quarta-feira, 1 de setembro de 2010

CAMINHO DAS ÁGUAS - ARAÇUAÍ/MG

Núcleo Alfredo Graça

Aconteceu
- 16/08 - Coleta de sementes, nos arredores da comunidade. Foram coletadas sementes de leucena, tamburi, algodão, muringa, mutamba, entre outras. Essa é uma boa alternativa para recuperação e preservação das matas nativas, já que uma parte das sementes coletadas foi doada ao Sítio Maravilha para produção de mudas.

- 17/08 - Construção de casas de passarinho, com a ajuda dos senhores Adão Carlos e Sebastião. Foram construídas duas casas, usando caixotes e bambu. As casas serão colocadas nos quintais para atrair várias espécies de pássaros.

- 19/08 - Pedagogia do Biscoito, na Escola Infantil Brincando e Aprendendo. 11 crianças participaram da atividade. Dessa forma, elas escreveram as letras do alfabeto, as vogais e as iniciais dos nomes de cada uma delas, e para tanto, contaram com a ajuda das Mães Cuidadoras e da professora Maristane. Uma receita de “Fanta” caseira também foi preparada.

- 24/08 - Filmagem da equipe “Ligando os Pontinhos” e das crianças do Projeto Ser Criança e dos jovens do Cinema Meninos de Araçuaí, na comunidade de Alfredo Graça. Foram registradas imagens da tenda de farinha e de todo o processo de fabricação.

- 27/08 - Oficina comunitária na casa de Dona Maria, onde experimentamos uma receita de pororoca feita com mandioca. Contamos com a participação de 19 pessoas.

Acontece
- 01/09 - Produção de mudas de rosas, uva, figo, bambu, ciriguela e girassol, no viveiro da comunidade.

Acontecerá
- 02/09 - Roda de contação de história, com os alunos da professora Elane, nas margens do Rio Gravatá.

- 03/09 - Produção de torta de legumes na creche da comunidade durante a atividade de Celebração da Vida, realizada pela Associar.

Núcleo Olinto Ramalho

Aconteceu
- 17/08 - Oficina comunitária de sabão e detergente, na casa de Lia, na comunidade São João do Setúbal. Durante a oficina, trocamos saberes e receitas e ensinamos as pessoas a buscarem alternativas diferentes para solucionarem seus problemas. Contamos com a participação de 12 pessoas, que produziram 32 litros de detergente e 36 pedaços de sabão.

- 18/08 - Produção de calda bordaleza, na casa de Carmelita. A calda, usada para combater doenças e pragas nas folhas das árvores, foi pulverizada em 6 laranjeiras. Depois da pulverização, fizemos uma pasta grossa de cal para passar no tronco dessas árvores.

- 20/04 - Construção do filtro de purificação de água, na casa de Carmelita, na comunidade Olinto Ramalho. A ideia é que outras famílias aprendam a fazer o filtro, evitando o uso de sulfato de alumínio, causador de muitas doenças.

- 21/08 - Oficina de beleza na casa de Maria de Lourdes, com a participação do grupo de mães e adolescentes da comunidade. Todos os participantes envolveram-se de maneira harmoniosa.

- 23/08 - Oficina comunitária na casa de Neuza, para fabricação de amaciante ecológico e pomada de babosa. Os participantes estavam bastante curiosos, pois aprenderiam receitas novas e fáceis de fazer. 14 pessoas participaram da oficina.

- 24/08 - Na casa de Vanessa, assistimos ao vídeo “Menina de Ouro.” O filme nos proporcionou importantes momentos de reflexão. Em muitas cenas, o filme retrata o cotidiano vivenciado por nós.

- 25/08 - Experimento de cuscuz, na casa de Crisolina, em Vargem de João Alves. Essa receita alternativa nos traz de volta as comidas típicas da comunidade.

- 30/08 - Bacia de contenção de água no Quintal Maravilha de Fatinha, irrigando as mudas de nim e deixando o solo sempre úmido.

Acontece
- 01/09 - Plantio de mudas frutíferas associadas às mudas nativas, na casa de Neuza, comunidade Olinto Ramalho. O objetivo é arborizar e reflorestar o quintal.

Acontecerá
- 02/09 - Fabricação de ricota, na casa de Edna. A ricota nos permite reaproveitar o soro, que é bastante nutritivo.

- 03/09 - Criação de espaço de agro-floresta, na casa de Maria de Fátima. As crianças da Escola Municipal São Roque nos ajudaram na criação desse espaço.

Núcleo Cruzinhas

Aconteceu
- 16/08 - Continua experimentação de novas tecnologias nos quintais das famílias. Foram feitos 10 litros de calda bordaleza no quintal de Maria, detergente de limão, na casa de Dona Vanda e repelente de arruda, no quintal de Dona Alina. A intenção é incentivar as famílias a usarem
as receitas alternativas para elevar a qualidade de vida da comunidade.

- 19/08 - Produção de 40 litros de biofertilizante, feito de folhas verdes e esterco de vaca, no quintal de Maria José.

- 20/08 - Construção de 3 curvas de nível, no quintal de Terezinha, na comunidade Mucambo. As curvas de nível absorvem a água da chuva e melhoram a qualidade do solo. Um pé de galinha, feito com ripas, foi usado para nivelar o terreno.

- 23/08 - Reunião com moradores do núcleo Cruzinhas, para selecionar as seis famílias que receberão a cisterna calçadão, através do programa “p1+2 - Uma terra e duas águas”. Algumas Mães Cuidadoras ajudaram a selecionar as famílias, já que conhecem bem a realidade de vida de cada uma delas.

A reunião foi coordenada por José Mauro e Raniere Santana, representantes da Cáritas Diocesana de Araçuaí.

- 25/08 - Filmagem da equipe “Ligando Pontinhos”, das crianças do Ser Criança e dos jovens do Cinema Meninos de Araçuaí, no núcleo Cruzinhas, para produção de um documentário.

- 26/08 - Reunião de equipe para avaliação e planejamento das ações que acontecerão no mês de
Setembro. Durante o encontro, trabalhamos com a dinâmica “rouba bandeira” e discutimos o trabalho em equipe.

Acontece
- 01 a 03/09 - Participação das educadoras Luciana Jardim e Hélia Viviane no II Encontro de Monitoramento da Qualidade de Água, no Instituto Federal do Norte de Minas - IFNMG -, no Campus Araçuaí.

Acontecerá
- 04/09 - Produção de mudas de café no viveiro comunitário, ainda em construção, no quintal de Maria José, na comunidade do Palmital. Como as outras comunidades são carentes de água, Maria José doou uma parte de seu quintal para plantarmos as mudas que precisam ser molhadas todos os dias.


Nenhum comentário: