terça-feira, 2 de junho de 2009

CAMINHO DAS ÁGUAS - ARAÇUAÍ/MG

Núcleo Alfredo Graça

Aconteceu

- 19/05 - Atividades com as crianças nas margens do Rio Gravatá, utilizando jogos e livros que reforçam o cuidado com o meio ambiente. Participaram 42 crianças, que puderam discutir sobre o lixo, cuidados com a água e com o lugar onde vivem.


- 19/05 - Grupo de produção na casa da Eliene, com participação de 6 mães da comunidade, além dos projetos Cidade Criança e Caminho das Águas. Todos os participantes levaram ervas medicinais para preparar xarope contra gripe.


- 19/05 - Plantio de mudas, na horta Semente da Esperança. A atividade aconteceu com as crianças que ajudaram no preparo da terra e plantio de sementes. Tivemos a participação de 15 crianças que aprenderam a importância de cuidar da natureza, reciclando materiais, plantando árvores para cuidar do nosso planeta.


- 23/05 - Dia da solidariedade no bairro Nova Esperança, com várias ações de mobilização da comunidade e com práticas de permacultura nos quintais. A atividade aconteceu na casa de Osmarina, onde fizemos bordaduras em volta de suas plantas.


- 30/05 - Gincana com as crianças da comunidade, para discutir sobre os cuidados com o meio ambiente e preservação ambiental.


Núcleo Olinto Ramalho

Aconteceu

- 18 e 21/05 - Construção de dois buracos de lixo na comunidade Banco do Setubal e na Olinto Ramalho.


- 21/05 - Plantio de sementes no Quintal Maravilha da Edna. Foram plantadas 100 sementes, entre elas caju, Pau Brasil e pinha.

- Manejo e organização das mandadas do Quintal Maravilha da Edna, comunidade Vargem do João Alves.

- 24/05 - Folia da Água na comunidade Vargem do João Alves e Banco do Setubal.


Núcleo Cruzinhas

Aconteceu

- 14/05 - Preparo de mudas no viveiro do Quintal Maravilha de Maria José. Foram feitas 39 mudas de café e nove de laranja. Participaram da atividade dez crianças da comunidade do Palmital.


- Preparo de 60 litros de biofertilizante, feito com esterco de vaca e folhas de confréi. A vitamina natural está sendo usada nas plantas para recuperar as folhas e fertilizar o solo, permitindo assim que as mesmas cresçam com mais vitalidade.


- 15/05 - Atividade na horta com as crianças, preparação de um canteiro mandala, com plantio de hortaliças. As mães-cuidadoras aproveitaram o encontro para falar com as crianças sobre a permacultura e seus princípios.

- 20/05 - Oficina de beleza com as mães e guardiões das águas, com o objetivo de melhorar a auto-estima do grupo. Foram feitos escova nos cabelos, maquiagem no rosto e pintura nas unhas. Muita alegria e descontração, nos cuidados de uns com os outros.


- 25/05 - Encontro com as crianças da comunidade para ensaio de teatros.


- 26/05 - Ensaio com os tocadores da comunidade, para roda de viola e confecção de bandeirolas para enfeitar a praça.


- 30/05 - Roda de viola na praça da comunidade Cruzinhas, com apresentação de teatros, brincadeiras, batuques, fogueira e muita cantoria.


Acontece

- Mutirão nas comunidades para construção dos adobes que serão usados na construção dos banheiros secos. Essa semana as famílias selecionadas encerram os mutirões e logo em seguida vão dar início à construção dos banheiros.

Nenhum comentário: