quinta-feira, 22 de agosto de 2013

CAMINHO DAS ÁGUAS - ARAÇUAÍ|MG

EFA - Escola Família Agroecológica de Araçuaí

Aconteceu
- 02/08 - Construção de dois círculos de bananeira na casa de Maria Santa, comunidade Macucos; neles foram plantadas 10 (dez) mudas de banana Prata. A aluna da EFA adotou as práticas de Permacultura em seu quintal com intuito de recuperar o solo, produzir alimentos mais saudáveis e melhorar a qualidade de vida da sua família. As Mães Cuidadoras da comunidade São João Setúbal participaram da atividade.


- 07/08 - Roda de conversa com Marco Antônio, coordenador da EFA, para implantação do Banco do Conhecimento na EFA. O Banco é mais um instrumento de aprendizagem para a escola e comunidades, com tecnologias de baixo custo, livros, entre outras ferramentas que serão disponibilizadas para os alunos, monitores, pais e comunidades.

- 09/08 - Roda de conversa com as turmas de alunos do 2º e 3º ano para planejamento das oficinas de Permacultura em suas comunidades e demandas de estágio no Sitio Maravilha.

No encontro ficou definido que no período de estágios e oficinas os alunos colocarão em prática suas experiências, permitindo a eles trocas constantes de saberes e aprendizagem continuada.

- 15/08 - Encontro com os monitores e equipe Caminho das Àguas para planejamento das ações conjuntas referentes aos meses de agosto a novembro de 2013. As mesmas serão planejadas de acordo com o plano de estudo dos alunos e tecnologias replicadas pelo CPCD.

- 19/08 - Roda de avaliação e planejamento das ações continuadas com a turma de alunos do 1º ano de ensino técnico em agropecuária.


Núcleo Alfredo Graça

Aconteceu
- 07/08 - Oficina de brinquedos e brincadeiras com os alunos da professora Marilia Barbosa e keila Franco, na Escola Estadual Hilário Pinheiro Jardim. As crianças aprenderam a fazer brinquedos alternativos com caixinhas de leite e divertiram-se com os fantoches utilizados durante a Contação de Histórias. 25 (vinte e cinco) crianças participaram da atividade.

“Gostei muito dessa integração da Escola com o projeto Caminho das Águas, onde tivemos a oportunidade de ouvir histórias contadas pelas Mães Cuidadoras. O grupo está de parabéns em disseminar os seus conhecimentos a outras pessoas.”
Marilia Barbosa Oliveira, Professora
Escola Estadual Hilário Pinheiro Jardim

- 08/08 - Plantio de mudas de neem indiano para recuperação de área degradada, 35 (trinta e cinco) mudas foram doadas para o senhor Dirceu que está arborizando toda a área.

- 09/08 - Participação da Mãe Cuidadora Maria no curso da Pastoral da Criança: “A nova medicina de Haner e as plantas medicinais”. As receitas aprendidas serão replicadas durante as oficinas comunitárias. A geleia contra verme foi uma receita experimentada pelo grupo na casa de Marilda, com a participação de 12 (doze pessoas).

“Com o projeto adquirimos experiência que passamos para os netos ou tataranetos, é um aprendendo com o outro, tudo que aprendemos até agora, vai ficar. Eu mesma tenho muitas coisas que aprendi como o crochê que pode ser uma maneira de aumentar a minha renda.”
Marilda, Mãe Cuidadora
Comunidade Alfredo Graça

- 14/08 - Roda de Contação de Histórias com as crianças no centro comunitário, com a participação dos Pontos Luminosos da comunidade. Os livros da algibeira foram expostos às crianças e as pessoas proporcionaram momentos lúdicos e de muita diversão às crianças.

- 15/08 - Oficina para construção de filtro de purificação de água e pintura com tinta de terra na casa de Maria Emília. O Quintal é referência em sustentabilidade: a casa foi construída com adobe, reboco natural e pintura com tinta de terra e no quintal toda a produção é orgânica.

- Oficina para criação de arranjos com garrafas PET. A guardiã Angélica produz arranjos que serão comercializados na comunidade e na Cidade de Araçuaí, esta é uma proposta para melhorar a geração de renda.

Acontecerá
- 29/08 - Roda de viola na comunidade, com o objetivo de resgatar a cultura local, com apresentações de danças e músicas típicas da região.


Núcleo Olinto Ramalho

Aconteceu
- 06/08 - A produção de repolhos nas mandalas do Senhor Antônio Natalino, Comunidade Banco do Setúbal, aumentou significativamente após implantar o processo de adubação orgânica. As verduras produzidas foram vendidas na feira livre local, o tamanho e qualidade despertaram a atenção dos clientes que estão optando pela aquisição de produtos mais saudáveis.


- Piquenique às margens do Rio Setúbal, na comunidade Banco do Setúbal, com a participação de 20 (vinte) crianças. O piquenique durou todo o dia, as crianças compartilharam lanches e almoço. A equipe promoveu brincadeiras e contação de estórias.

- 15/08 - Oficina comunitária com a produção de xarope caseiro, sabão, detergente e biscoito de coalhada, na creche em São João do Setúbal. A produção foi dividida entre os 25 (vinte e cinco) participantes.

- 17/08 - Roda de viola na casa do Sanfoneiro Antônio de Dalina como é conhecido. O Senhor Antônio, Ponto Luminoso, participa ativamente dos eventos culturais que acontecem na comunidade.

- 66(sessenta e seis) mudas frutíferas do mini – viveiro do Quintal Maravilha da dona Fatinha, comunidade São João do Setúbal foram doadas ao “Programa Uma Criança Uma vida”.

Núcleo Chapada do Lagoão

Aconteceu
- 01/08 - Visita às nascentes, na comunidade Tesouras de Cima. As nascentes, todas cercadas, estão localizadas na propriedade de Jonas, que produz arroz, feijão e milho e garante alimentos saudáveis para a sua família. Na feira compra apenas o macarrão e a farinha de trigo para complemento das refeições.


- 06/08 - Visita à propriedade dos irmãos Adair e Demar na comunidade Cabeceira das Neves. O lugar possui um potencial muito rico, beleza exuberante, mata nativa, hortaliças orgânicas e um pomar variado. Neste local a caça é proibida; e é possível ver os bichos da chapada próximo à casa, convivendo em harmonia com os moradores.
Em parceria com o projeto, as cinco nascentes existentes serão cercadas, preservando o local e a grande diversidade de pássaros.


- 08/08 - Visita às nascentes de Senhor Manoel, na comunidade das Neves; as nascentes foram cercadas e a mata nativa já está bem recuperada. O senhor Manoel relatou que daqui a 05 (cinco) anos pretende ter água em abundância, devido aos cuidados adotados no entorno dos corpos hídricos.

No quintal de Senhor Manoel existe uma tecnologia simples de ser replicada: ele utiliza o bambu para fazer o plantio de alface, além de ornamentar a fachada da casa, produz alimento para o consumo da família. O quintal possui uma grande variedade de plantas, logo na entrada da propriedade um pé de jaca, que desperta a atenção dos visitantes.




Acontecerá
- 20/08 - Roda de conversa com os agricultores da comunidade Santa Rita de Cássia para planejamento das oficinas de Permacultura e Oficinas Comunitárias que acontecerão com as famílias locais.

- 26/08 - Oficina de Permacultura na casa de Antônio Gomes, da comunidade Santa Rita de Cássia, com o propósito de melhorar e ampliar a produção de alimentos. Serão construídos círculos de bananeiras e mandalas em formato de fechadura.

- 28/08 - Cinema itinerante na comunidade Santa Luzia do Tombo com a apresentação do filme “Rio” e vídeos produzidos pelo Cinema Meninos de Araçuaí. O objetivo da atividade é conscientizar as pessoas a cuidar melhor do ambiente em que vivem.


Núcleo Cruzinhas

Aconteceu
- 01/08 - Pensando na ampliação do plantio e na geração de renda, o Guardião Guilherme, da comunidade Mucambo, plantou 03(três) kg de café para seu consumo e 10(dez) para comercialização. Essa iniciativa está provocando mudanças de atitude e novas propostas de plantio consorciado – cultivo de duas ou mais variedades no mesmo espaço.

- 06/08 - Mutirão de limpeza na nascente de dona Maria Moraes, com a participação de 15(quinze) pessoas. A água da nascente é usada no mini - viveiro de mudas, na produção de hortaliças e também no uso diário. A proposta da limpeza é retirar a matéria orgânica existente no local, melhorando a qualidade da água.



- 10/08 - Dona Rosirene, comunidade Mucambo, implantou em sua propriedade o sistema de irrigação por Gotejamento – técnica bastante utilizada, que consiste em levar a quantidade de água adequada às plantas através de gotejadores, mantendo as plantas úmidas por mais tempo. Com a nova tecnologia, ela pretende reduzir o custo de produção e aumentar a produtividade e a longevidade da lavoura.



- 15/08 - Roda de viola na Escola Municipal Irmã Maria Gema, comunidade Cruzinhas, com a participação das Mães Cuidadoras. Através das cantigas de roda, citações de versos e apresentações de teatros, a equipe visa resgatar a cultura local e também a inclusão dos adolescentes nestas atividades. Com muita empolgação e entusiasmo 50(cinquenta) alunos participam do evento.

- 16/08 - Pintura com tinta de terra na casa de Andréia, comunidade Palmital.

- 17/08 - Passeio ecológico com as crianças da comunidade Mucambo na nascente da dona Maria Moraes.

CAMINHO DAS ÁGUA - em foco

- Aos sábados a Barraca Arassussa vem se destacando, o aumento da produção e a melhoria na qualidade dos produtos tem proporcionado o aumento das vendas.

A agricultorora Edes Gomes da comunidade Tesouras de Cima, semanalmente, produz e vende 08 (oito kg) de café, o que garante geração de renda para a família e um produto mais saudável para os consumidores. O café torrado e moído faz o maior sucesso na feira!

A exposição do corante e café moído do Núcleo Cruzinhas também atrai as pessoas por serem de boa qualidade e sem uso de agrotóxico. Essa iniciativa oportuniza as pessoas ampliar o plantio em seus quintais, pois tanto o urucum quanto o café se adaptam muito bem ao clima seco do Vale.

Armelina, Comunidade São João do Setúbal, está produzindo cebolinha, couve, sementes de coentro, quiabo e abóbora. A Mãe Cuidadora Cida expõem os produtos; essa é uma forma de aumentar a renda familiar dessas mulheres, contribuindo para que elas possam conquistar a independência financeira.



Cida, Mãe Cuidadora, da comunidade Banco do Setúbal, também vem se destacando nas vendas com a produção de doces feitos à base de leite. A partir dessa iniciativa a Cida está garantindo a sustentabilidade da família.



- Roda de viola com a participação de 80 (oitenta pessoas), que animaram o encontro com músicas, cantigas e danças da cultura local. O lanche servido, caldo e canjica foram doados pelas famílias que são protagonistas das mudanças positivas que vem acontecendo no lugar.

Um comentário:

Unknown disse...

Esses projetos alem de ajudar a comunidade um custo de vida melhor, ensentiva crianças e adultos a preservar o meio ambiente....saudades de quando trabalhava no grupo comunidade cruzinhas, pq alem de ensinar o que eu sei , eu aprendir mais ainda com eles ...desde já agradeço a oportunidade de me deixar fazer parte desse projeto junto com vocês. Muito obrigado.

João nenos Ferreira