quinta-feira, 18 de junho de 2009


BANCO DO LIVRO - ARAÇUAÍ/MG

Aconteceu
- 02/06 - Mediação de leitura no Banco do Livro com 23 crianças do Ser Criança.

- 05/06 - Banco do Livro itinerante, na Praça Olegário Maciel.

PEDAGOGIA DO ABRAÇO - ARAÇUAÍ/MG

Aconteceu
- 01 a 05/06 - Levantamento de dados das crianças: escola da comunidade Tum-tum e creche de Virgem da Lapa.

- 02/06 - Reunião no bairro Canoeiro, com presença de 10 mães, para discussão sobre a transição das crianças da casa para a escola.

- 03/06 - Reunião com 05 educadoras do projeto Cidade Criança.

Acontece

- Terças-feiras - Encontro com educadoras do grupo de observação, para discussão e análise da pesquisa já realizada.

- Diariamente - Visitas às casas das crianças e conversas individuais com familiares. Atividades com jogos nas casas, e Mediação de Leitura.

- Semanalmente - Preenchimento do formulário de acompanhamento escolar das crianças.

- 09 a 19/06 - Visita às famílias das crianças em Virgem da Lapa, Engenheiro Schnoor e bairros Nova Esperança, Arraial e Pedregulho.

Acontecerá
- 20 e 21/06 - Encontro com crianças do Projeto Ser Criança – grupos de Talita e Mauriléia - tema: ‘meu primeiro dia na escola’.

- 22 a 30/06 - Visitas às famílias das crianças.

- 25 a 29/06 - Visitas às crianças do Bairro Canoeiros - envolvimento de 13 crianças para roda e discussão sobre ‘meu primeiro dia na escola’.

- 25/06 - Reunião com pais e mães das crianças em Virgem da Lapa.

- 26/06 - Reunião com educadoras de Virgem da Lapa.

- 28/06 - Passeio Ecológico na comunidade Engenheiro Schnoor.

- 28/06 - Reunião com mães das crianças dos bairros Arraial, Nova Esperança e Pedregulho.

- 29/06 - Entrega do material de monitoramento da pesquisa.

CIDADE CRIANÇA - ARAÇUAÍ/MG

Aconteceu
- 22/05 - Oficina comunitária com participação de 14 mães no bairro Pedregulho, para experimentação da receita de xarope.

- 25/05 - Mutirão com as crianças e educadores para plantio de 14 mudas frutíferas na casa de Dona Ilda, bairro Nova Esperança.

- 27/05 - Oficina Comunitária na comunidade Engenheiro Schnoor, com participação de 8 pessoas e experimentação de receita do desinfetante natural de citronela.

- 27/05 - Construção de móbiles com as gestantes do bairro Nova Esperança.

- 27/05 - Trabalho com argila com a participação de 4 crianças e uma mãe, no Nova Esperança.

- 28/05 - Guisado com os Sementinhas, com participação de 30 crianças.

- 29/05 - Folia do Livro na casa do Sr. José Maria, em Engenheiro Schnoor, com participação de 180 pessoas.

- 01/06 - Reunião com 9 crianças, na casa de Sirlene, comunidade Alfredo Graça, para atividades com tinta de terra.

- 02/06 - Teatro de Fantoches, com participação de 07 crianças, na comunidade Piabanha.

- 03/06 - Confecção de brinquedos, com participação de 08 crianças, nos bairros Nova Esperança e Corredor.

- 05/06 - Realização de um passeio, com a participação de 26 crianças, na comunidade Alfredo Graça.

- 08/06 - Postagem de 21 correspondências das famílias que fazem parte do Projeto das Cartas e enviam fotos, desenhos e notícias para os homens que estão no corte de cana.

- 08/06 - Roda de Contação de História na Piabanha, com participação de 05 crianças e 01 mãe.

Acontece
- 18/06 - Visita dos grupos do Sementinha, ao Cinema dos Meninos de Araçuaí.

Acontecerá
- 26/06 - Sessão de cinema na comunidade Engenheiro Schnoor.

- 30/06 - Roda de Viola na comunidade Engenheiro Schnoor.

FABRIQUETA DE SOFTWARES - ARAÇUAÍ/MG

Acontece

- 15 a 19/06 - Oficina de Informática, organizada pelos Agentes Comunitários de Softwares, com 10 pessoas do bairro Nova Esperança. Essa oficina foi programada no Dia da Solidariedade que, aconteceu em 23 de maio.

-Foram finalizados 03 jogos de Bornal de Aprendizagem. Estes jogos agora serão testados pelas crianças dos projetos Ser Criança de Araçuaí e Curvelo.

SITIO MARAVILHA - ARAÇUAÍ/MG

Aconteceu- 01 a 05/06 - Plantação de grama e outras espécies no telhado do galinheiro, com o objetivo de manter a temperatura mais adequada para as aves. - O piso foi feito em cimento para o aproveitamento das fezes que, misturadas a serragem, servem como composto.

- Construção de 24 ninhos.

- 09 de junho - conclusão do galinheiro com a colocação das portas.


- 8 a 12/06 - Destoca da terra para plantio de manaiba e girassol na zona 03;- Plantio de quiabo, 05 mandalas de beterraba e 01 de cebolinha;

- Colheita de sementes de urucum para produção de corante;

- Colheita de 169 kilos de verduras para o Ser Criança: 14 kg quiabo, 28 kg limão, 21 kg laranja, 26 kg mandioca, 01 kg cheiro verde, 04 kg maracujá, 16 kg abóbora, 130 kg banana, 14 kg alface, 05 kg rúcula.

FABRIQUETAS - ARAÇUAÍ/MG

Aconteceu

- 10/06 - Roda com Dora e os cooperados, para avaliação dos trabalhos e desempenho dos diversos grupos.


- 12 e 13/06 - A equipe de coordenação e alguns jovens participaram de um curso de Gestão de microempresa, ministrado pelo PES- Programa de Empreendedorismo Social do SEBRAE.


- 13/06 - Recebemos no nosso espaço os alunos do SEBRAE que ficaram encantados com o trabalho e adquiriram vários produtos.

SER CRIANÇA - ARAÇUAÍ/MG

Aconteceu
- 25/05 - Duas educadoras participaram, em Araçuai, do treinamento para o censo 2009: Projetos que exercem atividades complementares a escola.

- 01/06 - Recebemos quatorze novas crianças da Ação Social, parceira do CPCD.

- 01 a 05/06 - Oficina de permacultura, coordenada por Luciana - Caminho das Águas, com participação de crianças e educadores.

- 05/06 - Apresentação de teatro, inspirado na música O grilo e a Pulga, do Cd Pra Inhá Terra.

- 08/06 - Roda de conversa entre educadores e a Vânia coordenadora do Projeto Pedagogia do Abraço, sobre as análises realizadas até o momento, nos grupos de crianças.

- 14/05 - Viagem do coro a Barbacena, com 34 participantes sendo 20 novatos, para realização do espetáculo Prá Nhá Terra.

- 21/05 - Passeio na fábrica da NATURA.


- 22 a 24/05 - Apresentação do espetáculo Prá Nhá Terra, na cidade de São Paulo.

- 26/05 - Passeio com as crianças do coro, no Parque do Jequitibá em Campinas.


- 28/05 - Apresentação do espetáculo Prá Nhá Terra, na cidade de Campinas/SP.

- 15 a 17/06 - Participação de uma educadora na oficina de formação dos agentes da rede de proteção do PAIR - Minas - Programa de Ações Integradas e Referências de Enfrentamento a violência sexual Infanto - juvenil em Araçuaí, coordenada pela Assistência Social, local.

CINEMA MENINOS DE ARAÇUAÍ

Aconteceu
- Agentes Comunitários de Cultura captam imagens na Comunidade Piabanha para o Vídeo “Não morre o Guerreiro antes do tempo, nem a Limoeiro”.

Acontecerá
- 24 a 30/06 - 1ª Mostra Nacional de Produção Áudio Visual Independente com exibição de Vídeos do Circuito Tela Verde e do Cinema Meninos de Araçuaí. Haverá palestras, seminários, sessão comentada, oficinas, com a participação dos Projetos, Escola, alunos da faculdade de Gestão Ambiental.

CAMINHO DAS ÁGUAS - ARAÇUAÍ/MG

Núcleo Olinto Ramalho

Aconteceu
- 01/06 - Construções de bordas em bambu, para proteger as plantas do Quintal Maravilha e Pomar, da casa de Dona Lina - comunidade Vargem do João Alves.

- 03/06 - Composto orgânico no quintal Maravilha da Edna, na comunidade Vargem do João Alves.

- 09/06 - Manejo e organização das mandalas de Dona Lourdes na comunidade São João do Setubal.
- 10/06 - Encontro de planejamento e formação da equipe, na Comunidade São João do Setubal.

- Visita ao quintal maravilha de Seu Duca, na comunidade São João do Setúbal, para fazer o planejamento da área onde serão construídas novas mandalas.

- 16 e 17/06 - Construção de uma mandala e espiral de ervas no quintal maravilha de seu Duca, comunidade São João do Setubal.


Núcleo Cruzinhas

Aconteceu
- 30/05 - Roda de viola na comunidade Cruzinhas, com apresentações de batuques, cantoria e brincadeiras. Participaram do evento 155 pessoas, que tiveram a oportunidade de recordar os velhos tempos e resgatar a cultura local.

- 01 a 03/06 - Oficina de permacultura com educadores e crianças do Projeto Ser Criança, com construção de mandalas e bordaduras nas plantas, usando garrafas peti. Foi feito um espiral de ervas, com plantio de ervas medicinais para serem utilizadas nos chás e remédios caseiros do Projeto.

- Rodas de conversa acontecem todos os dias, para incentivar as pessoas a cuidarem melhor do nosso planeta.

- 03/06 - Pequeno mutirão na casa de dona Cota, preparando o terreno para a construção de uma cisterna, com participação do grupo de mães e guardiões da água, cinco moradores da comunidade e a família da casa. O buraco, que já tinha oito metros de profundidade, começou a minar um pouco de água. A esperança da família é que, de agora em diante, terão água de boa qualidade para o consumo.

- 04/06 - Reunião para falar dos banheiros compostáveis com a participação de 27 pessoas. No encontro foi discutida a contra partida das famílias, o uso adequado do banheiro e o que fazer para ter uma vida saudável, praticando ações ecologicamente corretas. Foi apresentado um slide, para melhor compreensão das pessoas, em relação às formas de construção e esclarecimento de dúvidas.

- 04/06 - Entrega de 195 mudas nativas e frutíferas para as famílias das comunidades. As mesmas foram retiradas do viveiro do Sitio maravilha e serão plantadas nos quintais, minadouros e áreas degradadas, com o objetivo de recuperar o solo e ter uma comunidade mais verde.

- 05/06 - Construção de quatro mandalas na horta de Dona
Judite, comunidade Palmital, onde foram plantadas mudas de alface e cebolinha.

Acontece
- Construção dos banheiros compostáveis na comunidade Mucambo e produção de adobes, na comunidade do Palmital e Taioba.


Núcleo Alfredo Graça

Aconteceu
- 26/05 - Construção de mini viveiro na casa de Dona Diná, com produção de mudas de roseira, acerola, figo e pitanga, totalizando 60 mudas.

- 28/05 - Passeio ecológico com a participação das mães cuidadoras dos projetos Cidade Criança e Caminho das Águas. Durante o passeio, foram recolhidas sementes de árvores nativas e ervas medicinais.

- 04/06 - Reunião com 08 famílias para conversar sobre a construção dos banheiros compostáveis.

- 04/06 - Distribuição de 120 mudas nativas e frutíferas para a comunidade.

- 05/06 - Filmagem na comunidade de Alfredo Graça, para o documentário do Projeto Caminho das Águas. Tivemos a participação do senhor José Geraldo e 25 crianças.

- 05/06 - Passeio coletivo com 26 crianças no campo de futebol da comunidade. Durante o passeio, aconteceram brincadeiras como: cantigas de roda, futebol, corda, peteca e contação de história.


BORNAL DE JOGOS AMBIENTAIS

Aconteceu
- 1º/06 - Entrega do resultado final do festival de jogos. O jogo vencedor se chama ATITUDE do Projeto AÇÂO- Curvelo.

- 01 a 5/06 - Reprodução dos jogos do festival para sistematização do Bornal de Jogos Ambientais, confecção dos dados de madeira e dos saquinhos de chita e de americano cru para guardar as pecinhas dos jogos; realizada pelos grupos das fabriquetas da Dedo de Gente.
Acontece

- Finalização da sistematização dos jogos do Bornal de Jogos Ambientais.

Colaboração de...

Dora, Luciana Jardim, Edilúcia Borges, Vânia Coutinho, Eliane Oliveira, Jorge Luiz, Viviane Neiva, Washington Alves, Advete Santana, Pama, Celso Souza, Maria Vascilene, Nataliana e Ana Paula.

terça-feira, 2 de junho de 2009

SER CRIANÇA - ARAÇUAÍ/MG

Aconteceu

- 12 a 15/05 - Visita de Estefânia, educadora da Expedição Vaga-lume, que participou de nossas rodas e atividades. Coordenadores, educadores do Ser Criança e do Cidade Criança, avaliaram o trabalho de mediação de leitura, contando as experiências vivenciadas e os elementos agregados com a mediação. Aliamos as nossas experiências às técnicas deste programa e alcançamos resultados significativos, aumentando o gosto e o prazer pela leitura.


- 13/05 - Afrânio e alguns novos integrantes do coro, apresentaram um musical do cd Pra Nhá Terra, em agradecimento pela oportunidade de estarem no coro. Foi uma apresentação que emocionou a todos, servindo de estímulo e incentivo para as outras crianças do projeto.


- 15/05 - O grupo de adolescentes apresentou na roda um teatro “O Jornal Fala Mais”, com informações importantes e interessantes sobre o meio ambiente. Esta apresentação trouxe mais conhecimento e aprendizado para as crianças.

CIDADE CRIANÇA - ARAÇUAÍ/MG

Aconteceu

- 09/05 - Folia do Livro na comunidade Baixa Quente, com a participação de 50 pessoas. A bandeira saiu do grupo escolar e foi para a casa da Solange. Houve apresentação de teatro e premiação da melhor redação. Foram emprestados 47 livros de literatura para adolescentes e crianças.


- 15/05 a 15/06 - Organização e sistematização das informações para o lançamento da cartilha sobre os principais cuidados com a gestação e os bebês.


- 18/05 - O Sementinha do Pedregulho passou a realizar suas atividades no período da tarde, com envolvimento de 11 crianças. 


- 21/05 - Encontro com 05 mães, 01 gestante e 09 crianças que experimentaram a receita de farinha enriquecida, na casa da Margarete, no Nova Esperança.


- 22/05 - Roda de Viola na casa do Osvaldo, na comunidade Engenheiro Schnoor com participação de 85 pessoas.


- 23/05 - Dia da Solidariedade no Bairro Nova Esperança - atividades com o Bornal de Livros e Jogos, brincadeiras, cantorias, teatro, pintura com tinta de terra, permacultura, oficinas de beleza e brinquedos. Participação de todas as educadoras dos projetos, encerrando com a Folia do Livro. Envolvimento de aproximadamente 150 pessoas.

- 25 a 29/05 - Encontro com 13 crianças do Bairro Esplanada para roda sobre as atividades da Escola.


- 27/05 - Dia da Beleza com as crianças do Sementinha, na comunidade Engenheiro Schnoor.


Acontece

- Diariamente - Visitas às casas das crianças e conversas individuais com familiares.


- Atividades com jogos, nas casas das famílias envolvidas com o projeto de Mediação de Leitura.


- Semanalmente - Preenchimento do formulário de acompanhamento escolar das crianças.

FABRIQUETA DE SOFTWARES - ARAÇUAÍ/MG

Aconteceu

- 21/05 - Finalização da atualização do Site Fabriqueta de

Softwares. Confira no endereço: http://www.fabriquetadesoftware.com.br


Acontece

- Já estão abertas as inscrições para o Torneio da Amizade

Local das inscrições: Fabriqueta de Softwares softwares@dedodegente.com.br

PEDAGOGIA DO ABRAÇO - ARAÇUAÍ/MG

Aconteceu
- 11 a 15/05 - Estudo dos jogos de raciocínio e cálculos matemáticos com a equipe dos monitores do Ser Criança.


- 11 a 15/05 - Estudo, avaliação e desenhos do primeiro dia de aula com as crianças do projeto Pedagogia do Abraço.


- 18 a 22/05 - Organização dos desenhos e suas respectivas histórias, com o objetivo de montar um livro com o registro das várias etapas de cada criança, na escola.


- 18 a 22/05 - Diagnóstico das crianças nas escolas participantes do projeto, em Virgem da Lapa.


- 25/05 - Inclusão de mais um grupo de sementinha no projeto Pedagogia do Abraço.

SITIO MARAVILHA - ARAÇUAÍ/MG

Aconteceu

- 11 a 15/05 - Construção de uma caixa d’água de ferro e cimento, com capacidade de armazenamento de 100.000 litros de água, para atender a irrigação de todas as áreas do Sitio Maravilha.


- Concluído o sistema de irrigação do Sítio, sob a orientação técnica de Jorge Nava do IPA (Instituto de Permacultura da Amazônia.)


- Estágio de 2 alunos da Escola Família Agrícola de Itaobim por uma semana, com muita troca de experiências com a equipe de permacultores do sítio.


- Desbastamento das folhas secas e doentes e dos brotos das bananeiras, com o objetivo de facilitar a colheita e criar luminosidade solar, aumentando a produção e qualidade dos cachos.


- Colheita de 445 kilos de frutas e verduras para o Projeto Ser Criança e Ação Social Santo Antônio, entre elas: mamão, laranja, banana, quiabo, rúcula, cebolinha verde, abóbora e alface.

 

- 25 a 29/05 - Curso de criação de pequenos animais, ministrado por João Araújo do IPA (Instituto de Permacultura da Amazônia). O primeiro dia aconteceu no Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de Araçuaí e os outros quatro dias de práticas no Sitio Maravilha, com a construção de um galinheiro com telhado verde.


CINEMA MENINOS DE ARAÇUAÍ

Aconteceu
- As Agentes de Cultura, Mirlane Coelho e Claudirene Gomes, editam vídeo “Quadras do Sertão” com Josino Medina. As imagens foram feitas por Waltuir Alves e Gilson Goulart em Cordisburgo, Buritizeiro e o roteiro é do próprio Josino Medina.

- 13/05 - Entrevista e filmagem com Tião Rocha, Celso Souza e Eliane Almeida no Sítio Maravilha, sobre o Projeto Caminho das Águas.

- 14, 15, 19 e 20/05 - Filmagem das atividades do projeto Caminho das Águas na Comunidade das Cruzinhas e Alfredo Graça.


- 23/05 - Todos os projetos participaram do Dia da Solidariedade no Bairro Nova Esperança, com oficinas de teatro, beleza, tinta de Terra, teste de glicose, grupos de produção, plantio de árvores, brincadeiras, futebol e Folia do Livro.


- 24/05 - Filmagem da Folia da Água na Comunidade Vargem de João Alves. Todas as filmagens farão parte do Vídeo Documentário Caminho das Águas


Acontece

- Grupo de Agentes discutem e elaboram roteiro para produção de vídeo com a música “Não morre o Guerreiro antes do Tempo, nem o Limoeiro”.


- Diariamente - Confecção de carteirinhas dos Amigos do Cinema. Aproveite e faça a sua.

FABRIQUETAS - ARAÇUAÍ/MG

Aconteceu
- 23/05 - Início das atividades esportivas entre os jovens do cinema, Fabriqueta de Softwares e Dedo de Gente, seguindo o cronograma anual de atividades desenvolvidas pelos jovens.

Acontece
- A partir de 28/05 promoção dos produtos Dedo de Gente com até 35% de desconto: móveis rústicos, adornos em ferro, bordados, quadros, cartões de tinta de terra e muito mais.

CAMINHO DAS ÁGUAS - ARAÇUAÍ/MG

Núcleo Alfredo Graça

Aconteceu

- 19/05 - Atividades com as crianças nas margens do Rio Gravatá, utilizando jogos e livros que reforçam o cuidado com o meio ambiente. Participaram 42 crianças, que puderam discutir sobre o lixo, cuidados com a água e com o lugar onde vivem.


- 19/05 - Grupo de produção na casa da Eliene, com participação de 6 mães da comunidade, além dos projetos Cidade Criança e Caminho das Águas. Todos os participantes levaram ervas medicinais para preparar xarope contra gripe.


- 19/05 - Plantio de mudas, na horta Semente da Esperança. A atividade aconteceu com as crianças que ajudaram no preparo da terra e plantio de sementes. Tivemos a participação de 15 crianças que aprenderam a importância de cuidar da natureza, reciclando materiais, plantando árvores para cuidar do nosso planeta.


- 23/05 - Dia da solidariedade no bairro Nova Esperança, com várias ações de mobilização da comunidade e com práticas de permacultura nos quintais. A atividade aconteceu na casa de Osmarina, onde fizemos bordaduras em volta de suas plantas.


- 30/05 - Gincana com as crianças da comunidade, para discutir sobre os cuidados com o meio ambiente e preservação ambiental.


Núcleo Olinto Ramalho

Aconteceu

- 18 e 21/05 - Construção de dois buracos de lixo na comunidade Banco do Setubal e na Olinto Ramalho.


- 21/05 - Plantio de sementes no Quintal Maravilha da Edna. Foram plantadas 100 sementes, entre elas caju, Pau Brasil e pinha.

- Manejo e organização das mandadas do Quintal Maravilha da Edna, comunidade Vargem do João Alves.

- 24/05 - Folia da Água na comunidade Vargem do João Alves e Banco do Setubal.


Núcleo Cruzinhas

Aconteceu

- 14/05 - Preparo de mudas no viveiro do Quintal Maravilha de Maria José. Foram feitas 39 mudas de café e nove de laranja. Participaram da atividade dez crianças da comunidade do Palmital.


- Preparo de 60 litros de biofertilizante, feito com esterco de vaca e folhas de confréi. A vitamina natural está sendo usada nas plantas para recuperar as folhas e fertilizar o solo, permitindo assim que as mesmas cresçam com mais vitalidade.


- 15/05 - Atividade na horta com as crianças, preparação de um canteiro mandala, com plantio de hortaliças. As mães-cuidadoras aproveitaram o encontro para falar com as crianças sobre a permacultura e seus princípios.

- 20/05 - Oficina de beleza com as mães e guardiões das águas, com o objetivo de melhorar a auto-estima do grupo. Foram feitos escova nos cabelos, maquiagem no rosto e pintura nas unhas. Muita alegria e descontração, nos cuidados de uns com os outros.


- 25/05 - Encontro com as crianças da comunidade para ensaio de teatros.


- 26/05 - Ensaio com os tocadores da comunidade, para roda de viola e confecção de bandeirolas para enfeitar a praça.


- 30/05 - Roda de viola na praça da comunidade Cruzinhas, com apresentação de teatros, brincadeiras, batuques, fogueira e muita cantoria.


Acontece

- Mutirão nas comunidades para construção dos adobes que serão usados na construção dos banheiros secos. Essa semana as famílias selecionadas encerram os mutirões e logo em seguida vão dar início à construção dos banheiros.