quinta-feira, 16 de maio de 2013

CAMINHO DAS ÁGUAS - ARAÇUAÍ|MG

Chapada do Lagoão

Aconteceu
- 02/05 - Roda de conversa com Carlos André, Engenheiro Agrônomo, para discussão do plano de manejo sustentável para a Chapada do Lagoão. A ação contou com a participação de Luciana Aguiar e a equipe do Caminho das águas. As sugestões serão usadas para a reedição do Projeto Caminho das Águas. ( fase 3)

- 06/05 - Oficina de Permacultura, na Comunidade Tesouras de Cima, com a participação de 17 (dezessete) pessoas. Além de aprender um pouco mais sobre os conceitos de permacultura, realizamos atividades como: construção de mandalas, produção de mudas frutíferas e plantio de mudas na beira do açude. Encerramos a ação com doações de mudas do cerrado para serem plantadas na Chapada.




- 08/05 - Construção de mandalas na casa de Lucas, na comunidade Tesouras. A partir da oficina de permacultura, juntamente com sua família, Lucas construiu a mandala e um buraco de lixo, com o intuito de ter um quintal bem cuidado para a produção de alimentos.

- 10/05 - Doação de 20 (vinte) mudas de espécies do cerrado - pequi, cagaita, araticum, entre outras, para o Sr. Antônio, da comunidade Santa Rita de Cássia. As mudas serão plantadas em um espaço de recuperação e continuidade das espécies.

Acontece
- 15/05 - Georreferenciamento das nascentes e tecnologias disseminadas nas comunidades em torno da APA, Chapada do Lagoão, com o objetivo de pontuar os locais em que as ações são desenvolvidas. Em breve, esse material estará disponível para que outras pessoas possam ter acesso e conheçam mais sobre o trabalho realizado na região.

- Revezamento de alguns moradores da comunidade Tesouras, para cuidar das mudas produzidas no viveiro comunitário. Os moradores mantêm as mudas molhadas para que a produção possa atender à demanda dos plantios nos quintais das famílias.

Acontecerá
- 17/05 - Cercamento das nascentes na propriedade de Marcos e Nen Otoni, na comunidade Calhauzinho das Neves. Nove famílias que usam a água para o consumo, ajudarão a proteger as nascentes do pisoteio dos animais.


Núcleo Alfredo Graça

Aconteceu
- 03/05 - Roda de viola na praça, com a participação de 175 (cento e setenta e cinco pessoas). No encontro, as famílias apresentaram danças e músicas da cultura local. Foram momentos de valorização dos Pontos Luminosos e envolvimento comunitário.


- 07/05 - Oficina comunitária na casa de Dona Conceição, com preparo de uma receita de biscoito e suco alternativo de casca de chuchu com limão. 15 (quinze) pessoas participaram da atividade. Esse é um espaço de aprendizagem continuada, que permite a troca de conhecimento entre as famílias.



- 09/05 - Atividades com 20 (vinte) crianças da Escola Municipal Brincando e Aprendendo. Foram realizadas brincadeiras, roda de contação de história, produção de mudas e preparo de receitas alternativas. O objetivo das atividades foi trabalhar o compromisso ambiental, reforçando os cuidados com o meio ambiente.



Acontece
- 15/05 - Intercâmbio entre os grupos de Mães Cuidadoras nas comunidades, com realização de oficinas, proporcionando troca de experiências e a formação continuada.

- Coleta de materiais reciclados na comunidade, para produção de arranjos de garrafa PET que serão comercializados na Barraca Arassussa.

Acontecerá

- 21/05 e 22/05 - Mutirão de Limpeza no Rio Gravatá, com a participação da comunidade.


EFA - Escola Família Agroecológica de Araçuaí

Aconteceu
- 29/04 - Roda de conversa com alunos do 1° ano do Curso Técnico em Agropecuária. O Objetivo do encontro foi divulgar o Projeto Araçuaí Sustentável e a importância da parceria com a escola. Os alunos são multiplicadores de nosso trabalho e contribuem constantemente para a transformação social da região.

- 30/04 - Reunião na Escola Joaquim Viana, para o planejamento das atividades que acontecerão em parceria com o CPCD e os alunos da EFA. Além das práticas de permacultura, o Bornal de Jogos é um instrumento de trabalho para fortalecer o aprendizado das crianças. A ideia é criar uma escola modelo no município, repleta de práticas sustentáveis que possam ser multiplicadas em outros lugares. Educadores do CPCD, o Secretário de Educação, a Diretora da escola e representantes da EFA de Araçuaí participaram da reunião.


- 03/05 - Reunião na EFA. Estiveram presentes o Sr. Marco Antônio, Coordenador da EFA, o Secretário de Educação de Araçuaí e a Equipe Caminho das Águas. Na oportunidade, foram traçadas novas metas e um planejamento em comum das instituições em prol do desenvolvimento das comunidades rurais e formação continuada dos alunos.



- 05/05 - Planejamento das ações conjuntas na escola, com a participação do Monitor Marco Antônio e o Secretario de Educação, Sr. Roviere. Durante o encontro, foi elaborado um planejamento baseado na Pedagogia da Alternância - as ações acontecem dentro da escola e comunidades onde os alunos moram.

Acontece
- 15/05 - Ampliação das mandalas em torno do PAIS - Produção Agroecológica Integrada e Sustentável. O plantio de mudas frutíferas também foi feito integrando a qualidade do solo e aumentando o número de espécies frutíferas. Neste espaço, a produção de hortaliças é bem diversificada, garantindo melhoria na alimentação dos alunos.




Acontecerá
- 18/05 - Visita dos pais e alunos da Escola Municipal Joaquim Viana ao Córrego da Velha e à EFA. O objetivo da visita é conhecer as tecnologias utilizadas na EFA e implantá-las na escola em parceria com a comunidade, CPCD, Prefeitura e alunos da EFA.

- 23 a 24/05 - Oficina de técnicas de permacultura para 15 (quinze) alunos da turma do 1° ano da EFA - Escola Família Agroecológica de Araçuaí. A oficina será ministrada pelo permacultor Celso, do CPCD, e Educadores do Caminho das Águas.

- 27 a 28/05 - Oficina de permacultura na Escola Joaquim Viana, ministrada por Celso e pelos alunos da EFA. Participarão da oficina alunos da Escola do Córrego da Velha e alguns pais, que contribuem com os plantios e outras ações dentro da escola.


- 29/05 - Visita dos alunos do 1º ano da EFA - Escola Família Agroecológica de Araçuaí - à comunidade Chapada do Lagoão, com a participação dos representantes da APA e alunos da Escola São Vicente, da comunidade Malhada Preta. Durante o encontro, conheceremos a história e conquistas já alcançadas, além de propor novos desafios para a preservação da Chapada e todo potencial existente na área.

Núcleo Cruzinhas

Aconteceu
- 06/05 - Oficina de arranjos de garrafa PET, realizada na casa de Áurea, Mãe Cuidadora da comunidade Palmital. A oficina foi coordenada por Cleusa e Deise, Mães Cuidadoras do Núcleo Alfredo Graça.

Durante a atividade foram produzidos 14 (catorze) arranjos, com a proposta de estimular a reciclagem, ensinando para o grupo uma atividade capaz de gerar renda às famílias.




- 08/05 - Coleta de sementes crioulas, com as famílias das comunidades. O objetivo da coleta é fortalecer a agricultura familiar, melhorando o aumento da produção. Foram coletados 20 (vinte) quilos de sementes, entre goiaba, urucu, feijão, café, caju, amendoim, pequi, maracujá, coentro, mostarda e outras.

- 10/05 - Oficina de assadeiras - formas feitas de lata, na casa de Maria Moraes, utilizando latas de tintas doadas por moradores da comunidade Mucambo. Dessa forma, mostramos às pessoas a importância da reciclagem como forma de reduzir o lixo. 12 (doze) assadeiras foram produzidas e distribuídas entre os participantes.

- 13/05 - Oficina comunitária na comunidade Gangorrinhas, com a produção de xarope de ervas, bolo de abóbora e sabão caseiro. As receitas experimentadas são alternativas e visam ao reaproveitamento dos recursos da própria comunidade.

Durante a atividade, os participantes realizaram uma roda de cantoria, resgatando versos e cantigas da cultura local.

Acontece
- 15/05 - Oficina de reciclagem na casa de Nenas, na comunidade Pequi, com a produção de carrinhos utilizando sobras de madeiras e caixas de papelão. 20 (vinte) crianças participaram da ação. O objetivo da atividade é estimular a criatividade e incentivar as crianças a construírem seus brinquedos.

Acontecerá
- 17/05 - Caminhada ecológica, com a participação de 25 (vinte e cinco) crianças, na comunidade Palmital. Desejamos reflorestar toda a área, criando mais espaços reflorestados. Ao todo, foram plantadas 30 (trinta) mudas nativas.

- 21/05 - Oficina de reciclagem para confecção de arranjos de garrafa PET, na casa de Maurina, com a participação da comunidade.

- 24/05 - Roda de viola, na casa de Edinei, na comunidade Gangorrinha.


Núcleo Olinto Ramalho

Aconteceu
- 02/05 - Atividades do Bornal de Jogos Ambientais, com 20 (vinte) crianças do 2º, 3º e 4° anos da Escola Municipal São Roque. Na oportunidade, discutimos sobre as contribuições das crianças na preservação ambiental, para termos uma comunidade bem cuidada.



“Os Jogos Ambientais foram muito interessantes! Pude perceber o que é ecologicamente correto para fazer em minha casa, melhorando o meio ambiente.”
Graciela Câmera, 08 anos
Escola Municipal São Roque




Acontece
- 15 e 16/05 - Oficina de artesanato com fibra da bananeira, no Núcleo Alfredo Graça. A oficina, ministrada pelas Mães Cuidadoras Maria de Fátima e Maria de Lourdes, propõe o aproveitamento dos recursos naturais disponíveis no lugar. Essa atividade resgata as potencialidades das comunidades, mostrando que é possível criar peças decorativas sem precisar ter custos.

Acontecerá
- 17/05 - Folia da Água, na comunidade Banco do Setúbal, com a participação de Josino Medina, Educador do CPCD.


CAMINHO DAS ÁGUA - em foco

Acontece
- Produção de 400 (quatrocentas) mudas frutíferas de acerola, limão, pinha, jenipapo, laranja e graviola, no viveiro de mudas nas casas de Fatinha, em São João do Setúbal, e de Lina, na Vargem João Alves.

- Doação de 300 (trezentas) mudas frutíferas ao Programa “Uma Criança; Uma Vida”.


- Aos sábados, na área coberta do Mercado Municipal de Araçuaí, a Barraca Arassussa, com a proposta de expor os trabalhos realizados pelo CPCD na cidade de Araçuaí e comunidades rurais. Na barraca, as pessoas encontram uma variedade de produtos naturais, possibilitando uma alimentação mais saudável.



Nenhum comentário: