terça-feira, 18 de junho de 2013

CAMINHO DAS ÁGUAS - ARAÇUAÍ|MG

Núcleo Olinto Ramalho

Aconteceu
- 06/06 - Criação de canteiros cercados com retalhos de madeira, na casa da Inês, Comunidade Vargem João Alves. Essa tecnologia foi implantada pelo Cristiano, aluno da EFA, Araçuaí para deter a matéria orgânica nos canteiros.

- 07 e 08/06 - Plantio de 70(setenta) mudas de bananeiras, em círculo, na comunidade São João do Setúbal. O plantio em circulo é uma forma de aproveitar melhor as águas cinza, evitando fazer o uso da água tratada. Essa tecnologia tem contribuindo com o aumento da produção de alimentos para as famílias.

- Depois que comecei a plantar as bananeiras em círculos, os cachos cresceram mais...”
Armelina Lemes - Mãe Cuidadora das Águas
Comunidade São João do Setúbal

- 09/06 - Folia da Água, com saída da passarela do Rio Gravatá em direção à Escola Municipal São Roque, na comunidade São João do Setúbal, com o propósito de mobilizar a comunidade a cuidar melhor da água. Vinte e cinco mudas de neem foram plantadas no pátio da escola pelos alunos. A partir dessa iniciativa os alunos estão contribuindo com a arborização de toda a área da escola.

A Folia foi animada pelos sanfoneiros locais, animadores comunitários da Associar e contou também com a apresentação do “Boi Menino”. 100(cem) pessoas participaram da atividade.

- 13/06 - A produção de alimentos no Quintal Maravilha da dona Marizete é exemplo na comunidade. O plantio é feito consorciado com hortaliças, frutíferas e plantas rasteiras. Essa forma de plantio está dando certo, aumentando a renda familiar, garantindo uma alimentação mais saudável e melhorando o equilíbrio no meio ambiente.
Acontece

- Oficina comunitária, com a produção de cuscuz e broa de fubá, na casa da Dona Rosa, comunidade Banco do Setúbal, com a participação de 25(vinte e cinco) pessoas. Essa é uma forma de resgatar a culinária da comunidade.

- Visita aos comerciantes da cidade. Utilizando os vídeos de um minuto os jovens pretendem conquistar novos clientes. Os vídeos mostram fotos dos Quintais Maravilha e uma Mãe Cuidadora representando os pequenos agricultores das comunidades rurais.

EFA - Escola Família Agroecológica de Araçuaí | Chapada do Lagoão

Aconteceu
- 04/06 - Oficina de Permacultura na EFA - Escola Família Agroecológica de Araçuaí, com a participação de 15 (quinze) alunos do 1º ano. O objetivo da oficina foi disseminar as práticas de Permacultura, formando alunos multiplicadores das tecnologias nas comunidades e possibilitando melhor qualidade de vida para as famílias.



- 05/06 - Oficina de Permacultura na Escola Municipal Joaquim Viana, Córrego da Velha, com participação de 28 (vinte e oito) pessoas.

O objetivo da oficina, além de conscientizar os alunos sobre a importância e utilização de técnicas de Permacultura foi de tornar a Escola um espaço referência, com tecnologias sustentáveis e replicáveis como o composto orgânico, a horta mandala, o círculo de bananeira e o viveiro de mudas. As práticas resultaram em uma escola mais limpa, arborizada e cuidada.



- 06/06 - Mutirão de limpeza na Escola Estadual Fazenda Diamantino, com os alunos da EFA


Teatros, vídeos e danças foram apresentados para reforçar o cuidado com o meio ambiente. O Secretário de educação Roviere Sá, comprometido com a causa ambiental, propôs ações em parceria com alunos e comunidades.



- 10/06 - Visita dos alunos da EFA, à APA, Chapada do Lagoão. Na oportunidade João Eudes, presidente da APA, fez uma palestra para os alunos da Escola Municipal São Vicente, reforçando a importância da APA. O encontro possibilitou o aprendizado e a troca de conhecimentos. Foram visitadas nascentes e lagoas da Chapada do Lagoão. Todo o grupo se reuniu no Lagoão, onde aconteceu um bate papo entre alunos e moradores, sobre a preservação da flora e fauna existente na Chapada.

- 15/06 - Literatura de Cordel com os alunos do 1º ano, com o tema “Chapada do Lagoão”, para que possam relatar o aprendizado da visita.

Acontece
- 17/06 - Oficina de Permacultura na casa de Cristiano, aluno do 1º ano, comunidade Vargem de João Alves.

Acontecerá
- 21/06 - Oficina de Permacultura na casa de José, aluno do 1º ano, comunidade Lajinha.

- 24/06 - Roda de Viola na EFA, com a participação do Grupo de Folia do Córrego da Velha. Além de comidas típicas acontecerá o resgate de danças e músicas locais


Núcleo Alfredo Graça

Aconteceu
- 04/06 - Plantio de 30 (trinta) mudas às margens do Rio Gravatá para recuperação das matas ciliares. Participaram da atividade o grupo de Mães Cuidadoras, Guardiões da Água, alunos do 3º ano e a professora de geografia, Natalice, da Escola Estadual Hilário Pinheiro Jardim. Uma iniciativa Projeto Caminho das Águas em comemoração ao dia mundial do meio ambiente.

- 05/06 - Atividade em parceria com a Escola Estadual Hilário Pinheiro em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente, com apresentação de teatros, slide com fotos do Rio Gravatá e doação de 100(cem) mudas de neem indiano para arborizar a comunidade

- 10/06 - Oficina de pintura com tinta de terra em pedras e telhas, com a participação de 12 (doze) pessoas da comunidade. As peças produzidas são usadas para a decoração. São alternativas simples de reaproveitamento, usando a terra para transformar e embelezar as casas com um recurso natural.

Acontece
- Oficina de construção filtros de purificação de água de chuva. 10(dez) famílias foram beneficiadas com a tecnologia, melhorando o cuidado com a água.
Acontecerá

- 21/06 - Apresentação de teatro com participação do grupo de Mães Cuidadoras e Grupo de Jovens da comunidade.

Núcleo Cruzinhas

Aconteceu
- 05/06 - Passeio Ecológico, em comemoração ao dia do Meio Ambiente, com a participação de 20 (vinte) crianças. Foram plantadas 20 mudas nos arredores da nascente, no quintal de dona Maria Marques, comunidade Mucambo. Cada criança comprometeu-se a plantar uma muda no quintal de sua casa, contribuindo com o aumento dos espaços verdes da comunidade.

- Nas áreas degradadas da comunidade Mucambo, o uso do composto de insumo humano é feito constantemente pelos moradores, contribuindo com o reflorestamento das matas nativas.

- 10/6 a 12/06 - Os Quintais Maravilha de Maria Moraes e das Mães Cuidadoras, Janinha e Maria do Socorro, comunidade Mucambo, geram renda e autonomia financeira. O excedente da produção é comercializado nas Comunidades Engenheiro Schnoor e nas comunidades vizinhas. Esta iniciativa gera grandes oportunidades às moradoras.

Acontece
- Visita do Engenheiro Carlos André, à comunidade Alferidor para avaliação do local onde será construído o açude. Durante a visita, roda com as famílias beneficiadas e troca de informações sobre a implantação da horta comunitária.

- 17/06 - Oficina de arranjos com garrafas PET, na escola da comunidade Cruzinhas.

CAMINHO DAS ÁGUA - em foco

- Residência Social nos projetos de Araçuaí. A educadora Janaína, do CPCD, com objetivo de conhecer as tecnologias e disseminar novas experiências no Projeto Ação, zona rural de Curvelo, acompanhou de perto o trabalho das educadoras e participou das atividades desenvolvidas nos projetos.

Nenhum comentário: