segunda-feira, 26 de abril de 2010



CAMINHO DAS ÁGUAS - ARAÇUAÍ/MG

Núcleo Alfredo Graça

Aconteceu
- 31/03 - Recebemos a equipe de filmagem da TV Brasil na comunidade de Alfredo Graça. A equipe registrou imagens no quintal de Sirlene, como práticas de permacultura, biofertilizante, composto, canteiro mandala, pintura com tinta de terra, e grupo de produção.

- 31/03 - Oficina comunitária para produção de pomada cicatrizante. O encontro aconteceu na casa de Sirlene Mãe Cuidadora e tivemos a participação de 12 pessoas da comunidade. Para a produção da pomada usamos ervas como babosa, mertiolate e mastruz que foram colhidas nos
quintais das famílias.

- 01/04 - Iniciamos as primeiras trocas de tambores do banheiro-seco, na casa de Sirlene.

- 06/04 - Plantio de17 mudas de mamão e amora no espaço de agrofloresta, próximo a horta Semente da Esperança.

- 06/04 - Práticas de permacultura na casa de Dona Cira. Foram construídas 9 mandalas para o plantio de hortaliças.

- 15/04 - Pedagogia do biscoito com as crianças na casa de Luciana com objetivo de trabalhar a escrita e leitura de forma lúdica.

- 19/04 - Roda de contação de história com as crianças no Quintal Maravilha de Bete, com a participação de moradores da comunidade.

Núcleo Olinto Ramalho

Aconteceu
- 05/04 - Celebração da vida na comunidade São João do Setúbal para observar se as crianças estão nutridas, coordenada pela Associar. Aproveitamos a presença das mães e realizamos a oficina comunitária para fabricação de xarope caseiro. Tivemos a participação de 15 pessoas.

- 08/04 - Visita na comunidade São João do Setubal com a presença de Luciana da Ethos e a fotógrafa Lívia - São Paulo. Fizemos uma roda com as Mães Cuidadoras para apresentar e falar sobre as atividades que acontecem com o objetivo de melhorar a vida das pessoas e a Pedagogia
do Biscoito.

- 09/04 a 23/04 - Preparação de círculos de bananeiras na casa de Elenito e Antônia Guedes para reaproveitamento das águas cinzas. Preparação de mudas no viveiro do Quintal Maravilha de Fatinha.

- 13/04 - Curso sobre o reaproveitamento dos produtos orgânicos na agricultura familiar e agrotóxicos nos alimentos. Esse curso foi promovido pela Associar com a participação da comunidade e do grupo de Mães Cuidadoras.

- 16/04 - Atividades com as crianças da escola municipal, entre 08 e 09 anos, na construção de espiral de ervas com objetivo de cultivar ervas medicinais para fabricação de chás.

- 20/04 - Encontro com a equipe para realizar o primeiro clube do vídeo com intuito de refletir sobre o relacionamento do grupo.

Acontecerá
- 30/04 - Oficina de cerâmica na comunidade São João do Setúbal. A oficina será promovida pela artesã Arabela.

Cruzinhas

Aconteceu
- 01/04 - Construção de duas mandalas no quintal de Dona Vanda na comunidade do Palmital.

- 07/04 - Plantio consorciado – foram plantadas mudas de quiabo no quintal de Zene. Ao todo 40 mudas em consórcio com algumas frutíferas já existentes no espaço.

- 08/04 - Reunião com mães e guardiões para avaliação e planejamento. No encontro trabalhamos com a dinâmica troca de um segredo com objetivo de criar maior habilidade de empatia entre os participantes. As metas do mês de abril também foram definidas. Neste mês o nosso desafio é mobilizar a comunidade para as oficinas comunitárias, cada Mãe Cuidadora e guardião estão responsáveis de levar uma pessoa para participar das oficinas.

- 09/04 - Construção de duas pilhas de composto orgânico no quintal de Maria José e Áurea na comunidade do Palmital. Nas pilhas acrescentamos cinza e limão com intuito de ajudar na fermentação.

- 12/04 - Atividade com os livros da algibeira e brincadeiras com as crianças do Pequi e Mucambo. Participaram quatorze crianças entre meninos e meninas.

- 15/04 - Clube do vídeo com o grupo de Mães Cuidadoras e Guardiões das Águas na casa de Dona Vanda, comunidade Cruzinhas.

SER CRIANÇA - ARAÇUAÍ/MG

Aconteceu
- 06/04 - Atividade de contação história no Banco do Livro com as crianças do Ser Criança, onde também aconteceram 10 trocas de livros realizadas pelas crianças.

- 06 a 09/04 - Recebemos a visita de Luciana e Lívia de São Paulo que vieram conhecer o Trabalho do Arassussa. Lívia montará uma exposição de fotos sobre o trabalho do
CPCD.

- 17/04 - Oficina de Tinta de terra com as crianças. Foram pintados os muros e as paredes externas do Ser Criança.

Acontece
- São realizadas 04 atividades por semana no Banco do livro com as crianças do Ser criança. Acontecem 02 no período da manhã e 02 no período da tarde, como contação de histórias, utilização e produção dos jogos, mediação de leitura, criação de poesias com recital e
mural.

- O Clubinho das matérias acontece todos os dias, com as crianças que não trazem dever e tem muitas dificuldades de aprendizagem. Já estamos percebendo alguns avanços em algumas crianças como Talison, Fabrícia, Tatiana.

BANCO DO LIVRO - ARAÇUAÍ/MG

Aconteceu
- 14/03 - Troca de 25 livros com as crianças do Projeto

- 29/03 - Contação de história sobre o meio ambiente com o grupo Fazendo Brincando. Na oportunidade também realizaram 10 trocas de livros.

- 12/04 - O Banco do Livro está mudando de endereço. Durante o período de organização do novo espaço, suspendemos as atividades de trocas e o trabalho com as crianças.

COOPERATIVA DEDO DE GENTE

- FABRIQUETA DE CULTURA - CINEMA MENINOS DE ARAÇUAÍ

Aconteceu
- 01/04 - Conclusão e entrega do Vídeo da Cooperativa.

- 05/04 - O Agente Comunitário de Cultura Nídio Rodrigues, viajou para Curvelo para participar de uma reunião com o João e Aline, sobre planilha de preços, contratos sobre serviços prestados pelo Cinema.

- 07/04 - Roda de conversa com o Jênus Colares da TV Araçuaí, sobre planilha de custo da linguagem áudio visual.

- 09/04 - Visita e roda de conversa com a Luciana da Ethos com o objetivo de conhecer melhor o trabalho realizado no Cinema. Foram apresentados alguns vídeos produzidos pela equipe.

- 15 e 16/04 - Filmagem e edição de alguns testes para propagandas comerciais.

Acontece
- Produção de roteiro para vídeos sobre mulheres mães para apresentação no evento da Cooperativa na semana de comemoração do dia das Mães.

- Visita nos comércios da região, com o objetivo de buscar clientes que queiram contratar propagandas comerciais.

- FABRIQUETAS DE ARTESANATO - ARAÇUAÍ/MG -

Aconteceu
- 31/03 - Filmagem nas oficinas e depoimentos dos jovens com a equipe da TV Brasil.

- 05 a 08/04 - Início da produção dos móveis na oficina da Marcenaria para o refeitório do Sítio Maravilha com a colaboração de Ronaldo e Jonathan de Curvelo. Serão construídos 03 mesas e 06 bancos.

- 10/04 - Roda de conversa sobre o evento de inauguração do novo espaço da Loja e produção de peças para a semana de comemoração do dia das Mães.

- Produção de peças para a 11ª feira de artesanato da UFMG em BH que terá a participação de Andréia e Néia, da Fabriqueta Moda Jequitinhonha.

Acontece
- Discussão e criação do catálogo de divulgação do trabalho da oficina de Tinta de Terra, para comercialização do trabalho com parceria das fabriquetas de Artesanato, Softwares e Cinema.

- FABRIQUETA DE SOFTWARES - ARAÇUAÍ/MG -

Aconteceu
- 04/04 - Viagem de dois integrantes da Fabriqueta de Softwares a Curvelo e Belo Horizonte, para reunião sobre o trabalho, técnicas e administrativo da Cooperativa.

- 05/04 - Desenvolvimento do Catálogo impresso, galeria de fotos da Tinta de Terra, e os cartões de visita da Cooperativa.

PEDAGOGIA DO ABRAÇO - ARAÇUAÍ/MG

Aconteceu
- 04/04 - Construção de brinquedos (carrinhos e biboquês) e jogo da velha, com as crianças do Sementinha do Schnoor.

- 05/04 - Roda com as educadoras do Sementinha na comunidade Engenheiro Schnoor para avaliação e entrega do Caderno do PA e do Diário do Abraço.

- 10/04 - Avaliação dos resultados do cronograma de atividades do mês de março - feito pelas educadoras do Ser Criança e construção do novo cronograma do mês de abril.

- 10/04 - Estudo dos Diagnósticos com as dificuldades escolares das crianças enviadas pelas escolas que foram visitadas anteriormente.

SITIO MARAVILHA - ARAÇUAÍ/MG

Aconteceu
- 01/04 - Plantio de leguminosas na zona dois onde está sendo formada a floresta de alimentos. Realizamos o trabalho de semeadura de guandu, crotalária e girassol. A crotalária é uma forrageira com grande potencial de adubação.

- 14/04 - Colheita de verduras para o Projeto Ser Criança e Ação social de Araçuaí. Foram colhidos 85 quilos de mandioca, 80 de laranja, 52 kg de mamão verde, 108 kg de cana, 166 kg de banana e um 01 kg de corante. O milho seco também foi colhido. Agora separamos os grãos que serão plantados e os que serão usados para alimentar as galinhas.

- 15/04 - Limpeza da cerca do lado direito da propriedade, iniciando do rio até a entrada do sitio. A atividade tem o objetivo de conservar a cerca, postes e fios de arame, evitando também passagem de fogo e do gado, facilitando a vistoria da propriedade.

- 16/04 - Capina entre as abobreiras e as frutíferas que já estão começando a dar flores. Vamos plantar mais sementes de abóbora nos espaços vagos para cobrir toda área, formando uma forrageira no solo e aumentando a produção.

- 19/04 - Prepara das mandalas na zona 1, para plantios de hortaliças. O planejamento para essa área é de trinta mandalas grandes, tendo cada uma onze metros de área em círculo.

Colaboração de...

Advete Rodrigues,Edilúcia Borges, Hélia Viviane, Luciana Jardim, Celso Silva, Ana Paula, Regina Poluceno, Eliane Almeida, Dora e Simone Cecília.

quinta-feira, 1 de abril de 2010



BANCO DO LIVRO - ARAÇUAÍ/MG

Aconteceu
- 14/03 - Troca de livros: 12 livros com alunos do Colégio Nazareth e 49 trocas realizadas pelo psicólogo Evandro.

- 29/03 - Contação de história sobre o meio ambiente, com fantoches, com o grupo Ponto de Carinho.

- Produção de jogos com as crianças do Projeto.

COOPERATIVA DEDO DE GENTE

- FABRIQUETAS de ARTESANATO - ARAÇUAÍ/MG -

Aconteceu
- 14 e 15/03 - Participação de Nataliana, de Araçuaí e Cláudia,de Curvelo, no 5º Encontro Nacional do FIES em São Paulo, juntamente com as instituições que serão contempladas pelo Fundo Itaú de Excelência social 2009. Foram apresentados os relatórios a serem enviados
e discutidos trechos dos projetos que foram enviados, sob a coordenação da equipe Ficas.

Acontece
Estamos finalizando a produção do mês. Nem todos os grupos atingiram a meta de produção, mas os produtos confecionados foram bastante criativos.

Acontecerá
- Produção de móveis para o refeitório do Sitio Maravilha.


- FABRIQUETA DE SOFTWARES - ARAÇUAÍ/MG -

Aconteceu
- 20/03 - Primeira manutenção da Fabriqueta de Softwares.

- 30/03 - Jovens participaram de uma roda de conversa com o João e Aline, da Cooperativa em Curvelo.

Acontece
- Desenvolvimento do Pré Site do Jocil do Vale.

- Desenvolvimento do site da Fabriqueta de Softwares.


- FABRIQUETA DE CULTURA - CINEMA MENINOS DE ARAÇUAÍ-

Aconteceu
- 15/03 a 16/03 - Filmagem da visita do Leonardo e Alice, da Fundação Bernard van Leer, nos Projetos de Curvelo e Araçuai para a produção de um vídeo.

- 18/03 - Roda de conversa com Tião Rocha sobre as propostas de trabalho e exibição dos vídeos produzidos com os meninos do Ser Criança.

- 19/03 - Reunião com Renato, dono da Loteria, sobre a proposta de ser um ponto referencial para a exibição de vídeos propaganda.

Acontece
- Finalização do vídeo da Fabriqueta Dedo de Gente.

- Inicio da edição do vídeo da Fundação Bernard Van Leer.

Acontecerá
- Visita aos comércios da região sobre a proposta das propagandas comerciais.

SER CRIANÇA - ARAÇUAÍ/MG

Aconteceu
- Já foram selecionados os nomes dos grupos das crianças. Turno da tarde: Águas e Borboletas, Sementes da Paz, Projequipe e Unidos por um Ideal. Grupo da manhã: Ponto de Carinho, Brincar Fazendo, Desafios e Cirandeiros.

- O número de crianças que trazem dever para o Projeto aumentou.

- Toda sexta-feira, na roda grande, são nomeadas as crianças, o grupo e o educador que mais se destacou durante a semana.

- Avaliação dos cronogramas individual dos educadores, para avaliarmos o que está ou não dando certo, o que pode ser melhorado.

- 13/03 - Foram reproduzidos mais seis jogos para trabalharmos com as dificuldades de aprendizagem encontradas nas crianças.

- 15 a 23/03 - Recebemos diagnóstico de aprendizagem das crianças de duas escolas.


Acontecerá
- Planejamento e cronograma individual para o mês de abril.

CAMINHO DAS ÁGUAS - ARAÇUAÍ/MG

NÚCLEO OLINTO RAMALHO

Aconteceu

- 17/03 e 18 /03 - Pintura de tinta de terra no banheiro seco e na cisterna de captação de água na casa de Cláudio Sérgio, na comunidade Banco do Setubal. As crianças de Cláudio participaram da preparação das terras para fazer a pintura. Elas tiveram a idéia de usar o próprio carvão do
fogão para fazer a pintura, gostaram de aprender com o grupo.

- 19/03 - Reforma de mandalas na casa de dona Rosa, família que valoriza muito as ações desenvolvidas pelo Projeto na comunidade, e cada dia está usando as alternativas de fazer os canteiros em mandalas. No quintal já existem seis com acabamentos usando garrafa pet, litro de vidro e bambus. A proposta de dona Rosa é crescer o espaço para aumentar a produção.



- 22/03 - Construção de espiral de ervas no quintal de Maria de Lourdes, onde se plantou hortelã, confrei, erva cidreira, entre outros, para o preparo de chás e xaropepara a família.

- 23/03 - Visita de quatro pessoas da TV Brasil na comunidade São João do Setubal. Fizemos a roda com apresentação das mães dando depoimentos da ausência dos maridos e filhos no corte de cana. O programa será exibido no dia 13/05/2010.

- 25/03 - Contação de estórias com as crianças para desenvolver o gosto pela leitura.

- 26/03 - Grupo de Produção na casa de dona Rosa, na comunidade Banco do Setubal, na preparação de bolo de casca de banana.


NÚCLEO CRUZINHAS

Aconteceu
- 12/03 - Troca do balde do banheiro seco da casa de Maria José. Ao todo já temos quatro recipientes cheios de fezes e matéria orgânica que passam por processo de decomposição entre as comunidades do Palmital e Mucambo.

- 15/03 - Plantio de manaíba e abacaxi, no quintal de Terezinha, na comunidade Mucambo. Ao todo foram plantadas 128 mudas.

- 19/03 - Dia de Beleza com o grupo de mães-cuidadoras e guardiões com objetivo de fortalecer a convivência e aproximação entre as pessoas.

- 22/03 - Mutirão de limpeza na praça da comunidade, com a participação de cinco representantes da associação comunitária do Núcleo Cruzinhas.

- 23/03 - Grupo de produção na casa de dona Teta, na comunidade do Alferidor. Foram feitos 15 litros de desinfetante, distribuídos entre dez pessoas que participaram do encontro.

- 24/03 -
Plantio de 150 mudas de abacaxi no quintal de Judite, na comunidade do Palmital. Duas leiras com sobras de folhas e pedaços de madeira foram feitas para manter a umidade do solo e contribuir com a fertilidade do mesmo.

- 25/03 - Pintura com tinta de terra nos banheiros secos de Rosirene e Kátia, na comunidade Taioba.

- 26/03 - Modificações no quintal de Judite. A chegada está sendo ornamentada com garrafas pet. Além de ficar bonito, estamos reaproveitando o que antes ia para o lixo.

- 29/03 - Grupo de produção na casa de dona Vanda. Preparo de bolo com casca de abóbora.

- 31/03 -
Reunião com mães-cuidadoras e guardiões para avaliação das atividades e planejamento do mês de abril.


Acontece
- Pintura de tinta de terra na casa de Ducarmo e Cida, na comunidade Taioba.

- Atividade na horta de Judite e Maria José, no Palmital, com reformas de mandalas.


NÚCLEO ALFREDO GRAÇA

Aconteceu
- 15/03 - Práticas de permacultura no Quintal Maravilha de Bete e Celso, construção de canteiros mandala, inseticida caseiros, construção de espirais de ervas.

- 17/03 - Roda de contação de história com as crianças. 28 crianças com idade entre 04 a 06 anos participaram da atividade. Utilizamos os livros da algibeira e fantoches. O objetivo da contação é conversar com as crianças sobre os cuidados com o meio ambiente. Os fantoches foram todos de animais, para estimular nas crianças o cuidado e preservação das espécies.



- 19/03 - Construção de 05 canteiros mandala na casa de Maria Divina, onde foram plantadas sementes de beterraba.

- 31/03 - Grupo de produção com a comunidade, na casa de Sirlene, para experimentar receita alternativa de pomada cicatrizante.

PEDAGOGIA DO ABRAÇO - ARAÇUAÍ/MG

Aconteceu
- 15/03 - Apresentação do Diário do Abraço para as educadoras do Ser Criança. O objetivo é que esse se torne mais um instrumento para contribuir na observação do comportamento das crianças.

- 15/03 - Roda de Contação de história, utilizando as algibeiras no Sementinha, do Engenheiro Schnoor.

- 15/03 - No Ser Criança, as crianças estão tendo oportunidade de avaliar as educadoras, também. Realizamos uma enquete na roda grande (à tarde), usando alguns indicadores dos formulários do PA, como: Qual a educadora mais bem humorada? E outras. Nessa primeira experiência, a educadora vencedora da enquete
foi Pama, que foi presenteada por todos com uma rosa vermelha.

- 16/03 - Utilização de alguns jogos com as crianças do Sementinha do Engenheiro Schnoor.

- 18/03 - A diretora e a supervisora das Escolas Estaduais Arthur Berganholi e Dom José de Haas entregaram o
diagnóstico com as dificuldades escolares das crianças que participam do Projeto Ser Criança.

- 18/03 - Pintura dos bancos de super adobe com tinta de terra pelo Sementinha do Engenheiro Schnoor.

- 19/03 - Clube do Vídeo com todos os educadores do CPCD. O filme exibido foi “O Som do Coração”. A discussão foi realizada a partir dos indicadores do PA.

- 24/03 - Reunião com os pais do Sementinha na comunidade Engenheiro Schnoo


Acontece
- O preenchimento do Caderno do PA.


Acontecerá
- 07/04 - Roda com as educadoras do Ser Criança para entrega e avaliação do novo Caderno do PA.
- O preenchimento do Caderno do PA.



SITIO MARAVILHA - ARAÇUAÍ/MG

Aconteceu
- 15/03 - Plantio de 17 mudas frutíferas na Zona 2. Foram plantadas mudas de jaca, graviola e amora para formar uma floresta de frutos, que servirão de alimentos para pássaros, peixes, micro clima, florada para abelhas e colheita de variedades de frutas.

- 16/03 - Plantio de sementes de quiabo, abobrinha e melancia.

- 17/03 - Capina manual dos canteiros mandalas a qual é realizada toda semana até que as plantas cresçam uma altura de 20 cm. Após essa altura, é feita a escavação do solo entre as fileiras de plantas, no canteiro, para facilitar a incorporação de adubos orgânicos no solo e, posteriormente, é feita a cobertura com bagaço de cana, palhas, folhas secas diversas, encontradas no sítio.

- 23/03 - Adubação verde no espaço. Estamos formando a floresta de alimentos, aproveitando toda a vegetação rasteira, galhos de guandu, palhas de milho, palhas e ramos de feijão, galhos das podas e capim e incorporando todo o material no solo para aumentar a fertilidade e a conservação da umidade. Nesse espaço foram plantadas crotalária e milho em aléias entre as árvores frutíferas para continuar a recuperação do solo.

EM FOCO

Aconteceu
- 16/03 -
Recebemos a visita em nossos projetos de Leonardo e Alícia da Fundação Bernard van Leer, da Holanda. Vieram até nossa cidade com o objetivo de conhecer os principais problemas que afetam a primeira infância em vilas urbanas e rurais do Brasil e conhecer as tecnologias utilizadas no Sítio Maravilha. Foram realizadas várias rodas com educadores, pessoas da comunidade e jovens dos Projetos.

- 18/03 - Recebemos a visita da Beatriz e Heloisa, do SESI Paraná. Participaram de roda de conversa e conheceram um pouco da metodologia aplicada em nossos projetos.

Colaboração de...

Advete Rodrigues,Edilúcia Borges, Hélia Viviane, Luciana Jardim, Giani Resende, Ana Paula, Regina Poluceno, Dora e Simone Cecília.