sexta-feira, 15 de outubro de 2010

CAMINHO DAS ÁGUAS - ARAÇUAÍ/MG

Núcleo Olinto Ramalho

Aconteceu
- 01/10 - Bacia de contenção nas mudas de mangueira, na casa de Jucilene, no Banco do Setúbal. O objetivo é manter as mudas úmidas e garantir o bom desenvolvimento das mesmas.

- 05 a 07/10 - A educadora Regina Poluceno participou do Encontro Estadual de Trocas de Sementes Crioulas, na cidade de Varzelândia, no norte de Minas Gerais. O Encontro foi promovido pela Cáritas Brasileira Estadual, com objetivo de favorecer o resgate de sementes e ampliar a ideia do Banco de Sementes. O Encontro contou com a participação de 34 agricultores, que representaram as comunidades e cidades do norte de Minas - Januária, Varzelândia, Felisburgo, Jequitinhonha, Francisco Sá, Itinga, Pedra Azul, Francisco Badaró, Verdelândia e
Porteirinha. Durante o evento, conhecemos três Casas de Sementes já em funcionamento nas comunidades rurais de Varzelândia.

- 06/10 - Visita aos tocadores, convidando-os para participarem da roda de viola. As famílias das comunidades Barra do Gravatá e São João do Setúbal também foram convidadas.

- 07/10 - Exibição do filme “Menino da Porteira”, na igreja da comunidade de São João do Setúbal. A sessão teve um público de 60 pessoas, entre crianças, jovens e adultos.

- 08/10 - Foram confeccionadas 36 embalagens de fibra da bananeira, para fazer o plantio de sementes frutíferas e nativas. Na mesma data, houve a preparação da calda bordaleza, para pulverizar as laranjeiras da casa de Carmelita e combater a fumagina - fungo que deixa uma coloração de cor negra nas folhas das laranjeiras, diminuindo a fotossíntese. A calda foi pulverizada em 45 laranjeiras, e a pasta bordaleza foi usada nos troncos, evitando aimpermeabilização dos fungos.

- 12/10 - Um terço foi rezado em homenagem a Nossa Senhora Aparecida, na igreja da comunidade de São João do Setúbal. Em comemoração ao Dia das Crianças, foi feita uma gincana ambiental, em parceira com a Associar. Uma roda de viola resgatou a cultura local e animou a noite com danças e batuques. 150 pessoas estiveram presentes no evento, inclusive comunidades vizinhas.

Acontece
- 15/10 - Confecção de esteira, na casa de Sr. Ornelindo, na comunidade de Olinto Ramalho.

Acontecerá
- 18/10 - Oficina comunitária na casa de Maria, em São João do Setúbal, com a produção de pasta de brilho e suco de mandioca.

- 21/10 - Oficina comunitária na casa de Marli, no Banco do Setúbal, com a produção de pasta de brilho e suco de alface.

- 22/10 - Clube do Vídeo, na casa de Ilda, com a participação da equipe de Mães Cuidadoras das Águas.

Núcleo Cruzinhas

Aconteceu
- 01 e 04/10 - Colheita de sementes, cipós, folhas secas e cachos de coqueiros para serem usados na decoração de natal da Cooperativa Dedo de Gente. Algumas sementes foram separadas para produção de mudas nas comunidades.

- 05/10 - Oficina de beleza, na casa de Janinha. Limpeza de pele, escova foram algumas das atividades realizadas na oficina. Além da oportunidade de ‘cuidar do outro’, os participantes puderam cuidar de si, melhorando a autoestima e a convivência com os demais moradores da comunidade.

- 06/10 - Construção de três curvas de nível, no quintal de Maria José. O objetivo é absorver a água da chuva e melhorar o solo, mantendo-o sempre úmido.

- 07/10 - Experimento de novas receitas para serem usadas nas plantas e solos empobrecidos. Foram produzidos dez litros de fumo com água, para pulverizar as plantas e combater lagartas, pulgões e cochonilhas. Produção de 20 litros de calda bordaleza, para combater os fungos da laranjeira.

- 08/10 - Oficina comunitária, com a participação de seis mães da comunidade Mucambo. Na oficina, foi preparado o lombrigueiro usando a rapadura, jalapinha, sementes de mamão e abóbora.

- 11/10 - Comemoração do Dia das Crianças em parceria com a Associar. Brincadeiras, jogos, brinquedos, gincanas e cantigas de roda encantaram as 52 crianças das comunidades que participaram do evento.

Acontece
- 15/10 - Clube do Vídeo, na casa de Eudes, na comunidade Mucambo. O filme escolhido foi “Para Sempre Vencedores”. O Clube do Vídeo proporciona importantes momentos deaprendizagem a todos os envolvidos.

Acontecerá
- 18/10 - Recolhimento de esterco na casa de Sr. Antônio. O esterco será usado nas pilhas de composto orgânico.

- 19/10 - Plantio de mudas frutíferas no quintal de Dona Preta, para produção de alimento e arborização do terreno.

Núcleo Alfredo Graça

Aconteceu
- 05/10 - Produção de mudas de cravo de defunto na horta Semente da Esperança. Para semear as sementes, construímos um canteiro mandala e o adubamos com esterco de gado. Cobrimos o solo com folhas secas. O cravo é usado para preparar repelente contra pulgões, ácaros e algumas lagartas devido ao forte odor de suas flores.

- 07/10 - Construção de canteiro mandala na creche da comunidade. Os canteiros foram adubados com esterco de vaca, folhas secas e receberão mudas de girassol, para embelezar o espaço e estimular as crianças a cuidarem do meio ambiente. As mudas foram preparadas pelos alunos e a professora Maristane.

- 08/10 - Produção de mudas frutíferas no viveiro da horta Semente da Esperança. Foram produzidas 20 mudas de acerola, 17 de maracujá e 12 de caju. As mudas são destinadas ao Projeto “Uma Criança, Uma Vida”. Todas as sementes foram doadas pela comunidade.

- 13/10 - Construção de bordaduras com garrafas pet, na casa de Maria. Foram construídas 04 bordaduras em plantas frutíferas para manter a umidade.

- 14/10 - Oficina comunitária, com a participação de 10 pessoas, na casa de Magna. Durante a oficina, o grupo experimentou uma receita de pé de moleque feito com rapadura. Todas as oficinas são importantes, pois facilitam a troca de saberes e envolvem a comunidade nas ações do
Projeto Caminho das Águas.

Acontece
- 15/10 - Gincana na comunidade de Alfredo Graça, com a participação de 45 crianças. A atividade foi realizada em parceria com a Associar, para comemorarmos o Dia das Crianças.

Acontecerá
- 18/10 - Pesquisa de músicas, danças e batuques com a comunidade, para compor a roda de viola que acontecerá no dia 29 de outubro.

Nenhum comentário: