segunda-feira, 19 de novembro de 2012

CAMINHO DAS ÁGUAS - ARAÇUAÍ|MG





Núcleo Cruzinhas

Aconteceu
- 01/11 - Plantio de 20 (vinte) kits de café nos quintais de Andréia, Maria José e Girlane, com o objetivo de aumentar a produção, gerando sustentabilidade e satisfação econômica para as famílias.

- Montagem do filtro de purificação de água na casa de Zene. A partir desse filtro, as águas cinza da pia podem ser filtradas. É uma experiência que está dando certo, pois a água sai limpa na torneira.

- Ampliação do plantio de mudas frutíferas nos Quintais Maravilha das Mães Cuidadoras das comunidades Palmital, Pequi, Alferidor, Mucambo e Taioba. Dessa forma, podemos consorciar espécies nativas, aumentando a produção de alimentos nos quintais. A criação de pequenos pomares é uma ação proposta pelo MDI – Maneiras Diferentes e Inovadoras -, com dimensão na satisfação econômica, buscando alternativas sustentáveis para gerar renda e oportunidades para as famílias.

- 05/11 - Oficina de reciclagem, com a produção de porta, na casa de Girlane, com o grupo de Mães Cuidadoras.

- 07/11 - As famílias da comunidade Pequi, Taioba e Mucambo estão usando o composto feito de insumos humanos nos quintais mais degradados. O objetivo é recuperar o solo, tornando-o mais fértil.


Acontece
- Produção de casinhas feitas de palitos de fósforos, picolé e papelão, na casa de Andréia. Os materiais levados pelas crianças foram reutilizados durante a atividade. Na oportunidade, os participantes discutiram sobre a importância de reduzir, reutilizar e reciclar o lixo gerado em suas casas.

Acontecerá
- 19/11 - Montagem dos filtros de purificação de água na casa de Maria José e Rosirene.

- 22/11 - Oficina comunitária com produção de sabão caseiro usando sobras de gordura doadas pela comunidade Palmital.

- 23/11 - Piquenique com as crianças da comunidade Mucambo.

- 24/11 - Entrevista com o grupo de Mães Cuidadoras, crianças e moradores da comunidade, para avaliar o IQP.

Núcleo Chapada do Lagoão

Aconteceu
- 01/11 - Reunião com Tião Rocha, Carlos André e João Eudes, representantes do Conselho Gestor da APA - Área de Proteção Ambiental - com discussão sobre a continuidade do trabalho na Chapada do Lagoão em parceria com o CPCD. Foi um momento importante para refletir e analisar novas possibilidades de potencialização da diversidade ambiental, cultural e produtiva da Chapada. Para esse encontro, contamos com a participação de Eliane Luiz, coordenadora de projetos do CPCD, e representantes do Projeto Caminho das Águas.

- 05/11 - Conclusão da construção do viveiro de mudas na comunidade Tesouras. Cobrimos os espaços desprotegidos da nossa Mãe Terra com mudas nativas e frutíferas, que logo serão produzidas em mais um espaço coletivo da comunidade.

- 06/11 - O açude para captação de água de chuva, construído na comunidade Tesouras, já se encontra com água em seu leito. A chuva trouxe de volta a esperança para os agricultores, que estão espalhando as sementes como forma de garantia de seu alimento.




- 09/11 - Reunião do Conselho Gestor da APA Chapada do Lagoão, para encaminhamento do diagnóstico socioambiental na área de abrangência da APA. Posteriormente, elaboraremos um plano de manejo que será executado em 2013, juntamente com os parceiros locais.

- 12/11 - Produção de 50 (cinquenta) mudas frutíferas na comunidade Tesouras de Cima. As mudas são colocadas no viveiro comunitário. Futuramente, serão plantadas nos quintais das famílias.

- 14/11 - Construção do IQP, a partir da narrativa de Sr. Zezé das Tesouras, Lucas Alves, Salete e Dona Fatinha. Outros moradores também contribuíram com seus depoimentos durante a avaliação das ações.

Acontece
- Cercamento de uma área na Chapada do Lagoão, destinada à preservação da biodiversidade local e experimento de cultivo com manejo sustentável e sistemas agroflorestais. Os mutirões acontecem para conclusão do serviço com rapidez e eficiência.

Acontecerá
- 22/11 - Cercamento de nascentes na comunidade Jirau. Mais dois proprietários protegerão as águas que ainda existem no local.

- 26/11 - Visita em três nascentes nas propriedades de Evandro Guedes, na comunidade Calhauzinho das Neves, e de Marcos Antônio, na Cabeceira de Neves.


EFA - Escola Família Agroecológica de Araçuaí

Aconteceu
- 06/11 - Construção de duas mandalas no quintal de Cida, na comunidade Macucos. Cida participa ativamente das ações realizadas em parceria com o projeto e alunos da escola. Aos poucos, vem disseminando os conceitos e as práticas de permacultura em seu quintal, sendo uma grande aliada no processo de multiplicação de nossas práticas.


- 09/11 - Início da construção das mandalas no quintal de Pedro Anízio. Todos os produtos do seu quintal são entregues para a merenda escolar na cidade de Francisco Badaró. Pedro pretende modificar a forma de plantio, produzindo mais e oferecendo produtos saudáveis e diversificados.



Acontece
- Encerramento dos cadastros Arassussa, com a turma de alunos do 1º ano do Curso Técnico em Agropecuária. 37 (trinta e sete) alunos foram cadastrados porque fazem parte da Plataforma Arassussa e participam, ativamente, das ações coletivas do Caminho das Águas.

Acontecerá
- 28/11 - Participação de três estagiários nas atividades do Sitio Maravilha. Essas atividades têm como objetivo principal contribuir com a formação continuada, fazendo com que as pessoas permaneçam no campo praticando ações que melhorem a vida no meio rural.


Núcleo Alfredo Graça

Aconteceu
- 01/11 - Construção de quatro filtros de purificação de água. As famílias apropriaram-se dessa tecnologia e, com isso, aprenderam uma nova maneira de cuidar da água.

“Com a construção do filtro, as pessoas estão utilizando uma água limpa. E não precisa colocar nenhum produto químico para limpá-la!”
Cleusa Esteves - Mãe Cuidadora


- 06/11 - Plantio de mudas frutíferas no Quintal Maravilha de Isnaldo. Foram plantadas mudas de goiaba, caju, amora, jambo, pequi e ameixa, com a proposta de criar um espaço agroflorestal integrado ao PAIS.

- 08/11 - Atividade com o Bornal de Jogos Ambiental na casa de Geise, Mãe Cuidadora. Participaram da atividade 10 (dez) crianças.

- 09/11 - Doação de 30 (trinta) mudas frutíferas ao Programa “Uma Criança, Uma Vida”.

Acontece
- Com a chegada das chuvas, as famílias beneficiadas com as caixas de captação estão coletando água de boa qualidade para o consumo.

- Plantio de mudas de nim indiano na comunidade.

- Produção de mudas frutíferas no viveiro de mudas.


Acontecerá
- 26/11 - Pedagogia do biscoito, com alunos da professora Marília, da Escola Estadual Hilário Pinheiro Jardim.

- 27/11 - Pintura com tinta de terra na caixa de captação de água da chuva, na casa de Cristina.

- 29/11 - Produção de biofertilizante de acerola na casa de Suzana, Mãe Cuidadora.


Núcleo Olinto Ramalho

Aconteceu
- 06/11 - Roda de planejamento na creche da comunidade Banco do Setúbal, com objetivo de apresentar o IQP para o time de campo, já que nem todas as mães conhecem essa metodologia. A roda de conversa foi muito proveitosa.

- 08/11 - Produção de 109 (cento e nove) mudas de acerola, 63 (sessenta e três) mudas de caju e cinco mudas de maracujá, com a participação de seis crianças. A produção foi realizada no Quintal Maravilha de Maria de Fátima, em São João do Setúbal.

- 09/11 - Construção de três círculos de bananeiras nas casas de Ilda, Amelinda e Tereza, com o objetivo de aproveitar as águas cinza e aumentar a produção da fruta.

- 11/11 - Plantio de mudas nativas consorciadas com mudas frutíferas no pomar da casa de Lina Lúcia.

- A tecnologia PAIS da comunidade Vargem João Alves finaliza-se com a produção de maxixe, legumes e hortaliças. A partir da venda dos produtos, Dona Lina está comprando ração e milho para o sustento das galinhas. Essa nova tecnologia gera renda para a família.

Acontece
- Atividade com as crianças na casa de Rosângela, na comunidade Barra do Gravatá. Na oportunidade, as crianças usam os jogos ambientais, brincam e plantam mudas nativas nos quintais.

- O viveiro da casa de Lina, na Comunidade Vargem João Alves, doa mudas ao Programa “Uma Criança, Uma Vida”. 40 (quarenta) mudas de graviola e 20 (vinte) mudas de acerola já foram doadas.

Acontecerá
- 19/11 - Plantio de mudas de nim indiano na casa de Vanessa, com a participação das crianças da comunidade.


- 21/11 - Oficina comunitária na creche do Banco do Setúbal, com a participação da comunidade, para a produção de objetos artesanais feitas com fibra da bananeira.

- 22/11 - Comemoração dos aniversariantes do período de agosto a dezembro, na casa da Mãe Cuidadora Fatinha.

- 28/11 - Oficina comunitária na casa de Marizete, na Barra do Gravatá, com a produção de detergente e mingau de abóbora.

- 30/11 - Atividades com as crianças na creche da comunidade Banco do Setúbal, usando os jogos “Quintal Maravilha”, “Atitude” e “Algibeira Ambiental”.

CAMINHO DAS ÁGUA - em foco -

- Com a implantação do PAIS - Produção Agroecológica Integrada e Sustentável - houve um aumento significativo na produção de ovos e carne de galinha caipira. Isso reflete em uma alimentação de melhor qualidade para os alunos. O PAIS é um conjunto de técnicas integradas, que garante a segurança alimentar de forma coerente e sustentável no meio onde vivemos.

Nenhum comentário: