quinta-feira, 1 de abril de 2010

CAMINHO DAS ÁGUAS - ARAÇUAÍ/MG

NÚCLEO OLINTO RAMALHO

Aconteceu

- 17/03 e 18 /03 - Pintura de tinta de terra no banheiro seco e na cisterna de captação de água na casa de Cláudio Sérgio, na comunidade Banco do Setubal. As crianças de Cláudio participaram da preparação das terras para fazer a pintura. Elas tiveram a idéia de usar o próprio carvão do
fogão para fazer a pintura, gostaram de aprender com o grupo.

- 19/03 - Reforma de mandalas na casa de dona Rosa, família que valoriza muito as ações desenvolvidas pelo Projeto na comunidade, e cada dia está usando as alternativas de fazer os canteiros em mandalas. No quintal já existem seis com acabamentos usando garrafa pet, litro de vidro e bambus. A proposta de dona Rosa é crescer o espaço para aumentar a produção.



- 22/03 - Construção de espiral de ervas no quintal de Maria de Lourdes, onde se plantou hortelã, confrei, erva cidreira, entre outros, para o preparo de chás e xaropepara a família.

- 23/03 - Visita de quatro pessoas da TV Brasil na comunidade São João do Setubal. Fizemos a roda com apresentação das mães dando depoimentos da ausência dos maridos e filhos no corte de cana. O programa será exibido no dia 13/05/2010.

- 25/03 - Contação de estórias com as crianças para desenvolver o gosto pela leitura.

- 26/03 - Grupo de Produção na casa de dona Rosa, na comunidade Banco do Setubal, na preparação de bolo de casca de banana.


NÚCLEO CRUZINHAS

Aconteceu
- 12/03 - Troca do balde do banheiro seco da casa de Maria José. Ao todo já temos quatro recipientes cheios de fezes e matéria orgânica que passam por processo de decomposição entre as comunidades do Palmital e Mucambo.

- 15/03 - Plantio de manaíba e abacaxi, no quintal de Terezinha, na comunidade Mucambo. Ao todo foram plantadas 128 mudas.

- 19/03 - Dia de Beleza com o grupo de mães-cuidadoras e guardiões com objetivo de fortalecer a convivência e aproximação entre as pessoas.

- 22/03 - Mutirão de limpeza na praça da comunidade, com a participação de cinco representantes da associação comunitária do Núcleo Cruzinhas.

- 23/03 - Grupo de produção na casa de dona Teta, na comunidade do Alferidor. Foram feitos 15 litros de desinfetante, distribuídos entre dez pessoas que participaram do encontro.

- 24/03 -
Plantio de 150 mudas de abacaxi no quintal de Judite, na comunidade do Palmital. Duas leiras com sobras de folhas e pedaços de madeira foram feitas para manter a umidade do solo e contribuir com a fertilidade do mesmo.

- 25/03 - Pintura com tinta de terra nos banheiros secos de Rosirene e Kátia, na comunidade Taioba.

- 26/03 - Modificações no quintal de Judite. A chegada está sendo ornamentada com garrafas pet. Além de ficar bonito, estamos reaproveitando o que antes ia para o lixo.

- 29/03 - Grupo de produção na casa de dona Vanda. Preparo de bolo com casca de abóbora.

- 31/03 -
Reunião com mães-cuidadoras e guardiões para avaliação das atividades e planejamento do mês de abril.


Acontece
- Pintura de tinta de terra na casa de Ducarmo e Cida, na comunidade Taioba.

- Atividade na horta de Judite e Maria José, no Palmital, com reformas de mandalas.


NÚCLEO ALFREDO GRAÇA

Aconteceu
- 15/03 - Práticas de permacultura no Quintal Maravilha de Bete e Celso, construção de canteiros mandala, inseticida caseiros, construção de espirais de ervas.

- 17/03 - Roda de contação de história com as crianças. 28 crianças com idade entre 04 a 06 anos participaram da atividade. Utilizamos os livros da algibeira e fantoches. O objetivo da contação é conversar com as crianças sobre os cuidados com o meio ambiente. Os fantoches foram todos de animais, para estimular nas crianças o cuidado e preservação das espécies.



- 19/03 - Construção de 05 canteiros mandala na casa de Maria Divina, onde foram plantadas sementes de beterraba.

- 31/03 - Grupo de produção com a comunidade, na casa de Sirlene, para experimentar receita alternativa de pomada cicatrizante.

Nenhum comentário: