segunda-feira, 19 de novembro de 2012

SER CRIANÇA - ARAÇUAÍ|MG


Aconteceu
- 01/11 - Criação de novo ritmo da música “Canoeiro”, de domínio público, com sons de percussão. As crianças e educadores foram criativos e ousados ao experimentarem novos arranjos para apresentarem na roda.

- 05/11 - Oficina de Brinquedoteca realizada pelos Educadores e grupo Matematizando Ideias. Foram confeccionados bonecos, trenzinhos, jogos, vai e vem e bilboquês. Os mimos são oferecidos pelas crianças aos diversos visitantes que chegam para conhecer um pouco da metodologia e atividades desenvolvidas no dia a dia do projeto.

- 05/11 - Preparo de novas receitas alternativas na Cozinha Experimental. As crianças e educadores produziram geleia de casca de mamão, doce de manga verde, doce de côco e amendoim.

- 06/11 - Produção de 18 (dezoito) jogos - Bornal da Paz, Aprendizagem e Ambiental. Entre esses, os mais utilizados pelas crianças são: “Jogo da Velha”, “Jogo da Memória com Formas Geométricas”, “Dama”, “Damática”, “Torre de Hanói” e “Quintal Maravilha”.


- 06/11 - A equipe de educadores do Ser Criança se reuniu para discutir o IQP - Índice de Qualidade de Projeto. Na oportunidade, a coordenação refletiu sobre a oficina de IQP que contou com a participação de Tião Rocha e Luciana Aguiar.

- 07/11 - Em roda e com muita criatividade, o Ser Criança recebeu a equipe de paulistanos que vieram conhecer a prática pedagógica da Plataforma Arassussa. As crianças interpretaram o brinquedo do boi com bastante alegria. Além disso, cantaram músicas, cantigas e batuques e, através dos novos ritmos e arranjos, deixaram a roda mais animada.




- 08/11 - Contação de histórias realizada pelo menino Josué com o grupo Pequeninos. As crianças ficaram encantadas com a maneira criativa e engraçada que ele conta as histórias.

Acontece
- Os Educadores realizam, nos grupos, coleta de informações sobre os fatos que mais marcaram as crianças, educadores, famílias e comunidade durante o ano. Essas informações servirão para avaliação e produção do IQP.

- A mistura do trabalho musical, através da melodia, percussão e arranjos, conquista a atenção das crianças e adolescentes. Todos se sentem mais motivados a participarem das rodas.

- Visita e participação de alguns pais no cotidiano do Ser Criança.

- Maior utilização dos jogos pelas crianças. O tempo ocioso entre uma atividade e outra já não existe; elas aproveitam todos os minutos brincando com os jogos.

Acontecerá
- 24/11 - Participação das crianças na segunda etapa do show musical promovido pelo Cinema Luz da Lua.

- 24/11 - Reunião de avaliação e planejamento. Serão planejadas as atividades de encerramento do ano e as atividades sustentáveis para o trabalho com as famílias nos Quintais Maravilha.

Nenhum comentário: