sexta-feira, 24 de dezembro de 2010

CAMINHO DAS ÁGUAS - ARAÇUAÍ/MG

Núcleo Olinto Ramalho

Aconteceu
- 06/12 - Oficina de Beleza com o grupo de Mães Cuidadoras e toda a comunidade. O objetivo é melhorar a autoestima e estimular as pessoas a cuidarem da aparência. 23 (vinte e três) pessoas fizeram limpeza de pele, limpeza nas unhas e hidratação nos cabelos.

- 07/12 - Clube do Vídeo, na casa de Edna, com o grupo de Mães Cuidadoras. O encontro proporciona momentos de interação e reflexão entre os envolvidos. Assistimos ao filme “Os Mercenários.”

- 08/12 - Oficina Comunitária, com a produção de doce de manga, na casa de Mariza. 24 (vinte e quatro) pessoas participaram da atividade e reaproveitaram as mangas, fruta típica da época. Foram produzidos 20 kg (vinte quilogramas) de doce, divididos entre os participantes.

- 09/12 - Piquenique no campo de futebol, na comunidade Vargem João Alves. As crianças da
comunidade Banco do Setúbal e Olinto Ramalho interagiram umas com as outras. Várias brincadeiras - gincana ambiental, corrida de saco, futebol – animaram as 30 (trinta) crianças participantes.

- 10/12 - Seminário do Graal, no Sindicado dos Trabalhadores Rurais de Araçuaí, com a participação das Mães Cuidadoras. O seminário teve duração de oito horas e o tema foi “Saúde da Mulher.” O objetivo do seminário é conscientizar as mulheres sobre os cuidados com o corpo e a saúde.

- 12/12 - Roda de viola, no Banco do Setúbal, na casa de Antônio Trajano. A ideia é resgatar a cultura local, proporcionando momentos de interação entre as comunidades. 100 (cem) pessoas, entre crianças e adultos, participaram da atividade. As crianças apresentaram uma peça teatral retratando os impactos ambientais provocados pela ação incorreta do homem.

- 15/12 - Avaliação final com o grupo, observando-se o trabalho realizado durante o ano.

- 15/12 - Confraternização com a equipe de Mães Cuidadoras e revelação de “amigo oculto”, na barraca da comunidade Cemitério de Adão. Além dos presentes, foram feitas trocas de mudas entre as Mães participantes.



- 16/12 - Plantio de mudas de jenipapo, caju e maracujá, nos arredores da lagoa, na casa de Inês. A intenção é contribuir com o reflorestamento, criando um bioma natural.

- 17/12 - Gincana ambiental com as crianças, na creche em São João do Setubal. Perguntas e respostas relacionadas ao meio ambiente foram elaboradas para a gincana. Encerramos a atividade com brincadeiras e muita música. Foi uma manhã bastante divertida, para as crianças e para a equipe!

- 17/12 - Oficina comunitária na casa de Judite, na comunidade Cemitério de Adão, com a produção de bolo de banana e suco de alface. Os alimentos alternativos contribuem para a alimentação saudável das famílias. 16 (dezesseis) pessoas participaram da produção.

Núcleo Alfredo Graça

Aconteceu
- 02/12 - A comunidade de Alfredo Graça recebeu a visita de um grupo de quilombolas do recôncavo baiano (vinte e seis pessoas) da ONG IBENS - Instituto Brasileiro de Educação em Negócios. Elas vieram conhecer as atividades do Projeto Caminho das Águas. Durante o passeio, acompanharam a pintura com a tinta de terra, observaram as valas de infiltração e o quintal maravilha de Celso, acompanharam a pedagogia do biscoito e ajudaram no preparo de biofertilizante de manga. No final da manhã, os visitantes participaram de uma roda de conversa e trocaram muitas experiências e aprendizados.

- 02/12 - Pintura com tinta de terra, na casa de Dilma, com a participação de sete alunos da Escola Estadual Hilário Pinheiro Jardim. As crianças participaram do preparo da terra e ajudaram na pintura do muro.

- 02/12 - Pedagogia do biscoito, no Quintal Maravilha de Celso, com a participação dos alunos da professora Iris. 12 (doze) crianças participaram da atividade.

- 06/12 - Celebração da Vida, com as crianças na creche da comunidade. 30 (trinta) crianças participaram da atividade. Cada uma delas foi pesada, observando seu desenvolvimento.

- 09/12 - Clube do Vídeo, com o grupo de Mães Cuidadoras, na casa de Cleuza.

- 10/12 - Passeio ecológico com as crianças, no campo de futebol da comunidade. As 16 (dezesseis) crianças que estavam no passeio ouviram histórias e participaram de brincadeiras de roda e oficina de brinquedo.

- 14 e 15/12 - Participação das Educadoras Helia Viviane e Edilúcia Borges na reunião do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Araçuaí - CBH, na cidade de Minas Novas. A reunião teve como objetivos verificar o planejamento “2009 Avanços e Desafios” e discutir a aplicação dos recursos.

- 16/12 - Reunião de Avaliação no Centro Comunitário, com o grupo de Mães Cuidadoras, para avaliação das atividades desenvolvidas no ano de 2010.

- 17/12 - Oficina comunitária na casa de Marilda, para encerramento de atividades com a comunidade. Durante a oficina, foram produzidos sabão e xarope de umbigo de banana com ervas.

- 17/12 - Roda de avaliação, com o grupo de Mães Cuidadoras. Foram discutidos pontos positivos, avanços e dificuldades encontradas na realização do trabalho.

- 23/12 - Confraternização com o grupo de Mães Cuidadoras, na creche da comunidade. Um “amigo oculto” animou a festa e toda a comunidade ficou muito satisfeita.

Cruzinhas

Aconteceu
- 01/12 - Plantio de mudas no quintal de Dona Preta e no quintal de Áurea. Ao todo, foram plantadas 45 (quarenta e cinco) mudas de mamão, graviola, abacate, maracujá, laranja, imburana, urucum, coco e laranja, com objetivo de aumentar a produção e oferecer à comunidade uma alimentação mais saudável.

- 07/12 - Oficina comunitária na casa de Mariana, com a participação de 18 (dezoito) pessoas. Foi produzido doce de manga, para aproveitar as frutas.

- 09/12 - Clube do Vídeo, na casa de Dona Vanda. Assistimos ao filme “Diário de uma Paixão”. Essa atividade tem o propósito de contribuir com a formação continuada da equipe.

- 15/12 - Confraternização com equipe, na casa da Mãe Cuidadora Zene. Na oportunidade, mudas frutíferas foram entregues aos participantes, para incentivar a continuidade dos plantios em cada quintal.

Roda de viola nas Cruzinhas, com a participação de 104 (cento e quatro) pessoas. Durante o encontro, peças teatrais foram apresentadas, no intuito de agradecer a cada um pelo apoio oferecido ao projeto durante o ano.

- 16/12 - Roda de avaliação com a equipe de campo, para determinar as dificuldades e quantificar os pontos luminosos identificados durante o trabalho realizado.

- 17/12 - Campeonato com as crianças, no campo das Cruzinhas. No encontro acontecerão brincadeiras, corrida do saco, futebol, queimadas e petecas, para diversão dos participantes.

- 22/12 - Recolhimento de mais de 3.000 (três mil) quilos de matéria orgânica, para fabricação de compostos a serem usados em plantas de pomares.

SITIO MARAVILHA - ARAÇUAÍ/MG

Aconteceu
- 01/12 - Colheita de verduras, frutas e hortaliças para os projetos Ser Criança, Ação Social e para o Hospital São Vicente de Paula. Ao todo, foram entregues 232 (duzentos e trinta e dois) quilos de produtos naturais, que serão usados para complemento nutritivo das refeições.

- 03/12 - Continuidade nas limpezas em toda a área do bananal, com objetivo de facilitar a colheita dos cachos, permitindo também a entrada de ar e luz natural.

- 07/12 - Limpeza no mandiocal e no terreno onde serão realizados os próximos plantios de manaíba. O solo foi revirado para misturar a matéria orgânica, contribuindo com a fertilidade do mesmo.


- 08/12 - Retirada do lacre de 60 (sessenta) baldes - 200 litros - usados nos banheiros secos das comunidades. Sem o lacre, haverá uma entrada maior de ar, acelerando o processo de decomposição.

- 15/12 - Diariamente, no Sítio, há colheita de sobras de manga para alimentar as galinhas e evitar o excesso de mosquitos, que ficam nos frutos.

- 16/12 - Manutenção dos galinheiros, com lavação dos
comedouros e troca de água e ração.

- 17/12 - Retirada do excesso de mudas e folhas danificadas das bananeiras, melhorando o desenvolvimento as plantas.

- 18/12 - Limpeza do mandiocal e quiabeiro, para retirada do mato que prejudica o crescimento das plantas.

- 21/12 - Encontro dos Educadores do CPCD, no Sitio Maravilha, para confraternização de fim de ano. Um delicioso jantar e a revelação do “amigo sustentável” encantaram a noite.


- Confirmação da ida de Tamires, do coral Meninos de Araçuaí, para Barbacena, em 2011.

- Movimentação de pais, para renovação ou novas inscrições dos filhos.

- Confraternização da Família CPCD, no Sitio Maravilha, com revelação do “amigo sustentável”, seresta e um delicioso jantar.

SER CRIANÇA - ARAÇUAÍ/MG

Aconteceu
- 14/12 - Campeonato de futebol, vôlei, queimada, brincadeira de casinha e lançamento do DVD “Pra Inhá Terra”. O evento, feito para as crianças do coro e seus familiares, foi realizado no Cinema Meninos de Araçuaí.


- 15/12 - O Bingo Alternativo proporcionou muita euforia às crianças e adolescentes. Todos participaram com muita atenção, em um clima de cooperação e harmonia.

- 16/12 - Muita alegria, aplausos e envolvimento dos familiares das crianças no encerramento das atividades no projeto. Na oportunidade, aconteceu um desfile com roupas recicladas. A peça ”O Gnomo Zili e a Fada Sara” foi apresentada aos convidados.

Fátima, a Educadora do Abraço do mês de dezembro, foi homenageada com uma linda canção. A História de Talison e o cortejo do Boi Menino também fizeram parte do evento. Para encerrar, cantamos os batuques do Presépio e servimos um delicioso lanche.

- 17/12 - Almoço especial para as crianças com muita salada, galinha caipira, feijão tropeiro e outras guloseimas. Nesse dia, assistimos ao DVD “Prá InháTerra”.

Os adolescentes encerraram as atividades com um “amigo oculto” e mensagens de reflexões. Todos expressaram suas expectativas para o próximo ano.

- 20 a 23/12 - Organização do espaço do Ser Criança com jogos, algibeiras, instrumentos e materiais em geral.

- Roda de avaliação com os Educadores.

COOPERATIVA DEDO DE GENTE

- FABRIQUETAS DE ARTESANATO - ARAÇUAÍ/MG -

Aconteceu
- Roda de avaliação da produção de novembro. Cada oficina apresentou sua produção ao grupo. Felizmente, todos cumpriram as metas.

- Roda para discussão sobre os lançamentos de natal e produção de mais peças, específicas para a data.

- Primeira peça produzida pelo bolsista Luis Felipe da Serralheria - um Anjo Alegria, em miniatura.

- 14 a 19/12 - Exposição das peças de Natal, no Cinema Meninos de Araçuaí.

Acontece
- Criação e produção das primeiras peças pelos bolsistas.

Acontecerá
- Planejamento da produção de janeiro.

- FABRIQUETA DE CULTURA - CINEMA MENINOS DE ARAÇUAÍ

Aconteceu
- 01 a 15/12 - Alteração no trabalho de edição do vídeo da Cooperativa, depois de ser avaliado por Carol Rolim.

- Roda, com o Leonardo Sousa. Aproveitando a oportunidade, Leonardo assistiu ao novo vídeo da Cooperativa e fez suas observações e contribuições.

Ficou o convite para que a equipe participe de um filme que ele irá produzir.

- Organização e preparação do espaço para a Exposição “Dedo de Gente” e lançamento do DVD “Prá Nhá Terra”.


- Gravação de spot, para divulgação do lançamento do DVD “Prá Nhá Terra”.

- Sessão de cinema, com as crianças e catequistas da Catequese da Igreja Matriz. O público de 55 (cinquenta e cinco) pessoas assistiu ao filme “Contos de Natal”.

- Despedida da Claudia Santos. A equipe do Cinema preparou um almoço e fez a revelação do “amigo oculto”.

“Muito Obrigada, Cláudia, por ter feito parte do nosso grupo. Desejamos tudo de bom para você!”

- Sessão de lançamento do DVD “Pra Nhá Terra”, na Escola Leopoldo Pereira e Escola Estadual Isaltina.

- 17/12 - Sessão de lançamento do DVD “Prá Nhá Terra”, às 13 horas e 30 minutos, com os jovens da Associar, das comunidades de Alfredo Graça, Engenheiro Schinnor, Córrego da Velha e Aguada Nova.

- 18 e 19 - Sessão, às 20 horas, aberta à comunidade.

- Finalização e entrega de novos vídeos.

- Planejamento de janeiro.

- 22/12 - Finalização do vídeo do Programa “Uma Criança, Uma Vida”

Acontecerá
- 08/01 - Viagem de Nídio Xavier e Joabe Dourado, ao Rio de Janeiro, para a 17ª Oficina Geração Futura.

- FABRIQUETA DE SOFTWARES - ARAÇUAÍ/MG -

Aconteceu
- Entrega de mais um serviço prestado pela Fabriqueta de Softwares. Acessem www.dedodegente.com.br

- Organização das pesquisas com informações sobre a cidade (cultura, localização, história, etc.) para o Portal.

- Construção de cerca de 560 (quinhentas e sessenta) etiquetas para a Dedo de Gente de Curvelo.

- Criação de um convite para o Lançamento da Coleção de Natal da Cooperativa Dedo de Gente.

- Criação de um convite para o Lançamento do DVD “Pra Nhá Terra”, em Araçuaí.

Acontece
- 22/12 - Finalização e entrega do Portal Araçuaí Sustentável.

- Atualizações das redes sociais da Cooperativa Dedo de Gente.

- Edição de fotos para a Loja Virtual.

- Atualizações e modificações nos Jogos Eletrônicos.

- Construção de novo estudo das logomarcas.

- Estudo de Sistema de Votação de Cadastro de tags, para o Portal.

- Roda com Suely, para resolver pendências do site do Restaurante Panela de Barro.

Acontecerá
- Construção e finalização do Portal Araçuaí Sustentável.

- Apresentação de proposta de construção de web site, para Leonardo Sousa.

- Modificações no site do Restaurante Panela de Barro.

- COOPERATIVA DEDO DE GENTE - EM FOCO -

Aconteceu
- Oficina com Leonardo e a equipe do Plano de Comunicação e Fabriqueta de Softwares, para estudo das logomarcas das fabriquetas da Dedo de Gente.

- 14 a 19/12 - Lançamento do DVD “Prá Nhá Terra” e exposição da Coleção de Natal da Dedo de Gente, no Cinema Meninos de Araçuaí. Contamos com um público de 260 (duzentas e sessenta) pessoas e visita de duas escolas estaduais, com mais de 300 (trezentos) alunos.


- 22/12 - Jantar de confraternização, com todos os jovens da Cooperativa de Araçuaí, no Espaço Ser Criança.


Acontece
- 24/11 - Roda para avaliação final e revelação do “amigo oculto” entre as fabriquetas.

Colaboração de...

Hélia Viviane, Luciana Jardim, Regina Poluceno, Celso Silva, Advete Rodrigues, Giani Vieira, Dora, Edilúcia Luiz, Dora e Simone Cecília.

sexta-feira, 3 de dezembro de 2010

Núcleo Olinto Ramalho

Aconteceu
- 14/11 - Folia da Água, na comunidade Banco do Setúbal, incentivando as famílias a cuidarem da água e do meio ambiente. As comunidades Vargem João Alves, São João do Setúbal, Cemitério de Adão, Ponte do Gravatá e Olinto Ramalho participaram dessa Folia. As crianças apresentaram teatros e poesias usando um figurino de materiais reciclados, preparado por elas. Contamos com a participação de 95 (noventa e cinco) pessoas, entre adultos, crianças e idosos. A tarde foi maravilhosa! E para encerrar a festa, saboreamos um delicioso caldo de mandioca.

- 16/11 - Bacia de contenção nas mudas de coqueiro, laranjeira e limoeiro, na casa de Mariza. O objetivo é manter as plantas sempre úmidas.

- 17/11 - Usamos 41 (quarenta e uma) garrafas de vidro na construção de um espiral de ervas, na casa de Larissa, na comunidade Cemitério de Adão. Plantamos hortelãzinho, arruda, hortelã pimenta, entre outras mudas.

- 18/11 - Oficina comunitária na casa de Judite, na Comunidade Cemitério de Adão, com a produção de torta de talos. Contamos com a participação de 15 (quinze) pessoas, que levaram para a oficina talos de abóbora, cenoura, beterraba, couve e mostarda, para fazermos o recheio das tortas.

- 19/11 - Oficina de Beleza, na creche em São João do Setubal, com a participação de toda a comunidade. O objetivo é melhorar a autoestima das pessoas da comunidade. Mas, devido ao período das chuvas, tivemos a participação de somente dez pessoas.

- 22/11 - Plantio de 20 (vinte) mudas de jenipapo e jaca, nos arredores da lagoa do Seu Petronilo. Dessa maneira, podemos reflorestar o local, criando um bioma natural.

- 24/11 - Bordaduras nas plantas do jardim da casa de Dona Ana, na Comunidade Olinto Ramalho. Assim, as plantas permanecem adubadas e melhoram o solo, pois o lugar é bastante compactado. Para construirmos as bordaduras, utilizamos 120 (cento e vinte) garrafas pet e de conhaque, embelezando o quintal e reutilizando materiais.

- 25/11 - Doação de 20 (vinte) mudas de mamão para o programa “Uma Criança, Uma Vida.”


- 25/11 - Coleta de nove baldes de esterco nas comunidades.


- 29/11 - Continuação do Banco “Super-Adobe” na casa de Inês, na Comunidade Vargem João Alves.

- 01/12 - Plantio de mudas de mamão, jenipapo e caju, nos arredores da lagoa da casa de Inês. As crianças da comunidade participaram do plantio.

- 02/12 - Piquenique no campo de futebol, na casa de Lina, com a participação das crianças do Banco do Setubal e Vargem João Alves.

Acontece
- 03/12 - Oficina comunitária, com a produção de doce de banana e de manga.

Cruzinhas

Aconteceu
- 16/11 - Encontro com as crianças da comunidade do Alferidor para realização de brincadeiras e cantigas de roda. 15 (quinze) meninos e meninas participaram das atividades.

- 17/11 - Clube do vídeo com as Mães Cuidadoras e os Guardiões das Águas. Assistimos ao filme “Um Amor Para Recordar”. Esses encontros proporcionam aos participantes uma enriquecedora troca de informações, contribuindo para o trabalho e a vida pessoal de cada um.

- 19/11 - Plantio de 120 (cento e vinte) mudas de café no quintal das casas de Dona Vanda e Dona Áurea, na comunidade do Palmital.

- 23/11 - Pintura com tinta de terra na casa de Laura, na comunidade Mucambo.

- 24/11 - Encerramento das entrevistas realizadas com a comunidade, Mães Cuidadoras e crianças. Todas as informações coletadas estão relacionadas aos Indicadores de Qualidade de Projeto - IQP.

- 25/11 - Oficina comunitária na comunidade Taioba, com a participação de 12 (doze) mulheres. Nessa oficina, foram produzidos sabão de sebo e pomada cicatrizante. Para iniciar a atividade, foi realizada a brincadeira do “Meu Carneirinho”, com objetivo de descontrair os participantes.

- 26/11 - Encontro com as Mães Cuidadoras e Guardiões, para planejamento das últimas ações do ano de 2010. Para fortalecer o trabalho em equipe e valorizar a formação continuada dos participantes, brincamos de “Pique Acorrentado” e lemos o texto “A Melhor Opção”.

- 01/12 - Pintura com tinta de terra na casa de Rosânia e no quartinho do planejamento, na comunidade Mucambo. Como o Natal está se aproximando, as famílias começam a decorar suas casas, e, a pintura com a terra é uma maneira interessante de deixar o ambiente ainda mais alegre e bonito.

- 02/12 - Plantio de mudas frutíferas e nativas no quintal de Noeme, na comunidade Palmital.

Acontece
- 03/12 - Celebração pela Vida, em parceria com Associar, para realizar a pesagem das crianças de 0 a 06 anos, moradoras da comunidade.

Núcleo Alfredo Graça

Aconteceu
- 16/11 - Doação de cinco mudas de figo, mamão, caju e maracujá para o Seu Antônio.

- 19/11 - Plantio de seis mudas de maracujá no espaço de agrofloresta. As mudas foram plantadas com objetivo de aumentar a diversidade de plantas, consorciando espécies e aumentado a área plantada.

- 22/11 - Produção de 20 (vinte) mudas de acerola, 25 (vinte e cinco) mudas de mamão e 30 (trinta) mudas de urucum no viveiro da horta Semente da Esperança. Todas as mudas foram produzidas reutilizando saquinhos de leite.

- 23/11 - Plantio de cinco mudas de bambu nos canais de infiltração. O objetivo do plantio é reflorestar o morro, que se recupera com a chegada das chuvas.

- 25/11 - Pintura com tinta de terra na casa de Maria. A pintura embeleza as casas e transforma a comunidade.

- 30/11 - Reunião de planejamento e avaliação, com o grupo de Mães Cuidadoras, no Centro Comunitário.

- 01/12 - Práticas de permacultura na casa de Beti - construção de mandalas e espiral de ervas.

Acontece
- 03/12 - Celebração da Vida com as crianças da creche da comunidade.

COOPERATIVA DEDO DE GENTE

- FABRIQUETAS DE ARTESANATO - ARAÇUAÍ/MG -

Aconteceu
- Roda de conversa e avaliação do trabalho e produção, realizadas com todos os grupos. O tema principal é a produção para a Coleção de Natal 2010.

- Produção de 30 (trinta) anjos, 25 (vinte e cinco) árvores e quatro guirlandas para o Natal.

- Participação da Cooperativa na Feira Nacional do Artesanato.

- FABRIQUETA DE CULTURA - CINEMA MENINOS DE ARAÇUAÍ

Aconteceu
- Roda com Dora e os jovens da Fabriqueta de Softwares, para discutir assuntos internos daCooperativa.

- 26/11 - Filmagem para produção do vídeo de um minuto que participará do Festival de 1 Minuto. O tema escolhido foi "Receitas de Reaproveitamento".

- Jovens do Cinema foram selecionados para participar da 17ª Oficina de Áudio Visual - Geração Futura, no Rio de Janeiro.

- 27/11 - Filmagem para produção de vídeo na E. E. Leopoldo Pereira.

- 01 e 2/12 - Roda com Jaqueline, para oferecer a ela a produção de um vídeo comercial do Hotel Village das Minas.

- Entrega do vídeo da Cooperativa e do Documentário “Coral Trovadores do Vale”.

Acontece
- Produção de novos vídeos.

Acontecerá
- Finalização e entrega do vídeo do Programa “Uma Criança, Uma Vida”.

- FABRIQUETA DE SOFTWARES - ARAÇUAÍ/MG -

Aconteceu
- Entrega de mais um serviço prestado pela Fabriqueta de Softwares. www.villagedasminashotel.com.br

- Oficina de Marketing - Redes Sociais, com a equipe do Softwares e Plano de Comunicação. Oficina de vídeos promocionais para a web, com a equipe do Cinema e Plano de Comunicação.

- Sessão de fotografias dos novos produtos do Artesanato da Cooperativa Dedo de Gente.

- Construção do site da Cooperativa Dedo de Gente, destacando as histórias, os produtos e os serviços das Fabriquetas de Artesanato, Cultura - Cinema Meninos de Araçuaí - e Softwares.

Acontece
- Execução e finalização das aulas de informática.

- Atualizações das Redes Sociais da Cooperativa Dedo de Gente.

Acontecerá
- Construção do Portal.

- Criação de apresentação em PowerPoint para Jaqueline.

- COOPERATIVA DEDO DE GENTE - EM FOCO -

- 25/11 - Roda, com todos os jovens da Cooperativa, para apresentação dos produtos desenvolvidos pelo Plano de Comunicação. Foram apresentados o site da Cooperativa e o vídeo produzido durante a Oficina de Web Vídeo, ministrada por João França.

- Planejamento da Cooperativa para finalização do ano.

SITIO MARAVILHA - ARAÇUAÍ/MG

Aconteceu
- 16/11 - Colheita de 250 (duzentos e cinquenta) quilos de verdura, frutas e hortaliças para os projetos Ser Criança, Ação Social e Hospital de Araçuaí. Todas as crianças apresentam um ótimo desenvolvimento devido à boa alimentação.

- 17/11 - Plantio de cinco mudas de jabuticaba, na Zona 01, aumentando a diversidade de frutas no Sítio.


- 18 e 19/11 - Capina em todo espaço da horta com intuito de arar a terra, retirar o excesso de mato e construir novas mandalas.

- 22/11 - Preparação do terreno para o plantio de grãos de milho, aumentando a produção.

- 23/11 - Colheita de dez dúzias de ovos de galinha caipira e cinco dúzias de ovos de codorna. Esses ovos serão entregues aos projetos Ser Criança e Ação Social.

- 24/11 - Capina na plantação de milho para retirada do excesso de mato. O milho foi plantado para alimentar as crianças dos projetos e os animais que vivem no Sítio.

Acontece
- Construção de mandalas, na Zona 01, para plantio de sementes e mudas de hortaliças.

Acontecerá
- 03/12 - “Reviragem” dos tambores, que estão repletos de material orgânico a ser usado na fabricação de pilhas de composto. Essas pilhas serão usadas em plantas do pomar e em mudas nativas. São mais de 4.000 mil quilos de fezes retiradas dos banheiros compostáveis construídos nas comunidades.

SER CRIANÇA - ARAÇUAÍ/MG

Aconteceu
- 19/11 - Produção de mudas de caju, mamão, jambo e acerola para o programa “Uma Criança, Uma Vida”. As mudas serão encaminhadas ao Hospital São Vicente de Paula.

- Dia de Brincadeiras com as crianças e adolescentes, na Praça do Coreto. Os participantes vivenciaram momentos muito especiais, com direito à mediação de leitura, brinquedoteca, pintura de rosto, brincadeira de casinha, percussão, cantigas de roda, batuque e muita animação.

- 22/11 - Brincadeiras e momento de mediação de leitura na Praça do Fórum, com os grupos “Ponto de Carinho” e “Fazer Brincando”.

- Crianças e adolescentes demonstraram muita alegria na roda grande. Eles homenagearam a educadora do Diário do Abraço, Virgínia, que escreveu a história “As brigas do SS e a multiplicação de saberes do Vinícius.”

- 25/11 - Visita às escolas para liberação das crianças que participam do Coro.

- Josino, durante a Oficina do Boi Menino, iniciou a preparação do presépio com as crianças. A montagem, conta com a participação de alguns integrantes do grupo “Guardiões do Boi Menino”.

- O grupo “Semente da Paz” apresentou, na roda grande, uma dança com a música "Menino, eu vim aqui!"

- Os grupos “Cirandeiros”, “Desafios”, “Ponto de Carinho” e “Fazer Brincando” realizaram, no quiosque, o Dia de Jogo. Vários jogos do Bornal de Aprendizagem foram utilizados.

- 27/11 - Reunião de educadores para planejar o encerramento das atividades no Ser Criança

- 30/11 - Visita de um grupo de 26 (vinte e seis) pessoas, vindas da Bahia. Os visitantes participaram da roda grande e acompanharam as atividades (bornal de jogos, contação de histórias, pedagogia do biscoito e música), terminando o dia em uma roda com educadores.

- 01/12 - Viagem do Coro Meninos de Araçuaí a Barbacena.

Acontecerá
- 08/12 - Os grupos “Ponto de Partida” e “Meninos de Araçuaí” lançam o DVD “PRÁ INHÁ TERRA”, na Escola Preparatória de Cadetes do AR – EPCAR, em Barbacena, Minas Gerais.

EM FOCO

Aconteceu
- Visita de Tião Rocha, Carlos Miller e Neilar (Avina). Eles vieram acompanhar o trabalho desenvolvido pelo CPCD em Araçuaí.

- Visita de jovens da Universidade de Washington, Estados Unidos. Os jovens vieram ao Brasil para estudar alguns trabalhos sociais desenvolvidos no país.

Colaboração de...

Hélia Viviane, Luciana Jardim, Regina Poluceno, Celso Silva, Advete Rodrigues, Giani Vieira, Dora, Edilúcia Luiz, Dora e Simone Cecília.