quarta-feira, 17 de julho de 2013

CAMINHO DAS ÁGUAS - ARAÇUAÍ|MG

EFA - Escola Família Agroecológica de Araçuaí

Aconteceu
- 08/07 - Cinema Itinerante na EFA, com a participação de 48 (quarenta e oito) alunos. Os presentes assistiram ao filme “As Aventuras de Pi”. Os vídeos produzidos pelos meninos do Cinema também foram exibidos com intuito de incentivar os alunos a cuidarem melhor do meio ambiente.

- 13/07 - Visita dos alunos do 2º e 3º anos da EFA à Chapada do Lagoão. Dessa forma, temos a oportunidade de trocar aprendizagens e conhecimentos sobre o potencial existente na Chapada, patrimônio socioambiental do Vale do Jequitinhonha. Durante o percurso, os alunos conheceram nascentes, plantas medicinais e plantaram 30 (trinta) mudas do cerrado, como forma simbólica de contribuir com a biodiversidade local.


Acontece
- Oficina comunitária na casa de Oséias, aluno da EFA, na Comunidade Barra do Gravatá, para produção de biofertilizante e receitas alternativas de torta de talos.

Acontecerá
- 22/07 - Visita dos alunos da EFA à Cooperativa Dedo de Gente, com o intuito de conhecer o trabalho realizado pelos jovens. Além disso, pudemos compreender todo o processo produtivo.

- 23/07 - Pintura com tinta de terra, experimento de receitas alternativas, produção e doação de mudas e práticas de permacultura, realizados na Comunidade Cansação, em parceria com alunos da EFA. No dia 26 de julho essas ações acontecerão na Comunidade Baixa Quente. Tais atividades visam o trabalho coletivo e coerente com o meio onde vivem as pessoas.

- 31/07 - Oficina de permacultura na Escola Joaquim Viana, no Córrego da Velha, para implantação do PAIS - Produção Agroecológica Integrada e Sustentável. A oficina será ministrada por João Paulo e pelos alunos da EFA já capacitados.

Núcleo Alfredo Graça

Aconteceu
- 02/07 - Roda de contação de história, na praça da comunidade, com a participação de 13 (treze) alunos da Escola Municipal Brincando e Aprendendo. As Algibeiras foram expostas com vário exemplares, favorecendo o acesso dos moradores.


- 04/07 - Plantio de kit café sombreado nos Quintais Maravilha. A experiência rendeu resultados muito satisfatórios. Dessa forma, as famílias ampliam o plantio, aumentando a produtividade e garantindo um café de qualidade para o consumo.

- 09/07- Oficina de arranjos de garrafa PET, com participação de 24 (vinte e quatro) pessoas da comunidade. Na oficina, as pessoas aprenderam a reaproveitar as garrafas de forma criativa, fabricando produtos capazes de gerar renda às famílias.

Acontece
- 15/07 - Oficina de pinturas com tinta de terra para pintura das caixas de captação das casas. As pinturas transformam os espaços e deixam a comunidade ainda mais bonita e colorida.

Acontecerá
- 22/07 - Coleta de materiais reciclados na comunidade. Saquinhos e caixinhas de leite serão utilizados na produção de mudas. Essa é uma forma alternativa de promover a sustentabilidade.
- 23/07 - Cinema Itinerante na comunidade.

Chapada do Lagoão

Aconteceu
- 03/07 - Visita e mapeamento das nascentes na Comunidade Calhauzinho das Neves. Três nascentes foram visitadas e cercadas por integrantes do projeto e moradores que utilizam essa água para consumo. Dessa vez os proprietários preservaram uma área maior em torno da nascente, o que contribuirá com o aumento na qualidade da água consumida pelas pessoas.



- 05/07 - Cercamento de nascentes na propriedade de Jonas, na Comunidade Ferreira. A nascente protegida é o único meio de água potável para as famílias.

- 10/07 - Visita às nascentes de Sr. Domingues, na Comunidade Igrejinha. Na oportunidade, entregamos os grampos e arames que serão utilizados no cercamento que protege e recupera a área do entorno.

- 12/07 - Roda de conversa com representantes das entidades locais e Conselheiros do Grupo Gestor. O objetivo foi rever o Estatuto da APA - Chapada do Lagoão. Estiveram presentes 18 (dezoito) pessoas. O próximo passo é a assinatura do Prefeito Municipal, tornando o Estatuto legal no município.

Acontecerá
- 18/07 - Roda de viola na Comunidade Tesouras de Cima, com a participação dos moradores e músicos locais. Além de resgatar a cultura local, o evento proporcionará a alegria e a aproximação entre as pessoas.

- 21/07 - Doação de mudas frutíferas às famílias da comunidade. Essas mudas serão retiradas do viveiro comunitário produzido pelos moradores.



- 26/07 - Encontro com o grupo responsável pela Casa de Sementes, na Comunidade Tesouras de Cima. Durante o encontro, realizaremos alguns combinados em relação ao funcionamento da Casa.

Núcleo Olinto Ramalho

Aconteceu
- 02/07 - A tecnologia de plantio em círculos melhora bastante a produtividade de bananas nos Quintais Maravilha dos Núcleos Olinto e Cruzinhas. A partir dessa iniciativa, os cachos estão com melhor aparência e os frutos estão mais uniformes, caracterizando o manejo ecologicamente correto.

- 03/07 - Plantio de 30 (trinta) mudas de nim indiano, no Quintal Maravilha de Maria Aparecida, na comunidade São João do Setúbal. O objetivo é aumentar a diversidade de espécies de plantas, formando mais espaços verdes.

- 06/07 - A Mãe Cuidadora Mariza Nunes, da Comunidade Vargem João Alves, está comercializando rosca caseira e biscoitos na Barraca Arassussa. Com seu jeito extrovertido de vender, ela atrai novos clientes. Para Mariza, essa é mais uma oportunidade de expor o aprendizado que adquiriu nas oficinas comunitárias, criando possibilidades de aumentar a renda familiar.

Acontece
- 15/07 - Roda de conversa com os alunos da Escola Municipal Olinto Ramalho, com apresentação de slides mostrando as ações práticas que realizamos com as famílias e os Agentes Comunitários nos Quintais Maravilha. Na oportunidade, refletimos sobre a importância dos alimentos orgânicos, a reciclagem do lixo e a exposição dos produtos orgânicos à venda na Barraca Arassussa.

Acontecerá
- 16/07 - Oficina de carrinhos utilizando caixinha de leite, palitos, tampas de garrafas PET, com a participação de 25 (vinte e cinco) alunos da Creche da Comunidade São João do Setúbal. A partir dessa iniciativa, as crianças aprendem a valorizar melhor o material disponível no lugar, produzindo os próprios brinquedos.

Núcleo Cruzinhas

Aconteceu
- Cercamento de nascente do Sr. Juscelino, na Comunidade Pequi. O objetivo é proteger a água. O plantio de mudas foi mais uma das atividades realizadas garantindo o reflorestamento de toda a área. 18 (dezoito) mudas foram plantadas.

- Oficinas comunitárias para a produção de sabão, xarope caseiro, tortas e sucos alternativos. A atividade possibilita às famílias uma valorosa troca de saberes. 28 (vinte e oito) pessoas participaram das oficinas.

- Caminhada ecológica com a participação de 12 (doze) crianças na reserva da fazenda de Antônio Patrício. Durante a caminhada, pudemos conversar sobre os cuidados com o meio ambiente. No passeio, realizamos uma roda de leitura e um lanche coletivo.

Acontece
- 15/07 - Produção diversificada de alimentos no Quintal Maravilha de Dona Vanda. O Quintal é referência em sustentabilidade, produzindo hortaliças, corante, café, pão caseiro e mini-viveiro para a produção de mudas.



Acontecerá
- 23/07 - Oficina para construção de filtro de purificação de água de chuva, na Comunidade Palmital.

CAMINHO DAS ÁGUA - em foco

- Residência Social nos Projetos de Araçuaí. Agentes Comunitários e a Educadora Laniela, visitaram os nossos projetos em Araçuai, com o objetivo de conhecer novas tecnologias que serão disseminadas na comunidade Vargem Grande em São Paulo.

- 01/07 e 02/07 - Oficina para construção do SISMA - Sistema de Irrigação Simplificado de Canteiro Econômico, na comunidade Aguada Nova, ministrada por Valteir de Itinga. O canteiro, com sistema de irrigação economiza água, produzindo alimentos com práticas de conservação do solo e tecnologias sustentáveis.

- 10 e 11/07 - O Educador João Paulo participará, em Teófilo Otoni, de um encontro que tem como objetivo dar continuidade ao Plano Mineiro de Biodiversidade. Essa é uma ação do IEF, em parceria com outras instituições e comunidades envolvidas.

- Visita das Mães Cuidadoras ao Sitio Maravilha. O objetivo é conhecer o espaço de referência de tecnologias sustentáveis do Vale do Jequitinhonha. Na oportunidade, elas aprenderam as novas tecnologias e criarão um espaço de experimento de plantio consorciado a ervas medicinais. Cada Mãe levou uma muda de planta medicinal e identificou a importância de sua utilização durante o tratamento de determinadas doenças.

Nenhum comentário: