quarta-feira, 17 de julho de 2013

COOPERATIVA DEDO DE GENTE

- FABRIQUETAS DE ARTESANATO - ARAÇUAÍ|MG -

Aconteceu
- Dia de entretenimento e lazer entre os jovens do Artesanato. A ideia de transformar os causos de futebol em uma partida de futsal despertou nos participantes o desejo de celebrar, juntos, mais uma entrega de produção. O jogo Marcenaria versus Serralheria resultou em interação, diversão e empoderamento. A proposta agora é convidar Cinema e Softwares para participarem dos próximos jogos, exercitando a união e coletividade entre todas as Fabriquetas.

- Visita dos alunos da Escola Estadual Manoel Fulgêncio que participam do Projeto Tempo Integral. Esses alunos vieram conhecer o espaço, saber como funciona cada Fabriqueta e como é feito o trabalho de reciclagem. Participaram da roda 24 (vinte e quatro) crianças, uma Especialista da Educação e dois professores.


“É sempre um prazer retornar ao ambiente de minhas origens. Poder ver e ouvir como é retratada a história de nossas raízes, através das peças. Isso gera reflexão e aprendizado. Hoje, todos me conhecem, não como Vilcimar, mas como “Vilce do projeto. As minhas ações, meu jeito de direcionar o trabalho... Tudo é resultado do que aprendi no Projeto Ser Criança. Posso afirmar que a metodologia é séria e funciona mesmo! Principalmente, as rodas de conversas, as brincadeiras, as contação de histórias, oficinas de jogos! Estar aqui no Artesanato com as crianças, apresentá-las o trabalho, falar dos recursos usados para produzir as peças é muito gratificante! Quero que elas vejam, apreciem a arte e aprendam a valorizar nossa cultura desde pequenos.”
Vilcimar - Especialista da Educação Básica
E. E. Manuel Fulgêncio

Acontece
- Os jovens da Serralheria continuam investindo na criação de peças e na qualidade do acabamento, visando maior satisfação dos clientes. Depois de várias peças pequenas, eles se dedicam à criação de bancos, fruteiras e personagens que contam um pouco da nossa historia.

“Por mais singelas que sejam as peças criadas, elas mostram a beleza e o valor do Vale do Jequitinhonha através da arte com ferro.”
Kelton Batista de Oliveira
Fabriqueta de Serralheria - Araçuaí



Acontecerá
- Grupo de estudo com os jovens do Artesanato com o tema “O Que é Empreendedorismo?”. Dessa forma, incentivamos os jovens a conhecer mais sobre o assunto.

- FABRIQUETA DE CULTURA -
CINEMA MENINOS DE ARAÇUAÍ

Aconteceu
- Os jovens do Cinema fizeram um grupo de estudo para pesquisar sobre o Canal100 - famoso cine-jornal brasileiro, fundado em 1957 por Carlos Niemeyer. O cine-jornal era exibido semanalmente para todo o Brasil e realizava sobretudo documentários cinematográficos de eventos importantes do país e do futebol; funcionou até 2000.

Esse estudo servirá para repensar as produções de vídeo do Cinema Meninos de Araçuaí. Ao invés de Canal 100, teremos o “Canal Sempre”, em clara alusão ao futuro da cidade que estamos discutindo: como será Araçuaí daqui a 10, 50, 100 anos, para sempre? Na contramão dos hábitos jornalísticos atuais, olharemos o “lado cheio do copo” e daremos ênfase às boas notícias, tratadas de forma criativa.

- Produção de Roteiros - Os jovens fizeram uma roda para discutir novas ideias para produzir roteiros sobre a história de vida de pessoas.

Essas produções são muito importantes para a equipe. Através delas, o grupo tem um contato maior com as pessoas da comunidade, o que é de suma importância para o processo de formação dos jovens.

Acontece
- Sessões especiais com as escolas - O Cinema sempre faz sessões especiais na véspera das férias escolares. São sessões já reservadas com escolas da cidade e zona rural de Araçuaí. Este mês, acontecem promoções especiais para as escolas trazerem os alunos, proporcionando aos envolvidos momentos de lazer e aprendizado através dos filmes.

Acontecerá
- Roda de Conversa para iniciar o Cine Clube com a comunidade - Será feita uma roda de conversa com algumas pessoas convidadas - professores, amigos dos jovens do Cinema que já demonstraram interesse e líderes de movimentos culturais. Juntos, podemos pensar em um novo Cine Clube, envolvendo vários segmentos sociais. Inicialmente, serão exibidos filmes do próprio acervo do Cinema ou filmes indicados pelas pessoas.

- Filmagem da Colônia de Férias - Com a chegada da Colônia de Férias no Projeto Ser Criança, os jovens do Cinema marcarão presença, registrando as atividades através de filmagens com temas bem criativos. Esses temas serão discutidos durante as semanas de férias escolares. O resultado final será a produção de um vídeo com os melhores momentos da Colônia, contendo depoimentos e os resultados do trabalho.

- FABRIQUETA DE SOFTWARES - ARAÇUAÍ|MG -

Aconteceu
- Criação de um portfólio para a Fabriqueta de Softwares. A ideia é divulgar os serviços desenvolvidos, mostrando os sites, os aplicativos e as artes gráficas desenvolvidas pela Fabriqueta. O portfólio será disponibilizado no site da Dedo de Gente.


- Criação da arte de um folder para promover o sorteio de um par de ingressos para assistir ao filme “Os Intocáveis”, exibido no Cinema Meninos de Araçuaí. Como sugestão do MDI de Serviços, esse sorteio serviu para “convidar” as pessoas a irem ao cinema, além de movimentar a página do Facebook da Cooperativa.

- A equipe teve como proposta atualizar o site da Dedo de Gente. Dessa forma, foram inseridas novas fotos e áreas, mostrando os serviços oferecidos pelos jovens nas áreas de áudio visual, softwares e esculturas de ferro.

Acontece
- Roda entre cooperados e bolsistas para estudar, aprender e aperfeiçoar os conceitos sobre permacultura. A partir das discussões, a intenção é criar um MDI e propor ações que serão colocadas em prática no dia a dia dos jovens.

Acontecerá
- Desenvolvimento do site da Pousada das Araras. Após o estudo de layout, aprovado pelo cliente, os novos integrantes da equipe vivenciam a dinâmica de criar um novo site.

DEDO DE GENTE - em foco

- Participação de representantes do CPCD e da Dedo de Gente no Fórum Municipal de Educação de Araçuaí. Na oportunidade, realizamos discussões e a eleição dos delegados que participaram da Conferência Estadual e do CONAR - Conferência Nacional de Educação.

- Participação de representantes da Dedo de Gente na IX Conferência Municipal de Assistência Social, que acontece hoje, 15 de julho, no Colégio Nazareth.

- Os jovens se mobilizam para fazer uma quadrilha envolvendo todas as Fabriquetas da Cooperativa. Será uma comemoração com muita dança, barraquinhas de comidas típicas, correio elegante, animação e interação entre todos.

- A equipe do Cinema e do Softwares se reunirá para criar um MDI para alavancar as vendas e divulgar os serviços prestados pelas Fabriquetas. A participação, motivação e interesse dos jovens resultaram em uma roda de muita aprendizagem, troca de conhecimentos e boas ideias que estão sendo aplicadas em conjunto pelas equipes.

O MDI é uma ferramenta bastante utilizada na Cooperativa e contribui para o amadurecimento/ formação da equipe. Nesse último trimestre, foram construídos em conjunto com os jovens sete MDI’s.

Nenhum comentário: