sexta-feira, 24 de dezembro de 2010

CAMINHO DAS ÁGUAS - ARAÇUAÍ/MG

Núcleo Olinto Ramalho

Aconteceu
- 06/12 - Oficina de Beleza com o grupo de Mães Cuidadoras e toda a comunidade. O objetivo é melhorar a autoestima e estimular as pessoas a cuidarem da aparência. 23 (vinte e três) pessoas fizeram limpeza de pele, limpeza nas unhas e hidratação nos cabelos.

- 07/12 - Clube do Vídeo, na casa de Edna, com o grupo de Mães Cuidadoras. O encontro proporciona momentos de interação e reflexão entre os envolvidos. Assistimos ao filme “Os Mercenários.”

- 08/12 - Oficina Comunitária, com a produção de doce de manga, na casa de Mariza. 24 (vinte e quatro) pessoas participaram da atividade e reaproveitaram as mangas, fruta típica da época. Foram produzidos 20 kg (vinte quilogramas) de doce, divididos entre os participantes.

- 09/12 - Piquenique no campo de futebol, na comunidade Vargem João Alves. As crianças da
comunidade Banco do Setúbal e Olinto Ramalho interagiram umas com as outras. Várias brincadeiras - gincana ambiental, corrida de saco, futebol – animaram as 30 (trinta) crianças participantes.

- 10/12 - Seminário do Graal, no Sindicado dos Trabalhadores Rurais de Araçuaí, com a participação das Mães Cuidadoras. O seminário teve duração de oito horas e o tema foi “Saúde da Mulher.” O objetivo do seminário é conscientizar as mulheres sobre os cuidados com o corpo e a saúde.

- 12/12 - Roda de viola, no Banco do Setúbal, na casa de Antônio Trajano. A ideia é resgatar a cultura local, proporcionando momentos de interação entre as comunidades. 100 (cem) pessoas, entre crianças e adultos, participaram da atividade. As crianças apresentaram uma peça teatral retratando os impactos ambientais provocados pela ação incorreta do homem.

- 15/12 - Avaliação final com o grupo, observando-se o trabalho realizado durante o ano.

- 15/12 - Confraternização com a equipe de Mães Cuidadoras e revelação de “amigo oculto”, na barraca da comunidade Cemitério de Adão. Além dos presentes, foram feitas trocas de mudas entre as Mães participantes.



- 16/12 - Plantio de mudas de jenipapo, caju e maracujá, nos arredores da lagoa, na casa de Inês. A intenção é contribuir com o reflorestamento, criando um bioma natural.

- 17/12 - Gincana ambiental com as crianças, na creche em São João do Setubal. Perguntas e respostas relacionadas ao meio ambiente foram elaboradas para a gincana. Encerramos a atividade com brincadeiras e muita música. Foi uma manhã bastante divertida, para as crianças e para a equipe!

- 17/12 - Oficina comunitária na casa de Judite, na comunidade Cemitério de Adão, com a produção de bolo de banana e suco de alface. Os alimentos alternativos contribuem para a alimentação saudável das famílias. 16 (dezesseis) pessoas participaram da produção.

Núcleo Alfredo Graça

Aconteceu
- 02/12 - A comunidade de Alfredo Graça recebeu a visita de um grupo de quilombolas do recôncavo baiano (vinte e seis pessoas) da ONG IBENS - Instituto Brasileiro de Educação em Negócios. Elas vieram conhecer as atividades do Projeto Caminho das Águas. Durante o passeio, acompanharam a pintura com a tinta de terra, observaram as valas de infiltração e o quintal maravilha de Celso, acompanharam a pedagogia do biscoito e ajudaram no preparo de biofertilizante de manga. No final da manhã, os visitantes participaram de uma roda de conversa e trocaram muitas experiências e aprendizados.

- 02/12 - Pintura com tinta de terra, na casa de Dilma, com a participação de sete alunos da Escola Estadual Hilário Pinheiro Jardim. As crianças participaram do preparo da terra e ajudaram na pintura do muro.

- 02/12 - Pedagogia do biscoito, no Quintal Maravilha de Celso, com a participação dos alunos da professora Iris. 12 (doze) crianças participaram da atividade.

- 06/12 - Celebração da Vida, com as crianças na creche da comunidade. 30 (trinta) crianças participaram da atividade. Cada uma delas foi pesada, observando seu desenvolvimento.

- 09/12 - Clube do Vídeo, com o grupo de Mães Cuidadoras, na casa de Cleuza.

- 10/12 - Passeio ecológico com as crianças, no campo de futebol da comunidade. As 16 (dezesseis) crianças que estavam no passeio ouviram histórias e participaram de brincadeiras de roda e oficina de brinquedo.

- 14 e 15/12 - Participação das Educadoras Helia Viviane e Edilúcia Borges na reunião do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Araçuaí - CBH, na cidade de Minas Novas. A reunião teve como objetivos verificar o planejamento “2009 Avanços e Desafios” e discutir a aplicação dos recursos.

- 16/12 - Reunião de Avaliação no Centro Comunitário, com o grupo de Mães Cuidadoras, para avaliação das atividades desenvolvidas no ano de 2010.

- 17/12 - Oficina comunitária na casa de Marilda, para encerramento de atividades com a comunidade. Durante a oficina, foram produzidos sabão e xarope de umbigo de banana com ervas.

- 17/12 - Roda de avaliação, com o grupo de Mães Cuidadoras. Foram discutidos pontos positivos, avanços e dificuldades encontradas na realização do trabalho.

- 23/12 - Confraternização com o grupo de Mães Cuidadoras, na creche da comunidade. Um “amigo oculto” animou a festa e toda a comunidade ficou muito satisfeita.

Cruzinhas

Aconteceu
- 01/12 - Plantio de mudas no quintal de Dona Preta e no quintal de Áurea. Ao todo, foram plantadas 45 (quarenta e cinco) mudas de mamão, graviola, abacate, maracujá, laranja, imburana, urucum, coco e laranja, com objetivo de aumentar a produção e oferecer à comunidade uma alimentação mais saudável.

- 07/12 - Oficina comunitária na casa de Mariana, com a participação de 18 (dezoito) pessoas. Foi produzido doce de manga, para aproveitar as frutas.

- 09/12 - Clube do Vídeo, na casa de Dona Vanda. Assistimos ao filme “Diário de uma Paixão”. Essa atividade tem o propósito de contribuir com a formação continuada da equipe.

- 15/12 - Confraternização com equipe, na casa da Mãe Cuidadora Zene. Na oportunidade, mudas frutíferas foram entregues aos participantes, para incentivar a continuidade dos plantios em cada quintal.

Roda de viola nas Cruzinhas, com a participação de 104 (cento e quatro) pessoas. Durante o encontro, peças teatrais foram apresentadas, no intuito de agradecer a cada um pelo apoio oferecido ao projeto durante o ano.

- 16/12 - Roda de avaliação com a equipe de campo, para determinar as dificuldades e quantificar os pontos luminosos identificados durante o trabalho realizado.

- 17/12 - Campeonato com as crianças, no campo das Cruzinhas. No encontro acontecerão brincadeiras, corrida do saco, futebol, queimadas e petecas, para diversão dos participantes.

- 22/12 - Recolhimento de mais de 3.000 (três mil) quilos de matéria orgânica, para fabricação de compostos a serem usados em plantas de pomares.

Nenhum comentário: