quarta-feira, 19 de dezembro de 2012

CAMINHO DAS ÁGUAS - ARAÇUAÍ|MG


Núcleo Olinto Ramalho


Aconteceu
- 03/12 - Doação de 30 (trinta) mudas de graviola, laranja, limão, jaca e acerola ao Programa “Uma Criança, Uma Vida.”

- 04/12 - 200 (duzentos) quilos de composto de insumos humano foram feitos pelas famílias das comunidades de Banco do Setúbal e São João do Setúbal. O objetivo é usar o composto em áreas degradadas.


- As Mães Cuidadoras, Lina Lucia, Maria de Fátima e Maria de Lourdes participaram do encontro sobre a saúde da mulher, realizado no Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Araçuaí. Essas mães são da comissão e participam ativamente dos encontros, que tem como objetivo informar às mulheres sobre a prevenção correta de doenças sexualmente transmissíveis, valorizando o papel de cada uma delas dentro da comunidade. 40 (quarenta) pessoas de Araçuaí e municípios vizinhos estiveram presentes no evento.

- 06/12 - Confecção de 90 (noventa) metros de cerca viva, nas casas de Cida, Emilia, Eliana e Adaltiva. Usamos o mandacaru e a palma para proteger as casas contra a entrada de animais. Além disso, evitamos, dessa forma, a retirada de madeira nativa, contribuindo de maneira sustentável para a preservação da natureza.

- 10/12 - Oficina de beleza na creche da comunidade Banco do Setúbal, com a participação de 17 (dezessete) crianças. Na oportunidade, produzimos, juntamente com as crianças, suco de limão com erva–cidreira e um delicioso bolo de cenoura. Assim, as crianças aprendem a aproveitar os alimentos alternativos que estão no quintal de casa.

- 11/12 - Avaliação final com o grupo de Mães Cuidadoras e confraternização, realizada na casa de Dona Rosa de Lima, na comunidade Banco do Setúbal. Na oportunidade, fizemos a dinâmica da “caixa de bombom” e revelamos o Anjo. Finalizamos o dia com um delicioso almoço feito pelas mães.




Acontece
- Produção de mudas frutíferas com as crianças da comunidade São João do Setúbal, no viveiro de Maria de Fátima.

Acontecerá
- 21/12 - Oficina comunitária na casa de Lindaura, na comunidade Vargem João Alves, com a produção de torta de talos e detergente. Nesse encontro, o time de campo estará reunido para confraternizar juntamente com as famílias.

Núcleo Alfredo Graça

Aconteceu
- 04/12 - Atividade com as crianças no Centro Comunitário. As crianças brincaram de cantigas de roda, resgatando a cultura local. 30 (trinta) pessoas, entre crianças, jovens e adultos participaram da ação. Em roda, os participantes jogaram versos e cantaram cantigas com bastante alegria e entusiasmo.

- 06/12 - Discussão do texto “Carta Escrita em 2070”, com o grupo do Projovem e grupo Caminho das Águas.


“O texto fala, não do que vai acontecer no futuro, mas das consequências que já acontecem na atualidade e faz uma profunda crítica ao modo de vida das pessoas, mostrando, como o ser humano trata negativamente o meio onde ele vive. Minha compreensão final do texto é que deveríamos cuidar mais do meio ambiente, pois, vários serão os problemas decorrentes do abuso excessivo de fontes naturais, podendo causar até a extinção de qualquer forma de vida na Terra.”
Deise Pereira Batista - Mãe Cuidadora
Comunidade Alfredo Graça


- 10/12 - Doação de 15 (quinze) mudas frutíferas para o Projeto Sementinha, na comunidade Engenheiro Schnoor. Foram doadas mudas de acerola, figo, laranja e caju.

- 12/12 - Cinema Itinerante na praça da comunidade, com a exibição de “Kenoma”, filme com algumas cenas gravadas na comunidade.

- 14/12 - Criação de espaço agro florestal no quintal de Maria, Mãe Cuidadora, com plantio de mudas frutíferas, nativas e café sombreado.


Acontece
- Doação de mudas às famílias das comunidades. São doadas mudas frutíferas e de nim indiano.

- Produção de alimentos no PAIS - Produção Agroecologica Integrada e Sustentável -, no quintal de Isnaldo. O quintal produz hortaliças, como rúcula e alface. O excedente da produção é vendido na própria comunidade, aumentando a renda da família.


Acontecerá
- 21/12 - Confraternização com o grupo de Mães Cuidadoras e revelação de Amigo Oculto.



Núcleo Chapada do Lagoão

Aconteceu
- 01/12 - Inauguração da Casa de Sementes, em Itinga, na comunidade Caldeirão, com a participação das comunidades envolvidas e entidades parceiras. O encontro teve como objetivo principal relembrar a caminhada, que resultou na concretização da Casa de Sementes. Na oportunidade, festejamos a importância dessa construção para a vida dos agricultores da região.


- 04/12 - Entrega de oito rolos de arame para cercar as nascentes das comunidades Girau e Tesouras. O cercamento das nascentes é uma ação contínua, que fortalece a biodiversidade existente em torno da APA Chapada do Lagoão.

- 06/12 - Visita às nascentes de Sr. Isidoro e Dona Fatinha, na comunidade Girau. As nascentes foram cercadas em parceria com o projeto e os proprietários já relatam os resultados positivos dessa ação: a água está mais limpa e as nascentes não sofrem com o pisoteio de animais.

- 11/12 - Aquisição dos produtos caseiros feitos pelos agricultores da Chapada do Lagoão. Esses produtos complementarão o lanche que será servido na Feira de Tecnologias. Foram adquiridos ovos caipiras, goma (polvilho) e farinha de mandioca.

Acontece
- 17/12 - Produção de mudas frutíferas e nativas, para preservação das espécies características do cerrado da Chapada do Lagoão.


Acontecerá
- 24/12 - Doação de quatro mudas de pequi e duas mudas de araticum a Dona Fatinha, na comunidade Girau. As mudas do cerrado serão plantadas no Lagoão como garantia das espécies.

- 27/12 - Encontro com as famílias da comunidade Tesouras, para avaliação das atividades que aconteceram na comunidade durante o ano de 2012.
Núcleo Cruzinhas

Aconteceu
- 06/12 - Construção de canal de infiltração, nas casas de Sonia, Mãe Cuidadora da comunidade Mucambo, e Lidiane, Guardiã da Água no Palmital. O objetivo da ação é recuperar áreas degradadas.

- 10/12 - Produção de mudas no viveiro do quintal de Maria José, com a participação de 15 (quinze) crianças. Foram produzidas 180 (cento e oitenta) mudas de moringa, café e pinha. Na oportunidade, as crianças receberam mudas frutíferas para plantar em seus quintais, fazendo o reflorestamento. As crianças plantaram 18 (dezoito) mudas.

- 13/12 - Confraternização com o grupo de Mães Cuidadoras e Guardiões das Águas, realizada na casa de Janinha, Mãe Cuidadora. Durante o evento, revelamos o Amigo Oculto e avaliamos as atividades realizadas ao longo do ano.

Acontece
- 17/12 - Criação do espaço de agro floresta no quintal de Socorro, com o plantio de 11 (onze) mudas de café, jabuticaba e laranja. A proposta é diversificar a produção de alimentos, aumentando a geração de renda da comunidade.

- Oficina de composto de insumos humanos, na casa de Neidir, na comunidade Gangorrinha.

Acontecerá
- 21/12 - Confraternização com as crianças, na casa de Lidiane, na comunidade Palmital.

- 21/12 - Confraternização com crianças e adolescentes na comunidade Mucambo.



CAMINHO DAS ÁGUA - em foco

- Feira de Tecnologias, no quiosque. Dessa maneira, celebramos os avanços de 2012 e relembramos as tecnologias sociais aplicadas no dia a dia dos projetos. Contamos com a participação dos parceiros locais, projetos do CPCD e representantes das comunidades atendidas pelo Caminho das Águas.

Nenhum comentário: