terça-feira, 5 de outubro de 2010

CAMINHO DAS ÁGUAS - ARAÇUAÍ/MG

Núcleo Cruzinhas

Aconteceu
- 15 e 16/09 - Início das visitas domiciliares em três comunidades do núcleo Gangorrinha, Pequi e Palmital, para verificar o uso dos banheiros secos e orientar as famílias no momento da lavagem das caixas de captação. Como as chuvas já se aproximam, é necessário que os reservatórios estejam limpos para que a água consumida seja de boa qualidade.

- 17/09 - Experimento da calda bordaleza, na casa de Dona Preta. Foram feitos 25 litros do produto, que foi pulverizado nos pés de laranjeira para combater os fungos.

- 20/09 - Produção de 206 mudas de café, laranja, angico, pinha, imburana e mamão, no quintal de Maria das Neves.

- 22/09 - Participação das educadoras Luciana e Regina em uma reunião no Sindicato dos Trabalhadores Rurais. Na reunião, elas discutiram sobre o Programa Bolsa Verde, um programa que visa trabalhar diretamente com os agricultores na preservação das matas e recuperação do solo.

- 23/09 - Participação da equipe “Caminho das Águas” e de lideranças do município, para discutir sobre o Plano Diretor do CBH - Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Araçuaí.

- 27/09 - Oficina comunitária na casa de Rosirene, com a participação de 6 mães da comunidade. A receita experimentada foi o sabão caseiro. 30 barras de sabão foram feitas e distribuídas entre os participantes.

- 29/09 - Produção de 4 litros de repelente de arruda, no quintal de Dona Dos Anjos, na comunidade do Palmital. Depois de descansar por 24 horas, o líquido é misturado em 40 litros de água e pulverizado nas plantas.

- 30/09 - Cinema Itinerante na escola Irmã Maria Gema, nas Cruzinhas, com um público de 120 pessoas. O filme exibido foi “Um Dia Para Relembrar”.

- 01/10 - Continuidade das visitas domiciliares para verificar o uso dos banheiros secos e orientar as famílias sobre a lavagem das caixas de captação de água da chuva.

Acontece
- 04/10 - Guisado e contação de histórias com as crianças da comunidade Taioba.

Núcleo Alfredo Graça

Aconteceu
- 17/09 - Troca de tambores de banheiros compostáveis, nas casas de Maria Divina, Luciana, Eliza, Maria Aparecida e Joelma. Os banheiros compostáveis evitam a contaminação dos lençóis freáticos e contribuem de forma significativa para a preservação do meio ambiente.

- 19/09 - Oficina comunitária na fábrica da Associar, com a participação de 12 pessoas. Na oportunidade, experimentamos uma receita de compota de mamão. A produção de doces é uma boa alternativa para aproveitarmos as frutas típicas da região.

- 20/09 - Pintura com tinta de terra na casa de Cleuza, Mãe Cuidadora. Através da pintura com tinta de terra, embelezamos as casas e estimulamos o cuidado com os quintais.

- 21/09 - Construção de fogão de lata, na casa de Geise, Mãe Cuidadora. Para construir o fogão, contamos com a colaboração de José de Fátima, que ensinou ao grupo de Mães Cuidadoras como construí-lo. Geise achou o fogão interessante porque é mais econômico e pode ser usado à lenha, matéria-prima facilmente encontrada na zona rural.

- 28/09 - Passeio ecológico com 30 crianças às margens do Rio Gravatá. Durante o passeio, aconteceu uma oficina de reciclagem e foram produzidos brinquedos com sucata. No final do passeio, foi realizado um lanche coletivo.

- 01/10 - Produção de mudas de tamarindo, caju, tamburi, e leucena.

- 02/10 - Cinema Itinerante na praça da comunidade de Alfredo Graça.

Acontece
- 04/10 - Construção de bordaduras em árvores frutíferas na creche da comunidade.

Nenhum comentário: