quinta-feira, 16 de setembro de 2010

CAMINHO DAS ÁGUAS - ARAÇUAÍ/MG

Núcleo Alfredo Graça

Aconteceu
- 02/09 - Roda de contação de história, com alunos da professora Keila, no Centro Comunitário, da comunidade de Alfredo Graça. 16 crianças participaram da atividade. Foram contadas as histórias: “Amigão de Todo Mundo”(Elias José), “Os Passarinhos de Sônia” (Açucena) e a história de “Zuina”. A partir das histórias, conversamos com as crianças sobre os cuidados com a natureza.

- 03/09 - Celebração da Vida, na creche da comunidade. 30 crianças foram pesadas. Durante a atividade, o grupo de Mães Cuidadoras preparou um suco natural e nutritivo, estimulando uma alimentação saudável.

- 04/09 - Atividade com as crianças na praça da comunidade. Tivemos a participação 22 crianças. Na roda, aconteceram brincadeiras, cantigas de roda e contação de história.

- 07/09 - Mutirão de limpeza, no Rio Gravatá. Tivemos a participação do grupo de Mães Cuidadoras e 5 pessoas da comunidade. O objetivo do mutirão é incentivar o cuidado com os recursos hídricos.

- 13/09 - Construção de barragem com sacos de areia, no Rio Gravatá, próximo ao local onde é captada a água distribuída para a comunidade. O objetivo é aumentar o volume de água, porque com o período de seca ele diminui muito. A barragem foi construída pelo grupo de Mães Cuidadoras, integrantes da Associação Comunitária e moradores da comunidade.

- 15/09 - Clube do Vídeo, na Escola Estadual Hilário Pinheiro Jardim, com a participação de 17 pessoas. Assistimos ao filme “2012” e aproveitamos para discutir com os jovens os cuidados com o meio ambiente.

Acontecerá
- 17/09 - Práticas de permacultura, no Quintal Maravilha de Beth. Construção de espiral de ervas e canteiros mandala.

Núcleo Cruzinhas

Aconteceu
- 01/09 - Experimento de receita caseira com água e sabão para combater insetos. Foram feitos 08 litros de experimento e depositados nas plantações do quintal da Mãe Cuidadora Rosirene.

- 03/09 - Construção de 3 leiras com galhos secos, no quintal de Maria José. O objetivo é segurar a matéria orgânica que escorre para parte baixa do terreno na época das chuvas.

- 09/09 - Mutirão de limpeza, na comunidade do Maranhão, para incentivar as famílias a cuidar melhor do lixo produzido. Participaram do mutirão 14 pessoas, entre Mães Cuidadoras e alguns moradores locais.

- 10/09 - Oficina de beleza, com grupo de Mães Cuidadoras e os Guardiões das Águas, com intuito de elevar a autoestima da comunidade e proporcionar momentos de maior aproximação entre as pessoas.

- 13/09 - Plantio de 12 mudas frutíferas, no quintal de Noemi, para contribuir na alimentação da família e ter um quintal mais arborizado.

- 14/09 - Produção de 10 litros de calda bordaleza, no quintal de Janinha. O produto foi usado nas mudas de laranja para combater fungos.

- 15/09 - Clube do Vídeo, na casa de Dona Vanda. O filme exibido é “Menina de Ouro”.

Acontece
- 16/09 - Produção de 200 mudas de café, no viveiro comunitário, na casa de Maria Batista.

Acontecerá
- 17/09 - Pintura com tinta de terra na casa de Zeni, na comunidade Pequi.

- 20/09 - Piquenique realizado pelo grupo de Mães e Guardiões. O encontro será na comunidade do Alferidor e terá um lanche coletivo. Na oportunidade, dinâmicas e textos serão desenvolvidos.

Núcleo Olinto Ramalho

Aconteceu
- 01/09 - Fomos aos quintais e matas da comunidade de São João do Setúbal a procura de sementes. Colhemos sementes de leucena, ipê amarelo, tamboril, tamarindo, pau-brasil, ingá,
laranja da terra, limão e algumas sementes de nomes desconhecidos.

- 03/09 - Construção da floresta de alimentos na casa de Maria de Fátima, na comunidade de São João do Setúbal, com a participação das crianças da Creche e da Escola Municipal São Roque. Plantas frutíferas foram consorciadas às nativas. As crianças fizeram o plantio e adubaram usando folhas secas. Participaram 25 crianças e suas professoras.

- Confecção do repelente de angico com fumo, feito na casa de Fatinha, para combater pragas em hortaliças. A receita foi testada nas hortaliças que estavam com infestação de pulgões.

- 08/09 - Na casa de Edna, foi feita uma bacia de contenção e adubação nas plantas de jardins, para que as mesmas permaneçam úmidas e nutridas.

- 09/09 - Na casa de Carmelita, foram feitas 15 mudas de jatobá, 02 de cajá manga, 04 de laranja, 10 de caju, 15 de ipê amarelo, 09 de amora e 16 de mamão. O objetivo é presentear as crianças aniversariantes dos próximos meses com essas mudas.

- 10/09 - Na casa de Maria Emilia, na comunidade Olinto Ramalho, foi feita bordaduras nas plantas frutíferas e de jardim, usando garrafa pet, com objetivo de manter as plantas sempre molhadas. Fizemos também o suco de mandioca com leite, que ficou bastante nutritivo e saboroso.

- 13/09 - Oficina de beleza, na casa de Maria Aparecida, com a participação de 20 pessoas. As mulheres usaram produtos naturais para a limpeza da pele, hidratação nos cabelos e limpeza das unhas. Através da oficina, a autoestima dessas mulheres melhorou bastante.

- 15/09 - Contação de história com as crianças e oficina comunitária com produção de torta de talos, na casa de Marilia.

Acontece
- 16/09 - Produção da pasta de brilho e repelente de nim, na casa de Luiz, no Banco do Setúbal.

Acontecerá
- 17/09 - Oficina comunitária, na casa de Clemência, para produção de suco de batata e doce.

- 20/09 - Cinema Itinerante, no Banco do Setúbal, na creche da comunidade.

- 22/09 - Clube do Vídeo, na casa de Maria Barbosa, em Olinto Ramalho.

Nenhum comentário: