sexta-feira, 19 de março de 2010

CAMINHO DAS ÁGUAS - ARAÇUAÍ/MG

Núcleo Olindo Ramalho.
Aconteceu
- 01/03 -
Reforma das mandalas na casa de Lina, onde usamos 160 garrafas pet para cercar as mesmas.


- 03/03 -
Manejo de 02 mandalas e 01 espiral de ervas na creche da comunidade São João do Setubal com a participação de 13 crianças e plantio de ervas medicinais e mudas de cebolinha.


- 04/03 e 10/03 - Reuniões nas comunidades Banco do Setubal e São João do Setubal com as famílias beneficiadas pelos banheiros secos, com intuito de incentivar o uso adequado dos mesmos; tivemos a participação de 48 pessoas.

- 10/03 -
Reboco natural no banheiro seco na casa de Cláudio na comunidade Banco do Setubal.


- 11/03 - Construções de mandalas na casa de Fatinha, com reaproveitamento dos pedaços de telhas.


- 12/03 - Visitas ao Quintais Maravilha de Fatinha, Seu Duca e Dona Marizete para observar se as famílias estão dando continuidade às praticas do ano anterior. Observamos que, além de bem cuidados, estão produzindo mais, devido à fertilidade do solo.

Acontece

- 15/03 a 18/03 -
Pintura com tinta de terra nos banheiros secos da comunidade Banco do Setubal.



Núcleo Alfredo Graça

Aconteceu

- 03/03 -
Construção de duas bordaduras Quintal Maravilha da Bete. As mandalas foram renovadas, foram plantadas mudas de flores próximo a entrada da casa. Para a adubação das plantas foi preparado um composto orgânico, usando folhas secas, verdes e esterco de boi.


- 04/03 -
No quintal de Maria Nilma o grupo construiu 04 canteiros mandala, onde serão semeadas sementes de cenoura, alface e beterraba. As folhas secas são aproveitadas para adubar o solo, que a cada dia se recupera e vem aumentando a produção tanto de hortaliças como de frutíferas.


- 08/03 -
Plantio de mudas no quintal de Zelita, Dona Lindaura e Sirley; foram plantadas 09 mudas de nim indiano, 01 muda de cajú e 03 de oiti. Com o plantio das mudas incentivamos as famílias a manter os cuidados com a recuperação do solo.


- 09/03 -
Plantio de mudas nos canais de infiltração; foram plantadas mudas de nim indiano, 01 de leucena, 02 de aroeira, 03 manjol, 01 de pinha, 02 maravilha, 01 de tamburi, num total de 13 mudas. A área do morro está se recuperando, as barragens acumulam a água da chuva e avegetação cresce.


- 10/03 -
Produção de mudas no viveiro da horta Semente da Esperança; foram plantadas sementes de urucum, pinha, mamão, abacate e fruta do conde.


- 12/03 -
Reunião com o grupo de mães-cuidadoras para planejamento e avaliação das atividades.


Núcleo Cruzinhas
Aconteceu

- 01 a 02/03 -
Continuidade das visitas às famílias que tem banheiro seco para orientação sobre o uso adequado do mesmo. Vinte e cinco famílias foram visitadas no Palmital, Maranhão, Gangorrinha, Alferidor, Cruzinha e Pequi.


- 03 a 04/03 - Reboco natural em quatro banheiros na comunidade do Alferidor. Como as famílias moram perto, os pequenos mutirões aconteceram com a participação das quatro famílias beneficiadas.

- 05/03 -
Oficina com tinta de terra na aldeia dos índios Cinta Vermelha. Participaram da oficina os educadores, crianças e adultos da aldeia. Contamos com a participação da Kátia da Dedo de Gente que orientou as pessoas sobre o uso das cores naturais da terra.



- 08 a 09/03 -
Pintura com tinta de terra nos banheiros secos de Nedir e Zé Domingues da comunidade Gangorrinha. As caixas de captação de água de chuva também foram pintadas. Além de deixar os espaços mais bonitos é uma forma de incentivar as famílias a usar os recursos naturais.


- 11/03 -
Reunião com grupo de mães e guardiões para avaliação das práticas e planejamento. No encontro assistimos o vídeo Caminho das Águas, uma produção do Cinema Meninos de Araçuaí. Através do vídeo aprofundamos nossas discussões sobre as mudanças dos quintais, das casas e das comunidades.


- 12/03 - Plantio de mudas de jardim e frutíferas no Quintal Maravilha da Maria José na comunidade Palmital. Plantamos quinze mudas entre acerola, laranja, caju, rosas, espirradeira e graxa.

Acontece

- Práticas de permacultura nos quintais, pinturas de tinta de terra nos banheiros secos e nas caixas de captação de água da chuva.

Nenhum comentário: