quinta-feira, 16 de setembro de 2010


CAMINHO DAS ÁGUAS - ARAÇUAÍ/MG

Núcleo Alfredo Graça

Aconteceu
- 02/09 - Roda de contação de história, com alunos da professora Keila, no Centro Comunitário, da comunidade de Alfredo Graça. 16 crianças participaram da atividade. Foram contadas as histórias: “Amigão de Todo Mundo”(Elias José), “Os Passarinhos de Sônia” (Açucena) e a história de “Zuina”. A partir das histórias, conversamos com as crianças sobre os cuidados com a natureza.

- 03/09 - Celebração da Vida, na creche da comunidade. 30 crianças foram pesadas. Durante a atividade, o grupo de Mães Cuidadoras preparou um suco natural e nutritivo, estimulando uma alimentação saudável.

- 04/09 - Atividade com as crianças na praça da comunidade. Tivemos a participação 22 crianças. Na roda, aconteceram brincadeiras, cantigas de roda e contação de história.

- 07/09 - Mutirão de limpeza, no Rio Gravatá. Tivemos a participação do grupo de Mães Cuidadoras e 5 pessoas da comunidade. O objetivo do mutirão é incentivar o cuidado com os recursos hídricos.

- 13/09 - Construção de barragem com sacos de areia, no Rio Gravatá, próximo ao local onde é captada a água distribuída para a comunidade. O objetivo é aumentar o volume de água, porque com o período de seca ele diminui muito. A barragem foi construída pelo grupo de Mães Cuidadoras, integrantes da Associação Comunitária e moradores da comunidade.

- 15/09 - Clube do Vídeo, na Escola Estadual Hilário Pinheiro Jardim, com a participação de 17 pessoas. Assistimos ao filme “2012” e aproveitamos para discutir com os jovens os cuidados com o meio ambiente.

Acontecerá
- 17/09 - Práticas de permacultura, no Quintal Maravilha de Beth. Construção de espiral de ervas e canteiros mandala.

Núcleo Cruzinhas

Aconteceu
- 01/09 - Experimento de receita caseira com água e sabão para combater insetos. Foram feitos 08 litros de experimento e depositados nas plantações do quintal da Mãe Cuidadora Rosirene.

- 03/09 - Construção de 3 leiras com galhos secos, no quintal de Maria José. O objetivo é segurar a matéria orgânica que escorre para parte baixa do terreno na época das chuvas.

- 09/09 - Mutirão de limpeza, na comunidade do Maranhão, para incentivar as famílias a cuidar melhor do lixo produzido. Participaram do mutirão 14 pessoas, entre Mães Cuidadoras e alguns moradores locais.

- 10/09 - Oficina de beleza, com grupo de Mães Cuidadoras e os Guardiões das Águas, com intuito de elevar a autoestima da comunidade e proporcionar momentos de maior aproximação entre as pessoas.

- 13/09 - Plantio de 12 mudas frutíferas, no quintal de Noemi, para contribuir na alimentação da família e ter um quintal mais arborizado.

- 14/09 - Produção de 10 litros de calda bordaleza, no quintal de Janinha. O produto foi usado nas mudas de laranja para combater fungos.

- 15/09 - Clube do Vídeo, na casa de Dona Vanda. O filme exibido é “Menina de Ouro”.

Acontece
- 16/09 - Produção de 200 mudas de café, no viveiro comunitário, na casa de Maria Batista.

Acontecerá
- 17/09 - Pintura com tinta de terra na casa de Zeni, na comunidade Pequi.

- 20/09 - Piquenique realizado pelo grupo de Mães e Guardiões. O encontro será na comunidade do Alferidor e terá um lanche coletivo. Na oportunidade, dinâmicas e textos serão desenvolvidos.

Núcleo Olinto Ramalho

Aconteceu
- 01/09 - Fomos aos quintais e matas da comunidade de São João do Setúbal a procura de sementes. Colhemos sementes de leucena, ipê amarelo, tamboril, tamarindo, pau-brasil, ingá,
laranja da terra, limão e algumas sementes de nomes desconhecidos.

- 03/09 - Construção da floresta de alimentos na casa de Maria de Fátima, na comunidade de São João do Setúbal, com a participação das crianças da Creche e da Escola Municipal São Roque. Plantas frutíferas foram consorciadas às nativas. As crianças fizeram o plantio e adubaram usando folhas secas. Participaram 25 crianças e suas professoras.

- Confecção do repelente de angico com fumo, feito na casa de Fatinha, para combater pragas em hortaliças. A receita foi testada nas hortaliças que estavam com infestação de pulgões.

- 08/09 - Na casa de Edna, foi feita uma bacia de contenção e adubação nas plantas de jardins, para que as mesmas permaneçam úmidas e nutridas.

- 09/09 - Na casa de Carmelita, foram feitas 15 mudas de jatobá, 02 de cajá manga, 04 de laranja, 10 de caju, 15 de ipê amarelo, 09 de amora e 16 de mamão. O objetivo é presentear as crianças aniversariantes dos próximos meses com essas mudas.

- 10/09 - Na casa de Maria Emilia, na comunidade Olinto Ramalho, foi feita bordaduras nas plantas frutíferas e de jardim, usando garrafa pet, com objetivo de manter as plantas sempre molhadas. Fizemos também o suco de mandioca com leite, que ficou bastante nutritivo e saboroso.

- 13/09 - Oficina de beleza, na casa de Maria Aparecida, com a participação de 20 pessoas. As mulheres usaram produtos naturais para a limpeza da pele, hidratação nos cabelos e limpeza das unhas. Através da oficina, a autoestima dessas mulheres melhorou bastante.

- 15/09 - Contação de história com as crianças e oficina comunitária com produção de torta de talos, na casa de Marilia.

Acontece
- 16/09 - Produção da pasta de brilho e repelente de nim, na casa de Luiz, no Banco do Setúbal.

Acontecerá
- 17/09 - Oficina comunitária, na casa de Clemência, para produção de suco de batata e doce.

- 20/09 - Cinema Itinerante, no Banco do Setúbal, na creche da comunidade.

- 22/09 - Clube do Vídeo, na casa de Maria Barbosa, em Olinto Ramalho.

SER CRIANÇA - ARAÇUAÍ/MG

Aconteceu
- 08/09 - Produção de brinquedos, realizada pelos grupos “Ponto de Carinho” e “Águas e Borboletas”. Os grupos fizeram carrinhos de vidros de amaciante, centopeias de cartelas de ovos e caracol de embalagens de perfumes.

- 09/09 - Reciclagem dos jogos, feita pelo grupo “Cirandeiros”.

- 10/09 - Piquenique das crianças do turno da tarde, no bairro Nova Esperança. O encontro se transformou em uma festa! As crianças e os educadores foram muito bem recebidos na casa de Vanessa e Viviane, adolescentes do projeto.


- 13/09 - Reunião de equipe de coordenação para organizar a programação do mês.

Acontece
- 16 a 17/09 - Início da oficina “Boi de Janeiro”, com Josino Medina. Inicialmente, a oficina envolverá todas as crianças e educadores.

Acontecerá
- 20/09 - Apresentação do “Boi de Janeiro” a todos os projetos do CPCD. O evento será realizado no Quiosque, com a participação das crianças.

SITIO MARAVILHA - ARAÇUAÍ/MG

Aconteceu
- 01/09 - Entrega de 14 dúzias de ovos “caipira” ao Projeto Ser Criança. Os ovos complementam a alimentação das crianças.

- 03/09 - Recebemos a visita de 20 alunos da Escola Industrial São José. Durante o passeio, os alunos aprenderam as práticas de permacultura e os benefícios que ela traz para a natureza quando realizada corretamente.

- 06/09 - Colheita, no Sítio, de 528 quilos de verduras, frutas e hortaliças para enviar ao Projeto Ser Criança, à Ação Social e ao Hospital São Vicente de Paula. O Sítio está em uma boa fase de produção.

- 08/09 - Preparo do terreno para realização do plantio de cana, usada para fazer ração. O plantio será consorciado com batata doce, aproveitando a área.

- 09/09 - Plantio em cinco mandalas - quatro canteiros de beterraba e um canteiro de cenoura - visando à produção continuada.

Acontece
- 15/09 - Experiência de irrigação com garrafas pet, em árvores frutíferas e nativas. As garrafas são enterradas no solo, numa profundidade de 30 a 35 centímetros, permitindo que as plantas permaneçam úmidas por mais tempo.

- 16/09 - Construção, com garrafas pet, de “comedores” para pássaros. Os comedores são colocados em pontos estratégicos, chamando a atenção de pássaros, fazendo com que eles não ataquem as plantações.

Acontecerá
- 17/09 - Manutenção na horta, com limpeza nas mandalas e adubação com matéria orgânica. Esse cuidado favorece o crescimento das plantas com mais vitalidade e o enriquecimento do solo.

COOPERATIVA DEDO DE GENTE

- FABRIQUETAS DE ARTESANATO - ARAÇUAÍ/MG -

Aconteceu
- Confecção de embalagens para a Cooperativa de Cachaça Coração do Vale.

- Visita de Frei Chico, para conhecer o trabalho e agradecer pelo presente recebido em comemoração aos 40 anos do Coral Trovadores do Vale.

Acontece
- Criação de produtos para o Natal.

- Confecção de produtos encomendados por clientes.

- Início das discussões para o evento "Lançamento de Produtos para o Natal".

- Continuação das visitas a empresas, para apresentação de brindes para o fim de ano.

- FABRIQUETA DE CULTURA - CINEMA MENINOS DE ARAÇUAÍ

Aconteceu
- 01 a 15/09 - Filmagem e entrevista com Frei Chico, para produção do documentário do Coral Trovadores do Vale.

- Filmagem com Patrícia, mãe que recebeu a muda do Programa “Uma Criança, uma Vida”.

- Finalização do roteiro do vídeo da Cooperativa.

- Sessão com o filme Marley e Eu, com 30 jovens do Projeto “ProJovem-Trabalhador” do IDENE.

- Sessão com os filmes "10.000 A.C" e o vídeo infantil "Voando em Busca de Aventuras”.

Acontece
- 15 e 16/09 - Visita ao comércio da região, para apresentar os vídeos propagandas produzidos.

- Edição do vídeo do Programa “Uma Criança, uma Vida”.

- Filmagem com mais integrantes do Coral dos Trovadores, para a produção do vídeo.

Acontecerá
- Produção de roteiro para vídeos de um minuto.

- Produção e filmagens do vídeo da Cooperativa, com acompanhamento da Carol.

- Edição do vídeo em comemoração aos 40 anos dos Trovadores do Vale.

- 24/09 - Clube do Vídeo com educadores e convidados.

- FABRIQUETA DE SOFTWARES - ARAÇUAÍ/MG -

Aconteceu
- Construção de um folder para Village das Minas Hotel.

- Criação de logomarcas para Xuxa Motos.

- Alterações no bornal de jogos eletrônicos.

- Criação de um slide com os estudos das logomarcas, para apresentação da marca.

Acontece
- Construção do site do Restaurante Panela de Barro.

- Diagramação de textos para o CPCD.

- Execução das aulas de informática.

- Visita a clientes.

- Apresentação das propostas aos clientes: criação do site para Esportes Marinhos; banco de dados para Bruno Lages; identidade visual para Digital Informática; logomarca para Xuxa Motos.

- COOPERATIVA DEDO DE GENTE - EM FOCO -

Aconteceu
- 11/09 - Roda com integrantes da Cooperativa Dedo de Gente para apresentação dos trabalhos da equipe de comunicação.

Acontecerá
- 22/09 - Encontro com Carolina Rolim e equipe de comunicação de Curvelo e Araçuaí, para apresentação e discussão sobre os produtos criados a partir das propostas do 1º encontro.

- 17 e 18/09 - Clube do Vídeo com jovens da Cooperativa e convidados.

Colaboração de...

Advete Rodrigues, Hélia Viviane, Luciana Jardim, Celso Silva, Ana Paula, Regina Poluceno, Dora e Simone Cecília.

quarta-feira, 1 de setembro de 2010

PEDAGOGIA DO ABRAÇO - ARAÇUAÍ/MG

Aconteceu
- 12/08 - Reunião com as mães do Ser Criança, para apresentação do Projeto das Cartas. Duas famílias do Ser Criança participarão do projeto.

- 13/08 - Trabalho com o Hospital - “Uma Criança, Uma Vida” - Entregamos a 1ª muda do projeto “Uma Criança, Uma Vida” no Hospital São Vicente de Paulo. A menina Sara, que mora na cidade de Itinga, foi a primeira criança a receber uma muda frutífera. Desejamos que Sara
tenha muita saúde e receba muito carinho e atenção ao longo de sua vida. Seja feliz, Sara!

Na oportunidade, os jovens do cinema filmaram o momento do recebimento da muda. Eles desejam fazer um pequeno vídeo para registrar o início desse trabalho.


- 18/08 - Trabalho de argila, com a participação de 10 crianças. Dessa maneira, elas aprendem letras, sílabas e nomes de uma forma divertida.

- 19/08 - Roda de contação de histórias e teatro no Sementinha, com participação de 12 crianças.

- 23/08 - Reunião com as mães. Na oportunidade, experimentamos a receita do xarope de banana.

- 25/08 - Guisado na casa de Vanessa. Cada criança levou uma verdura e, antes do guisado, fizemos uma roda de cantigas e brincadeiras.

Acontece
- Preenchimento dos formulários e escrita do Diário do Abraço do mês de Junho.

- Continuidade do Projeto das Cartas.

Acontecerá
- Fotos das crianças da zona urbana que participarão do Projeto das Cartas.

- Roda com educadores para avaliação do Caderno de Desenho.

- Sistematização dos dados dos formulários do 1º semestre.

SITIO MARAVILHA - ARAÇUAÍ/MG

Aconteceu
- 17/08 - Produção de 408 mudas de figo para serem plantados no Sítio ou doadas às mães do projeto “Uma Criança, Uma vida”.

- 18/08 - Colheita de sementes de nim indiano para preparo de mudas. As folhas de nim são usadas na
fabricação de repelente.

- 23/08 - Construção de um canteiro mandala para plantio de ervas medicinais. Nele, foram plantados
manjericão e hortelã. O canteiro foi cercado com telhas para proteger melhor o solo e as plantas.

Acontece
- 01/09 - Melhoria nas plantações do Sítio. Estamos adequando melhor o uso dos repelentes e inseticidas
caseiros, para prevenir que insetos e pragas ataquem as plantas.

Acontecerá
- 02/09 - Trituração de bagaço de cana na picadeira, para dar continuidade à fabricação de pilhas de
composto, que são de suma importância para o melhoramento do solo e das plantas do Sítio.

- 03/09 - Podas em todas as plantações frutíferas. Depois da poda, repelente de nim será pulverizado nas
plantas, evitando o ataque de moscas de frutas e pulgões.

COOPERATIVA DEDO DE GENTE

- FABRIQUETA DE SOFTWARES - ARAÇUAÍ/MG -

Aconteceu
- 12/08 - Envio de cartas comerciais a possíveis clientes.

- 13/08 - Criação de flyer para a Cooperativa Dedo de
Gente.

- 18 a 20/08 - Oficina, ministrada por Cláudio, para estudo de uma nova tecnologia de construção de sites.

Acontece
- Criação de artes para as logomarcas das fabriquetas.

- Cadastro, para o CPCD, das listas de frequência no site do Ministério.

- Aprovação da proposta para criação do site “Panela de Barro”.


Acontecerá
- Criação do site “Panela de Barro”.

- Criação de folders para as pousadas Village de Minas, em Araçuaí, e Pousada das Araras, em Itaobim.

- FABRIQUETAS DE ARTESANATO - ARAÇUAÍ/MG -

Aconteceu
- Criação de peça artesanal, feita com muito carinho pelos meninos da Serralheria, para presentear Frei
Chico, na comemoração dos 40 anos do “Coral Trovadores do Vale”.


Os meninos também presentearam Lira Marques e o Coral com uma mandala e um estandarte.

- Finalização das peças de ferro que serão comercializadas na Feira do Empreendedor.

Acontece
- 01 e 02/09 - Visitação a empresas, com o intuito de apresentar-lhes os brindes de final de ano produzidos pela Cooperativa.

- Pintura com tinta de terra na casa de um dos nossos clientes.

- 31/08 a 05/09 - Andréia e a equipe de comercialização de Curvelo participarão da Feira do Empreendedor, em Belo Horizonte.

- FABRIQUETA DE CULTURA - CINEMA MENINOS DE ARAÇUAÍ

Aconteceu
- 15 a 31/08 - Fim da edição do vídeo da colônia de férias.

- Sessão de cinema, com o filme “Chico Xavier”. Público aproximado de 88 pessoas.

- Produção de making-of das filmagens com a equipe “Ligando os Pontinhos”.

- Filmagem da festa comemorativa dos 40 anos do “Coral Trovadores do Vale”.

Acontece
- 01 e 02/09 - Edição de vídeos de 1 minuto - Projeto “Uma Criança, Uma Vida”.

- Edição de imagens do Festivale para a Secretaria de Cultura.

Acontecerá
- Produção e filmagens do vídeo da Cooperativa. A Carol acompanhou todo o desenvolvimento do vídeo.

- Edição do vídeo feito em comemoração aos 40 anos dos “Trovadores do Vale”


- COOPERATIVA DEDO DE GENTE - EM FOCO -

- Grupo formado por nove jovens da Cooperativa discute com Carol Rolim a criação do Plano de Comunicação da Cooperativa.

Foram três dias de debates, conversas, planejamentos e troca de informações. Todas as ações discutidas levam em conta o fortalecimento da marca da Cooperativa.

SER CRIANÇA - ARAÇUAÍ/MG

Aconteceu
- 18/08 - Clube do vídeo realizado no cinema. Assistimos ao filme “Óleo de Lorenzo”. A história, baseada em fatos reais, mostra como o menino Lorenzo Odone enfrentou corajosamente uma doença ainda desconhecida pelos médicos de seu tempo.

- 19/08 - Encontro de pais no quiosque, com animada roda de batuque e oficinas de bonecas e sabão.
Contamos com a participação efetiva de 48 pessoas.

- 21/08 - Reunião da equipe de educadores. Durante o encontro, discutimos assuntos importantes do nosso cotidiano e elaboramos os MDI’s para o mês de setembro. Na oportunidade, sugerimos novas ideias de atuação e destacamos o desenvolvimento do projeto, valorizando seus diversos pontos positivos.

Acontece
- 24 a 27/08 - Gravação de uma reportagem especial. As crianças atuam como apresentadores do projeto e explicam aos telespectadores sua importância para a comunidade.

- 30 a 02/08 - Viagem do Coro a Barbacena. A Natura convidou o grupo Ponto de Partida, juntamente com os Meninos de Araçuai, para participarem da gravação de uma música que fará parte da campanha de Natal da empresa.

CAMINHO DAS ÁGUAS - ARAÇUAÍ/MG

Núcleo Alfredo Graça

Aconteceu
- 16/08 - Coleta de sementes, nos arredores da comunidade. Foram coletadas sementes de leucena, tamburi, algodão, muringa, mutamba, entre outras. Essa é uma boa alternativa para recuperação e preservação das matas nativas, já que uma parte das sementes coletadas foi doada ao Sítio Maravilha para produção de mudas.

- 17/08 - Construção de casas de passarinho, com a ajuda dos senhores Adão Carlos e Sebastião. Foram construídas duas casas, usando caixotes e bambu. As casas serão colocadas nos quintais para atrair várias espécies de pássaros.

- 19/08 - Pedagogia do Biscoito, na Escola Infantil Brincando e Aprendendo. 11 crianças participaram da atividade. Dessa forma, elas escreveram as letras do alfabeto, as vogais e as iniciais dos nomes de cada uma delas, e para tanto, contaram com a ajuda das Mães Cuidadoras e da professora Maristane. Uma receita de “Fanta” caseira também foi preparada.

- 24/08 - Filmagem da equipe “Ligando os Pontinhos” e das crianças do Projeto Ser Criança e dos jovens do Cinema Meninos de Araçuaí, na comunidade de Alfredo Graça. Foram registradas imagens da tenda de farinha e de todo o processo de fabricação.

- 27/08 - Oficina comunitária na casa de Dona Maria, onde experimentamos uma receita de pororoca feita com mandioca. Contamos com a participação de 19 pessoas.

Acontece
- 01/09 - Produção de mudas de rosas, uva, figo, bambu, ciriguela e girassol, no viveiro da comunidade.

Acontecerá
- 02/09 - Roda de contação de história, com os alunos da professora Elane, nas margens do Rio Gravatá.

- 03/09 - Produção de torta de legumes na creche da comunidade durante a atividade de Celebração da Vida, realizada pela Associar.

Núcleo Olinto Ramalho

Aconteceu
- 17/08 - Oficina comunitária de sabão e detergente, na casa de Lia, na comunidade São João do Setúbal. Durante a oficina, trocamos saberes e receitas e ensinamos as pessoas a buscarem alternativas diferentes para solucionarem seus problemas. Contamos com a participação de 12 pessoas, que produziram 32 litros de detergente e 36 pedaços de sabão.

- 18/08 - Produção de calda bordaleza, na casa de Carmelita. A calda, usada para combater doenças e pragas nas folhas das árvores, foi pulverizada em 6 laranjeiras. Depois da pulverização, fizemos uma pasta grossa de cal para passar no tronco dessas árvores.

- 20/04 - Construção do filtro de purificação de água, na casa de Carmelita, na comunidade Olinto Ramalho. A ideia é que outras famílias aprendam a fazer o filtro, evitando o uso de sulfato de alumínio, causador de muitas doenças.

- 21/08 - Oficina de beleza na casa de Maria de Lourdes, com a participação do grupo de mães e adolescentes da comunidade. Todos os participantes envolveram-se de maneira harmoniosa.

- 23/08 - Oficina comunitária na casa de Neuza, para fabricação de amaciante ecológico e pomada de babosa. Os participantes estavam bastante curiosos, pois aprenderiam receitas novas e fáceis de fazer. 14 pessoas participaram da oficina.

- 24/08 - Na casa de Vanessa, assistimos ao vídeo “Menina de Ouro.” O filme nos proporcionou importantes momentos de reflexão. Em muitas cenas, o filme retrata o cotidiano vivenciado por nós.

- 25/08 - Experimento de cuscuz, na casa de Crisolina, em Vargem de João Alves. Essa receita alternativa nos traz de volta as comidas típicas da comunidade.

- 30/08 - Bacia de contenção de água no Quintal Maravilha de Fatinha, irrigando as mudas de nim e deixando o solo sempre úmido.

Acontece
- 01/09 - Plantio de mudas frutíferas associadas às mudas nativas, na casa de Neuza, comunidade Olinto Ramalho. O objetivo é arborizar e reflorestar o quintal.

Acontecerá
- 02/09 - Fabricação de ricota, na casa de Edna. A ricota nos permite reaproveitar o soro, que é bastante nutritivo.

- 03/09 - Criação de espaço de agro-floresta, na casa de Maria de Fátima. As crianças da Escola Municipal São Roque nos ajudaram na criação desse espaço.

Núcleo Cruzinhas

Aconteceu
- 16/08 - Continua experimentação de novas tecnologias nos quintais das famílias. Foram feitos 10 litros de calda bordaleza no quintal de Maria, detergente de limão, na casa de Dona Vanda e repelente de arruda, no quintal de Dona Alina. A intenção é incentivar as famílias a usarem
as receitas alternativas para elevar a qualidade de vida da comunidade.

- 19/08 - Produção de 40 litros de biofertilizante, feito de folhas verdes e esterco de vaca, no quintal de Maria José.

- 20/08 - Construção de 3 curvas de nível, no quintal de Terezinha, na comunidade Mucambo. As curvas de nível absorvem a água da chuva e melhoram a qualidade do solo. Um pé de galinha, feito com ripas, foi usado para nivelar o terreno.

- 23/08 - Reunião com moradores do núcleo Cruzinhas, para selecionar as seis famílias que receberão a cisterna calçadão, através do programa “p1+2 - Uma terra e duas águas”. Algumas Mães Cuidadoras ajudaram a selecionar as famílias, já que conhecem bem a realidade de vida de cada uma delas.

A reunião foi coordenada por José Mauro e Raniere Santana, representantes da Cáritas Diocesana de Araçuaí.

- 25/08 - Filmagem da equipe “Ligando Pontinhos”, das crianças do Ser Criança e dos jovens do Cinema Meninos de Araçuaí, no núcleo Cruzinhas, para produção de um documentário.

- 26/08 - Reunião de equipe para avaliação e planejamento das ações que acontecerão no mês de
Setembro. Durante o encontro, trabalhamos com a dinâmica “rouba bandeira” e discutimos o trabalho em equipe.

Acontece
- 01 a 03/09 - Participação das educadoras Luciana Jardim e Hélia Viviane no II Encontro de Monitoramento da Qualidade de Água, no Instituto Federal do Norte de Minas - IFNMG -, no Campus Araçuaí.

Acontecerá
- 04/09 - Produção de mudas de café no viveiro comunitário, ainda em construção, no quintal de Maria José, na comunidade do Palmital. Como as outras comunidades são carentes de água, Maria José doou uma parte de seu quintal para plantarmos as mudas que precisam ser molhadas todos os dias.


EM FOCO

- 16/08 - Recebemos a visita de Nyambura, uma queniana que, atualmente, mora na Holanda e trabalha com a Fundação Bernard Van Leer. Ela veio ao Brasil, acompanhada por seu filho, para conhecer o trabalho desenvolvido pelo CPCD, em Araçuaí.

Colaboração de...

Advete Rodrigues, Edilúcia Borges, Hélia Viviane, Luciana Jardim, Celso Silva, Ana Paula, Regina Poluceno, Dora, Eliane Luiz e Simone Cecília.