quinta-feira, 19 de setembro de 2013

CAMINHO DAS ÁGUAS - ARAÇUAÍ|MG

Núcleo Cruzinhas

Aconteceu
- 05/09 - Construção do açude no Núcleo Cruzinhas, Comunidade Alferidor, com o objetivo de armazenar a água para produção de alimentos. O açude beneficiará diretamente 03 (três) famílias, com isso os agricultores passam a ter uma reserva de água para o plantio.

- 10/09 - Oficinas de pintura com a tinta de terra, 07(sete) casas foram pintadas. Através de práticas alternativas e utilização de recursos naturais é possível embelezar as casas, aumentar a auto-estima da comunidade e tornar o espaço mais saudável.



- 13/09 - Oficina comunitária na casa de Maria Rosa, com a receita de xarope de ervas. 15 (quinze) pessoas participaram da atividade. Nestes encontros as mulheres resgatam receitas, saberes, trocam experiências, enfim, passam a valorizar o que a comunidade oferece.

Acontece
- A agricultura familiar tem contribuído com a maioria das comunidades atendidas pelo projeto Caminho das Águas. Dona Maria do Socorro, Mãe Cuidadora produz café orgânico e aos sábados ela comercializa na barraca Arassussa, aumentando a sua renda.

EFA - Escola Família Agroecológica de Araçuaí

Aconteceu
- 29/08 e 30/08 - Cinema itinerante nas comunidades Curuto e Girau com a exibição do filme “Tapete Vermelho”. Os alunos da EFA mobilizaram as comunidades para participar do evento que teve como objetivo apresentar a proposta da parceria entre o Projeto e a escola. Os vídeos do Caminho das Águas foram apresentados para que as famílias tivessem melhor clareza sobre o projeto. 48 (quarenta e oito) pessoas estavam presentes.

- 03/09 - Oficina sobre plantas medicinais, com o intuito de implantar na escola um espaço que sirva de aprendizagem e aproxime saberes populares e incentive o uso de chás e remédios caseiros. Tivemos a participação de Neide, integrante dos grupos de trabalho da Pastoral da Criança. Na roda falou sobre a importância das plantas medicinais, a diversidade existente em nossa região e sua importância. 30 (Trinta) alunos participaram da oficina.




- 03/09 - Visita do presidente do CPCD, - Tião Rocha -, e das representantes da Porticus, - Carolina e Cecília-, na EFA, com o propósito de conhecer o espaço e a metodologia aplicada.



- 07/09 - Primeira Ação Solidária na EFA com o objetivo de fortalecer a participação comunitária. Integração, convivência familiar e comunitária em parceria com o CPCD, entidades locais e pais dos alunos.

Durante todo o dia várias oficinas foram realizadas: experimento de sucos naturais, bolos e roscas, oficina de artesanato com a utilização de fibra de bananeira e finalização da construção do jardim utilizando pneus para plantio de ervas medicinais.



- 11/09 - Cinema itinerante em Virgem da Lapa com a exibição do filme “As Aventuras de Pi”. Através dos vídeos exibidos, 60 (sessenta) pessoas tiveram a oportunidade de conhecer mais sobre o trabalho desenvolvido entre a EFA e o CPCD. A aluna Ana Luiza Nobre, reside em Virgem da Lapa, e é responsável por mobilizar as pessoas a participarem das ações conjuntas que acontecem.

- 16/09 - Reunião com o grupo de jovens e alunos da EFA, que residem na Baixa Quente. O encontro permite traçar ações conjuntas em prol da restauração da praça da comunidade.

Acontece
- 18/09 - Cinema itinerante na comunidade Vila João Paulo II. Os alunos mobilizam a comunidade para assistir ao filme e ao mesmo tempo falar das propostas de atividades conjuntas da EFA, comunidade e CPCD.

Núcleo Alfredo Graça

Aconteceu
- 03/09 - Cinema itinerante na comunidade com o filme “As Aventuras de Pi”, com a participação de 80 (oitenta) pessoas.

- 04/09 - Roda de Viola na comunidade, com a participação de 95(noventa e cinco) pessoas. No encontro reunimos as famílias que participaram de um momento de resgate e valorização cultural. Contamos com a participação do Sanfoneiro Luis, Ponto Luminoso da comunidade que preserva a sua história, de um pai sanfoneiro, a tradição da música permanece viva com a família.

- 06/09 - Pedagogia do Biscoito com os alunos da professora Marília da Escola Estadual Hilário Pinheiro Jardim com a participação de 23 (vinte e três) alunos. A atividade aconteceu na casa de Luciana, onde as crianças tiveram a oportunidade de aprender a escrever o nome utilizando a massa de biscoito. Durante o encerramento Roda de Cantoria, com cantigas de roda e versos que valorizavam a cultura local.



- 09/09 - Oficina de composto de insumos humanos no quintal de Eliza; a família apropriou-se da tecnologia do banheiro seco e já produziu uma pilha de composto para adubação da área degrada.



- 10/09 - Oficina de reciclagem com 12 (doze) crianças da Escola Municipal Brincando e Aprendendo. Durante a atividade confeccionaram maçãs utilizando garrafas PET, uma maneira de reduzir o lixo, reforçando com as crianças o compromisso ambiental.

Acontece
- Produção de verduras, legumes e pequenos animais, no PAIS - Produção Agroecológica Integrada e Sustentável-, no Quintal Maravilha de Seu Beu.

- Doação de mudas de neem indiano para as famílias da comunidade, com o objetivo de reflorestar suas propriedades.

Núcleo Chapada do Lagoão

Aconteceu
- 06/09 - Visita às nascentes cercadas do Sr. Marcos Rezende e Marcos Ferreira. Durante a visita percebemos que o manejo em torno da nascente se encontrava coberto pela mata nativa e protegido do pisoteio de animais. A água é utilizada na produção, consumo humano e criação de pequenos animais.

“A minha nascente é a fonte de riqueza que tenho aqui, porque é ela que uso para abastecer a minha família, estou feliz com o cercamento, porque é uma forma de recuperar o que se perdeu.”
Marcos Antônio
Comunidade Calhauzinho das Neves

- 10/09 - Visita às famílias das Tesouras, Córrego Ferreira, Água Branca e Santa Rita de Cássia, com o objetivo de articular a construção dos últimos Kits Sustentabilidade (banheiros secos e caixas de placas para coleta de água da chuva). Nas visitas são estabelecidas as moedas ambientais - contrapartidas das famílias que receberão o kit. Estas comunidades fazem parte da Área de Preservação Ambiental Chapada do Lagoão.

- 13/09 - O Conselho Gestor da Área de Preservação Ambiental Chapada do Lagoão, se reuniu com o objetivo de buscar formas para que a APA Chapada do Lagoão seja reconhecida a nível estadual. Desta forma terão mais apoio legal para que a área seja protegida e principalmente não aconteçam plantios de eucalipto, em uma terra onde temos aproximadamente 139 (cento e trinta e nove) nascentes, responsáveis pelo abastecimento dos corpos hídricos que banham Araçuaí.

Acontece
- Construção dos banheiros secos na propriedade de Edis e Edy Carlos na comunidade Tesouras de Cima. Já cumprindo a troca da moeda ambiental as duas famílias realizam a limpeza nos quintais para retirada do excesso de lixo acumulado. Duas mudas de caju foram plantadas contribuindo com a produção de alimentos e arborização do espaço.

Acontecerá
- 20/09 - Construção do banheiro seco na casa de Leonardo, aluno da EFA. Incentivados por ele, a sua família construirá um banheiro seco em sua propriedade, na comunidade Tesouras de Cima.

“Eu quero muito o banheiro seco em minha casa, porque vi o quanto ele é prático e importante para cuidarmos das nossas fezes que contaminam o solo e as nascentes. Aqui na comunidade convivemos com a falta de água e cuidar da pouca água que temos é uma forma de termos saúde e garantia de água para o consumo.”
Leonardo Pinheiro - Aluno da EFA
Comunidade Tesouras de Cima

- 24/09 - Doação de 15 (quinze) mudas, nativas e frutíferas, para a escola São Vicente, na Comunidade Malhada Preta. As mudas recebidas do viveiro comunitário da comunidade Tesouras, serão plantadas pelos alunos no entorno da escola, com o objetivo de arborizar e produzir alimentos para consumo.

Núcleo Olinto Ramalho

Aconteceu
- 06/09 - Lourdes é mais uma agricultora que está expondo os seus produtos na barraca Arassussa. Com seu jeito carinhoso conquista um número cada vez maior de clientes. Para os pequenos agricultores a barraca é considerada um Ponto Luminoso.

Acontece
- Ampliação de novos plantios nas mandalas dos Quintais Maravilha de Lourdes, Fatinha, Ilda e Cida. A proposta é comercializar um número mais diversificado de verduras, frutas e legumes na Barraca Arassussa.



Acontecerá
- Roda de avaliação na creche da comunidade Banco do Setúbal, com as mulheres que comercializam na barraca Arassussa, com a participação de algumas educadoras do CPCD.

Nenhum comentário: