quarta-feira, 21 de agosto de 2013

SER CRIANÇA - ARAÇUAÍ|MG

- 23 a 31/07 - Colônia de Férias, com o tema “Pequenos Cidadãos Futuros Mestres”. Além das crianças do projeto recebemos a visita de 25 (vinte e cinco) integrantes do projeto Vargem Grande: Comunidade Saudável, São Paulo. A equipe além de participar das atividades na comunidade, esteve presente na roda de avaliação.

A Colônia foi um sucesso! Tivemos eleição da mini-prefeitura do Ser Criança. Inicialmente com um prefeito e o seu vice e 4 (quatro) secretarias: Secretaria da Afetividade, do Meio Ambiente, do Brincar e da Saúde.



As secretárias já deram inicio ao seu trabalho e fizeram enquetes nas comunidades para desenvolver o Plano de Trabalho.


Durante a Colônia também houve o passeio ao Sítio Maravilha, que foi de grande importância, pois as crianças compreenderem melhor de onde vem sua alimentação e como as plantas são cultivadas e sua importância para uma vida saudável. Celso, Permacultor, fez a aula passeio com as crianças em todos os zoneamentos. Depois as crianças ficaram mais à vontade para brincar e ter um contato mais próximo com as plantas e animais.

No mesmo período foi criado um espaço ambiental onde adotaremos muitas práticas sustentáveis. As secretarias deram início à casa do brincar, uma casinha de garrafa PET, plantio de mudas nativas para reflorestar o espaço e plantio de ervas medicinais.



- 31/07 - Encerramento da nossa Colônia de Férias com teatros, poesias, músicas e danças. Os pais também participaram da festa e deram seus depoimentos. A noite foi bastante agradável e cheia de surpresas. Além das crianças do projeto, pais e educadores, estavam presentes os ex participantes do projeto.



- 05/08 - Cozinha experimental com o grupo Amigos da Natureza, 08 receitas de chá fresco foram experimentadas. O grupo montou uma algibeira de ervas medicinais com suas funções para que todos conheçam o trabalho feito pelas crianças.

- 08/08 - Oficina Saudável no Sítio Maravilha, com o propósito de disseminar cada vez mais as receitas alternativas contribuindo com uma alimentação saudável das famílias, educadores e comunidade. Pais e educadores do CPCD participaram da atividade.

- Ampliação da Biblioteca do Ser Criança. Títulos novos foram entregues à Biblioteca para aumentar o acervo e enriquecer a prática de leitura para crianças, educadores e comunidade.

- A Equipe CPCD participa de conferências que acontecem na cidade de Araçuaí: Conferência da Educação, da Saúde e da Assistência Social.

Acontecerá
- 20/08 - Grupo de estudos com os educadores sobre Violência Infantil.

- 22/08 - Oficina de saúde bucal parceria com o PSF - Programa de Saúde Familiar da comunidade.

Nenhum comentário: