quarta-feira, 17 de abril de 2013

SITIO MARAVILHA - ARAÇUAÍ|MG

Aconteceu
- Introdução de novas culturas na floresta de alimentos (SAF-Sistemas Agroflorestais). Assim, teremos uma produção mais diversificada e em maior quantidade. Nesse espaço, desenvolvemos a experiência de irrigação por gotejamento.
 
- Experimento de um biofertilizante feito a partir de dejetos de aves. A expectativa é que esse produto contribua para o desenvolvimento satisfatório das plantas cultivadas no Sítio.
 
- 01/04 a 05/04 - Três estudantes da EFA Araçuaí realizaram estágio no Sítio Maravilha. Dessa forma, os estudantes aprendem novas técnicas de permacultura, tornando-se multiplicadores dessas boas práticas em suas comunidades. O estágio propicia momentos de troca de conhecimentos e, consequentemente, contribui para a formação de comunidades sustentáveis.
 
No mesmo período, continuamos a construção do biodigestor, tecnologia que nos permite aproveitar os dejetos dos porcos para produção de energia e produção de composto orgânico e biofertilizante para as plantas.
 
- 02/04 - Nascimento de 11 (onze) coelhos. A criação é uma atividade nova, que estamos experimentando no Sitio.
 
- 03/04 - Experiência com plantio de banana em curva de nível utilizando irrigação por sulcos. Pretende-se plantar taioba - planta que tem uma boa adaptação em lugares úmidos - e utilizar os espaços entre as fileiras de banana para cultivo de outros tipos de árvores, aproveitando o máximo de potencial dos espaços.
 
- 04/04 - Encubação de ovos de galinhas e codornas. O objetivo é aumentar a produção do sítio e melhorar o fornecimento de alimentos para os projetos atendidos.
 
- 09/04 - Produção de mudas no viveiro, contribuindo com a formação de espaços mais arborizados e produtivos.

Acontece
- 15/04 -
Reunião com a equipe do Sítio Maravilha para avaliação do trabalho desenvolvido durante a primeira quinzena de abril. Na oportunidade, realizaremos o planejamento referente à segunda quinzena do mês.

Nenhum comentário: