quinta-feira, 17 de outubro de 2013

COOPERATIVA DEDO DE GENTE

- FABRIQUETAS DE ARTESANATO - ARAÇUAÍ|MG -

Aconteceu
- Visita de 40 (quarenta) jovens, estudantes da EFA, Escola Família Agrícola, à Dedo de Gente. Os jovens visitaram as oficinas, a loja e o Banco do Conhecimento. Conheceram a metodologia, o processo de seleção para ingressar na Dedo de Gente, algumas tecnologias e a gestão administrativa. Os visitantes foram bem acolhidos pelos jovens artesãos que deram seus depoimentos e explicaram o passo a passo de algumas técnicas de acabamento.

 
- As visitas na Dedo de Gente são frequentes, despertando o protogonismo e contribuindo com o desenvolvimento dos jovens, deixando-os à vontade para falar das criações, sensações, sonhos e expectativas.
 
 
- Desafio! O Jovem Filipe da serralheria nos surpreende cada vez mais com sua ousadia nas criações. Desta vez ele colocou uma meta, que é a de criar cinco peças de sucatas para o jardim, dentre elas está O cortador de cana, Canavial, Trabalhador com enxada, Trabalhador com pá e para surpresa de todos, O plantador de milho, resultado do dia da criatividade que acontece mensalmente.



- Os cuidados com o jardim e com a organização do espaço despertaram nos jovens o desejo de manter o ambiente aconchegante e bonito, melhorando a autoestima e o bem estar. Para eles, um espaço bem cuidado reflete na imagem do artesanato e valoriza as peças que compõem o ambiente.

Acontece
- Mensalmente acontece o “Dia da Criação”, com o propósito de provocar nos jovens o desejo do novo, de incentivar a criação e a imaginação de cada um.

Acontecerá
- Grupo de estudo com o tema empreendedorismo.

- 24 e 29/10 - Visita de 76 (Setenta e seis) alunos do 1º ano da E. E Industrial São José à Dedo de Gente. A intenção do grupo é conhecer as técnicas de produção, o funcionamento das oficinas e como são realizadas as atividades no dia a dia, ilustrando os temas propostos pela Gislene, professora de Geografia, que são: o trabalho em equipe e a importância da inovação.

- FABRIQUETA DE CULTURA -
CINEMA MENINOS DE ARAÇUAÍ

Aconteceu
- Cine clube com os jovens da Cooperativa. Foi exibido o Filme “2 Coelhos “, que se caracteriza pelas inovações não muito comuns no cinema brasileiro, com um público de 15 pessoas.

Acontece
- A equipe está produzindo um pré-roteiro para fazer o vídeo da EFA - Escola Família Agroecológica de Araçuaí. Estão sendo realizadas pesquisas sobre o trabalho que é desenvolvido pelos alunos das comunidades rurais através da pedagogia de alternância, buscando mostrar o diferencial dessa escola, o envolvimento dos alunos com a comunidade e a importância que esse trabalho tem para a cidade de Araçuaí.



- Semana das crianças - Sessão fechada com as escolas e exibição dos filmes: “As aventuras de Pi”, “Origem dos guardiões “, “Os pinguins do papai” e “As aventuras de tintim “. 390 (trezentos e noventa) pessoas assistiram às várias sessões exibidas no Cinema.

Acontecerá
- Serão realizados testes de filmagem com os jovens do Cinema que se interessam pela cinegrafia com planos, contra planos e testes nas ruas. O objetivo é capacitá-los para que possam assumir novas responsabilidades.

- FABRIQUETA DE SOFTWARES - ARAÇUAÍ|MG -

Aconteceu
- Oficina de Ilustração com o grupo de meninos do Projeto Ser Criança. O objetivo dessa oficina foi mostrar um pouco mais do trabalho da Fabriqueta de Softwares dentro da Cooperativa, além de passar um pouco do conhecimento e das técnicas que a equipe vem desenvolvendo.



Acontece
- Estudos de criação do calendário 2014. Com o tema definido, novas ideias vão surgindo para a criação da arte.

- Entrega do “Caderno de Receitas”. As receitas sustentáveis foram reunidas e estão em processo de encaminhamento para a gráfica.

Acontecerá
- Grupo de estudos para edição e aplicação de layouts no Joomla (Sistema de Gerenciamento de Conteúdos). O aprimoramento da técnica vai facilitar o desenvolvimento do trabalho.

- Planejamento de criação do site da Associação ArteCarste, que tem como objetivo desenvolver o artesanato como fonte de renda nas cidades que compõem o Circuito Turístico das Grutas.

COOPERATIVA DEDO DE GENTE - Em foco

- Visita da Gestora da Petrobras, Janete, à Dedo de Gente. Ela veio conhecer os trabalhos desenvolvidos pela Cooperativa Dedo de Gente e ouvir um pouco, as histórias de transformação na vida dos jovens participantes.

Nenhum comentário: