sexta-feira, 3 de dezembro de 2010

Núcleo Olinto Ramalho

Aconteceu
- 14/11 - Folia da Água, na comunidade Banco do Setúbal, incentivando as famílias a cuidarem da água e do meio ambiente. As comunidades Vargem João Alves, São João do Setúbal, Cemitério de Adão, Ponte do Gravatá e Olinto Ramalho participaram dessa Folia. As crianças apresentaram teatros e poesias usando um figurino de materiais reciclados, preparado por elas. Contamos com a participação de 95 (noventa e cinco) pessoas, entre adultos, crianças e idosos. A tarde foi maravilhosa! E para encerrar a festa, saboreamos um delicioso caldo de mandioca.

- 16/11 - Bacia de contenção nas mudas de coqueiro, laranjeira e limoeiro, na casa de Mariza. O objetivo é manter as plantas sempre úmidas.

- 17/11 - Usamos 41 (quarenta e uma) garrafas de vidro na construção de um espiral de ervas, na casa de Larissa, na comunidade Cemitério de Adão. Plantamos hortelãzinho, arruda, hortelã pimenta, entre outras mudas.

- 18/11 - Oficina comunitária na casa de Judite, na Comunidade Cemitério de Adão, com a produção de torta de talos. Contamos com a participação de 15 (quinze) pessoas, que levaram para a oficina talos de abóbora, cenoura, beterraba, couve e mostarda, para fazermos o recheio das tortas.

- 19/11 - Oficina de Beleza, na creche em São João do Setubal, com a participação de toda a comunidade. O objetivo é melhorar a autoestima das pessoas da comunidade. Mas, devido ao período das chuvas, tivemos a participação de somente dez pessoas.

- 22/11 - Plantio de 20 (vinte) mudas de jenipapo e jaca, nos arredores da lagoa do Seu Petronilo. Dessa maneira, podemos reflorestar o local, criando um bioma natural.

- 24/11 - Bordaduras nas plantas do jardim da casa de Dona Ana, na Comunidade Olinto Ramalho. Assim, as plantas permanecem adubadas e melhoram o solo, pois o lugar é bastante compactado. Para construirmos as bordaduras, utilizamos 120 (cento e vinte) garrafas pet e de conhaque, embelezando o quintal e reutilizando materiais.

- 25/11 - Doação de 20 (vinte) mudas de mamão para o programa “Uma Criança, Uma Vida.”


- 25/11 - Coleta de nove baldes de esterco nas comunidades.


- 29/11 - Continuação do Banco “Super-Adobe” na casa de Inês, na Comunidade Vargem João Alves.

- 01/12 - Plantio de mudas de mamão, jenipapo e caju, nos arredores da lagoa da casa de Inês. As crianças da comunidade participaram do plantio.

- 02/12 - Piquenique no campo de futebol, na casa de Lina, com a participação das crianças do Banco do Setubal e Vargem João Alves.

Acontece
- 03/12 - Oficina comunitária, com a produção de doce de banana e de manga.

Cruzinhas

Aconteceu
- 16/11 - Encontro com as crianças da comunidade do Alferidor para realização de brincadeiras e cantigas de roda. 15 (quinze) meninos e meninas participaram das atividades.

- 17/11 - Clube do vídeo com as Mães Cuidadoras e os Guardiões das Águas. Assistimos ao filme “Um Amor Para Recordar”. Esses encontros proporcionam aos participantes uma enriquecedora troca de informações, contribuindo para o trabalho e a vida pessoal de cada um.

- 19/11 - Plantio de 120 (cento e vinte) mudas de café no quintal das casas de Dona Vanda e Dona Áurea, na comunidade do Palmital.

- 23/11 - Pintura com tinta de terra na casa de Laura, na comunidade Mucambo.

- 24/11 - Encerramento das entrevistas realizadas com a comunidade, Mães Cuidadoras e crianças. Todas as informações coletadas estão relacionadas aos Indicadores de Qualidade de Projeto - IQP.

- 25/11 - Oficina comunitária na comunidade Taioba, com a participação de 12 (doze) mulheres. Nessa oficina, foram produzidos sabão de sebo e pomada cicatrizante. Para iniciar a atividade, foi realizada a brincadeira do “Meu Carneirinho”, com objetivo de descontrair os participantes.

- 26/11 - Encontro com as Mães Cuidadoras e Guardiões, para planejamento das últimas ações do ano de 2010. Para fortalecer o trabalho em equipe e valorizar a formação continuada dos participantes, brincamos de “Pique Acorrentado” e lemos o texto “A Melhor Opção”.

- 01/12 - Pintura com tinta de terra na casa de Rosânia e no quartinho do planejamento, na comunidade Mucambo. Como o Natal está se aproximando, as famílias começam a decorar suas casas, e, a pintura com a terra é uma maneira interessante de deixar o ambiente ainda mais alegre e bonito.

- 02/12 - Plantio de mudas frutíferas e nativas no quintal de Noeme, na comunidade Palmital.

Acontece
- 03/12 - Celebração pela Vida, em parceria com Associar, para realizar a pesagem das crianças de 0 a 06 anos, moradoras da comunidade.

Núcleo Alfredo Graça

Aconteceu
- 16/11 - Doação de cinco mudas de figo, mamão, caju e maracujá para o Seu Antônio.

- 19/11 - Plantio de seis mudas de maracujá no espaço de agrofloresta. As mudas foram plantadas com objetivo de aumentar a diversidade de plantas, consorciando espécies e aumentado a área plantada.

- 22/11 - Produção de 20 (vinte) mudas de acerola, 25 (vinte e cinco) mudas de mamão e 30 (trinta) mudas de urucum no viveiro da horta Semente da Esperança. Todas as mudas foram produzidas reutilizando saquinhos de leite.

- 23/11 - Plantio de cinco mudas de bambu nos canais de infiltração. O objetivo do plantio é reflorestar o morro, que se recupera com a chegada das chuvas.

- 25/11 - Pintura com tinta de terra na casa de Maria. A pintura embeleza as casas e transforma a comunidade.

- 30/11 - Reunião de planejamento e avaliação, com o grupo de Mães Cuidadoras, no Centro Comunitário.

- 01/12 - Práticas de permacultura na casa de Beti - construção de mandalas e espiral de ervas.

Acontece
- 03/12 - Celebração da Vida com as crianças da creche da comunidade.

Nenhum comentário: