quinta-feira, 18 de junho de 2009

CAMINHO DAS ÁGUAS - ARAÇUAÍ/MG

Núcleo Olinto Ramalho

Aconteceu
- 01/06 - Construções de bordas em bambu, para proteger as plantas do Quintal Maravilha e Pomar, da casa de Dona Lina - comunidade Vargem do João Alves.

- 03/06 - Composto orgânico no quintal Maravilha da Edna, na comunidade Vargem do João Alves.

- 09/06 - Manejo e organização das mandalas de Dona Lourdes na comunidade São João do Setubal.
- 10/06 - Encontro de planejamento e formação da equipe, na Comunidade São João do Setubal.

- Visita ao quintal maravilha de Seu Duca, na comunidade São João do Setúbal, para fazer o planejamento da área onde serão construídas novas mandalas.

- 16 e 17/06 - Construção de uma mandala e espiral de ervas no quintal maravilha de seu Duca, comunidade São João do Setubal.


Núcleo Cruzinhas

Aconteceu
- 30/05 - Roda de viola na comunidade Cruzinhas, com apresentações de batuques, cantoria e brincadeiras. Participaram do evento 155 pessoas, que tiveram a oportunidade de recordar os velhos tempos e resgatar a cultura local.

- 01 a 03/06 - Oficina de permacultura com educadores e crianças do Projeto Ser Criança, com construção de mandalas e bordaduras nas plantas, usando garrafas peti. Foi feito um espiral de ervas, com plantio de ervas medicinais para serem utilizadas nos chás e remédios caseiros do Projeto.

- Rodas de conversa acontecem todos os dias, para incentivar as pessoas a cuidarem melhor do nosso planeta.

- 03/06 - Pequeno mutirão na casa de dona Cota, preparando o terreno para a construção de uma cisterna, com participação do grupo de mães e guardiões da água, cinco moradores da comunidade e a família da casa. O buraco, que já tinha oito metros de profundidade, começou a minar um pouco de água. A esperança da família é que, de agora em diante, terão água de boa qualidade para o consumo.

- 04/06 - Reunião para falar dos banheiros compostáveis com a participação de 27 pessoas. No encontro foi discutida a contra partida das famílias, o uso adequado do banheiro e o que fazer para ter uma vida saudável, praticando ações ecologicamente corretas. Foi apresentado um slide, para melhor compreensão das pessoas, em relação às formas de construção e esclarecimento de dúvidas.

- 04/06 - Entrega de 195 mudas nativas e frutíferas para as famílias das comunidades. As mesmas foram retiradas do viveiro do Sitio maravilha e serão plantadas nos quintais, minadouros e áreas degradadas, com o objetivo de recuperar o solo e ter uma comunidade mais verde.

- 05/06 - Construção de quatro mandalas na horta de Dona
Judite, comunidade Palmital, onde foram plantadas mudas de alface e cebolinha.

Acontece
- Construção dos banheiros compostáveis na comunidade Mucambo e produção de adobes, na comunidade do Palmital e Taioba.


Núcleo Alfredo Graça

Aconteceu
- 26/05 - Construção de mini viveiro na casa de Dona Diná, com produção de mudas de roseira, acerola, figo e pitanga, totalizando 60 mudas.

- 28/05 - Passeio ecológico com a participação das mães cuidadoras dos projetos Cidade Criança e Caminho das Águas. Durante o passeio, foram recolhidas sementes de árvores nativas e ervas medicinais.

- 04/06 - Reunião com 08 famílias para conversar sobre a construção dos banheiros compostáveis.

- 04/06 - Distribuição de 120 mudas nativas e frutíferas para a comunidade.

- 05/06 - Filmagem na comunidade de Alfredo Graça, para o documentário do Projeto Caminho das Águas. Tivemos a participação do senhor José Geraldo e 25 crianças.

- 05/06 - Passeio coletivo com 26 crianças no campo de futebol da comunidade. Durante o passeio, aconteceram brincadeiras como: cantigas de roda, futebol, corda, peteca e contação de história.


BORNAL DE JOGOS AMBIENTAIS

Aconteceu
- 1º/06 - Entrega do resultado final do festival de jogos. O jogo vencedor se chama ATITUDE do Projeto AÇÂO- Curvelo.

- 01 a 5/06 - Reprodução dos jogos do festival para sistematização do Bornal de Jogos Ambientais, confecção dos dados de madeira e dos saquinhos de chita e de americano cru para guardar as pecinhas dos jogos; realizada pelos grupos das fabriquetas da Dedo de Gente.
Acontece

- Finalização da sistematização dos jogos do Bornal de Jogos Ambientais.

Nenhum comentário: