quarta-feira, 21 de agosto de 2013

SITIO MARAVILHA - ARAÇUAÍ|MG

Aconteceu
- 03/08 - Nascimento de 14(quatorze) coelhos e aumento do plantel de 20 para 34 animais. Os coelhos foram separados de acordo com o sexo para evitar a consanguinidade nos cruzamentos e identificar quais animais serão reproduzidos e quais se destinarão ao abate.

- 05/08 - Recebemos de Jonas, morador da comunidade rural Córrego Ferreira, a doação de 10 (dez) filhotes de peru. Jonas é um agricultor familiar, produz quase todos os alimentos que vão para sua mesa. Ele é pai de sete filhos dos quais quatro são estudantes de Escola Família Agrícola, onde recebem educação contextualizada com a realidade local.

- 06/08 - Foram colocados 80 ovos na chocadeira. Estes foram adquiridos junto a EFA Araçuaí, parceira do CPCD e criadora de galinhas caipira, importantes para fazer melhoramento das raças criadas no Sítio Maravilha.

- 07/08 - Ampliação da área de horta em novo espaço com cultivo de tomate, pimentão, repolho e berinjela. Foram plantados 34 (trinta e quatro) pés de tomate, 46 (quarenta e seis) pés de pimentão, 21 (vinte e um) de repolho e 26 (vinte e seis) de berinjela.

- 08/08 - Oficina de receitas alternativas no Sitio Maravilha com a participação de 03 (três) educadoras do CPCD, 02(duas) mães de participantes do Projeto “Ser Criança” e a equipe do Sitio. Sucos alternativos, bolo de cenoura, bolo e farofa de casca de banana, farofa de umbigo de banana, omelete e torta de verduras, arroz com talos e bolinhos de arroz foram algumas das receitas experimentadas. Essas receitas agora compõem o cardápio do sitio, melhorando a alimentação das pessoas e reaproveitando a produção do Sítio.

- 09/08 - Foram produzidas 277 mudas entre plantas frutíferas e árvores nativas no viveiro de mudas que atende ao programa “Uma criança, uma vida” e destina mudas também a locais de nascentes para recuperação de áreas degradadas e também para os Quintais Maravilha que são disseminados nas comunidades. São utilizados materiais reciclados como: caixas de leite, copos descartáveis, pente de ovos e palha de bananeira como recipiente do substrato para produzir as mudas.



- 15/08 - Entrega de 263 kg de alimentos entre verduras e legumes, e mais 181 molhos de diversas hortaliças para os projetos Ser Criança e Ação Social em Araçuaí.



- 17/08 - Produção de uma ração mais diversificada e alternativa para os porcos, com adição de rama de mandioca e folhas de leocena. Isso oportuniza melhor uso do potencial do sitio para alimentação dos animais.

Acontecerá
- 22/08 - Realização do plantio de mandioca na zona 03. Em breve, a produção será destinada aos participantes dos projetos Ser Criança, Ação Social e também para produção de ração para os animais criados no Sitio.

Nenhum comentário: