sexta-feira, 15 de outubro de 2010

PEDAGOGIA DO ABRAÇO - ARAÇUAÍ/MG

Aconteceu
- As cartas das famílias participantes do Projeto “Cartas” foram enviadas aos pais que se encontram no corte de cana. Agora, as famílias esperam, ansiosas, o retorno.

- Votação da melhor história do Diário do Abraço do mês de Setembro.

Acontece
- Preenchimento dos formulários e escrita do Diário do Abraço do mês de Outubro.

- Homenagem ao Educador do Abraço do mês. Parabéns, Lena! Educadora do Projeto Sementinha, de Engenheiro Schnoor, escreveu a melhor história do mês.

- Continuidade do Projeto das Cartas.

Acontecerá
- Sistematização dos dados dos formulários do PA.

- Roda de avaliação com as educadoras do Ser Criança.

CAMINHO DAS ÁGUAS - ARAÇUAÍ/MG

Núcleo Olinto Ramalho

Aconteceu
- 01/10 - Bacia de contenção nas mudas de mangueira, na casa de Jucilene, no Banco do Setúbal. O objetivo é manter as mudas úmidas e garantir o bom desenvolvimento das mesmas.

- 05 a 07/10 - A educadora Regina Poluceno participou do Encontro Estadual de Trocas de Sementes Crioulas, na cidade de Varzelândia, no norte de Minas Gerais. O Encontro foi promovido pela Cáritas Brasileira Estadual, com objetivo de favorecer o resgate de sementes e ampliar a ideia do Banco de Sementes. O Encontro contou com a participação de 34 agricultores, que representaram as comunidades e cidades do norte de Minas - Januária, Varzelândia, Felisburgo, Jequitinhonha, Francisco Sá, Itinga, Pedra Azul, Francisco Badaró, Verdelândia e
Porteirinha. Durante o evento, conhecemos três Casas de Sementes já em funcionamento nas comunidades rurais de Varzelândia.

- 06/10 - Visita aos tocadores, convidando-os para participarem da roda de viola. As famílias das comunidades Barra do Gravatá e São João do Setúbal também foram convidadas.

- 07/10 - Exibição do filme “Menino da Porteira”, na igreja da comunidade de São João do Setúbal. A sessão teve um público de 60 pessoas, entre crianças, jovens e adultos.

- 08/10 - Foram confeccionadas 36 embalagens de fibra da bananeira, para fazer o plantio de sementes frutíferas e nativas. Na mesma data, houve a preparação da calda bordaleza, para pulverizar as laranjeiras da casa de Carmelita e combater a fumagina - fungo que deixa uma coloração de cor negra nas folhas das laranjeiras, diminuindo a fotossíntese. A calda foi pulverizada em 45 laranjeiras, e a pasta bordaleza foi usada nos troncos, evitando aimpermeabilização dos fungos.

- 12/10 - Um terço foi rezado em homenagem a Nossa Senhora Aparecida, na igreja da comunidade de São João do Setúbal. Em comemoração ao Dia das Crianças, foi feita uma gincana ambiental, em parceira com a Associar. Uma roda de viola resgatou a cultura local e animou a noite com danças e batuques. 150 pessoas estiveram presentes no evento, inclusive comunidades vizinhas.

Acontece
- 15/10 - Confecção de esteira, na casa de Sr. Ornelindo, na comunidade de Olinto Ramalho.

Acontecerá
- 18/10 - Oficina comunitária na casa de Maria, em São João do Setúbal, com a produção de pasta de brilho e suco de mandioca.

- 21/10 - Oficina comunitária na casa de Marli, no Banco do Setúbal, com a produção de pasta de brilho e suco de alface.

- 22/10 - Clube do Vídeo, na casa de Ilda, com a participação da equipe de Mães Cuidadoras das Águas.

Núcleo Cruzinhas

Aconteceu
- 01 e 04/10 - Colheita de sementes, cipós, folhas secas e cachos de coqueiros para serem usados na decoração de natal da Cooperativa Dedo de Gente. Algumas sementes foram separadas para produção de mudas nas comunidades.

- 05/10 - Oficina de beleza, na casa de Janinha. Limpeza de pele, escova foram algumas das atividades realizadas na oficina. Além da oportunidade de ‘cuidar do outro’, os participantes puderam cuidar de si, melhorando a autoestima e a convivência com os demais moradores da comunidade.

- 06/10 - Construção de três curvas de nível, no quintal de Maria José. O objetivo é absorver a água da chuva e melhorar o solo, mantendo-o sempre úmido.

- 07/10 - Experimento de novas receitas para serem usadas nas plantas e solos empobrecidos. Foram produzidos dez litros de fumo com água, para pulverizar as plantas e combater lagartas, pulgões e cochonilhas. Produção de 20 litros de calda bordaleza, para combater os fungos da laranjeira.

- 08/10 - Oficina comunitária, com a participação de seis mães da comunidade Mucambo. Na oficina, foi preparado o lombrigueiro usando a rapadura, jalapinha, sementes de mamão e abóbora.

- 11/10 - Comemoração do Dia das Crianças em parceria com a Associar. Brincadeiras, jogos, brinquedos, gincanas e cantigas de roda encantaram as 52 crianças das comunidades que participaram do evento.

Acontece
- 15/10 - Clube do Vídeo, na casa de Eudes, na comunidade Mucambo. O filme escolhido foi “Para Sempre Vencedores”. O Clube do Vídeo proporciona importantes momentos deaprendizagem a todos os envolvidos.

Acontecerá
- 18/10 - Recolhimento de esterco na casa de Sr. Antônio. O esterco será usado nas pilhas de composto orgânico.

- 19/10 - Plantio de mudas frutíferas no quintal de Dona Preta, para produção de alimento e arborização do terreno.

Núcleo Alfredo Graça

Aconteceu
- 05/10 - Produção de mudas de cravo de defunto na horta Semente da Esperança. Para semear as sementes, construímos um canteiro mandala e o adubamos com esterco de gado. Cobrimos o solo com folhas secas. O cravo é usado para preparar repelente contra pulgões, ácaros e algumas lagartas devido ao forte odor de suas flores.

- 07/10 - Construção de canteiro mandala na creche da comunidade. Os canteiros foram adubados com esterco de vaca, folhas secas e receberão mudas de girassol, para embelezar o espaço e estimular as crianças a cuidarem do meio ambiente. As mudas foram preparadas pelos alunos e a professora Maristane.

- 08/10 - Produção de mudas frutíferas no viveiro da horta Semente da Esperança. Foram produzidas 20 mudas de acerola, 17 de maracujá e 12 de caju. As mudas são destinadas ao Projeto “Uma Criança, Uma Vida”. Todas as sementes foram doadas pela comunidade.

- 13/10 - Construção de bordaduras com garrafas pet, na casa de Maria. Foram construídas 04 bordaduras em plantas frutíferas para manter a umidade.

- 14/10 - Oficina comunitária, com a participação de 10 pessoas, na casa de Magna. Durante a oficina, o grupo experimentou uma receita de pé de moleque feito com rapadura. Todas as oficinas são importantes, pois facilitam a troca de saberes e envolvem a comunidade nas ações do
Projeto Caminho das Águas.

Acontece
- 15/10 - Gincana na comunidade de Alfredo Graça, com a participação de 45 crianças. A atividade foi realizada em parceria com a Associar, para comemorarmos o Dia das Crianças.

Acontecerá
- 18/10 - Pesquisa de músicas, danças e batuques com a comunidade, para compor a roda de viola que acontecerá no dia 29 de outubro.

SER CRIANÇA - ARAÇUAÍ/MG

Aconteceu
- 01/10 - Criação e exposição dos Boizinhos de argila, feitos a partir da história do Boi Menino.

- 02/10 - Encontro de educadores para planejamento da semana da criança.

- 04/10 - Crianças e educadores foram ao Cinema Luz da Lua para assistirem à peça teatral "Os Saltimbancos”.

- 05/10 - Apresentação teatral na roda grande, a partir das músicas do Boi Menino, ensaiadas por Josino.

- 05/10 - No quiosque, crianças ensaiam versos, teatros e músicas para apresentarem aos pais, na sexta-feira, dia 15.

- 13/10 - Sessão com o filme “A Princesa e o Sapo”, no Cinema Meninos de Araçuaí.

- 14/10 - Oficina de criatividade, para os professores da Escola Municipal Brincando e Aprendendo, com a participação de 60 professores. A oficina foi coordenada por Ana Paula, Mauriléia e Maria de Fátima.

- 14/10 - Passeio com roda de batuque, piquenique e banho de piscina, na Ação Social Santo Antônio.

Acontece

- 15/10 - Apresentação do Boi Menino e sessão de documentário da Colônia de Férias, com a participação de pais, crianças, mestres de sabedoria popular, toda a comunidade e os Projetos do CPCD. O evento será às 18 horas e 30 min.

Acontecerá
- 18/10 - A educadora Giane deixa um dos seus grupos para fazer uma coordenação compartilhada com a equipe do Ser Criança, durante o período de licença à maternidade de Ana
Paula.


- 20/10 - Início da sistematização de gráficos, histórias do Caderno e Diários do Projeto Pedagogia de Abraço.

COOPERATIVA DEDO DE GENTE

- FABRIQUETAS DE ARTESANATO - ARAÇUAÍ/MG -

Aconteceu
- 02/10 - Roda de planejamento da produção para o mês de outubro.

- 06/10 - Roda de avaliação da produção das Fabriquetas referente ao mês de setembro.

Acontece
- Oficina com Dona Nadir, para ensinar a todos a montagem de arranjos com materiais alternativos. Alguns meninos do Ser Criança e das Fabriquetas Moda e Tinta de Terra também
participaram da oficina.

- Aumento das vendas e do número de clientes da Cooperativa Dedo de Gente.

Acontecerá
- Ida de duas cooperadas a Curvelo. Na oportunidade, elas aprenderão novas técnicas de montagem de arranjos e conhecerão os produtos feitos para o natal.

- FABRIQUETA DE CULTURA - CINEMA MENINOS DE ARAÇUAÍ

Aconteceu
- 06 a 10/10 - Sessão de cinema especial, em comemoração ao Dia das Crianças. Alunos de diversas escolas assistiram aos filmes “A Loja Mágica de Brinquedos”, “Alvin e os Esquilos 2”, “UP - Altas Aventuras” e a “Princesa e o Sapo”. Público de 321 pessoas.

- 13/10 - Cine Pipoca com os meninos e educadores do Projeto Ser Criança. O filme exibido foi “A Princesa e o Sapo”. Público de 69 pessoas.

- 14 e 15/10 - Filmagem do evento de lançamento da Farmacopéia Popular do Cerrado - Sistema de Registro do Conhecimento Tradicional de Raizeiros e Raizeiras sobre o uso sustentável do Cerrado. A filmagem foi coordenada pelos grupos Cantinho da Saúde, Articulação Pacarí e Casa Verde de Brasília.

Acontece
- 16 e 17/10 - Sessão de cinema com os filmes “Os Normais 2” e “A Liga da Justiça”.

Acontecerá
- Produção de roteiro de vídeos de um minuto sobre a Cooperativa Dedo de Gente. Os vídeos foram encomendados por Carol Rolim.

- Continuação da edição do Documentário do Coral Trovadores do vale.

- 18/10 - Clube do Vídeo com educadores e convidados.

- 23 e 24/10 - O Cinema Meninos de Araçuaí exibirá o filme “Alice no País das Maravilhas”. Vocês não podem perder!

- FABRIQUETA DE SOFTWARES - ARAÇUAÍ/MG -

Aconteceu
- Alterações e modificações no bornal de jogos eletrônico.

- Alterações no flyer da Cooperativa.

- Diagramação de textos para o CPCD.

- Construção do site do Restaurante Panela de Barro.

- Estudo das aplicações das logomarcas da Dedo de Gente.

- Estudo de novo sistema de gerenciamento de conteúdo para o Portal.

- Roda de discussão para retomada do Projeto do Portal.

Acontece
- Execução das aulas de informática.

- Visita a clientes.

Acontecerá
- Construção do site da Cooperativa Dedo de Gente.

- Construção do Portal Araçuaí Sustentável.

- COOPERATIVA DEDO DE GENTE - EM FOCO -

Acontecerá
- 16 e 21/10 - Clube do Vídeo com os jovens da Cooperativa e outros convidados.

- 30/10 - Encontro com todos os grupos de Fabriquetas.

Colaboração de...

Hélia Viviane, Luciana Jardim, Celso Silva, Regina Poluceno, Edilúcia Luiz, Ana Paula, Advete Rodrigues, Dora, Eliane Luiz e Simone Cecília.

terça-feira, 5 de outubro de 2010

SER CRIANÇA - ARAÇUAÍ/MG

Aconteceu
- 20/09 - Apresentação do Boi Menino a todos os projetos do CPCD. O evento, ocorrido no Quiosque, contou com roda de cantoria, versos, história do Boi e apresentação dos “tambozeiros”, com músicas e danças realizadas por Fabrício, da Cooperativa Dedo de Gente. Depois da apresentação, saímos em cortejo pelas ruas da cidade. Com muita animação e astúcia, o Boi Menino brincava e acenava, agradecendo a todos.

- 22/09 - Roda de avaliação e planejamento sobre a Oficina do Boi Menino, com Josino Medina. Avaliamos muitos pontos positivos, e juntos, sugerimos mais ideias enriquecedoras.

- 24/09 - Clube do Vídeo com os educadores no cinema. Sessão com o filme “Meia Lua”.

- 25/09 - Brincadeiras de casinha no Quiosque, com o grupo “Ponto de Carinho” e “Águas e Borboletas”.

- 25/09 - Gincana de pistas com foco em Compromisso Ambiental, Valores Humanos e Culturais.

- 01 e 02/10 - Oficina do Boi Menino, com Josino Medina. A oficina conta com a participação de todas as crianças do projeto. Na oportunidade, elas trabalharam com argila, poesia, historinhas, versos, tinta de terra e desenhos, confeccionando o “boizinho” que cada criança tem em sua imaginação.

Acontece
- 04/10 - Seleção das crianças para formar o grupo de “Guardiões do Boizinho”.

SITIO MARAVILHA - ARAÇUAÍ/MG

Aconteceu
- 15/09 e 16/09 - Trituração de bagaço de cana, para produção de composto. Na pilha, foram colocados bagaço de cana, esterco de gado, soro de leite e serragem. As pilhas têm, em média, 28 metros cúbicos e ajudam a recuperar o solo e as plantas do Sítio Maravilha.

- 20/09 - Entrega de verduras, frutas e hortaliças produzidas no Sitio Maravilha aos projetos Ser criança, Ação Social e Hospital São Vicente de Paula. Ao todo, foram distribuídos 250 kg de alimentos, garantindo uma alimentação mais saudável para as crianças. 4 dúzias de ovos de codorna e 10 dúzias de ovos caipiras também foram entregues aos projetos.

- 21/09 - Colheita de 85 kg de alho. Essa enorme quantidade garante o uso do alho até a próxima colheita.

- 28/09 - Preparo e adubação da terra da zona 04, próxima ao rio. Na área, foram plantadas cana e anapier. O objetivo do plantio é garantir a alimentação dos animais que habitam o
Sítio.

- 29/09 - Irrigação de áreas plantadas, duas vezes por semana. Como o clima está bastante seco, a irrigação permite que as plantas cresçam e permaneçam bem cuidadas.

- 30/09 - Adubação e plantio de 14 mandalas. Sementes de beterraba, cenoura, rucúla, rabanete e mostarda foram plantadas, visando a produção em escala para o abastecimento dos projetos.

- 01/10 - Construção da pilha de composto de bagaço de cana. A pilha será usada no pomar e nas hortaliças.

Acontece
- 04/10 - Manejo nas mandalas para melhorar a qualidade do solo.

Acontecerá
- 05/10 - Produção de mudas frutíferas para serem doadas às mães participantes do Programa “Uma Criança, Uma vida”. A cada nascimento, uma muda é dada de presente à nova mamãe.

PEDAGOGIA DO ABRAÇO - ARAÇUAÍ/MG

Aconteceu
- Roda com as educadoras do Ser Criança, para discussão sobre o Diário do Abraço.

- Foram fotografadas duas crianças do projeto que participarão do Projeto das Cartas.

- Digitação das melhores histórias do Diário do Abraço.

- Confecção de 3 petecas reaproveitando chinelos velhos e penas de galinhas. As petecas foram confeccionadas pelas crianças do Sementinha.

- Votação na melhor história do Diário do Abraço do mês de agosto.

- Entrega de 39 mudas de árvores frutíferas aos recém-nascidos, no hospital. A iniciativa é do Programa “Uma Criança, Uma vida”.

- Reunião com a Agente Comunitária de Educação em Virgem da Lapa para avaliação e planejamento do trabalho.

- Revelação das fotografias e entrega das mesmas às famílias do Projeto das Cartas.

- Homenagem ao Educador do Abraço do mês. Parabéns, Giani!

Acontece
- Preenchimento dos formulários e escrita do Diário do Abraço do mês de Junho.

- Andamento do Projeto das Cartas.

Acontecerá
- Roda com educadores para avaliação do Caderno de Desenho.

- Sistematização dos dados dos formulários do 1º semestre.

- Apresentação dos dados sistematizados para as educadoras.

COOPERATIVA DEDO DE GENTE

- FABRIQUETAS DE ARTESANATO - ARAÇUAÍ/MG -

Aconteceu
- 17/09 - Visita de André, representante do Selo de Responsabilidade Empresarial.

- Visita à Unopar, para apresentação de produtos.

- 23 e 24/09 - Visita ao Banco do Brasil, Banco Itaú e Caixa Econômica Federal para apresentação do trabalho e sugestão de brindes para fim de ano. 50 cartões de tinta de terra foram vendidos para a Caixa Econômica Federal.

Acontece
- Finalização da produção de setembro.

- Criação de produtos para o Natal.

Acontecerá
- Visita a CBL, Pousadas e outras empresas, para apresentação de produtos para brindes de fim de ano.

- Pintura com tinta de terra em muro de clientes.

- FABRIQUETA DE SOFTWARES - ARAÇUAÍ/MG -

Aconteceu
- Alterações no Bornal de Jogos eletrônico.

- Alterações no flyer da Cooperativa.

- Diagramação de textos para o CPCD.

- Criação de folder e layout para o Village das Minas Hotel.

Acontece
- Construção de Mouse Pad para Digital Informática.

- Execução das aulas de informática.

- Visita a clientes.

- Estudo de novo sistema de gerenciamento de conteúdo para o Portal.

Acontecerá
- Finalização do site do Restaurante Panela de Barro.

- Entrega do folder do Village das Minas Hotel.

- Entrega da identidade visual para a Digital Informática.


- FABRIQUETA DE CULTURA - CINEMA MENINOS DE ARAÇUAÍ

Aconteceu
- Edição do vídeo do Programa “Uma Criança, uma Vida”.

- Clube do Vídeo com Educadores e convidados. O filme foi o clássico “À Meia Luz”. Público de 15 pessoas.

- Filmagem e entrevista com Lira Marques, para o documentário do “Coral Trovadores do Vale”.

- Sessão de vídeo com o grupo. O filme escolhido para a sessão foi “Edifício Máster”, de Eduardo Coutinho. Durante 7 dias, uma equipe de cinema filmou o cotidiano dos moradores do Edifício Máster, situado em Copacabana, a um quarteirão da praia. O prédio tem 12 andares e 23 apartamentos por andar. Ao todo, são 276 apartamentos conjugados, onde moram cerca de 500 pessoas. Eduardo Coutinho, diretor do filme, e sua equipe entrevistaram 37 moradores e conseguiram extrair histórias íntimas e reveladoras de suas vidas. O filme é realmente muito interessante.

- Apresentação do projeto da Loja Dedo de Gente/Araçuaí, com participação de representantes de todas as fabriquetas.

- 02/10 - Filmagem de casamento.

Acontece
- Filmagem e entrevistas para novos vídeos de 1 minuto.

- Organização do acervo - catalogação e produção de capas para os DVD’s - dos vídeos produzidos pela equipe para apresentação à Prefeitura.

- Edição do documentário “Coral Trovadores do Vale”.

Acontecerá
- 06, 07 e 08/10 - Sessão Escola - Promoção Semana da Criança com os filmes “A Loja Mágica de Brinquedos”, “Alvim e os Esquilos 2”, “UP Altas Aventuras”.

- Programação de sessão do Cine BR em Movimento, com os filmes ”Se Eu Fosse Você 2”, “É Proibido Fumar”, “O Grilo Feliz e os Insetos Gigantes”

- Visita às escolas para apresentação do trabalho de produção
de vídeos.

- Sessão Cultural em homenagem aos mestres protagonistas dos vídeos produzidos pela equipe do cinema.

- COOPERATIVA DEDO DE GENTE - EM FOCO -

Aconteceu
- 02 sessões do Clube do Vídeo com os jovens da Cooperativa e convidados. Os filmes foram “O Som do Coração” e “Os Infiltrados”.

- Participação de todos os jovens no evento do Boi Menino. O evento se iniciou com uma roda de cantoria e versos, no Quiosque. Os jovens, educadores, crianças e Josino Medina saíram pelas ruas observando a reação da comunidade.

Acontece
- Encontro da Equipe do Plano de Comunicação da Coopertiva Araçuaí/Curvelo com Carol Rolim, para apresentação dos resultados dos trabalhos desenvolvidos e continuação de novas ações.

CAMINHO DAS ÁGUAS - ARAÇUAÍ/MG

Núcleo Cruzinhas

Aconteceu
- 15 e 16/09 - Início das visitas domiciliares em três comunidades do núcleo Gangorrinha, Pequi e Palmital, para verificar o uso dos banheiros secos e orientar as famílias no momento da lavagem das caixas de captação. Como as chuvas já se aproximam, é necessário que os reservatórios estejam limpos para que a água consumida seja de boa qualidade.

- 17/09 - Experimento da calda bordaleza, na casa de Dona Preta. Foram feitos 25 litros do produto, que foi pulverizado nos pés de laranjeira para combater os fungos.

- 20/09 - Produção de 206 mudas de café, laranja, angico, pinha, imburana e mamão, no quintal de Maria das Neves.

- 22/09 - Participação das educadoras Luciana e Regina em uma reunião no Sindicato dos Trabalhadores Rurais. Na reunião, elas discutiram sobre o Programa Bolsa Verde, um programa que visa trabalhar diretamente com os agricultores na preservação das matas e recuperação do solo.

- 23/09 - Participação da equipe “Caminho das Águas” e de lideranças do município, para discutir sobre o Plano Diretor do CBH - Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Araçuaí.

- 27/09 - Oficina comunitária na casa de Rosirene, com a participação de 6 mães da comunidade. A receita experimentada foi o sabão caseiro. 30 barras de sabão foram feitas e distribuídas entre os participantes.

- 29/09 - Produção de 4 litros de repelente de arruda, no quintal de Dona Dos Anjos, na comunidade do Palmital. Depois de descansar por 24 horas, o líquido é misturado em 40 litros de água e pulverizado nas plantas.

- 30/09 - Cinema Itinerante na escola Irmã Maria Gema, nas Cruzinhas, com um público de 120 pessoas. O filme exibido foi “Um Dia Para Relembrar”.

- 01/10 - Continuidade das visitas domiciliares para verificar o uso dos banheiros secos e orientar as famílias sobre a lavagem das caixas de captação de água da chuva.

Acontece
- 04/10 - Guisado e contação de histórias com as crianças da comunidade Taioba.

Núcleo Alfredo Graça

Aconteceu
- 17/09 - Troca de tambores de banheiros compostáveis, nas casas de Maria Divina, Luciana, Eliza, Maria Aparecida e Joelma. Os banheiros compostáveis evitam a contaminação dos lençóis freáticos e contribuem de forma significativa para a preservação do meio ambiente.

- 19/09 - Oficina comunitária na fábrica da Associar, com a participação de 12 pessoas. Na oportunidade, experimentamos uma receita de compota de mamão. A produção de doces é uma boa alternativa para aproveitarmos as frutas típicas da região.

- 20/09 - Pintura com tinta de terra na casa de Cleuza, Mãe Cuidadora. Através da pintura com tinta de terra, embelezamos as casas e estimulamos o cuidado com os quintais.

- 21/09 - Construção de fogão de lata, na casa de Geise, Mãe Cuidadora. Para construir o fogão, contamos com a colaboração de José de Fátima, que ensinou ao grupo de Mães Cuidadoras como construí-lo. Geise achou o fogão interessante porque é mais econômico e pode ser usado à lenha, matéria-prima facilmente encontrada na zona rural.

- 28/09 - Passeio ecológico com 30 crianças às margens do Rio Gravatá. Durante o passeio, aconteceu uma oficina de reciclagem e foram produzidos brinquedos com sucata. No final do passeio, foi realizado um lanche coletivo.

- 01/10 - Produção de mudas de tamarindo, caju, tamburi, e leucena.

- 02/10 - Cinema Itinerante na praça da comunidade de Alfredo Graça.

Acontece
- 04/10 - Construção de bordaduras em árvores frutíferas na creche da comunidade.

EM FOCO

Aconteceu

- Terezinha e Maria Aparecida, irmãs de Tião Rocha, estiveram em Araçuaí conhecendo os projetos do CPCD. Elas acompanharam todo o cortejo com o Boi Menino e participaram de uma roda de conversa. Na oportunidade, falamos sobre o nosso trabalho, nossas conquistas e nosso olhar critico, que nos faz crescer como seres humanos.

Colaboração de...

Edilúcia Luiz, Advete Rodrigues, Hélia Viviane, Luciana Jardim, Celso Silva, Ana Paula, Regina Poluceno, Dora e Simone Cecília.