quarta-feira, 17 de abril de 2013

CAMINHO DAS ÁGUAS - ARAÇUAÍ|MG

Núcleo Alfredo Graça 

Aconteceu
- 01/04 - Oficina no Quintal Maravilha de Laura, com o objetivo de disseminar a permacultura. No espaço, foram construídas mandalas utilizando telhas e garrafas PET. Assim, aproveitamos os espaços, desenvolvendo práticas sustentáveis para a produção de alimentos.



- 05/04 - Apresentação da peça teatral Cinderela, realizada pelo grupo de Mães Cuidadoras, no Centro Comunitário, com a participação de 45 (quarenta e cinco) pessoas. Essa atividade é uma forma de incentivar as crianças a gostarem ainda mais de Literatura.

- 08/04 - Plantio de 25 (vinte e cinco) mudas de neem indiano, no campo de futebol. Assim, podemos arborizar toda a área. O plantio foi uma iniciativa da comunidade, que se mobilizou para reflorestar o espaço.

- 12/04 - Feira Solidária, na casa de Suzana, com a participação de 30 (trinta) pessoas. Durante a atividade, as pessoas compraram diversos produtos utilizando a moeda

Acontece
- 15/04 - Oficinas de filtro de purificação de água, com as famílias. Assim, podemos replicar a nova tecnologia, obtendo água de melhor qualidade.

Acontecerá
- 28/04 - Piquenique com a participação da comunidade, no Rio Gravatá. A partir da ação, promovemos momentos de reflexão sobre os cuidados com o meio ambiente, desenvolvendo ações práticas, como a coleta de lixo e o plantio de mudas nas matas ciliares.



Chapada do Lagoão

Aconteceu
- 02/04 - Análise de água das nascentes e caixa de captação de água de chuva da casa de Simar, na comunidade Malhada Preta. O kit bacteriológico foi utilizado para identificar as possíveis contaminações encontradas na água, monitorando assim sua qualidade.

- 04/04 - Visita às famílias que foram beneficiadas com banheiro seco, para orientação adequada do uso dessa tecnologia. Dez famílias foram visitadas e percebemos que elas fazem o uso correto do banheiro seco.

- 05 a 06/04 - Oficina sobre o monitoramento da água em Raposos, ministrada pela Educadora Luciana. O objetivo da ação é capacitar os Educadores para cuidar melhor das águas. Entre várias atividades desenvolvidas, o MDI foi construído como forma de contribuir para o planejamento das ações surgidas a partir da oficina.

- 10/04 - Reunião com o grupo gestor da APA - Chapada do Lagoão, para regulamentar o Estatuto do Conselho. Representantes do Conselho e entidades locais participaram da reunião.

- 11/04 - Visita dos Educadores de Raposos à Chapada do Lagoão, com o objetivo de conhecer o trabalho realizado em toda área que faz parte da APA. Na oportunidade, os visitantes foram até as nascentes da propriedade de Lucas. A equipe foi recepcionada pelo Sr. Zezé, que contou-nos um pouco sobre os desafios para a preservação da Chapada.

Acontece
- 15/04 - Cercamento das nascentes na propriedade de Iran, Leobino José e Maria José, na comunidade Córrego Jacuba. As famílias da Chapada do Lagoão apropriaram-se bem do cuidado com as nascentes, o que contribui com a melhoria na qualidade da água disponível para o consumo.

Acontecerá
- 26/04 - Oficina de permacultura com as famílias da comunidade Tesouras de Cima, com ênfase na aplicação dos princípios básicos de integração entre plantas, animais e pessoas. Assim, podemos fortalecer a agricultura familiar na região. Para essa oficina, contaremos com a participação de Celso, permacultor do Sítio Maravilha. 



Núcleo Cruzinhas

Aconteceu
- 01/04 - Oficina de sacolas recicláveis na casa de Aldiene, na comunidade Palmital, com o objetivo de reduzir a utilização de sacolinhas plásticas. Dessa forma, contribuímos com a preservação do meio ambiente. 19 (dezenove) pessoas participaram da oficina.

- 03/04 - Oficina comunitária na casa de Nenas, na comunidade Pequi, com a produção de vermífugo natural. Participação de 20 (vinte) pessoas. Na oportunidade, experimentamos uma deliciosa torta alternativa feita com talos.

- 05/04 - Atividade no Viveiro Comunitário, na casa de Maria José, no Palmital. 27(vinte e sete) pessoas participaram do encontro e produziram mudas de forma coletiva, trocando experiências. Essa ação mobiliza toda a comunidade, que participa doando mudas.

“Acho muito importante as pessoas se apropriarem do viveiro; com isso, a produção de mudas aumenta e teremos, futuramente, mais espaços reflorestados."
Maria José - Mãe Cuidadora
Comunidade Palmital
 
Acontece
- 16/04 - Atividade com o bornal de jogos ambientais, na Escola Irmã Maria Gema, com a participação de 15 (quinze) adolescentes. Dessa forma, promovemos de forma lúdica o compromisso ambiental, contribuindo com a transformação da comunidade.

Acontecerá
- 17/04 - Piquenique com o time de campo, na nascente do Sr. Sebastião. Essa atividade é uma proposta do MDI, criado para melhorar a relação da equipe.

- 25/04 - Criatório de abelhas da espécie jataí, no Quintal Maravilha de Socorro, com a proposta de aumentar a geração de renda para o grupo de Mães Cuidadoras. 



Núcleo Olinto Ramalho

Acontece
- 05/04 - O Quintal Maravilha de Inês, em Vargem João Alves, é um exemplo dentro da comunidade, pois produz uma variedade de alimentos que beneficia toda a família. Além disso, os excedentes são comercializados aos sábados na Feira Livre de Araçuaí, gerando renda para a família.

 
Depois que comecei produzir verduras e hortaliças no meu quintal, a alimentação de minha família melhorou muito. Consumimos alimentos produzidos de maneira orgânica, benéficos à saúde de meus filhos e netos.”
Inês Guedes
Comunidade Vargem João Alves
 
Acontece
- 15/04 - A Mãe Cuidadora Cleusa Esteves, do Núcleo Alfredo Graça, compartilha com o time de Campo do Núcleo Olinto Ramalho a sua criatividade ao produzir arranjos de flores feitas de garrafas PET. A ação acontece na Creche da Comunidade Banco do Setúbal. Essa troca de experiência proporciona uma formação continuada dos Núcleos, favorecendo a relação harmoniosa entre os times de campo.

Acontecerá
- 17/04 - Atividades com os jogos “Atitude” e “Algibeira Ambiental”, na Escola Municipal São Roque, em São João do Setúbal.
 

- Confecção dos jogos ambientais “Aprendendo com a Natureza”, “Descubra o Intruso” e “Dança das Flores”, na creche da comunidade Banco do Setúbal.

Nenhum comentário: