, que é uma planta típica da região e resistente ao sol.

- 06/05 - Na igreja da comunidade São João do Setubal, foi realizada uma conferência cujo tema era “Controle Social”. A palestra foi ministrada pela enfermeira Márcia. Nela, os direitos e os atendimentos que as mulheres têm na área da saúde pública foram esclarecidos a todos.

- 06 a 10/05 - Construção do viveiro de mudas na casa de Carmelita, na comunidade Olinto Ramalho. Foram plantadas 10 (dez) mudas de cajá manga, 10 (dez) mudas de pinha, 10 (dez) de laranja, 10 (dez) de leucena, 10 (dez) de rosas de jardins, 10 (dez) de maracujá e 10 (dez) de mamão. Todas essas mudas foram plantas nas embalagens, confeccionadas com a fibra da bananeira.

- 11/05 - Finalizamos as pinturas de terra nos banheiros. Pintamos o banheiro seco da casa de Manoel Sérgio, na comunidade Banco do Setubal.

Acontece
- 13 e 14/05 - Estão sendo feitas bordaduras nas plantas frutíferas, na casa de Vera Lúcia e Verônica.


Acontecerá
- 15/05 - Roda de Viola na comunidade Vargem de João Alves, com intuito de proporcionar momentos prazerosos à comunidade e resgatar as músicas regionais.

- 19/05 - Oficina Comunitária de Xarope, na casa de Maria Emilia Barbosa, na comunidade Olinto Ramalho.

- 20/05 - Oficina Comunitária, na comunidade São João do Setubal, para confeccionar bolsas. Usou-se como matéria-prima a fibra de bananeira.

Núcleo Cruzinhas

Aconteceu
- 03/05 - Adubação no espaço onde está sendo construída a horta, no quintal da Dona Vanda. Foram espalhados, no solo, 09 (nove) sacos de folhas secas e 05 (cinco) de esterco de vaca, para contribuir com a fertilidade do solo.

- 04/05 - Encontro com as Mães Cuidadoras e Guardiões das Águas, para realizar o planejamento do mês de Maio e avaliar as atividades de Abril.

- 05/05 - Construção de 03 (três) Mandalas, no quintal de Dona Vanda. Os canteiros foram cercados com litros de conhaque vazios, evitando-se que as garrafas fossem abandonadas nos lotes vagos.

- 06/05 - Participação de 04 (quatro) Mães Cuidadoras, integrantes do grupo de apoio pela Associar, em um Seminário na Diocese de Araçuaí. Foram ministradas nesse Seminário Palestras sobre o Meio Ambiente, sobre os Cuidados com a Saúde (Câncer de mana e Colo do útero), além da apresentação de teatros, poesias, músicas e mensagem para o Dia das Mães, criados pelos próprios participantes das comunidades.


- 07/05 - Produção de 144 (cento e quarenta e quatro) mudas de café no quintal da Maria José, na comunidade do Palmital. Foram feitos 81 (oitenta e um) copos com fibras de bananeira, para plantar as sementes. O restante das sementes foi colocado nos saquinhos de leite, agora utilizados para produção de mudas nos pequenos viveiros.

Acontecerá
- 17 a 18 - Ensaio dos cânticos, teatro e dança para a Folia da Água.

- 20/05 - Mutirão de limpeza, na praça da comunidade Cruzinhas, com a participação de uma turma de alunos da escola Irmã Maria Gema e moradores da comunidade.

- 21/05 - Folia da Água, na comunidade Cruzinhas, com apresentação de teatros, batuques, danças e exposição de livros.

Núcleo Alfredo Graça

Aconteceu
- 04/05 - Clube do Vídeo, com o grupo de Mães Cuidadoras. Assistimos ao filme “O Caçador de Pipas”.

- 06/05 - Participação do grupo de Mães Cuidadoras em um Seminário, realizado pela Associar, na Diocese de Araçuaí. Participaram de palestras com a Polícia Florestal, falando sobre os cuidados com o meio ambiente. Aconteceram também, oficinas de arte com o professor Ernane e palestra com as enfermeiras Deise e Aline.

- 06/05 - Pintura com tinta de terra, na casa de Marilda.

- 06/05 - Ensaios de músicas e teatros para a Folia da Água, com o grupo de Mães Cuidadoras e 06 (seis) jovens da comunidade.

- 07/05 - Folia da Água, na comunidade de Alfredo Graça. Durante o percurso, ocorreram apresentações de teatro, músicas e danças. Tivemos ainda a participação de 200 (duzentas) pessoas e 07 (sete) tocadores. A Folia saiu da casa de Maria Emília com a bandeira e Algibeiras
e foi até a casa de Edna.


- 12/05 - Construção de 05 (cinco) canteiros Mandala, na casa de Divânia. Para construir os canteiros, utilizamos litros descartáveis.

- 13/05 - Clube do Vídeo, com as crianças na casa de Sirlene, Mãe Cuidadora. O filme, “Os Sem Floresta”, teve como público cerca de 9 (nove) crianças.

Acontecerá
- 17/05 - Pintura com tinta de terra, na casa de Antônia.


- 17/05 - Grupo de produção, no Quintal Maravilha de Beti.

Nenhum comentário: