segunda-feira, 26 de abril de 2010

CAMINHO DAS ÁGUAS - ARAÇUAÍ/MG

Núcleo Alfredo Graça

Aconteceu
- 31/03 - Recebemos a equipe de filmagem da TV Brasil na comunidade de Alfredo Graça. A equipe registrou imagens no quintal de Sirlene, como práticas de permacultura, biofertilizante, composto, canteiro mandala, pintura com tinta de terra, e grupo de produção.

- 31/03 - Oficina comunitária para produção de pomada cicatrizante. O encontro aconteceu na casa de Sirlene Mãe Cuidadora e tivemos a participação de 12 pessoas da comunidade. Para a produção da pomada usamos ervas como babosa, mertiolate e mastruz que foram colhidas nos
quintais das famílias.

- 01/04 - Iniciamos as primeiras trocas de tambores do banheiro-seco, na casa de Sirlene.

- 06/04 - Plantio de17 mudas de mamão e amora no espaço de agrofloresta, próximo a horta Semente da Esperança.

- 06/04 - Práticas de permacultura na casa de Dona Cira. Foram construídas 9 mandalas para o plantio de hortaliças.

- 15/04 - Pedagogia do biscoito com as crianças na casa de Luciana com objetivo de trabalhar a escrita e leitura de forma lúdica.

- 19/04 - Roda de contação de história com as crianças no Quintal Maravilha de Bete, com a participação de moradores da comunidade.

Núcleo Olinto Ramalho

Aconteceu
- 05/04 - Celebração da vida na comunidade São João do Setúbal para observar se as crianças estão nutridas, coordenada pela Associar. Aproveitamos a presença das mães e realizamos a oficina comunitária para fabricação de xarope caseiro. Tivemos a participação de 15 pessoas.

- 08/04 - Visita na comunidade São João do Setubal com a presença de Luciana da Ethos e a fotógrafa Lívia - São Paulo. Fizemos uma roda com as Mães Cuidadoras para apresentar e falar sobre as atividades que acontecem com o objetivo de melhorar a vida das pessoas e a Pedagogia
do Biscoito.

- 09/04 a 23/04 - Preparação de círculos de bananeiras na casa de Elenito e Antônia Guedes para reaproveitamento das águas cinzas. Preparação de mudas no viveiro do Quintal Maravilha de Fatinha.

- 13/04 - Curso sobre o reaproveitamento dos produtos orgânicos na agricultura familiar e agrotóxicos nos alimentos. Esse curso foi promovido pela Associar com a participação da comunidade e do grupo de Mães Cuidadoras.

- 16/04 - Atividades com as crianças da escola municipal, entre 08 e 09 anos, na construção de espiral de ervas com objetivo de cultivar ervas medicinais para fabricação de chás.

- 20/04 - Encontro com a equipe para realizar o primeiro clube do vídeo com intuito de refletir sobre o relacionamento do grupo.

Acontecerá
- 30/04 - Oficina de cerâmica na comunidade São João do Setúbal. A oficina será promovida pela artesã Arabela.

Cruzinhas

Aconteceu
- 01/04 - Construção de duas mandalas no quintal de Dona Vanda na comunidade do Palmital.

- 07/04 - Plantio consorciado – foram plantadas mudas de quiabo no quintal de Zene. Ao todo 40 mudas em consórcio com algumas frutíferas já existentes no espaço.

- 08/04 - Reunião com mães e guardiões para avaliação e planejamento. No encontro trabalhamos com a dinâmica troca de um segredo com objetivo de criar maior habilidade de empatia entre os participantes. As metas do mês de abril também foram definidas. Neste mês o nosso desafio é mobilizar a comunidade para as oficinas comunitárias, cada Mãe Cuidadora e guardião estão responsáveis de levar uma pessoa para participar das oficinas.

- 09/04 - Construção de duas pilhas de composto orgânico no quintal de Maria José e Áurea na comunidade do Palmital. Nas pilhas acrescentamos cinza e limão com intuito de ajudar na fermentação.

- 12/04 - Atividade com os livros da algibeira e brincadeiras com as crianças do Pequi e Mucambo. Participaram quatorze crianças entre meninos e meninas.

- 15/04 - Clube do vídeo com o grupo de Mães Cuidadoras e Guardiões das Águas na casa de Dona Vanda, comunidade Cruzinhas.

Nenhum comentário: