quarta-feira, 20 de novembro de 2013

CAMINHO DAS ÁGUAS - ARAÇUAÍ|MG

EFA - Escola Família Agroecológica de Araçuaí

Aconteceu
- Apresentação do III Sarau da Escola Família Agroecológica de Araçuaí. Através de teatros, poesias e exposição de painéis os jovens interpretaram o texto da obra de João Cabral de Melo Neto, Morte e Vida Severina. Participaram do evento pais dos alunos, monitores e parceiros locais.

- 02/11 - Visita dos alunos do 2º e 3º anos da EFA à Chapada do Lagoão. Através da participação do Sr. Zezé, morador local, os alunos conheceram a chapada, a sua história, os Pontos Luminosos e Nascentes. Com intuito de fortalecer a chapada foram plantadas 50(cinquenta) mudas de pequi, araticum e mangaba. Essas ações têm como objetivos básicos proteger a diversidade biológica, disciplinar o processo de ocupação e assegurar a sustentabilidade do uso dos recursos naturais.

- 05/11 - Apresentação de projetos pela turma de alunos do 3º ano. As apresentações fazem parte das atividades de conclusão do curso técnico em Agropecuária. Com segurança, motivação e apropriação os alunos apresentaram propostas coerentes com a formação adquirida dentro e fora da escola. As propostas de Projeto tiveram como objetivo gerar autonomia na vida das famílias através da agricultura familiar e todo potencial existente nas comunidades.



- 07/11 - Doação de 172(cento e setenta e duas) mudas frutíferas retiradas do viveiro do Sitio Maravilha para as famílias da comunidade Baixa Quente. As mudas foram plantadas nos quintais com o objetivo de potencializar a produção de frutas na comunidade. 04 (quatro) alunos da EFA que residem na Baixa ajudaram na distribuição. No contato com essas famílias fortalecemos a parceria que acontece com a escola e a importância de cada uma delas no processo de transformação do lugar.


- 08/11 - Encontro com os representantes da APA com o objetivo de avaliar as atividades desenvolvidas no decorrer deste ano. Embora ainda existam metas a serem cumpridas houve uma avaliação positiva na implantação das ações do entorno da APA. Os conselheiros apontaram a participação assídua dos parceiros e moradores, como incentivo no desenvolvimento sustentável da região. 17 (dezessete) pessoas entre conselheiros e representantes das entidades locais estavam presentes.

- 12/11 - Plantio de mudas de neem na praça da comunidade. Um dos desejos dos moradores é a restauração da praça. Para isso estamos contando com a participação dos alunos da EFA que residem na Baixa e alguns moradores locais. Garrafas pet estão sendo coletadas pelos alunos para construção do jardim que irá deixar o espaço bonito e aconchegante.

- 14/11 - Doação de 40 (quarenta) mudas frutíferas do viveiro do Sítio Maravilha para ampliação do pomar da escola. As mudas foram plantadas com intuito de aumentar a diversidade de frutas existentes e ao mesmo tempo criar mais um espaço de aulas práticas para os alunos.

Acontece
- Construção do IQP (índice de qualidade do Projeto) nas comunidades e com alguns alunos da EFA. Essa avaliação nos permite medir os impactos positivos que o trabalho causa na vida das pessoas e nos lugares onde atuamos.

Acontecerá
- 20/11 - Plantios de mudas frutíferas nos quintais dos alunos da EFA que residem na Baixa Quente. A atividade tem como objetivo a ampliação dos pequenos pomares já existentes em suas casas.

Nenhum comentário: