sexta-feira, 19 de março de 2010





COOPERATIVA DEDO DE GENTE

- CINEMA MENINOS DE ARAÇUAÍ -

Aconteceu
- 08 a 10/03 - Produção do roteiro do vídeo da Cooperativa.

- Captura e minutagem das imagens e entrevistas produzidas na Cooperativa em Curvelo.

- Filmagem e entrevista na Fabriqueta de Artesanato de Araçuaí para vídeo institucional da Cooperativa.

- Roda de conversa com o André da TV Araçuaí sobre pesquisa de preços para produção e divulgação de vídeos propagandas.

- 15/03 - Visita ao comércio local para levantamento de demanda e produção de propagandas comerciais.

Acontece
- Edição do vídeo da Cooperativa Dedo de Gente.

- Reforma da cabine do cinema.


- FABRIQUETA DE SOFTWARES - ARAÇUAÍ/MG -

Aconteceu
- 10/03 - Colocado no ar o Site da Ideal Máquinas: www.idealmaquinas.com

- 11/03 - Desenvolvimento do novo layout da Fabriqueta de Softwares.



- FABRIQUETAS - ARAÇUAÍ/MG -

Aconteceu

- 08 a 10/03 - Criação de novas peças na Serralheria e Moda: sanfoneiro, bóia fria, triciclo de jardim, luminária, novas almofadas e aventais floridos.

- 12/03 - Roda de planejamento e avaliação com todos os grupos da Cooperativa - Cinema, Softwares e Artesanato.

- 13/03 - Mutirão com todos os projetos para limpeza e organização da Fabriqueta de Artesanato.

- Produção de kits contendo modelos de pintura em tinta de terra para serem comercializados.

- Produção de um catálogo com as pinturas e desenhos em tinta de terra.

Acontece
- Todas as fabriquetas estão reaproveitando os materiais e sucatas nas criações de novos produtos. A Marcenaria está reutilizando as sobras de madeira da Plantar para produção de novos cachepôs.

SITIO MARAVILHA - ARAÇUAÍ/MG

Aconteceu
- 02/03 - Plantio de mudas frutíferas na Zona 02; foram plantadas 02 mudas de limão rosa, 20 de laranja, 15 de umbu e 10 de jaca, com objetivo de recuperar o antigo pomar, criando uma floresta de alimentos, recuperando o solo e consorciando plantas frutíferas com as nativas
existentes.

- 05/03 - Plantio de sementes de beterraba e cenoura em 06 canteiros mandala na Zona 1.

- 09/03 - Reforma em 10 canteiros mandala, os mesmos receberam adubo orgânico, a terra foi revirada, com intuito de melhorar a germinação das sementes que foram plantadas.

Acontecerá
- Preparo do terreno da Zona 03 para o plantio de mandioca, milho e feijão.

BANCO DO LIVRO - ARAÇUAÍ/MG

Aconteceu
- 03/03 - Início das atividades.

- 08 e 09/03 - Atividade de contação de história com as crianças do Projeto. Tema: respeito ao meio ambiente.

- 10/03 - Produção e mural de poesias com os adolescentes do Projeto.

CAMINHO DAS ÁGUAS - ARAÇUAÍ/MG

Núcleo Olindo Ramalho.
Aconteceu
- 01/03 -
Reforma das mandalas na casa de Lina, onde usamos 160 garrafas pet para cercar as mesmas.


- 03/03 -
Manejo de 02 mandalas e 01 espiral de ervas na creche da comunidade São João do Setubal com a participação de 13 crianças e plantio de ervas medicinais e mudas de cebolinha.


- 04/03 e 10/03 - Reuniões nas comunidades Banco do Setubal e São João do Setubal com as famílias beneficiadas pelos banheiros secos, com intuito de incentivar o uso adequado dos mesmos; tivemos a participação de 48 pessoas.

- 10/03 -
Reboco natural no banheiro seco na casa de Cláudio na comunidade Banco do Setubal.


- 11/03 - Construções de mandalas na casa de Fatinha, com reaproveitamento dos pedaços de telhas.


- 12/03 - Visitas ao Quintais Maravilha de Fatinha, Seu Duca e Dona Marizete para observar se as famílias estão dando continuidade às praticas do ano anterior. Observamos que, além de bem cuidados, estão produzindo mais, devido à fertilidade do solo.

Acontece

- 15/03 a 18/03 -
Pintura com tinta de terra nos banheiros secos da comunidade Banco do Setubal.



Núcleo Alfredo Graça

Aconteceu

- 03/03 -
Construção de duas bordaduras Quintal Maravilha da Bete. As mandalas foram renovadas, foram plantadas mudas de flores próximo a entrada da casa. Para a adubação das plantas foi preparado um composto orgânico, usando folhas secas, verdes e esterco de boi.


- 04/03 -
No quintal de Maria Nilma o grupo construiu 04 canteiros mandala, onde serão semeadas sementes de cenoura, alface e beterraba. As folhas secas são aproveitadas para adubar o solo, que a cada dia se recupera e vem aumentando a produção tanto de hortaliças como de frutíferas.


- 08/03 -
Plantio de mudas no quintal de Zelita, Dona Lindaura e Sirley; foram plantadas 09 mudas de nim indiano, 01 muda de cajú e 03 de oiti. Com o plantio das mudas incentivamos as famílias a manter os cuidados com a recuperação do solo.


- 09/03 -
Plantio de mudas nos canais de infiltração; foram plantadas mudas de nim indiano, 01 de leucena, 02 de aroeira, 03 manjol, 01 de pinha, 02 maravilha, 01 de tamburi, num total de 13 mudas. A área do morro está se recuperando, as barragens acumulam a água da chuva e avegetação cresce.


- 10/03 -
Produção de mudas no viveiro da horta Semente da Esperança; foram plantadas sementes de urucum, pinha, mamão, abacate e fruta do conde.


- 12/03 -
Reunião com o grupo de mães-cuidadoras para planejamento e avaliação das atividades.


Núcleo Cruzinhas
Aconteceu

- 01 a 02/03 -
Continuidade das visitas às famílias que tem banheiro seco para orientação sobre o uso adequado do mesmo. Vinte e cinco famílias foram visitadas no Palmital, Maranhão, Gangorrinha, Alferidor, Cruzinha e Pequi.


- 03 a 04/03 - Reboco natural em quatro banheiros na comunidade do Alferidor. Como as famílias moram perto, os pequenos mutirões aconteceram com a participação das quatro famílias beneficiadas.

- 05/03 -
Oficina com tinta de terra na aldeia dos índios Cinta Vermelha. Participaram da oficina os educadores, crianças e adultos da aldeia. Contamos com a participação da Kátia da Dedo de Gente que orientou as pessoas sobre o uso das cores naturais da terra.



- 08 a 09/03 -
Pintura com tinta de terra nos banheiros secos de Nedir e Zé Domingues da comunidade Gangorrinha. As caixas de captação de água de chuva também foram pintadas. Além de deixar os espaços mais bonitos é uma forma de incentivar as famílias a usar os recursos naturais.


- 11/03 -
Reunião com grupo de mães e guardiões para avaliação das práticas e planejamento. No encontro assistimos o vídeo Caminho das Águas, uma produção do Cinema Meninos de Araçuaí. Através do vídeo aprofundamos nossas discussões sobre as mudanças dos quintais, das casas e das comunidades.


- 12/03 - Plantio de mudas de jardim e frutíferas no Quintal Maravilha da Maria José na comunidade Palmital. Plantamos quinze mudas entre acerola, laranja, caju, rosas, espirradeira e graxa.

Acontece

- Práticas de permacultura nos quintais, pinturas de tinta de terra nos banheiros secos e nas caixas de captação de água da chuva.

SER CRIANÇA - ARAÇUAÍ/MG

Aconteceu
- 08 a 12 - Atividade na roda grande com muita motivação para as crianças observarem quem é a pessoa mais alegre, participativa, carinhosa, que canta, que cumpre e cobra os combinados, que é mais animada, etc., A pessoa que obteve mais pontos, ganhou um presente carinhoso: “uma rosa”.

- 10 a 12/03 - Visita a 05 escolas - roda com diretores e supervisores, para apresentação de nossa proposta de contribuir ainda mais com a melhoria da aprendizagem das crianças, dentro de nossa metodologia. As escolas nos receberam bem, agradecendo pela proposta e fechando alguns combinados.

- 10/03 - Encontro de pais, no qual falamos da metodologia, do nosso foco este ano, “êxito escolar.” Fizemos uma enquete e apresentamos, em gráficos, suas respostas sobre a vida escolar das crianças. Produzimos um slide com fotos das crianças em atividades no Projeto, contendo informações e dicas importantes para aprendizagem das crianças.




Acontece
- Trabalho com as crianças e adolescentes para escolher o nome para os grupos.

- As atividades já estão sendo direcionadas em função das dificuldades de aprendizagem das crianças, através do clubinho das matérias, atividades dos grupos com os jogos, brincadeiras, dinâmicas, gincanas, música, contação de história etc.

- Seleção dos nomes dos grupos.

- Volta às escolas para receber o diagnóstico da situação escolar dos alunos.

- Visita de Leonardo Van Lee e do pessoal SESI Paraná aos Projetos.

PEDAGOGIA DO ABRAÇO - ARAÇUAÍ/MG

Aconteceu
- 03/03 - Roda para planejamento e construção do MDI com a mãe-cuidadora da zona urbana que coordenará o Sementinha no Nova Esperança.

- 04/03 - Visitas as casas das crianças do bairro Nova Esperança e Engenheiro Schnoor para fazer inscrição do projeto Sementinha. Foram inscritas 15 crianças no Nova Esperança e 70 na comunidade Engenheiro Schnoor.

- 05/03 - Apresentação da nova proposta do Caderno do PA (formulários) para preenchimento a partir da observação. A intenção é que o caderno se torne mais prático e funcional para facilitar o alcance dos objetivos.

- 08/03 - Roda para planejamento e construção do MDI com a equipe do Engenheiro Schnoor que coordenará os 03 grupos de Sementinha.

- 08/03 - Início das observações e preenchimento do Caderno do PA nos projetos Ser Criança e Sementinha.

- 10/03 - No Ser Criança, as crianças estão tendo oportunidade de também avaliar as educadoras. Realizamos uma enquete na roda grande, usando alguns indicadores dos formulários do PA, como: Qual a educadora mais bem humorada? E outras. Nessa primeira experiência, a educadora vencedora da enquete foiMauriléia, presenteada por todos, com uma linda rosa
vermelha.

- 10/03 - Reunião com os pais do Ser Criança com a participação de 17 pessoas. Discutimos com os pais sobre a situação escolar das crianças, a importância das crianças levarem o dever para o projeto e na oportunidade fizemos uma enquete com os pais. Essas enquetes foram transformadas em gráficos e apresentadas no telão para os pais, a partir da visualização, eles avaliaram a sua participação na vida escolar dos filhos.

- 11 e 12/03 - Visita as escolas estaduais Manoel Fulgêncio, Leopoldo Pereira, Arthur Berganholi, Dom José de Haas e Aparecida Dutra O objetivo é que possamos discutir com os professores as dificuldades das crianças na escola e sobre a nossa contribuição para que as crianças sejam vem sucedidas em sua vida escolar.

- 16/03 - Recebemos a visita do Leonardo e Alicia da Fundação Bernard Van Leer, nossa parceira do projeto Pedagogia do Abraço.

Colaboração de...

Advete Rodrigues,Edilúcia Borges, Hélia Viviane, Luciana Jardim, Giani Resende, Ana Paula, Regina Poluceno, Dora e Simone Cecília.

quinta-feira, 4 de março de 2010


SITIO MARAVILHA - ARAÇUAÍ/MG

Aconteceu
- 01 a 05/02 - Organização da zona 1, capina, poda das árvores frutíferas, limpeza de laguinhos e adubação das plantas.

- 08 a 11/02 - Reforma e adubação de 31 mandalas. Para adubação foram usadas duas pilhas de composto orgânico. Foram semeadas nos canteiros sementes de cebola, rúcula, agrião, coentro, rabanete, cenoura, beterraba, salsa, alface, repolho e tomate.

- 17 a 19/02 - Plantio de sementes de quiabo, 21 mudas de figo, 02 mudas de jambo e 250 covas de abóbora comum e Italiana.

- 22/02 - Plantio de mudas de maracujá roxo com objetivo de criar barreiras contra o vento nas hortaliças, combater os insetos e divisão de zoneamento.

- 23/02 - Limpeza do pomar para facilitar o manejo e irrigação das frutíferas.

- 25/02 - Construção de um viveiro para criação inicial de 50 pintos.

Acontecerá
- Preparo do solo da Zona 3 para o plantio de manaíba, milho e feijão.

CAMINHO DAS ÁGUAS - ARAÇUAÍ/MG

Núcleo Olinto Ramalho

Aconteceu
- 23 a 25/02 - Capacitação de mães-cuidadoras na comunidade Banco do Setúbal, com a participação de 25 pessoas de várias comunidades. O foco principal foi a formação de time, a criatividade e a visão de mundo das pessoas, além dos cuidados com o meio ambiente.

- 26/02 - Visitas da equipe de mães-cuidadoras às famílias que foram beneficiadas com a construção do banheiro compostável. O intuito é acompanhar de perto a utilização adequada dos banheiros.

- 02/03 - Roda de estudo das mães-cuidadoras sobre o uso do banheiro seco. O objetivo é informar e esclarecer às famílias sobre a necessidade de uso adequado do banheiro compostável.

Acontece
- 03 e 04/03 - Reunião com as famílias que foram beneficiadas com o banheiro compostável das
comunidades: Olinto Ramalho, Banco do Setúbal e Vargem do João Alves, para conversar sobre o uso do banheiro.

Núcleo Alfredo Graça

Aconteceu
- 18/02 - Visita as famílias da comunidade para conversar sobre os cuidados com a água, lixo e banheiro compostável. Foram visitadas 45 famílias.

- 23/02 - Práticas de permacultura na horta de Maria Imaculada: foram construídos 05 canteiros mandalas.




- 24/02 - Mutirão de limpeza no rio Gravatá, onde foram recolhidas sacolas plásticas, litros descartáveis. Através dos mutirões, o rio está mais limpo e bem cuidado.




Acontece
- Práticas de permacultura nos quintais maravilha, construção de canteiros mandalas, espirais e biofertilizante

- Produção e plantio de mudas frutíferas e árvores nativas, no viveiro da horta Semente da Esperança.

Acontece
- 03/03 - Roda de contação de história com as crianças na creche da comunidade de Alfredo Graça.

Acontecerá
- 10/03 - Mutirão de limpeza na comunidade de Alfredo Graça.


Núcleo Cruzinhas

Aconteceu
- 10 a 12/02 - Formação para nova seleção do grupo de mães-cuidadoras e guardiões das águas. Participaram 22 pessoas entre homens e mulheres das comunidades.

- 18/02 - Reunião com grupo de mães e guardiões para planejamento das ações que irão dar continuidade aos cuidados com os quintais, casas, caixas e banheiros secos.

- 19 a 23/02 - Visita às famílias com objetivo de orientá-las melhor sobre o uso do banheiro compostável. Ao todo foram visitadas 24 famílias entre as comunidades Mucambo e Taioba.

- 25 e 26/02 - Reboco natural no banheiro compostável da casa de Seu Dé na comunidade Palmital e Nedir na comunidade Gangorrinha.

Acontece
- Visita às vinte seis famílias para rodas de conversa sobre o uso adequado do banheiro compostável.

- 01 a 05/03 - Reboco natural nos banheiros compostáveis das comunidades Taioba e Gangorrinha.

SER CRIANÇA - ARAÇUAÍ/MG

Aconteceu
- 03 a 05/02 - Formação com a equipe Arassussa coordenada por Ednalda, com foco em criatividade, uso do potencial humano e planejamento.

- 19/02 - Planejamento do Ser Criança, no qual os educadores elaboraram o cronograma, com metas a serem atingidas por cada grupo.

- 19/02 - Oficina de música coordenada por Pama, com todos os educadores e coordenadores, totalizando 18 pessoas.

Acontece
- Coleta de dados nos grupos e realização do diagnóstico das crianças, identificando as dificuldades de aprendizagem. Nossa prioridade, durante este ano, é o sucesso delas também na escola.

- Devido ao número de crianças novatas, as brincadeiras e músicas estão sendo ensinadas na roda grande e nos grupos, passo a passo, de forma dinâmica e alegre.

- Clubinho das matérias - iniciamos os clubinhos de matemática, português e outras matérias no horário de dever. Ainda estamos fazendo alguns experimentos para resolvermos realmente as dificuldades de aprendizagem das crianças.

- O número de crianças da roda aumenta a cada dia, na quarta-feira atingimos o número de 90 crianças a tarde e 86 de manhã.

Acontecerá
- Roda com os pais das crianças - este primeiro encontro acontecerá no Ser Criança, para falarmos da proposta de encontros na própria comunidade e discutir outras idéias.

- Visitas nas escolas, rodas de conversas com supervisores e professores, proposta de parceria para trabalhar as dificuldades de aprendizagem das crianças.

COOPERATIVA DEDO DE GENTE

- CINEMA MENINOS DE ARAÇUAÍ/MG -

Acontece
- 01 a 05/03 - Pesquisa de mercado. O grupo irá visitar alguns pontos de comércio para conversar sobre a produção de vídeo propaganda.

- 03 e 04/03 - Filmagens e entrevista na Cooperativa Dedo de Gente em Curvelo para produção de um vídeo sobre o Projeto.

FABRIQUETAS - ARAÇUAÍ/MG

Aconteceu
- 29/01 - Venda da peça leitor de sucata para o IFNMG (IFET campus Araçuaí). Essa peça se encontra na entrada do campus.

- 01/02 - Início do trabalho com todos os jovens juntos, após férias.

- 22 a 26/02 - Formação para a equipe Dedo de Gente (Cinema, Softwares e Artesanato), ministrada pela educadora Eliane, com o tema Empreendedorismo Juvenil. Discutimos questões do cotidiano do trabalho; como ser um empreendedor e iniciamos juntos a montagem do PTA
2010 e o planejamento de março.

Acontece
- Estamos fechando os planejamentos do mês de março, baseado em criações e encomendas. O planejamento das fabriquetas será montado e avaliado semanalmente focando criatividade e qualidade.

FABRIQUETA DE SOFTWARES - ARAÇUAÍ/MG

Aconteceu
- 09/02 a 26/02 - Desenvolvimento do Site da Art Sete e do Site da Ideal Máquinas.

- 01/03 - Os jovens da Fabriqueta de Softwares fazem parte da equipe da Dedo de Gente, como cooperados.

- 03/03 - Entrega do Site da Art Sete.

VIRGEM DA LAPA: CIDADE EDUCATIVA/MG

Aconteceu
- 11/02 - Reunião na sede do projeto Cidade Educativa com a equipe de mães-cuidadoras e agentes comunitários de educação com a presença de Eliane e Giani educadoras do CPCD, para esclarecimentos quanto ao inicio das atividades do projeto Cidade Educativa.

- 11/02 - Roda de conversa com a equipe da Biblioteca Cidade Educativa, para avaliar o funcionamento, fazer alguns combinados de horários e elaboração do cronograma de atividades com as escolas.

Acontece
- Atualmente na Biblioteca Cidade Educativa, temos registrado no livrômetro 1.485 sócios e 5.068 livros
catalogados.

EM FOCO

- Talita, Lúcio e Elton Júnior, da equipe Araçuaí, não fazem mais parte da equipe CPCD. Desejamos a eles muito sucesso nesta nova caminhada.

- Helbert e André são os mais novos integrantes da equipe CPCD, sejam bem-vindos! Helbert está atuando no projeto “Cuidando do Futuro” , no Maranhão e André no escritório de Belo Horizonte.

Colaboração de...

Advete Rodrigues,Edilúcia Borges, Hélia Viviane, Luciana Jardim, Giani Resende, Ana Paula, Eliane Luiz, Regina Poluceno, Dora e Simone Cecília.