terça-feira, 18 de junho de 2013

COOPERATIVA DEDO DE GENTE

- FABRIQUETA DE CULTURA -
CINEMA MENINOS DE ARAÇUAÍ

Aconteceu
- Finalização do documentário do Projeto Caminho das Águas. O documentário mostra os resultados das ações que são desenvolvidas nas comunidades rurais de Araçuaí através do projeto Caminho das Águas. O processo de criação desse vídeo foi de grande aprendizado para a equipe, pois envolveu todo o grupo, e teve que ser pensado de uma forma bem coletiva, desde o roteiro até a finalização do documentário. Isso fortalece muito a harmonia e o trabalho em grupo, e dá oportunidade de cada jovem mostrar mais seu potencial, aumentando a autonomia e protagonismo de cada um.


- Finalização de sete spots do Arassussa para o CPCD. Esses spots são utilizados antes das atividades nas comunidades com dicas sobre o uso adequado da água, do solo e de como desenvolver as principais tecnologias, além de informação e conhecimento para todos os envolvidos.


Acontece
- Produção do vídeo Tecnologia, do Projeto Caminho das Águas. O vídeo destaca tecnologias aplicadas à Permacultura - Banheiro Seco, Mandalas e Casa de Sementes. Os vídeos serão disponibilizados aos moradores para esclarecimentos de dúvidas.

- Edição do vídeo Prazer em Ler do Instituto C&A.

Acontecerá
- Elaboração de roteiro e produção de vídeo de divulgação das sessões de cinema. O objeto é divulgar os filmes e aumentar o público nas sessões de fim de semana.

- Roteiro para produção de vídeo “Uma Criança uma Vida”. Um vídeo simples que mostra a relação da vida de uma criança com a vida de uma árvore. Simplificando com uma vinheta a ação que é desenvolvida no hospital de Araçuaí, em parceria com o Caminho das Águas, que é a entrega de uma muda a cada criança nascida.

- Entrega do vídeo Prazer em Ler do Instituto C&A

- FABRIQUETAS DE ARTESANATO - ARAÇUAÍ|MG -

Aconteceu
- Os jovens da serralheria, começaram a fazer peças com ferro e pedra. Essa é mais uma técnica utilizada para agregar valor às peças e valorizar a matéria-prima.

Aconteceu
- Os jovens da serralheria, começaram a fazer peças com ferro e pedra. Essa é mais uma técnica utilizada para agregar valor às peças e valorizar a matéria-prima.



- Grupo de estudo com os jovens, o tema abordado foi: ”O que é uma Cooperativa?”. Na oportunidade os jovens além de opinaram, esclareceram dúvidas e receberam um novo desafio: fazer uma pesquisa mais profunda sobre o assunto e apresentar na roda. Slides, leituras informativas e roda de discussão foram meios utilizados durante as apresentações. A atividade permitiu aos participantes melhor articulação e desenvoltura.

- A criatividade deve ser incentivada para que as outras pessoas se interessem e a valorizem; foi assim que a equipe da tinta de terra surpreendeu mais uma vez! Agora, com as belíssimas pinturas de paredes com cores harmoniosas. O trabalho mais recente foi na loja Flor & Cultura, que acabou de ser inaugurada. As pinturas com tinta de terra estão ganhando espaço em nossa cidade.



Acontece
- Empenho e dedicação de todos os participantes da fabriqueta de artesanato em confeccionar produtos para a Dedo de Gente expor na Feira Vale. Durante 10 dias produziram 209 peças de madeira e sucata de ferro, sem comprometer as criações de novas peças e o atendimento aos clientes.

- As rodas sempre têm novidades, a ideia de iniciar com uma frase, mensagem, fotos de arte, música, mediação de leitura entre outras ações, vem fazendo a diferença, o grupo está mais aberto, com a autoestima mais elevada, desempenhando seus papeis com mais seriedade e dinamismo.

- Homenagem aos aniversariantes do dia com intuito de despertar nos jovens o sentimento de afeto, amizade e reforçar a importância de celebrarmos juntos um momento especial, de renovação e amadurecimento em suas vidas.

Acontecerá
- Para estimular os jovens a utilizarem a biblioteca, uma vez por mês acontecerá o “Dia do Livro” com leituras para entretenimento, informações, fatos, surpresas, ficção e comentários sobre os autores e suas obras. O objetivo é incentivar os jovens a ler cada vez mais, proporcionando aprendizado, desenvolvendo o senso crítico, a criatividade, o raciocínio e a melhoria na escrita.

- FABRIQUETA DE SOFTWARES - ARAÇUAÍ|MG -

Aconteceu
- Sessão de fotos no Hotel Village das Minas - a equipe foi contratada para fazer as fotos e atualizar o site. Experiência positiva para os jovens aprendizes que ajudaram a finalizar o trabalho com as edições de fotos.


- Os novos integrantes da equipe do Softwares participaram de uma oficina de gerenciamento da loja virtual. O intuito é que os novos jovens comecem a assumir algumas demandas fixas da fabriqueta. A oficina despertou no grupo mais responsabilidade, compromisso e apropriação em relação aos trabalhos realizados.



- Oficina de Photoshop para os jovens aprendizes. Foram apresentadas técnicas de tratamento de imagem, muito utilizada nas demandas de serviços da fabriqueta. A partir de agora, toda a equipe conhece as técnicas e pode contribuir com o trabalho.




Acontece
- Criação de ilustrações e layout para o site da contadora de histórias, Beatriz Myrrha, de Belo Horizonte. Com textos e crônicas do cotidiano, o site contará um pouco da sua história.

Acontecerá
- A equipe desenvolverá um livro de receitas para o Caminho das Águas. Com design simples e ilustrações feitas à mão, ele reunirá receitas sustentáveis que foram desenvolvidas nos projetos de Araçuaí e Curvelo ao longo do tempo.

DEDO DE GENTE - em foco

- Primeiro Clube do Vídeo em 2013, com os jovens do Artesanato, Cinema e Softwares. Com o objetivo de apresentar a equipe e promover encontros para discussão de temas relevantes como a sustentabilidade e o empreendedorismo.

- 17 a 19/06 - “Mostra Dedo de Gente”, em Nova Lima/MG. Uma iniciativa Vale.

Acontecerá
- 25 a 30/06 - Participação da Dedo de Gente na Feira Unilar, evento que será realizado no Minascentro sob a coordenação da Superintendência de Artesanato de Belo Horizonte, juntamente com o Sebrae.

- Exposição dos produtos e divulgação do trabalho de formação com os jovens da Dedo de Gente, na Semana do Meio Ambiente Promovida pelo IFNMG - Campus Araçuaí

Nenhum comentário: