quarta-feira, 20 de novembro de 2013

SER CRIANÇA - ARAÇUAÍ|MG

Aconteceu
- 12/10 - Lançamento do novo cd Presente de Vô. O espetáculo aconteceu no Corredor Cultural da escola de música Bituca em Barbacena e nos dias 08 e 09/11 apresentação do Coral no teatro Alfa em Paulo.

- 04/11 - O grupo Coração Civil realiza pesquisa lúdica nas enciclopédias “Grandes Personagens de Nossa História” como a de Cabral, Tiradentes, Fernão Dias, Aleijadinho. Algumas curiosidades que descobriram sobre os personagens como Tiradentes é que seu corpo foi esquartejado, tendo sido os pedaços enviados para diversos cantos do país, para expiação. Um dos braços foi para Paraíba do Sul, outro para Barbacena, as pernas para outras localidades. A Ouro Preto coube a cabeça, enviada dentro de um barril, mergulhada em forte salmoura.

- 04 a 06/11 - A equipe do Programa AÇÃO da rede Globo, esteve no Projeto Ser Criança, produzindo a reportagem sobre O Coral Meninos de Araçuaí, o cotidiano no Ser Criança e as viagens do coro. A reportagem será exibida na terceira semana de dezembro.

- 05/11 - Produção de 48 (quarenta e oito) mudas de caju e manga pelos grupos Colibri e Coração Civil. Algumas mudas frutíferas foram plantadas no quintal de Larissa e duas de neen na porta da casa. O objetivo é incentivar as famílias a cuidar do seu quintal e da rua para que todos tenham uma vida mais saudável.


- O grupo Amigos da Natureza e Estrelinhas (crianças de 06 e 08 anos) trabalha suas dificuldades através da pedagogia do biscoito escrevido. A partir dos ingredientes e do modo de fazer, as crianças aprendem a matemática e português. Sem contar a alegria e auto estima de poderem superar suas dificuldades e comerem o biscoito que eles mesmos fizeram. Esta é mais uma tecnologia de aprendizagem, aprender brincando e valorizar os saberes de nosso povo.


- O grupo Cultura Sempre criou o jogo “Adivinhe a Ação” um jogo de mímica que trabalha a percepção e que pode ser desenvolvido com vários temas, de acordo com a necessidade.

- 08/11 - Cortejo e brincadeiras do Boi Manhoso com meninos do Ser Criança, Josino Medina e os alunos da Educação Infantil do Colégio Nazareth. Foi um momento de muita alegria e interação entre as crianças, educadores e professores do colégio.

- 11/11 - 15 (Quinze) adolescentes e 06 monitores da AIPA - Assistência Intermunicipal de Proteção ao Adolescente, passaram o dia no Ser Criança, acompanhando a equipe e conhecendo a metodologia, através das atividades. Participaram da roda, das oficinas de brinquedoteca, brincadeiras, tinta de terra, avaliação e almoço. Dessa maneira disseminamos o nosso jeito de fazer e de valorizar o saber de cada um.

- 16/11 - As crianças estão animadas com o plantio de mudas, 50 (cinquenta) mudas são produzidas semanalmente. Parte das mudas serão doadas às mães, no programa Uma Criança Uma Vida e o restante será plantado na rua adotada pelo projeto.

Acontece
- 250 (duzentos e cinquenta) livros foram lidos pelas crianças e educadores durante o mês de outubro.

- Os grupos utilizam as enciclopédias virtuais para pesquisas escolares e outros tipos como ritmos do Brasil, focando os de maior relevância para ser trabalhado nas atividades de música com as crianças.

Acontecerá
- 28/11 - Viagem da coordenadora do Ser Criança Ana Paula para a Cerimônia de premiação do Prêmio Itaú Unicef, em São Paulo.

O Projeto Ser Criança de Araçuaí foi o vencedor da 10ª edição do Prêmio Itaú-Unicef, na categoria Grande Porte- Regional Minas Gerais. O Projeto agora é finalista para a premiação nacional!

O Prêmio é uma iniciativa do Programa Educação & Participação, da Fundação Itaú Social e do UNICEF. Seu objetivo principal é identificar, reconhecer e estimular o trabalho de organizações sem fins lucrativos que contribuem, em articulação com as políticas públicas de educação e de assistência social, em parceria com a escola pública, para a educação integral de crianças, adolescentes e jovens brasileiros, por meio do desenvolvimento de projetos socioeducativos que qualificam e fortalecem a ação pública.

Os projetos vencedores nacionais serão anun-ciados em evento de premiação no dia 28 de novembro, na cidade de São Paulo.

Nenhum comentário: