terça-feira, 18 de junho de 2013

SER CRIANÇA - ARAÇUAÍ|MG

- 03/06 - Implantação da Estação Digital do Banco do Conhecimento - Centro de tecnologias e informação para crianças, adolescentes, pais e comunidade. Todos terão acesso à informação e trocas de conhecimento para enriquecer o aprendizado e melhorar a vida em nossa cidade, contribuindo para uma cidade sustentável.

- 04/06 - O grupo Ponto de Areia, visitou a rua adotada pelo projeto e mobilizou a comunidade para fazer a pintura de tinta de terra. As pessoas disponibilizaram material alternativo como telha, pedra e madeira para a pintura de tinta de terra. A rua dos meninos se tornou um espaço mais agradável e bonito.

- 05/06 - O grupo “Cultura Sempre” e “Amigos da Natureza”, promoveu uma oficina de jogos ambientais. Esta atividade foi muito importante para despertar nas pessoas o cuidado com o meio ambiente, começando pelo seu quintal e sua rua.

Participaram dessa oficina 59(cinquenta e nove) pessoas - 05 estagiárias do curso de magistério da escola Frei Rogato, 50 crianças e 04 adultos da comunidade.

- 05/06 - O grupo Inovar deu um novo visual ao jardim do Projeto, demonstrando maior compromisso com o meio ambiente e maior apropriação do espaço. Através da utilização de material alternativo tornou o lugar aconchegante para rodas de conversa.

- 06/06 - O grupo Ponta de Areia apresentou na roda grande a música Abacateiro através de dança, teatro, ritmo e percussão. O grupo foi muito criativo e muito aplaudido pela roda; esse foi o resultado do trabalho musical durante a semana.

- 07/06 - Oficina de chapéu reciclável, uma ótima ideia para as crianças passearem e se protegerem contra o sol: papelão, cola e tinta de terra. Corta-se 02 círculos de papelão, 01 para ser a tampa e outro para ser a aba do chapéu, corta-se um retângulo para ser a base entre os círculos e depois é só colar.



- 07/06 - A equipe de coordenação participou durante 03 dias de uma oficina de Proteção Infantil em Belo Horizonte, promovida pela KNH - KINDERNOTHILFE Brasil, regional Sudeste e Centro Oeste. Durante esses dias as discussões foram voltadas para a nossa instituição e um dos temas abordados foi ”Quais são os riscos que as nossas crianças podem sofrer?” Esta oficina foi multiplicada para toda a equipe do Ser Criança que irá fortalecer este tema no projeto.

- 10/06 - Recebemos do CPCD 140 livros infantis e infanto-juvenis para renovar as Algibeiras de Livros, que tem despertado nas crianças muita curiosidade e interesse pela leitura através da Mediação de Leitura e Contação de História.



- 11/06 - Participação dos pais na Oficina de Sabão e Oficina de Flauta Doce. O encontro proporcionou aos pais momentos de troca de saberes e muita emoção durante a apresentação da música Raça e Tambores de Minas de Milton Nascimento.




Acontece
- Os mestres da cozinha começaram a fazer lanche alternativo, não só para as crianças do Ser Crianças, agora para as Fabriquetas de Softwares, Cinema e Comercial.

- As crianças fazem pesquisas em coleção de enciclopédias, o interesse é grande! Os livros despertam a atenção inclusive pelo tamanho e pelas fotos muito antigas.

- Um grupo de 10 estagiárias da Escola Estadual Frei Rogato, do curso de magistério se revezam acompanhando as atividades do projeto Ser Criança, referência de educação inovadora.

Acontecerá
- 19/06 - Atividades de Permacultura na rua adotada pelo projeto para motivar as famílias a cuidarem melhor e terem hábitos mais saudáveis no quintal e na sua rua.

- 21/06 - Encontro de pais para oficinas e trocas de saberes através da pedagogia do sabão.

- 26/06 - Abertura da Semana do Meio Ambiente com a participação do Coral Meninos de Araçuaí. O evento será promovido pelo Instituto Federal do Norte de Minas Gerais – IFNMG.

- 28/06 - Oficinas de saúde promovida pelo Programa de Saúde da Família - PSF.

Nenhum comentário: