quinta-feira, 19 de setembro de 2013

SER CRIANÇA - ARAÇUAÍ|MG

Aconteceu
- 20/08 - Apresentação do Coral Meninos de Araçuaí na inauguração do “Centro do Educando Terezinha Miranda”, no Instituto Federal do Norte de Minas Gerais – IFNMG. Durante o evento os meninos mostraram o valor de nossa cultura através da música e da dança.

- 24/08 - Recebemos os visitantes Tuca Dias e Maria Barreto, de São Paulo e Daniella Melo, de Brasília. Todos com o mesmo objetivo, conhecer toda a experiência do CPCD aqui na região.

- Durante o mês de agosto, foram realizadas seis oficinas de brinquedos: carrinhos, trenzinhos, bonecas, cartões, bolsinhas de acessório, tudo de material reciclável. Esta é uma das maneiras diferentes e inovadoras de despertar na criança a criatividade e valorizar os saberes de cada uma. É também uma ferramenta eficaz para acompanharmos de perto as histórias de vida de algumas delas.



- 03/09 - Roda de estudo sobre violência infantil com os educadores. Oportunidade de refletir e aprimorar o conhecimento sobre os diferentes tipos de violência que as crianças podem sofrer.

- 04/09 - Roda de Cantoria e apresentações promovidas pelas crianças e educadores comemorando juntos o aniversário de Tião Rocha. De maneira calorosa e receptiva apresentaram, músicas, danças e poesias acompanhadas com flautas e outros instrumentos que são utilizados no dia a dia de nosso trabalho junto às crianças do projeto.

- 07/09 - Crianças e educadores fazem do jardim um ambiente agradável. De maneira criativa reaproveitam tudo que é possível, para transformá-lo em um espaço de aprendizagem e beleza.

- 08/09 - Oficina de cartão utilizando materiais alternativos; as crianças discutem na roda o conceito e a sua importância. Nota-se o interesse do grupo que busca, de maneira consciente, não agredir a natureza.

- 16/09 - As crianças estão encantadas com a chegada de livros novos e algibeiras na Biblioteca. O número de empréstimos para as crianças dobrou, numa média de 30 livros por dia.


Acontece
- O projeto incentiva a inclusão digital e adquire novos computadores que serão utilizados pelas crianças para pesquisas escolares e estudos de temas propostos pela equipe de educadores.

- Os grupos continuam na construção da casinha reciclável, espaço criado a partir da ideia de uma criança, que sempre sonhou em construir uma casinha de brinquedo. Juntos, educadores e crianças constroem passo a passo cada detalhe. Esta é mais uma maneira simples e eficiente de promover a aprendizagem lúdica das crianças.

- Orientadas pelo educador Yuri, as crianças do projeto aprendem a tocar flauta. Algumas já replicam as técnicas aprendidas. O exercício de tocar virou brincadeira, tornando mais prazeroso o aprendizado.



Acontecerá
- 20/09 - Oficina de música e brinquedos recicláveis junto à escola Estadual Manuel Fulgêncio.

- 28/09 - Oficina de cartão de tinta de terra e brinquedos recicláveis com os adolescentes da Casa de Abrigo - AIPA.

- 25/09 - Entrega e troca de algibeiras de livros na rua adotada pelo projeto.

- 31/09 - Grupo de Pais - Momento de troca de saberes através de rodas de conversas e oficinas temáticas.

Nenhum comentário: