quinta-feira, 16 de maio de 2013

COOPERATIVA DEDO DE GENTE

- FABRIQUETAS DE ARTESANATO - ARAÇUAÍ|MG -

Aconteceu
- Catalogação de 293 (duzentos e noventa e três) livros na Biblioteca, de vários gêneros literários 

- conto, crônicas, romances. Oito exemplares já foram emprestados para os jovens. Nesse espaço, acontecem leituras, mediações, pesquisas e grupos de estudos, sempre com o intuito de realizar uma troca de aprendizagem.

- Mais uma vez, a equipe da Serralheria ousou em suas criações. Seis novas peças foram feitas, dentre elas a baiana de sucata de veiculo; a fruteira banana; o jarro flor castiçal; as molduras para espelho; o mini lavradori e a mulher do Vale (mini). Aqui, os jovens brincam com a sucata e desenvolvem sua criatividade.


- A equipe da Marcenaria surpreende-nos com o amadurecimento dos jovens. Hoje, eles são mais responsáveis e trabalham com iniciativa. O resultado disso é a criação de novas peças, como bandejas, mesas com detalhes de azulejos e estantes com detalhes de ferro.

- Para fortalecer o objetivo da Cooperativa, foi construído um MDI - Maneiras Diferentes e Inovadoras - com a proposta de estimular a autoestima e o protagonismo dos jovens.

Acontece
- Diariamente, acontecem visitas da comunidade à fabriqueta. Isso aumenta a demanda de encomendas e pedidos de clientes de Araçuaí, Curvelo, entre outras cidades do Brasil. Assim, comprovamos o crescimento da credibilidade e confiança das pessoas para com o trabalho desenvolvido.


- FABRIQUETA COMERCIAL -

- Participação da Dedo de Gente, na 14ª Feira de Artesanato do Vale de Jequitinhonha - UFMG, Campus Pampulha, em Belo Horizonte.

- 17/05 - A Dedo de Gente irá expor seus produtos no Sarau de Poesia, realizado pelo SESI - SENAI de Araçuaí.


- FABRIQUETA DE CULTURA -
CINEMA MENINOS DE ARAÇUAÍ

Aconteceu
- Oficina áudio visual, coordenada por Jenus Colares, para aperfeiçoamento da técnica de plano de filmagem e cinegrafia, para os jovens aprendizes. O objetivo é proporcionar mais conhecimento aos jovens, aumentando o nível técnico de cada um deles.

- Filmagem para produção de vídeos de tecnologias do Projeto Caminho das Águas. Esses vídeos servirão para apresentar detalhadamente as técnicas de permacultura.

- Filmagem e edição do documentário Caminho das Águas. O grupo tem como desafio fazer um vídeo que mostre os resultados e os impactos do projeto na vida das pessoas e da comunidade.

Acontece
- Entrega do vídeo tecnologia do Projeto Caminho das Águas.

Acontecerá
- Gravação de spot para o Projeto Arassussa.


- FABRIQUETA DE SOFTWARES - ARAÇUAÍ|MG -

Aconteceu
- Organização do “Livreto de Receitas” do Arassussa. O grupo discutiu sobre a escolha de cores, fontes, melhor aplicação de desenhos e fotos. Esse livreto é uma forma de disseminar o conhecimento de receitas sustentáveis adquirido pelos projetos.

- Criação de ilustrações para animações, juntamente com o Cinema Meninos de Araçuaí. As ilustrações representam algumas tecnologias de permacultura que são utilizadas pelo projeto.

- A equipe do Softwares é responsável pela postagem, promoção e criação de artes da Dedo de Gente nas redes sociais. Essa ação gera um ótimo retorno na área de divulgação dos produtos e serviços desenvolvidos pelos jovens.

Acontece
- Criação das artes para o “Livreto de Receitas”.

- Grupos de estudos de Joomla, com o intuito de aperfeiçoar as técnicas dos novos jovens para que possam auxiliar nas demandas da fabriqueta de Softwares.

Acontecerá
- Grupos de estudos de Corel Draw, para aperfeiçoar as técnicas na área de designer gráfico.

- Diagramação do “Livreto de Receitas”. Serão aplicadas todas as artes e textos.

- Atualização e modificação do site da Cooperativa Dedo de Gente. Surgiu a necessidade de ter uma nova área no site para falar sobre os serviços do Softwares e Cinema. A equipe estuda como aplicar essas informações de forma dinâmica e clara.


DEDO DE GENTE - em foco

- Entrada de novos jovens na Cooperativa. Atualmente, 52 (cinquenta e dois) jovens atuam nas fabriquetas de Artesanato, Softwares e Cinema, em Araçuaí.

- Reunião da Dedo de Gente, em Curvelo. Participação de toda a equipe - Coordenação Pedagógica, Administrativo e Técnico - das três cidades, Araçuaí, Curvelo e Raposos. O intuito é fortalecer e alinhar o trabalho, além da troca de experiências.

- Reunião com os pais dos jovens que foram selecionados para participar das fabriquetas da Dedo de Gente, em 2013. O objetivo é que os pais conheçam e saibam o que é a Dedo de Gente, conversando sobre a nossa proposta/objetivo do trabalho, fortalecendo a parceria com a família.

Nenhum comentário: