quarta-feira, 20 de novembro de 2013

SITIO MARAVILHA - ARAÇUAÍ|MG

Aconteceu
- 04/11 - O Sitio Maravilha possui hoje, um cultivo diversificado de culturas. Semanalmente produz aproximadamente 59 (cinquenta e nove) molhos de hortaliças e 151(cento e cinquenta e um) quilograma de alimentos; dentre eles: cenoura, beterraba, mandioca, feijão catador, berinjela, mandioca, banana, e jiló que são destinados ao Projeto Ser Criança e Ação Social. A produção contribuiu com uma alimentação mais saudável e diversificada para crianças e idosos.


- 05/11 - Curva de nível em volta do lago para a retirada da enxurrada. Esta técnica evita o acúmulo de água barrenta no lago e a mortalidade dos peixes na época da chuva.


- 06/11 - Incorporação da matéria orgânica em 10 (dez) mandalas. O plantio é feito todas as terças- feiras, em escala, com rotação de cultura para que não faltem alimentos para os projetos.
- 07/11 - Na chocadeira encontram-se aproximadamente 60(sessenta) ovos de codorna. O plantel de pequenos animais vem aumentando a cada dia. Recentemente nasceram mais 20 (vinte) filhotes. Totalizando 106 (cento e seis) codornas.



- 13/11 e 14/11 - A equipe do Sítio Maravilha recebeu a visita de 40 (quarenta) alunos da Escola Estadual Industrial São José e 20 (vinte) da Escola Estadual Frei Rogato. A proposta do grupo era conhecer as tecnologias desenvolvidas no Centro de Referência de Tecnologias Sustentáveis do Vale do Jequitinhonha (Sítio Maravilha) e a importância da preservação no ambiente onde vivem.

- A equipe do Sítio está a cada dia se apropriando mais do uso dos alternativos na alimentação, potencializando os recursos disponíveis existentes, possibilitando as mudanças de hábitos e melhorando a alimentação das pessoas.

- 18/11 - Catalogação das práticas desenvolvidas em cada zoneamento, com a proposta de avaliar, junto com a equipe, os resultados positivos e negativos do trabalho realizado desde o inicio das práticas de Permacultura no Sítio. A partir dessa avaliação o coordenador Celso traçará metas para o ano de 2014.

Acontecerá
- 20/11 - Plantio de 140(cento e quarenta) mudas de café sombreado. As mudas foram plantadas embaixo dos pés de neem que tem a função de quebra vento. Uma alternativa para aproveitar melhor o sombreamento das árvores, ampliando a produção.

Nenhum comentário: